Essa semana cheguei da feira de orgânicos com duas bandejas de shiitakes maravilhosos e com diversas idéias. Normalmente eu uso os shiitakes como guarnição para algum prato, mas dessa vez, com duas bandejas, ele seria a estrela do jantar!
Eu já sabia que os usaria fatiados e refogados – um dos produtores da feira já me ensinou que pode-se comer os cogumelos crus com gotinhas de limão. Ele diz que é um bom aperitivo. Eu ainda não me animei de provar essa opção, quem sabe algum outro dia?! O limão entrou na receita e fez toda a diferença, mas os shiitakes foram mesmo refogados.
Foi enquanto eu fatiava os cogumelos que a receita foi tomando forma na minha mente… E é de surpreender como tão poucos ingredientes resultaram num prato tão perfumado e saboroso!
Ingredientes:
2 bandejas de shiitakes fatiados (compre-os inteiros e fatie em casa, bem fininhos)
suco de um limão
2 colheres de sopa cheias de manteiga
1/3 de xícara de vinho branco seco
1 xícara de caldo de carne caseiro
1/2 xícara de cebolinhas finamente fatiadas
sal e pimenta do reino moída na hora à gosto (um bom moedor de pimenta é um dos melhores investimentos que alguém pode fazer na sua cozinha!)
uma pitada de curry
Modo de Preparo:
Tire o cabinho e fatie finamente cada um dos shiitakes.
Junte tudo num recipiente fundo de vidro e tempere com o suco de limão e um pouco de sal , uma pitada de curry e pimenta. Cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos.
Enquanto o shiitake descansa, aproveite para arrumar uma bonita mesa de jantar. Peça ajuda às criancas, é importante que elas aprendam bons modos à mesa desde bem pequenas, e isso inclui aprender a dispor louça, talheres e copos.
Derreta a manteiga numa panena grande e rasa, em fogo médio e junte os shiitakes, mexendo sempre.
Quando começarem a amolecer, junte o vinho, mexa bem e em seguida acrescente o caldo de carne caseiro.
Mexa bem, tampe parcialmente a panela e deixe por cerca de 10 minutos no fogo.
Fique por perto, mexa ocasionalmente e acrescente mais caldo de carne às colheradas caso ache necessário – os cogumelos não devem sair do fogo com molho, mas também não podem estar completamente ressecados e muito menos queimados.
Desligue o fogo, acerte o tempero com sal e pimenta e junte as cebolinhas.
Mexa muito bem e sirva imediatamente, bem quente.
Eu contei acima que tinha bastante shiitake e então preparei essa receita como prato único para um jantar leve e saboroso, mas esses shiitakes combinam muito bem sobre uma massa cozida al dente ou um filé grelhado. Quando mais secos, com menos molho, ficam maravilhosos como parte do recheio de uma pizza caseira, depois coberta com muzzarella ou outro queijo de sua preferência.
Uma receita bem saborosa e bem versátil!
Adoro cogumelos, para mim são alimentos perfeitos,leves, nutritivos,com poucas calorias e simplesmente deliciosos. O shitake é um dos meus preferidos e com certeza vou experimentar esta receita!
Parabéns Pat, pela sua criatividade!!!
Amo cozinhar, mas não todos os dias aquela comidinha básica, gosto de inventar pratos, misturar ingredientes, colocar um tempero diferente cada dia, pra ver no que vai dar. Mas nem sempre a criatividade ajuda… Ainda bem que existem pessoas com ela aflorando o tempo todo!
Gostei muito do seu projeto como um todo, pois é difícil conscientizar as pessoas que uma alimentação saudável, não é “frescura”, principalmente os homens, que ela não tem um custo absurdo e que não é tão complicado mantê-la. Como a infância é uma fase de extrema importância, quando ficam marcados nossos hábitos, geralmente pro resto de nossas vidas, é muito bom que tu trabalhes abordando crianças. Inclusive indiquei seu site para uma professora que trabalha com Nutrição materno-infantil.
Bom… Parabéns, mais uma vez, pelo seu trabalho!!!
Pat valeu pela receita, eu estava com shiitakes que sobraram de um risoto e nao sabia o que fazer com eles! Agora sei.Bjkas.