RECEITAS Saladas

Salada de Inverno

Screen Shot 2014-07-28 at 11.52.44Tudo bem que está o maior frio (pelo menos aqui em São Paulo), mas isso não deveria ser motivo para pular a salada. A gente não pula a salada, mas faz um pouquinho diferente, serve morna e com ingredientes mais “aconchegantes”, porque no frio, aconchego é tudo!!!

Essa receita veio meio sem querer na minha cabeça, é simples de fazer e acho que as crianças vão adorar!!!

Ingredientes:

10 batatas bem pequenas (se forem orgânicas, você pode usar com casca e tudo, eu gosto muito)

beterrabas (use uma quantidade parecida com as batatas, use um prato igual para medir mais ou menos o mesmo volume. Se as beterrabas forem pequenas, apenas corte-as ao meio, se forem grandes, corte em quantas partes for necessário para que o tamanho fique próximo do tamanho das batatas)

1 cebola roxa fatiada e escaldada (ou você pode usar meia xícara da salada de cebolas)

3 ovos caipiras cozidos e amassados

1 xícara de cebolinha finamente picada

1/2 xícara de folhas frescas de dill

1/2 xícara de azeite

Sumo de meio limão

1 colher de sopa de mostarda caseira

1 xícara de sardinha cozida no vapor (opcional)

Modo de Preparo:

Cozinhe separadamente as batatas e as beterrabas até que fiquem macias.

Numa travessa funda, misture as beterrabas e batatas aos demais ingredientes e sirva imediatamente.

Na verdade eu recomendei servir imediatamente pensando nos nossos dias frios, dessa forma a salada chega à mesa ainda morna, o que é muito mais agradável em dias te temperaturas mais baixas, mas nada impede que você sirva essa salada gelada, num dia de verão.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

2 comentários

  1. Oi a salada parece otima…trnho uma duvida meio boba mais vamos la…moro no interior da bahia(na regiao de muita seca).aqui eh facil ter leite cru,melaco,verduras da roca,manteiga e requeijao.agora a manteiga daqui nao eh obtida no bater das natas,pelo contrario,nao sei bem,mas eles colocam a coalhada pra cozinhar no fogo a lenha pra se fazer o requeijao,desse processo eh que o requeijao vai liberando a manteiga da gordura do leite.sera que isso altera o valor nutricional da manteiga?ela fica com um cheirinho de doce de leite…
    Abraco

  2. Oi Pat, adorei a receita e vou fazer. Só vou trocar a batata por batata doce ou cará. Momento dieta mode on. rs. Já que eu nunca consigo conciliar minha agenda quando você vem ao Rio, hoje me aventurei pela primeira vez a fazer o caldo de carne. O de legumes eu já fiz várias vezes, mas o de carne nunca tinha testado. O caldo ainda está lá no fogo, apurando….

Comentários estão encerrado.