Alimentação ARTIGOS

Estudo sugere que vegetal orgânico é mais saudável

Picture 7

[ratings]

Acabei de ler no site da BBC Brasil o que intuitivamente eu já sabia faz tempo: alimentos de cultivo orgânico são mais saudáveis para nós!! O estudo diz que é mais saudável, e eu encho a boca para dizer que orgânicos são também muito mais saborosos!

A notí­cia na í­ntegra para vocês..

Um estudo americano que durou dez anos sugere que consumir frutas e verduras orgânicas é melhor para a saúde do que comer os mesmos alimentos cultivados com o uso de fertilizantes.

Os pesquisadores da University of California compararam tomates orgânicos com os convencionais e chegaram à conclusão de que os orgânicos têm quase o dobro de flavonóides – substâncias consideradas benéficas à saúde por suas propriedades antioxidantes.

Estudos anteriores indicaram que os flavonóides reduzem a pressão sangüí­nea, diminuindo os riscos de doenças cardí­acas e derrames. As substâncias também já foram associadas à redução nos í­ndices de determinados tipos de câncer e demência.

Os cientistas mediram as quantidades de dois tipos de flavonóides – quercetina e kaempferol – em amostras de tomates secos que haviam sido coletadas como parte de um estudo de longo prazo sobre os métodos de agricultura.

Eles descobriram que, na média, os tomates orgânicos tinham 79% mais quercetina e 97% mais kaempferol do que os convencionais.

Fertilizantes

A equipe diz que a diferença pode ser explicada pela concentração de nitrogênio no solo.

Segundo a revista cientí­fica New Scientist, os diferentes ní­veis de flavonóides se devem provavelmente à ausência de fertilizantes na agricultura orgânica.

Os flavonóides são produzidos como um mecanismo de defesa que pode ser acionado por deficiências de nutrientes, como a falta de nitrogênio no solo.

Como o nitrogênio está facilmente acessí­vel nas lavouras convencionais, não-orgânicas, as plantas não “precisariam” produzir os flavonóides.

O estudo foi publicado na última edição da revista Journal of Agricultural and Food Chemistry.

Ômega 3

O diretor para polí­ticas públicas da Soil Association, uma ONG britânica que promove o consumo de alimentos orgânicos, disse que este é o segundo estudo americano a mostar diferenças nutricionais entre alimentos orgânicos.

“Essas descobertas também confirmam recentes pesquisas européias, que mostraram que tomates, pêssegos e maçãs processados de forma orgânica têm maior qualidade nutritiva do que os não-orgânicos”, disse Peter Melchett.

A agência que fiscaliza o setor alimentí­cio na Grã-Bretanha reconheceu a existência de provas de que os flavonóides podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e disse estar estudando esses benefí­cios mais a fundo.

No entanto, um porta-voz disse que a orientação da agência é de que, apesar da possí­vel diferença nos ní­veis de nutrientes, os alimentos orgânicos não são necessariamente melhores para a saúde.

A agência cita como exemplo um estudo recente mostrou que o leite orgânico tem ní­veis mais altos de ácidos graxos ômega 3. Segundo o órgão fiscalizador, esse ácidos não parecem ter os mesmos benefí­cios dos óleos ômega 3 encontrados em alguns peixes.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

3 comentários

  1. Oi Pat, outro dia compartilhei um artigo seu no facebook, mas notei que não é mais possível fazer isso. Sou novata por lá e não sei se fiz alguma coisa de errado? Desculpe se não foi legal, mas a intenção era boa…

    1. Engraçado, eu quero mais é que todos espalhem meus artigos, e no meu site mesmo tem uma ferramenta para “curtir” artigos no Facebook. Não sei o que pode ter dado errado…

  2. OI PAT, ABSURDO O QUE ESSE PORTA VOZ DISSE,(os dois últimos parágrafos),sabe nada, TEM O NOME DO CIDADÃO? SERÁ ELE, MAIS UM DOS QUE TORCEM, PARA OS INCONSEQUENTES AGRICULTORES, QUE SÓ VISAM O LUCRO E NEM ELES PRÓPRIOS CONSOMEM O QUE PRODUZEM?? POIS SABEM, A CARGA DE VENENO DESPEJADA E AINDA COLHEM ANTES DA DATA DE SEGURANÇA, PARA SE CONSUMIR,(fiscalização para isso existe??) FAZENDO VÍTIMAS SUTILMENTE, HOSPITAIS LOTADOS À TOA?, SERÁ MESMO?, NADA HAVER COM ALIMENTAÇÃO? FUI VÍTIMA DESSES CANÁLIAS!!! (que consomem O MELHOR- ORGÂNICOS),PARA NUNCA MAIS!! AQUI EM BRASÍLIA, TEMOS UM FAMOSO JAPA,INFELIZ PRODUTOR DE MORANGOS,(morangos especiais na aparência, lindos) QUE USA VENENO PROIBIDO, ESCONDIDO, EM ALTA ESCALA E AINDA ORGULHOSAMENTE BRAVEJA “QUEM CONSOME OS MEUS PRODUTOS TEM COMO PAGAR UM BOM MÉDICO” EU SOU O MELHOR!!PODE?!! PRECISAMOS FAZER UMA CAMPANHA PAT,É SÉRIO!! PARA REVERTERMOS ESSE QUADRO,A MAIORIA DESCONHECE,E PAGA COM A SAÚDE.ESSA GERAÇÃO “COCA-COLA”, APÓS NOSSOS AVÓS E BEM MAIS DOENTE, FRACA,DOENÇAS NOVAS,CRIANÇAS COM CÂNCER?? PERCEBE?? O PREÇO DOS ORGÂNICOS VAI DESPENCAR DE ACORDO COM O NUM. DE ADEPTOS. E BORA DAR OS PARABÊNS PARA A FRIBOI, CARNE ORGÂNICA, MACIA É POUCO,SABOROSA, PREÇO NÃO MUITO SALGADO, + OU – R$18,00 O KILO,JULHO/2011, PARA COMEÇO ESTÁ ÓTIMO!!!CONCORDA?? TENHO ME ESFORÇADO A PROCURA DE TUDO ORGÂNICO!! CHEGA DE DAR LUCRO PARA OS FALSOS HUMANOS, GENTALHAS!! DESCULPE MEU DESABAFO, MAIS PASSOU DOS LIMITES!! ESSE GIGANTE VAI TER QUE CAIR!!

Comentários estão encerrado.