Eu preparei essa receita de sopa francesa clássica, super deliciosa outro dia desses, mas com uma pequena modificação que a deixou mais do que especial: troquei o creme de leite por queijo gorgonzola.
Uma troca acidental, confesso…
Depois que já tinha começado a preparar foi que notei que não tinha creme de leite fresco na minha geladeira! No mesmo instante olhei para um pedação de gorgonzola ali na prateleira, literalmente “dando sopa”! Não tive dúvidas e resolvi fazer o teste.
O queijo gorgonzola pode ser oferecido a bebês e crianças que já se alimentam normalmente e que não sofrem de restrições alimentares. É uma ótima opção para enriquecer o paladar do seu filho.
Ingredientes (8 pessoas):
3 alhos poró picados
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
2 batatas médias, descascadas e picadas
6 xícaras de caldo de galinha caipira ou caldo de carne
um punhado de galhos de tomilho fresco
2/3 de xícara de creme de queijo gorgonzola em pedaços
cebolinha finamente picada para enfeitar
Modo de Preparo:
Refogue o alho poró na manteiga e azeite até que fique macio.
Adicione as batatas e o caldo, leve à fervura e escume eventual espuma que se forme no topo.
Acrescente o tomilho e deixe cozinhar até que as batatas estejam bem macias.
Deixe esfriar e retire o tomilho.
Leve ao liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea.
Acrescente o queijo gorgonzola e bata mais um pouco, rapidamente. Se achar necessário, acrescente um pouco de leite para deixar a consistência mais fina.
Tempere à gosto, transfira para os pratos e enfeite com a cebolinha picada (prefiro a cebolinha francesa, beeeeem fininha e linda!)
A sopa pode ser servida quente ou fria
ai Pat, que delicia!!!! vou fazer hj mesmo…aqui tah um friozinho!!!!
OLÁ, ESSAS RECEITAS TEM DEIXADO EU IR PARA CAMA 2 OU 3 HORAS DA MADRUGADA, SOU ESTUDANTE DE GASTRONOMIA TENHO PAIXAÕ POR RECEITAS TENHO TROCADO UMA GRANDE PARTE DOS INGREDIENTES E VEM DANDO CERTO FICA BOM DE MAIS. ESSA RECEITA DO VICHYSSOISE É 10 , PARABÉNS
Que bom que você está gostando, Alciéte! Mas fiquei bem curiosa de saber quais ingredientes você vem trocando, e porque!
Ah, e não deixe o meu site ou qualquer outro te segurar o sono até tão tarde, não é nada bom para sua saúde!!!
Pat,
Como fazer para que a cebolinha não estrague ou “queime” dentro da geladeira?
Em que tipo de loja é encontrada a cebolinha francesa?
Grata. Diva Falcão.
Oi Pat, essa sopa pode ser congelada
Edna, eu nunca tentei. Aqui em casa as únicas sopas que eventualmente congelo são as de feijão e de legumes. Se você tentar, depois venha contar o resultado!
Pat, eu congelei a sopa de pupunha com shitakes e ficou ótima. Em geral, eu acho que sopas congeladas ficam bem parecidas com as frescas, principalmente as mais cremosas e homogêneas. MAs eu já ouvi falar que batata não deve ser congelada, não sei se é verdade. Bjs
Luciana, eu também já ouvi falar que não se congela batatas, mas e as batatas pré-fritas, que apesar de não serem saudáveis por outras razões, todo mundo come e não morre? Acho que é mito!
Pat, o motivo pelo qual não se congela batata não tem nada a ver com segurança alimentar (passar mal ou intoxicação) e sim com a mudança de textura que o congelamento (seguido do descongelamento) causa nas batatas (tem portando relação com a qualidade do produto). No caso das batatas fritas congeladas, eu imagino que não sejam feitas 100% de batatas…aditivos provavelmente são responsáveis pela textura…
Resumindo, eu acho que vale a pena tentar congelar a sopa e ver se a textura resultante depois de descongelar fica satisfatória.
Espero ter ajudado…
Liana, ajudou muitíssimo!! Obrigada pela dica e pela explicação!