Maionese Caseira

by Pat Feldman on 23/10/2007 · 41 comments

in DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA, Molhos, RECEITAS

maioneseEssa receitinha eu estou devendo já faz tempo!!!

Ela é perfeita para acompanhar o hamburguer de picanha, para uma boa salada de batatas (um dia falo mais sobre a minha receita) e para o que mais a sua imaginação mandar!

A maionese caseira é também muito saudável. Por utilizar ingredientes frescos eu seu preparo, os nutrientes e enzimas são mantidos. A adição de soro de iogurte aumenta o prazo de validade da sua maionese, sem alterar em nada o sabor.

Voce pode prepará-la com azeite extra virgem de qualidade (se for orgânico, melhor ainda) ou pode usar óleo de girassol, caso encontre a versão prensada a frio (os óleos comerciais são parcialmente hidrogenados, oxidados e altamente prejudiciais à sua saúde). A maionese preparada com azeite de oliva terá um sabor mais acentuado.

Ingredientes:

1 ovo inteiro cru (de preferência ovo caipira, orgânico)

1 gema de ovo crua, à temperatura ambiente

1 colher de chá de mostarda tipo Dijon de boa qualidade ou a mesma quantidade da mostarda caseira

1,5 colheres de sopa de suco de limão

1 colher de sopa de soro de iogurte

1 xícara de azeite de oliva extra-virgem ou óleo de girassol prensado à frio ou uma combinação dos dois

sal marinho à gosto

Modo de Preparo:

No seu processador/liqüidificador coloque o ovo inteiro, a gema, mostarda, sal, limão e o soro de iogurte.

Bata até obter uma mistura homogênea – é rápido, menos de um minuto.

Com o liqüidificador ligado, vá adicionando o óleo lentamente até obter a consistência desejada (pode ser que você use um pouco menos de uma xícara de óleo)

Prove e aproveite para acertar o tempero: talvez você queira mais sal e/ou mais limão.

Com a adição do soro, que preserva o alimento, você pode deixar a maionese à temperatura ambiente por cerca de 6 horas, a fim de apurar o sabor. Após este período, transfira para a geladeira.

A maionese dura com tranqüilidade cerca de duas semanas.

Algumas receitas do site que usam maionese:


Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 36 comments… read them below or add one }

Claryana October 23, 2007 at 20:53

Deve ficar ótima essa maionese Pat. Você tem receita de catchup caseiro?
Abraços

Reply

Pat Feldman October 23, 2007 at 21:24

claryana, eu tenho sim uma receita que eu pesquisei, mas como ainda não me animei de preparar e testar, não vou postar aqui!! Vou ser a cobaia e e der certo, passo prá frente!!

Enquanto isso, lá na feirinha da Água Branca, o sítio Jatobá vende um catchup artesanal e ainda por cima orgânico!! Tudo de bom, nas versões tradicional e picante.

Reply

Tati October 24, 2007 at 7:09

Preciso testar essa maionese…hummmm saudável e tudo de bom!!!

Quanto ao katchup, se você não mora em são paulo, o Luciano que é muito gentil e simpático envia pelo correio. Foi assim que consegui os meus.

Reply

Claryana October 24, 2007 at 21:35

É não moro em São Paulo…sou de Goiânia. Mas obrigada pelas dicas!! Então Pat quando você testar poste aqui, mas tenho certeza que deve ficar ótimo!
Abraços!! :)

Reply

Emiko October 25, 2007 at 21:55

Hmmm, eu AMO maionese, mas só caseira (como te disse,”coisas dentro de potes não me agradam” rsrs).
A minha é um pouco diferente: só vai azeite, leite gelado e limão. Fica muuuuito boa e é mais light neh?!

Reply

Carioca August 8, 2008 at 12:02

Vou provar.
E vou apreveitar que gostei da SUA receita vou compartilhar no meu SITE.

Espero que não tenha problema

Mil beijinhos do Carioca

Reply

Célia Cristina March 4, 2009 at 9:01

Oi Pat. adoro maionese, sempre tive vontade de fazer maionese caseira, mas tenho uma preocupação muito grande com ovo cru. Agente escuta tanta coisa do tipo: E as bactérias? E as contaminações? Essas coisas sempre me desanimaram. Pergunto: Posso fazer essa receita sem medo?
Nunca fiz nenhuma receita que levasse ovo cru, sempre fico cismada.BJS.

Reply

D.Pires September 27, 2011 at 17:42

Aprendi com minha mãe a fazer essa maiosese com azeite e ovos crus, há 50 anos. Os ovos eram de galinhas criadas em casa. Hoje não faço mais, por causa da salmonela que já atingiu a casca, parte interna dos ovos e até a carne de frango.Mudei para a maionese caseira de leite para não correr o risco, pois não confio nos ovos vendidos como caseiros etc.

Reply

CAMILA L May 8, 2009 at 9:19

Estou arrasada … eu fiz e ficou tudo aguado e amarelo =/
não sei pq… tentativa frustadaaa!!!

Reply

Pat Feldman May 10, 2009 at 8:30

Camila, você tem que ir colocando o azeite beeeeeeeeeeeeem devagar, senão desanda mesmo! Meu sonho de consumo, você vai rir, é ter um conta gotas para ir pingando o azeite na mistura de ovos – acho que só assim pra ficar aquele durinho igual ao das maioneses comerciais. A minha maionese, modéstia à parte, fica uma delícia, mas raramente fica tão durinha!

Reply

D.Pires September 27, 2011 at 17:47

Quando fazia,ligava o liquidificador no mínimo, e pelo buraco da tampa ia com um fiozinho de azeite, até começar a engrossar. Dá para perceber porque o liquidificador começa a “roncar” mais forte, e as pás tem didifuldade de girar.

Reply

VIVIANE June 30, 2009 at 17:25

Olá Pat!!!
por favor poderia me dizer o que é soro de iogurte?

Reply

Pat Feldman June 30, 2009 at 18:42

Viviane, leia mais sobre o soro aqui: http://pat.feldman.com.br/?p=44

Reply

thais August 26, 2009 at 23:25

Pat, se fizer sem o soro de iogurte estraga muito rápido?

beijo

Reply

Pat Feldman August 27, 2009 at 6:59

Thais, o soro dura muitos meses na geladeira.

Reply

Ricardo Ferreira October 8, 2009 at 1:01

e ai Pat belê? feirinha da água branca? aonde especificamente. Então faço varios patês com yogurte sem maionese e descarto o soro, colocando-o terei mais durabilidade também? bço.

Reply

Rita Kremer October 23, 2009 at 4:30

Em relacao ao ponto da maionesse,eu recomendo acrescentar uma batata media cozida(fria) pra dar a consistencia,fica perfeito.Qnto ao soro de yogurte,queria saber se e comprado,eu moro no exterior(Israel) e nunca escutei em algo assim, quem sabe se eu apurar o yogurt e coar com um pano eu consigo o soro?Pat,queria aproveitar pra te felicitar por o teu site,me ofereco em te dar ideias e receitas naturais,sou vegetariana e tbem uso muitos produtos organicos.Um abraco Ri.

Reply

Pat Feldman October 23, 2009 at 7:33

Uau, que chique! Quer dizer que eu tenho uma leitora em Israel?? É com Mazel Tov que eu te cumprimento?

O soro você obtem desse jeitinho memso que pensou, mas eu tenho uma explicação e um vídeo já publicados aqui no site. A explicação: http://pat.feldman.com.br/?p=44 O vídeo: http://pat.feldman.com.br/?p=604

Reply

Neide March 7, 2010 at 23:11

Pat,
Já fiz maionese com leite no lugar de ovos e deu certo.Fiz porque não disponho de ovos organicos e usar ovos crus sem saber a procedencia não é recomendado, por causa da salmonela. Quando encontrar os organicos foi fazer, com certeza…

Reply

Naná March 24, 2010 at 22:37

Fica muiiito bom substituir a mostarda por cheiro verde fresco(sem nenhuma gotinha de água restante da lavagem)…Fez um sucesso enoooorme, antes eu fazia esta receita sem o soro de iogurte…ótima dica. Ameiii
Já fiz váriações…. Com óleo de milho , sem o limão…todas ficaram ótimas.

Reply

Fernanda April 19, 2010 at 13:49

Esta receita é otima!!!

Ai vai a de kechup que também é uma delicia :)

http://receitas.maisvoce.globo.com/Receitas/Molhos/0,,REC24561-7782-89+KETCHUP+CASEIRO,00.html

Entrem nesse site mostra a fazer uma receita magnifica

Reply

Pat Feldman April 20, 2010 at 7:31

Fernanda, eu sinceramente não sei se essa receita do Mais Você é boa ou não, mas com certeza sei que não é tão nutritiva e muito menos probiótica, ocmo a receita que dou aqui no site. Dá uma espiada: http://pat.feldman.com.br/?p=1537

Reply

Alessandra September 13, 2011 at 15:36

Pat, tenho uma grde dúvida qto ao ovo, por causa da salmonela, vc poderia me esclarecer, qualquer ovo tem esta bactéria? Podemos consumir ovo cru? Bjs e agradeço desde já

Reply

Pat Feldman September 15, 2011 at 7:41

alessandra, pelo que aprendi, muitos animais e até pessoas possuem a salmonella presente em seu organismo, a diferença importante é se ela se manifesta ou nao, e isso ocorre com certeza em organismos mal nutridos. nao sao todos os ovos que estao contaminados ocm essa bactéria, de forma alguma, e quando a contaminaçao existe, ela está na casca e nao no interior do ovo. o maior cuidado ao se consmir ovos, principalmente crus, é lavar muito bem a casca do ovo, com água e sabao de coco, imediatamente antes de utilizá-lo. mas veja bem, é pra lavar só na hora de usar, porque senao o ovo perde uma película invisível, que serve de proteçao contra essa e otras contaminaçoes. aqui em casa consumimos ovos crus diariamente e nunca tivemos problema algum. eu conheço e confio no meu fornecedor, acima de tudo

Reply

Alessandra September 27, 2011 at 10:33

Pat, muito obrigada, vou lavar os ovos, pois onde moro, é uma cidadezinha peq. e tudo q compro é na feira, então essas informações são ótimas pra facilitar minha vida. Bjs

Reply

Leticia November 16, 2011 at 22:53

Para quem teve dificuldades em fazer a maionese…
A primeira vez que fiz foi usando um fuet, na mão mesmo. Foi bem cansativo. Depois resolvi tentar fazer na batedeira e deu MUITO certo. É só deixar bater um bom tempo e ir colocando o oleo bem aos poucos. Consegui fazer com que a maionese ficasse com uma consistência até mais firme que a “maionese” industrializada.
Ah! Parabéns pelo seu site Pat, tenho acompanhado constantemente e feito suas receitas. Meu marido também virou fã!

Reply

Tainara Correia December 15, 2011 at 20:33

Oii Pat, amoooo seu site, sempre venho aqui mas nunca comento….
Ainda não me arrisquei a preparar a maionese caseira em casa pois não tenho um fornecedo confiavel de ovos organicos, mas aamoooooo maionese de paixao, aí de vez em quando eu cometo um pecadinho rsrs compro industrializada e faço um molhinho misturando maionese com bastante suco de limao, fica bem azedinho e uma deliciiiiiiiiiiiaaaaaaaa!!! Com essa tua maionese deve ficar maravilhoso!!!!!!!
Beijos

Reply

Adriana Freire January 10, 2012 at 17:30

Fiz esta maionese e ficou absolutamente divina. Inacreditável, tanto no sabor quanto na aparência. Para quem não conseguiu o ponto ideal (durinha), eu sugiro utilizar o óleo de coco (foi o que usei), o resultado é fantástico pois o óleo de coco fica meio cremoso quando gelado. Quando fiz ela ficou meio molinha (até achei que não tinha dado certo), mas quando coloquei 10 minutinhos na geladeira: Thannnnn…. a transformação aconteceu e a maionese ficou perfeita.. durinha e deliciosa, dava pra virar o copo de cabeça pra baixo e ela nem se movia. Fantástico!!! Obs. utilizei meio a meio: óleo de coco e azeite de oliva, pois adoro o sabor e aroma do azeite e que equilibrou bem o aroma acentuado do coco.

Reply

Nelson April 21, 2012 at 16:50

Oi Pat!

Na maionese eu adoro adicionar umas folhas picadas de estragão (francês) fresco e cerefólio, e eventualmente uma colher de café de molho inglês tipo Worcestershire, uma colher de sobremesa rasa de vinagre balsâmico de Modena e umas três ou quatro gotas de molho de pimenta vermelha. Se não tiver o vinagre balsâmico, substitua-o por um bom Porto tinto ou branco. Mas um “obligato” na minha receita é um bom azeite (amargo e que pega no fundo da garganta), uma boa mostarda de Dijon e que o estragão seja fresco, pois possui compostos aromáticos voláteis. Deixa-se a maionese pelo menos umas duas horas na geladeira para uniformizar os sabores. Um colher dessa maionese sobre carne grelhada, assada, queijos azuis, etc, é algo esplêndido.

Outras variações interessantes:
Maionese (com limão siciliano) + pasta de alho (recém preparada)
Maionese + endro + cebola + alcaparras + salsinha

[]s

Reply

Daniel Savi November 26, 2012 at 22:41

Se eu usar o iogurte natural no lugar do soro, também dura 2 semanas na geladeira?

Reply

Henrique January 27, 2013 at 14:08

O único problema é que essa maionese fica bem mais gordurosa que as industrializadas, né? Você tem a tabela nutricional dela?

Reply

Pat Feldman January 27, 2013 at 14:25

Eu não uso tabela nutricional, muito menos industrializados!

Reply

Tarsia August 21, 2013 at 17:04

Pat a quantidade de limao sao 15 colheres de sopa .

Reply

Pat Feldman August 21, 2013 at 18:36

Não!!!!!!!! São uma colher e meia – 1,5

Reply

Elaine December 18, 2013 at 15:27

Oi Pat,
Adoro seu site, vc vende papinhas para criança de 1 ano? Se sim, pode me passar os preços e onde vc fica? De repente algum dia posso experimentar adquirir. Muito Obrigada!

Reply

Pat Feldman December 18, 2013 at 19:30

Elaine, não tenho papinhas sempre, mas aceito encomendas de vez em quando. Me manda um e-mail!

Reply

Leave a Comment

* IMPORTANTE: LEIA ANTES DE CLICAR EM "ENVIAR" * Ao enviar seu comentário, você fornece à Pat Feldman e ao Site CriancasNaCozinha.com.br 100% dos direitos autorais do seu texto, e fornece também uma licença PERPÉTUA (para toda a vida) e IRRETRATÁVEL (sem a possibilidade de voltar atrás) para a reprodução de suas palavras associadas ao seu nome, seja neste site, seja em outro site, seja em algum livro que venha a ser publicado, ou em qualquer mídia atual ou futura.

{ 5 trackbacks }

Previous post:

Next post: