Hoje de manhã eu estava conversando com uma amiga, minha xará, e como sempre papo de mulher, de mãe, acaba em comidas. Com o friozinho que tem feito nas noites paulistanas, enveredamos para as sopas e as maravilhosas combinações que esse prato oferece. As minhas favoritas atualmente são a Sopa de Mandioquinha com Shiitakes ao Gengibre e a Sopa de Ervilhas com Bacon. Mas a Patty falou que adora sopa de tomate, mas que nunca achou uma receita legal para fazer em casa.
Eis que me lembrei de uma receita de sopa de tomates que não faço há muito tempo e que é uma delícia (sopa de tomate não é especialmente a minha preferência, mas ainda assim essa é deliciosa). Como eu prometi, vou publicar a receita aqui no site, para a Patty e para todos os demais leitores!
Ingredientes:
8 unidades de tomate seco
1 cebola grande picada
1 colher de sopa de manteiga
1,5kg de tomates bem maduros
1 xícara de caldo de carne caseiro
sal e pimenta do reino à gosto
3 colheres de sopa de ervas frescas da sua preferência
Modo de Preparo:
Cubra os tomates secos com água fervendo (só o suficiente para cobri-los) e deixe descansar por cerca de 15 minutos;
Numa panela grande refogue as cebolas na manteiga até que fiquem macias. Junte os tomates e deixe em fogo médio, mexendo de vez em quando, até que a mistura ferva.
Escorra os tomates secos da água e reserve o líquido.
Pique os tomates secos bem miudinho e junte ao refogado na panela, junto com a água onde eles ficaram de molho. Mexa sempre para não grudar o fundo.
Adicione o caldo de carne caseiro, abaixe o fogo e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos.
Você pode servir a sopa com os pedaços de tomates ou bater tudo no liqüidificador com 2 colheres de sopa de creme de leite fresco e tomar uma sopa bem cremosa.
Polvilhe as ervas frescas sobre a sopa na hora de servir – eu adoro usar manjericão ou até mesmo o molho pesto de manjericão.
Mais sopas!
Se você quer mais receitas de sopas, não deixe de adquirir o meu livro Deliciosas Sopas e Caldos, que está disponível em versão impressa, e-book Kindle ou em PDF.
hmm, adoro sopa de tomate e estou sempre buscando por receitas novas. vim ver a sua, que ja esta anotada! um beijo,
Pat, minha xará..
Fiquei com água na boca ao ler a sua receita. Ela já está no meu fichário como a “Sopa de tomates da Pat”.
Com certeza, minha próxima aventura na cozinha será fazê-la. E, degustá-la num dia bem frio, junto à família, será perfeito!
Parabéns pelo site!
Um beijo carinhoso, Paty.