RECEITAS Sopas

Sopa da Renata e da Roberta

Nem adianta me perguntar que são Renata e Roberta, porque eu não tenho a menor idéia, mas era assim que minha mãe chamava (chama até hoje!) uma das minhas sopas favoritas! Uma combinação simples demais, barata e que além de ficar deliciosa, tem uma cor incrível!

A receita da minha mãe sempre foi feita meio sem medidas (aliás, como quase tudo o que EU faço na cozinha!), mas como hoje eu fiz uma sopa usando os mesmos ingredientes e o resultado foi bastante parecido, resolvi contar a receita pra vocês aqui.

Tem coisa melhor do que sopa para esses dias gelados que tem feito em São Paulo?

Ingredientes:

1 litro de caldo de legumes (ou meio a meio caldo de legumes e caldo de frango)

2 xícaras de mandioquinha descascada

1 xícara de cenoura descascada e picada

1 colher de chá de gengibre fresco ralado (isso não tinha na receita da minha mãe, mas eu coloquei e amei)

1 xícara de leite integral

sal e pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo:

Mais simples impossível!

Cozinhe a mandioquinha e a cenoura no caldo com o gengibre ralado até que estejam completamente macios.

Espere esfriar um pouco e leve a mistura ao liquidificador, acrescentando também o leite, sal e pimenta.

Bata até obter uma mistura completamente homogênea e cremosa.

Volte para a panela, leve à fervura, desligue o fogo e sirva imediatamente.

Salpique ervas picadinhas (eu quase sempre voto pela cebolinha picada!) ou parmesão ralado na hora por cima quando for servir. Dá um colorido muito especial e deixa a sopa ainda mais deliciosa!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

7 comentários

  1. |Experimenta colocar cubinhos de queijo branco no fundo do prato e derramar por cima a sopa bem quente. É de chorar de tão bom.

  2. Boa tarde Pat!!!
    Quem não tem caldo feito em casa e não quer usar esses prontos,
    como deixar saborosa tbm a sopa?

    1. Maria Aparecida, umas vezes eu fui até a praia com meus pais e não levei caldo e nem tive tempo de fazer lá. O meu truque era ferver água com algumas ervas desidratadas: louro, orégano, manjerona, alecrim, etc. Não é a mesma coisa que o caldo como se deve, principalmente em termos nutricionais, mas dá bastante sabor e é infinitamente melhor que caldos industrializados!

  3. Boa noite!

    Pat, como faço para conservar o gengibre por mais tempo, não consigo comprar uma porção muito pequena, e ele estraga logo, pois só eu consumo aqui em casa.
    No aguardo.
    Obrigada.

    1. Boa pergunta, Fátima! Olha, os meus eu guardo fora da geladeira, junto com a cenouras e cebolas, e dura bastante, de um mês pra mais!

Comentários estão encerrado.