O frio chegou a São Paulo essa semana e eu, como uma boa friorenta, não poderia escolher nada melhor que uma sopa para o jantar de hoje a noite.
Com marido e filho mais velho viajando, a geladeira estava completamente vazia, a não ser por uma abobrinha que sobrou da papinha do bebê. Caldos caseiros, como vocês devem imaginar, nunca falta no meu freezer e da feira eu trago sempre meu creme de leite ultra fresco e outras gostosurinhas.
Precisa mais?
A sopa saiu deliciosa, foi super fácil de fazer e sujou pouquinha louça. Adorei! A porção teria dado para duas pessoas. Comi muitíssimo bem e sobrou!
Ingredientes:
1 abobrinha brasileira grande (como era orgânica, usei com casca e tudo)
1,5 xícaras de caldo de pato caseiro (que eu preparo bem parecido com o caldo de frango caipira, e que também pode ser usado nessa receita, caso você não tenha caldo de pato)
1 xícara de água filtrada
1 colher de chá de gengibre fresco picado
1 colher de sopa de creme de leite fresco ou nata
sal e pimenta do reino à gosto
Modo de Preparo:
Leve a água e o caldo de pato (ou caldo de frango caipira) à fervura e junte a abobrinha picada e o gengibre.
Deixe cozinhar em fogo médio até a abobrinha ficar macia e o líquido secar um pouco – cerca de 15 a 20 minutos.
Desligue o fogo, deixe esfriar um pouco e tranfira a mistura para o liquidificador, juntando com o creme de leite fresco, sal e pimenta do reino à gosto.
Bata até obter um creme homogêneo, retorne o líquido para a panela e deixe a sopa bem quentinha.
Sirva imediatamente, com queijo parmeggiano ralado na hora ou amêndoas em lâminas levemente torradas.
O sabor da sopa é bastante suave, daquele jeitinho que agrada a todos. Se você quiser se aventurar em saboes mais acentuados, aumente a quantidade de gengibre, use um pouco de curry e/ou óleo de coco extra virgem.