gengibreEu adoro chá de gengibre com canela e sem açúcar ou qualquer outro tipo de adoçante (natural ou artificial).

Chá de gengibre faz bem para a alma e faz bem para a saúde!!

Mas não aconselho a inclusão da canela para as mulheres grávidas. As vovós já diziam que chá de canela é abortivo. Eu nunca li nada científico a respeito, mas confio muito na sabedoria antiga e acho melhor não arriscar.

Numa noite fria de inverno não há nada mais reconfortante do que uma xícara do perfumado chá de gengibre. Ele aquece e desperta todos os sentidos. Conhecido por suas propriedades terapêuticas e por adicionar sabor a muitos pratos, essa raíz de aparência esquisita vem sendo usada há séculos nas culturas orientais. Se você esfregar um pouco de gengibre fresco em seus dentes, você sente como um raio de sol brilhando em sua boca, como poeticamente falou um certo anônimo.

Num dia quente de verão, chá de gengibre bem geladinho, com rodelas de limão, é um refresco e tanto!

É exatamente essa característica “ardida” do gengibre que lhe confere muitas de suas propriedades medicinais – na forma de pó ou na versão raíz fresca (eu SEMPRE prefiro o gengibre fresco, com sabor muito mais acentuado e refrescante). O gengibre seco é tido como um alimento termogênico, espectorante, ligeiramente laxativo, estimulante e excelente para curar males estomacais. O gengibre em pó é muito utilizado contra tosses e resfriados, náuseas (ótimo para enjoos de grávidas), vômitos, diarréia, inflamações nas juntas, flatulência, cólicas, asma, dores de cabeça e até anorexia. O gengibre fresco também engloba todas essas propriedades.

O gengibre também é largamente utilizado em aromaterapia. Seu óleo essencial é normalmente usado em combinação com sândalo, cedro ou patchouli, o que dá um toque apimentado e amadeirado à mistura.

Os princípios ativos do gengibre são a oleoresina e terpenes, que são responsáveis pela limpeza do sistema linfático, além de serem antisépticos, trazem alívio leve em casos de constipação e estimulam a circulação. De acordo com pesquisas, o gengibre tem o poder de bloquear os efeitos das prostaglandinas, que é uma substância responsável pela inflamação dos vasos sanguíneos no cérebro, que causam enxaqueca.

A capacidade do gengibre em aliviar sintomas digestivos deve-se aos seus gingeróis. eles ajudam a neutralizar os ácidos no estômago, estimulam a secreção dos sucos digestivos e tonificam os músculos do trato digestivo.

O chá de gengibre vem sendo utilizado há séculos contra gripes e resfriados na China e na Índia, assim como em outros países orientais. De acordo com a cultura chinesa sua poderosa nergia Yang é o que aquece os pulmões e estômago. O chá de gengibre tem sido usado na China por mias de 2500 anos no tratamento de tosses, congestão nasal e sinusite.

Atualizando (18-maio-2009):

Um estudo divulgado pelo New York Times diz que o gengibre também é capaz de reduzir as náuseas causadas pela quimioterapia, sendo inclusive melhor que muitos dos remédios alopáticos recomendados pra o mesmo fim.

O estudo envolveu mais de 600 pacientes, em sua maioria mulheres com câncer de mama. Todos os pacientes tomaram cápsulas de um anti-vômito comum. Destes, um grupo também tomou uma cápsula contendo os princípios ativos do gengibre e outro grupo tomou placebo (“pílula de farinha”). O grupo que tomou o gengibre demonstrou uma diminuição de cerca de 45% nos sintomas de náusea pós-quimioterapia, enquanto aquelas que tomaram placebo, não mostraram alteração na gravidade dos enjoos e náuseas.

Ingredientes:

50 gramas (cerca de 1 punhado) de gengibre fresco ralado e 1 litro de água

Preparo:

Adicione o gengibre ralado à água, em uma panela. Leve ao fogo. Ferva durante 15 minutos. Coe.

Está pronto! Pode tomá-lo quente, frio ou gelado. Leve para o seu trabalho. Pode tomá-lo diariamente.

Por favor, não adicione açúcar ou qualquer tipo de adoçante.

Para ler mais sobre o chá de gengibre,  CLIQUE AQUI.

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 103 comments… read them below or add one }

Marisa May 18, 2009 at 8:32

Nossa o chá de gengibre, é uma maravilha mesmo, eu mesma já comprovei, eu tenho enxaqueca, e tomei por vários meses diariamente o chá de gengibre, levava todos os dias para o trabalho, e tomava no lugar de água, acabei adorando o chá, e minhas dores praticamente sumiram, nesse momento, vou ser sincera que acabei relaxando um pouco em tomar diariamente, mas estou indo a busca para iniciar novamente, e pegar por hábito novamente tomar todos os dias.
Pati, obrigada por todas as dicas que vc traz para a gente no seu site, nossa adoro mesmo.

Bjus, e ótima semana para vcs todos.

Reply

Clarice May 18, 2009 at 9:39

Gosto de adicionar um tiquinho de gengibre ralado no suco de laranja da minha filha, quando ela está resfriada. Dá um ânimo excelente, além de que não salta tanto ao paladar (o que nessa fase que ela está é ótimo pra aceitação rs).

Abraços!

Reply

maria cristina May 18, 2009 at 15:38

Oi PAt, queria te contar, que aqui em casa o gengibre nunca falta!! Graças a você aprendi a usa-lo , eu e a minha filha de um aninho e 5 meses tomamos diariamente o cha antes de dormir, ela adora simplesmente!!
Meu marido esta com linfoma, e a terceira vez que a doença volta,e antes de diagnosticarem eu vinha dando a ele cha de gengibre e ele se sentia aliviado, o tumor esta ubicado no mediastino, comprimindo as veias e a traqueia, e o gengibre acalmaba a inflamação, agora então que começou a quimioterapia ajuda muito muito de verdade, continua tomando diariamente e assim pode se alimentar bem. Alem do cha tambem tenho preparado o ginger ale, e todo mundo tem gostado muito.
Obrigada pela sua luta e por nos ensinar tambem a lutar por uma alimentação mais saudavel e natural, você e teu marido são grandes exemplos para nos!
Beijos

Reply

Pat Feldman May 18, 2009 at 15:56

Obrigada pelo carinho Maria Cristina, e melhoras para o teu marido!

Reply

maria cristina May 18, 2009 at 16:00

Obrigada Pat

Reply

Pat Feldman May 18, 2009 at 16:09

Maria Cristina, eu já li muito sobre o poder do óleo de coco no combate ao câncer, assim como o consumo pesado de iogurte. Quem sabe teu marido não quer tentar?

Reply

Raquel May 18, 2009 at 21:00

Oi Pat, estava tomando o chá de gengibre durante uma semana por causa da enxaqueca,estava tomando frio e um dia resolvi aquecé-lo e minha mestruação adiantou, então fiquei preocupada e não tomei mais,o que acha?
Beijos

Reply

Pat Feldman May 18, 2009 at 21:18

Raquel, eu nunca ouvi falar de que o chá de gengibre pode alterar o ciclo menstrual. Eu tomo direto e nunca tive problemas. Não terá sido mera coincidência?

Reply

maria cristina May 19, 2009 at 11:30

Olá Pat
agradeço a tua preocupação, meu marido e daqueles q adooooooooooora uma coca cola e batatas fritas!!! desde que eu comprei o teu livro anos atras que ele se resiste as mudanças( acho que por conta disso ele pode ter ficado doente de novo) a questão e que agora ele aceita mais alguns alimentos que antes não conseguia nem olhar…..O iogurte faz parte de nossa rutina, consumimos bastante,para ele sempre misturado com frutas pois o azedinho não o agrada, enquanto ao oleo de coco, eu tenho usado aqui o que achei, o copra, foi mais facil introducir, ja que o sabor fica suave nas comidas, o resto e por conta dele, se ele ñao quer, ñao adianta tentar….
Beijos e muito obrigada

Reply

Célia Cristina May 19, 2009 at 18:32

Oi Pat. Fiz o chá de gengibre, há algum tempo, mas eu não sei se eu deixei muito forte, mas ele ficou muito ardido, meu filho, de 10 anos(que também tem enxaqueca) detestou o chá, aliás, qualquer chá que eu faço ele só toma se eu colocar uma colherzinha de mel, não sei se adianta tomar o chá de gengibre, ou outro qualquer para evitar a dor de cabeça, mas adoçado com mel que pode desencadear a enxaqueca. O que você me diz?
A propósito, minhas ervas que plantei estão lindas, todos os dias, logo cedo quando olho e vejo as plantinhas crescendo, germinando…haa é muito bom!!! cuidar das minhas plantinhas está me fazendo muito bem!!! eu tive que me desfazer de algumas plantas ornamentais, por causa da falta de espaço, mas tudo bem… a saúde em primeiro lugar!!! Logo, logo estarei colhendo minhas ervas em casa, sem agrotóxicos e cuidadas por mim. A melissa já deu pra fazer um chá, Que barato!!! Estou super feliz!!!

Reply

Elizabeth Custodio May 20, 2009 at 9:48

Prezada Pat,
Casualmente entrei no seu site ao buscar algumas informações sobre ervas. Achei o que buscava, mas não me contentei e segui invadindo esse espaço que não conhecia e que me deliciei. Matérias para muitos gostos. Parabéns! É maravilhoso! Adorei a idéia: crianças na cozinha.

Reply

CRIS May 21, 2009 at 14:19

Nossa, sofro com terríveis enxaquecas e nao sbia sobre o tal chá.Agora, vou tomá-lo diariamente.

Reply

Leles lago May 23, 2009 at 18:07

realmente o gengibre é um poderoso vegetal que me aliviou no meu problema estomacal , sem falar na enxaqueca crinica que eu tinha agradeço a deus e pelos estudiosos da ciencia milenar por continuarem a cultivar essa planta não passo mais sem gengibre ele realmente é poderoso e nos auxilia a digestão.

Reply

Gleiber June 4, 2009 at 11:50

Minha esposa tem crises prolongadas de enxaqueca..Vc sugere então o uso do Gengibre?

Obrigado!

Reply

Pat Feldman June 4, 2009 at 12:43

Gleiber, o chá de gengibre ajuda muito, mas milagre não existe! É bom ela incorporar o chá de gengibre à rotina dela, mas mudar a alimentação também é fundamenta. Ela pode seguir as receitas da Dieta Feldman Antienxaqueca aqui do site: http://pat.feldman.com.br/?cat=184

Acesse também o site http://www.enxaqueca.com.br para saber mais informações.

Reply

Jaqueline June 21, 2009 at 17:52

Olá a todos!
Eu já ouvi comentários na net de pessoas que adquiriram gastrite por causa do chá de gengibre e gostaria de saber se isso é mesmo possível e se eu tomar diariamente posso mesmo vir a ter algum problema de estômago?
Obrigada, Jaque.

Reply

Pat Feldman June 21, 2009 at 18:06

Jaque, eu nunca ouvi falar de nenhuma relação entre gastrite e chá de gengibre. Não terá sido coincidência? Não terá sido culpa de algum industrializado que a pessoa consumia com frequência?

Reply

cris June 23, 2009 at 5:44

Olá!

Estou tomando o bendito chá faz umas 3 semanas e até agora não tive enxaqueca! Muito bom mesmo!

Reply

maria cristina June 25, 2009 at 10:02

ola, comecei a tomar por ter muita enxaqueca, foi ÒTIMO, meu marido começou a tomar tambem, pois tinha muita tosse, melhorou muito, e descobri um segredinho do gengibre, é super afrodisíaco, meu marido esta a mil….obrigada

Reply

VIVIANE July 6, 2009 at 12:43

olá Pat!!!
Não podia deixar de dar meu comentário,estou fazendo a dieta q esta no site pois os livros ainda não chegaram e ontem tive uma crise de enxaqueca,tomei analgesicos,fiz compressa de gelo,deitei e nada de passar só aumentava a dor,até q lembrei do chá de gengibre,parece q foi um milagre a dor começou a melhorar devagar até q não senti mais nada e hoje pude vir trabalhar.Obrigada pelas dicas Deus abençoe vcs..bjos

Reply

Cleide T@ddei July 13, 2009 at 21:31

Boa noite….também vou tentar mais esta alternativa….sofro muito com cefaléia, além das crises, tenhos dores de cabeça todos os dias…fiz um docinho de gengibre com açucar que uma amiga me ensinou, coincidência ou não, senti que ficou mais fraca minhas dores diárias…pretendo insistir agora com o chá….virei aqui concluir o resultado…abraços a todos

Reply

elisangela July 23, 2009 at 13:40

PAT. sofro muito com mal alito, ja fiz tratamento bucal, e estomacal, mais nada adiantou, estou desespeerda queria tanto me livrar disso, vc sabe de alguma erva que possa me ajudar?

Reply

zuleika freitas September 7, 2009 at 22:12

Olá Pat,estava procurando como temperar feijão e o que encontro esta maravilha de site, então aproveitando gostaria de fazer a mesma pergunta a respeito de mau halito vc poderia indicar algo mas tenho gastrite e bac h.pylori por favor me ajude agradeço desde já.

Reply

Pat Feldman September 7, 2009 at 22:15

Te sugiro consumir bastante iogurte e na hora do aperto ou chá de salsinha ou mastigar direto as folhas de salsinha. É ótimo!

Reply

Helena July 27, 2009 at 15:31

Oi Pat,
Eu tb sofro com mesmo problema da Elisangela. Nos ajude por favor.
bjs

Reply

Beatriz July 27, 2009 at 15:34

Oi Pat,
Estou começando a fazer uso do gengibre, Tenho uma gastrite cronica leve e sou hipertensa. Tomo remédio pra regular a pressão arterial. Tem algum problema em fazer uso do gengibre em relação a pressão?
Um abraço

Reply

edmea August 15, 2009 at 14:56

adoro o cha de gengibre , me ensinaram usar para acelerar o metabolismo, comecei a fazer uso e qdo tomo o cha me da insonia,como fazer entao? qto tomar de cha para que isso nao aconteça? mto obrigada 1000 bjus

Reply

Pat Feldman August 15, 2009 at 15:36

Edmea, experimente tomar o chá somente na parte da manhã.

Reply

vera tavares August 18, 2009 at 8:25

Não sabia todas as propriedades do gengibre mas uso como chá, tempero.
Agora com as informações recebidas usarei mais.
Obrigada.
Vera.

Reply

Roberto Souza August 21, 2009 at 10:53

Bom dia,muito interessantes esses comentários sobre o gengibre,eu masco gengibre fresco todos os dias de manhã e a noite a 15 dias,e possuia tonsilite,inflamação na amgdala causada por bactérias que se alojam em orificios da mesma,causando mal hálito,com tal hábito,o mal hálito foi embora e minhas amgdalas estão desinchadas e limpas,Pat…isso tem haver com o gengibre ?? é difícil mas vc acaba acostumando com o gosto forte do gengibre,obrigado

Reply

Aureni August 26, 2009 at 17:43

Estou simplesmente maravilhada com todaas essas informações.Hoje acessei a internet pra pesquisar sobre”ENXAQUECA”,para esclarecer dúvidas de um garoto de quinze anos,o qual eu acompanho como agente comunitário de saúde.Pelo q ele relata dos sintomas,parecidos com os meus,acho que é a tal da enxaqueca.
Eu, particularmente não gosto de chá nenhum.Mas depois de ler essa matéria,com certeza vou agir diferente…

Reply

aline August 31, 2009 at 9:42

olá, eu gostaria de saber se o chá do gengibre altera a presão, pois eu tenho presão alta, eu quero tomar o chá mais primeiro eu quero saber essa informação. obrigado

Reply

M Neide September 1, 2009 at 14:51

Gostaria de saber se o chá de gengibre emagrece? nas inforamçoes acima informa que acelera o metabolismo…
Tenho muita dificuldade de emagrecer.

Grata
Neide

Reply

Pat Feldman September 1, 2009 at 14:57

Neide, para emagrecer não existe chá ou comida milagrosa!! Existe sim alimentar-se de forma saudável, com ingredientes o mais naturais possíveis, sem exagerar nas quantidades e associando atividades físicas adequadas para seu biotipo, idade e disposição.

Reply

elenice September 9, 2009 at 8:25

Oi, Pat Feldman gostaria que me ajudasse estou com duvida meu filho tem 6 anos e tem bronquite ele passa com pneumologista ele pode tomar o cha de gengibre diariamente Obrigada abraço.

Reply

Edna Viana September 12, 2009 at 8:53

Oi Pat, eu também gostaria de saber se o chá de gengibre pode alterar a pressão arterial, pois a minha mãe é hipertensa, posso indicar o chá pra ela, já que ele melhora a circulação? Ou você me indicaria outra coisa? Desde já obrigada amei o site. Bjus.

Reply

Pat Feldman September 12, 2009 at 9:37

Edna, eu nunca ouvi falar que chá de gengibre pode aumentar a pressão. O que aumenta a pressão é excesso de peso e excesso de aditivos artificiais nos produtos alimentícios. Deles a tua mãe deveria passar bem longe!

Reply

Dayse September 13, 2009 at 11:00

PAT SAIU UM ARTIGO NA REVISTA VIVA MAIS NO MÊS DE JUNHO FALANDO DOS PODERES DO GENGIBRE, O CHÁ AJUDA TB NO EMAGRECIMENTO PQ FAZ O CORPO AUMENTAR O GASTO DE ENERGIA E CONSEQUENTEMENTE A QUEIMA DE GORDURA . VOU FAZER E COMEÇAR A TOMAR . ADOREI O SAIT

Reply

CASSIA CAMPOS September 14, 2009 at 20:28

Gostaria de receber dicas sobre o uso do gengibre no dia-a-dia. Obeigada!

Reply

noemi September 15, 2009 at 14:11

Gostaria de saber se o chá de gengibre altera a pressão,obrigada.

Reply

Ângela Maria Moreiea October 5, 2009 at 11:27

Tenho enxaqueca e vou passar a usar o chá de gengibre também.
Para insônia, o que sugere? Tomo remédio para dormir há 05 anos.
Agradecida,
Ângela

Reply

Marta October 16, 2009 at 21:57

Minha Mãe tomava muito qndo estava fazendo quimioterapia, ele aumenta a resistência do organismo e ainda levanta a taxa de leucócitos, além de diminuir os sintomas da quimio..abços!

Reply

ju November 24, 2009 at 9:40

Oi pat gostaria de saber se o chá ou suco de gengibre aumenta a pressão pois a um tempo atrás tive pressão alta por estress por isso fico com medo de tomar o gengibre no suco e chá, aguardo sua resposta

Obrigada.

Reply

claudia Rene s. Andrade December 10, 2009 at 0:11

Oi ..conheci vc pelo google numa pesquisa.Gostaria de saber qto posso emagrecer tomando o cua de gengibre e a dieta.

Reply

Luiz Sérgio March 12, 2010 at 20:10

Gostaria de fazer um esclarecimento sobre a relação de gengibre e pressão arterial. O gengibre em si não aumenta a pressão arterial (PA). Porém, em dosagens altas, ele corta o efeito dos remédios de controle da PA. Em outras palavras, o uso do gengibre em pacientes hipertensos deve ser moderado ou simplesmente ser evitado. Digo isso por experiência própria e através de informações médicas.

Reply

Pat Feldman March 12, 2010 at 20:17

Obrigada Luiz! Imagino que essa informação seja verdadeira, mas me espanta ver as pessoas tão preocupadas com um alimento tão inocente quanto o gengibre e totalmente despreocupada com outros produtos alimentícios como bolachas, doce, glutamato monossódico e coisas do tipo, esses sim, muito perigosos para quem tem pressão alta ou não.

Reply

Jaqueline March 31, 2010 at 9:44

Pat, entrei na internet para ter informações sobre o ché de gengibre, e vi que é bom para sapinho em bebe…e acabei caindo no teu site.
Te pergunto: posso dar o chá de gengibre para o meu bebe que esta com 6 meses???
Ele esta muito gripado e com tosse, em função da vacina contra a gripe H1N1, será que vai ajudar???

Reply

Pat Feldman March 31, 2010 at 10:12

Jaque, eu não dria chá de gengibre ou qualquer outro chá para meu bebê de 6 meses, apesar de não saber de nenhuma contraindicação específica. Leite materno é com certeza e de longe a melhor opção para a imunidade dele, mas caso você não tenha esta opção, um pouco de sol diariamente e gotinhas de óleo de coco e de óleo de fígado de bacalhau e de óleo de coco extra-virgem na mamadeira podem ser de grande valia para fortalecer seu sistema imunológico.

Reply

Vanessa April 26, 2010 at 10:34

Tenho enxaqueca e gostaria de experimentar o chá de gengibre. Só que também tenho labirintite. Existe alguma contra-indicação do chá?

Reply

nice May 1, 2010 at 16:39

amo cha de gengibre com maracuja faz bem para o meu sono e estomago

Reply

andrea May 21, 2010 at 13:46

Oi Pat tudo bem,meu nome e Andrea tenho 36 anos,sofro muito com enxaquecas tenho medo de engrvidar por cauda de minhas dores constantes,alem de serem fortes qndo me da crises tenho que ir tomar injeccao,tenho medo de nao suportar minhas dores,bom agora decidi que quero engravidar ate por causa de minha idade nao posso esperar mais fiz tratamento durante muito tempo,mas agora estou em outra cidade e tenho que procurar outro medico os remediio qe eu tomava eram muitos fortes,queria uma orientacao sua e que me falasse se as gravidas tbm podem tomar o cha de gengibre se nao faz mal,ja tentei uma vez mas nao consegui vou tentar agora novamentepra me acostumar,preciso tirar esse medo sou louca pra ser mae…..obrigado

Reply

Pat Feldman May 21, 2010 at 15:46

Eu conheço várias grávidas que usaram o gengibre contra a enxaqueca durante a gravidez e não tiveram problema algum. Eu tomei e tomo muito chá de gengibre. Não tenho enxaqueca, mas ele ajuda muito a aliviar náuseas e enjôos também.

Reply

Emeline May 21, 2010 at 18:15

Olá Pat! Eu tenho uma dúvida, já escrevi para o site Enxaqueca.com.br mas ainda não recebi resposta. Eu sou gaúcha, moro em Rio Grande, RS, e adoro chimarrão (ou mate). O chimarrão é feito com Ilex paraguariensis, que li no livro do Dr Feldman que é estimulante do sistema nervoso por conter cafeína. Há algum tempo eu vinha adicionando rodelas de gengibre no chimarrão e ainda assim eu sentia uma melhora nas crises de enxaqueca. Gostaria de saber se continua sendo errado tomar o chimarrão mesmo com gengibre, no tratamento antienxaqueca que o Dr Feldman recomenda. Agradeço a atenção!

Reply

Cleide Mello June 1, 2010 at 9:31

Bom dia cara amiga eu tenho pressão alta e labiritite quero saber se posso usar o chá de gengibre?, tenho medo de usa-lo e fazer mau, muito obrigada.

Reply

Pat Feldman June 1, 2010 at 10:08

Cleide, nunca ouvi ou li nada contraindicando o uso do chá de gengibre!

Reply

Luciana June 1, 2010 at 9:51

Oi Pat adoro seu site,tenho aos poucos utilizado as dicas saudaveis no dia dia da minha familia, mas gostaria de saber se cha de gengibre é bom para tosse e criança de 3 anos pode tomar sem problemas. Grata, Lu.

Reply

Pat Feldman June 1, 2010 at 10:07

Luciana, pode oferecer sem problemas, de preferência sem adoçar!

Reply

Anatania June 3, 2010 at 7:36

Ola Pat

tenho lido muito as tuas digas,e ajudo muito os meus amigos,agora,tenho uma empregada que trabalha na miinha casa e ela tem um cheiro forte de corpo,o que posso fazer para ajuda-la.sera que a salsinha pode ajudar?

obrigada pelo carinho

Anatania

P.S:sou de mocambique

Reply

antonio queiroz July 2, 2010 at 22:17

estou tomando este cha todos os dias e estou otimo otimo este cha e maravilhoso esta fazendo algo mto estranho em mim

Reply

vera July 30, 2010 at 13:38

Preciso de ajuda, pois sofro de insônia e já fiz vários tratamentos com medicamentos e não resolveu. Quanto aos chás, sempre tomo de hortelã e erva cidreira, mas não resolve muito. Se existir alguma planta que pode acabar com a insônia, por favor, me indique. Obrigada

Reply

Monica July 31, 2010 at 21:41

Ola Pat eu tb tomo gengibre e percebi que minhas dores de cabeça diminuiram…e li que vc tem um livro, qual é, gostaria de comprar.
bjs

Reply

Monica July 31, 2010 at 21:42

Tb gostaria de saber se quem tem pressao alta pode tomar o cha do gengibre.

Reply

Pat Feldman August 1, 2010 at 9:00

Não conheço nenhuma contraindicação do chá de gengibre.

Reply

EMILIA CARVALHO August 4, 2010 at 10:18

APOS UMA CIRURGIA DE VARIZES, PASSEI A SENTIR MUITAS DORES NO MEU PE E NAS MINHAS PERNAS E APOS PASSAR POR VARIOS MEDICOS UM DELES CONSTATOU QUE O CIRURGIAO HAVIA TOCADO NO NERVO E AS DORES ERAM TERRIVEL NEM MESMO COM FISIOTERAPIA FIQUEI BOA, ENTAO UM CIRURGIAO FALOU QUE TERIA QUE FAZER UM INSERTO NO NERVO, POREM FALEI QUE JAMAIS VARIA TAL CIRURGIA. HA DUAS SEMANAS PASSEI A TOMAR O CHA DE GENGIBRE FRESCO TODOS OS DIAS E AOS POUCOS AS DORES FORAM ALIVIANDO E GRACAS A DEUS JA ESTOU COM TRES DIAS QUE SIMPLESMENTE ESTOU SENTINDO ME OTIMA E APENAS COM O CHA DO GENGIBRE.

Reply

Maria Auxiliadora August 10, 2010 at 17:11

legal! comecei a ler os comentarios das pessoas que obtiveram melhoras tomando cha de gengibre por acaso, e farei o mesmo, li tambem sobre o que ele pode fazer de bom na nossa saude, eu sou adépita a chas amo um chazinho, procuro sempre boa informaçao sobre saúde e ervas.parabens pelas oportunidades dada a quem quer expressar o seu alivio nas melhoras. falouuuuuuuuuuuu!!!

Reply

Egly Regina Gongora September 19, 2010 at 21:28

Adoro chá de gengibre percebo que durmo melhor fico melhor, mas fico um pouco preocupada porque toda noite tomo uma chicará, gostaria de saber se existe alguma contra indicação.
bjus

Reply

leia October 15, 2010 at 11:44

OLA.
gostaria de saber se realmente a gengibre ajudano processo de emagrecimento?
e gostaria de saberqual e melho o suco ou o chá de gengibre? e se ele aumenta a preção arterial?
obrigada.

Reply

Cibil August 1, 2012 at 15:35

Leia o último parágrafo. Fonte: Site VidaOrgânica.com.br

O gengibre – constituído por um caule subterrâneo e flores, ambos comestíveis – é muito utilizado para aliviar dores de garganta. As funções mais conhecidas do rizoma são analgésica – alivia rouquidão e inflamação na garganta – e expectorante – ajuda a eliminar catarro e melhorar a tosse. Mas a planta tem outras propriedades medicinais. Estimula as atividades do estômago e protege o intestino. Assim, ajuda na digestão e melhora problemas como náuseas e vômitos. Um grama de pó de gengibre, por exemplo, é mais eficiente no tratamento e prevenção de enjôos que remédios.

O rizoma tem ação cicatrizante, desintoxicante, antialérgica, estimula o sistema imunológico e a produção de hormônios, e combate os radicais-livres. Com isso, protege contra gripes, resfriados, alivia os sintomas de tensão pré-menstrual, previne contra o envelhecimento e até desenvolvimento de câncer. A vitamina C da planta também ajuda a combater colesterol alto. Minerais como magnésio, selênio e zinco estão presentes nesse alimento, que faz bem para as articulações e ameniza sintomas de doenças como artrose. O gengibre é também considerado afrodisíaco, já que melhora a circulação sanguínea e ajuda contra disfunção erétil.

O consumo pode ser in natura (em receitas de pratos doces e salgados), em forma de balas, óleo, pó, em conserva ou cristais (pequenos pedaços desidratados). Outra opção é consumi-lo em chás. Basta ferver 10g de gengibre descascado em 150ml de água por 7 minutos, coar e beber. Para quem tem hipertensão grave, o gengibre não é recomendado, já que aumenta a pressão sanguínea. Pessoas com problemas de cálculos biliares ou que fazem uso de anticoagulantes também não devem consumir a planta.

Reply

carolina November 8, 2010 at 19:45

Amo gengibre, o chá realmente é muito bom, tomo sempre que possível para combater alguns dos males ditos aqui Pat, mas ainda assim tenho muita dor de cabeça não comprovada por doença nenhuma (já fiz 1 serie de exames e nada) então vivo a busca de remedios naturais para combater a bendita dor de cabeça. Adoro seu site e te acompanho tb no twitter. se souber de mais algum chá ótima para essa mal da dor de cabeça, seria ótimo. bjs. Otima semana.

Reply

Pat Feldman November 8, 2010 at 20:50

Tenta seguir mais rigidamente a dieta antienxaqueca: http://pat.feldman.com.br/?cat=184 Você já leu o livro? http://www.enxaqueca.com.br/site_dicas.html Lá tem muitas dicas!

Reply

sonia garcez December 14, 2010 at 14:03

gostaria de saber se gengibre interfere na pressão arterial.pois sou hipertensa

Reply

Celina Galletti April 11, 2011 at 23:46

Pat, acho que foi Deus que me trouxe até aqui!!! rsrs
Hoje a tarde estava comentando com minha prima sobre você e seu site, ela tem uma bebê de 3 meses, e como muito vc me ajudou quando estava com os meus tanto na época das papinhas como hj eles com 5 anos e o outro com 2 anos e 6 meses.
Faz 1 mês que minhas crises de enxaqueca voltaram com tudo, quarta passada tive que ir pro hospital tomei tramal na veia e não adiantou, tive que tomar Nubain subcutânea. Foi terrível. Fazem 2 semanas que comecei a fazer aulas no Sesi, sobre alimentos, sobre melhor aproveitamento de alimentos, e sempre lembro muito de você.
E desde que comecei sempre me interessei muito pelo gengibre, parece que algo me mandava começar a usá-lo, mas não dei muita atenção… e hoje me deu uma louca vontade de tomar chá de gengibre, pois no curso tomo bastante.
E agora fui procurar uma receita confiável, e não achava, insisti e cheguei ao seu site, e vi os benefícios para minha enxaqueca. Fiquei muito feliz de encontrar essa matéria antiga, mas que pra mim foi muito útil. Acho muito válido você compartilhar conosco seu conhecimento.
Sei que seu marido é muito conceituado, mas hoje não tenho condições de passar com ele, mas é um sonho… rsrs
Hoje passei no G.O. pois minha o que causa minha enxaqueca também é da parte hormonal e ele me recomendou que fizesse uma dieta melhor, como também estou acima do peso tudo ajudaria.
Obrigada pela ajuda. E espero mais dicas como essa!
Bjoks

Reply

Juçara November 16, 2011 at 19:40

Oi, gostei da receita de cha de gengibre, vou ver se minha filha vai gostar, este cha tambem ajuda a soltar mais o intestino?Pois ela tem 11 anos e parece uma cabritinha, só bolinhas.Tem muita dor de cabeça tambem.

Reply

Gizelda Lopez November 21, 2011 at 15:12

Boa tarde!

Tomo chá de gengibre algum tempo, gosto muito, estou pesquisando se faz mal para quem tem pressão alta e nenhum site informa.

Fico preocupada quando tomo.

Favor me responda.

Gizelda Lopez

Reply

Janaina February 23, 2012 at 10:58

Olá gostaria de saber se esse cha pode ser dado para recem nascidos !??o meu neve vai fazer 3 meses daqui uma semana!moro no japao e aqui é tao frio e esses dias ele estava gripadinho e o medico nao quis passar remedio !!quantos ml posso dar !?obrigada!!aguardo resposta!!

Reply

Pat Feldman February 23, 2012 at 12:55

Janaina, se você amamenta seu bebê, o leite materno é tudo o que ele precisa nesse momento!!

Reply

Ângela Souza May 18, 2012 at 10:33

Olá, Pat!

Gengibre é tudo de bom mesmo… e o chá dele com canela nesse friozinho é o que há!!!
Há muito tempo incorporei gengibre à nossa vida, e resfriados e gripes sumiram.
Até no meu temperinho caseiro, meu “arisco”, coloco gengibre fresco, o que adiciona um gostinho todo particular.
Salve o gengibre!

Bjs e ótimo dia para todos!

PS. Gengibre fresco, sálvia fresca, alho, azeite extra-virgem e o sal marinho (tudo bem triturado) = meu maravilhoso “arisco” caseiro.

Reply

Juliana May 18, 2012 at 11:22

Olá!
É para ralar o gengibre com casca?
Obrigada!
Att
Juliana

Reply

Pat Feldman May 18, 2012 at 12:13

Sem casca

Reply

Diva Brígida Falcão May 18, 2012 at 13:15

Pat,

Eu sofria de refluxo e passei à tomar chá de gengibre.
Aliás, seguindo seus ensinamentos.
Durante um mês ingeri duas xícaras: uma pela manhã e outra à noite.
O refluxo sumiu.
Maravilha!!!

Grata. Diva Brígida.

Reply

Fatima Villa May 23, 2012 at 11:48

Qual o melhor procedimento para que o gengibre dure mais, só eu consumo então ele estraga rápido, vc. pode me ajudar?
Grata.

Reply

Pat Feldman May 23, 2012 at 18:47

Fátima, não conheço técnicas específicas. O meu fica fora da geladeira, na fruteira junto com cenouras, cebolas e pimentões e chega a durar mais de um mês.

Reply

Karina May 29, 2012 at 15:29

Gostaria de saber se poso dar o chá de gengibre pro meu bebe de 6 meses!?Obrigada

Reply

Pat Feldman May 29, 2012 at 17:14

Não vejo razão para oferecer chá de gengibre ao bebê, mas também não sei de nenhuma contraindicação.

Reply

sueli May 31, 2012 at 22:17

ola gostaria muito de sber se posso tomar o chá de gengibre, tenho um bebe de tres meses e estou amamentando, não fara mal a ele? obrigada.

Reply

Pat Feldman May 31, 2012 at 22:25

Olá Sueli, eu não conheço nenhuma contraindicação, mas na dúvida, consulte seu médico de confiança.

Reply

zilda April 29, 2013 at 1:38

estou amanetando e meu bebe tem 1 aninho e na gravidez engordei 30 kilos e so consegui 15 de perda e vi que o gengibre emagrece , vc saibe me informar se pode prejudicar o bebe com o cha de gengibre

obrigado

Reply

malu May 1, 2013 at 12:10

Olá, pessoal, vou começar tomar o chá de gengibre hoje, pois tenho muita dor de cabeça….aproveitando voces sabem algum chá para insônia?? não durmo a noite..

obrigada

malu

Reply

edoardo May 15, 2013 at 18:39

Ottimo, articolo davvero interessante, era proprio quello che cercavo! Grazie per lo spunto!

Reply

Ivanilda June 4, 2013 at 21:18

Tenho 38 anos, estou grávida de 4 meses do meu segundo filho.
Estou sentindo muita dor de cabeça e além disso tenho a pressão muito baixa.
Gostaria de fazer uso do chá de gengibre, mas as pessoas falam que temperos picantes podem aumentar as cólicas do bebê, por isso estou com receio de fazer uso do chá de gengibre, pela ardência que ele tem… Vocês tem como me orientar nesse sentido?

Reply

Pat Feldman June 4, 2013 at 22:16

Ivanilda, posso contar da minha experiência: tomei muito chá de gengibre na gravidez e meus filhos jamais sofreram com cólicas!

Reply

Ivanilda June 9, 2013 at 19:39

Obrigada Pat Feldman

Reply

Camila Moreira June 28, 2013 at 11:20

Oi Pat! Eu uso sempre em casa, realmente é um “santo remédio” (expressão de avó! rss) Mas em casa em acrescento limão e adoço com mel, minha filha de 3 anos gosta, e pede para tomar quando eu faço. Outro dia eu fiz suco de maracujá, com gengibre ralado e folhas de capim limão, ficou uma delícia. Obrigada pelas dicas! Bj, Camila.

Reply

Jocemar Menezes July 3, 2013 at 11:22

Pat, eu me preocupo com a minha alimentação, faço meus exercícios, e minha pressão sempre foi estável, porém após passar a consumir o gengibre todo dia, um pedaço em torno de 1cm3, minha pressão aumentou consideravelmente. Ao desconfiar e pesquisar, ouvi e li alguns relatos sobre o fato de que realmente o gengibre aumenta a PA (nada científico). O fato é que eu parei por uma semana e minha pressão voltou ao normal. Hoje eu conumo no máximo 3 vezes por semana e sempre tenho um suquinho de chuchu por perto.

Reply

Ignacio July 20, 2014 at 22:09

Jocemar,
Eu tb adoro gengibre, mas nunca consumi seguidamente, normalmente, eu o uso como tempero para frango. Apesar de não existirem estudos científicos comprovando que o gengibre aumente a PA ,no meu caso, infelizmente, parece que aumenta. Tenho 43 anos, não como bolachinhas, nem embutidos, nem refri, nada, tenho uma alimentação relativamente saudável, minha pressão sempre oscilou entre 10X6 ou 11X7. Mês passado, peguei um resfriado leve, mas fiquei com muita coriza, nem podia baixar a cabeça que vinha um monte de secreção líquida. Fui pesquisar no google o que poderia aliviar minha coriza: fiz um chá de gengibre com limão e tomei duas vezes no dia. No dia seguinte, acordei quase sem secreção, é verdade, mas com muita dor de cabeça, mas achei que era pelo resfriado. Então, tomei mais chá de gengibre e aí fiquei muito mal mesmo, com muita tontura, uma certa leseira e rubor facial. Fui até a emergência do hospital, aqui em Porto Alegre, e verificaram minha pressão e estava 14X9! Nunca tive uma pressão assim! A enfermeira me fez uma série de perguntas até chegar na história do tal chá…. Ela disse que era essa a causa. Em seguida, o médico que me atendeu disse que poderia ter sido efeito do chá (ele não disse que era, com certeza, mas como não havia outras coisas indicado isso e meus exames de sangue estavam normais….) Fiz soro e medicação e voltei melhor para casa.

No outro dia, acordei novamente meio zonzo. Resolvi fazer um chá de alho (não queria voltar no hospital novamente) e fiquei ótimo logo em seguida. Depois disso, cheguei a consumir gengibre num cozido de frango, mas numa quantidade bem menor do que a que eu tinha feito o chá e não tive nada. Desde então, está tudo ok comigo. Talvez isso varie de pessoa a pessoa, isso de o gengibre aumentar a pressão, ainda que não exista confirmação científica, mas enfim, é bom ter certa cautela. Abraços!

Reply

Angra October 11, 2013 at 14:40

Posso misturar o chá de Gengibre no leite? Pois meu bebe nao tomou puro.

Reply

Pat Feldman October 11, 2013 at 17:19

Eu já tomei misturado diversa vezes! Pode misturar sim!

Reply

Giovana April 8, 2014 at 21:28

Oi Pat! Em relação ao uso do gengibre em pó, qual seria a quantidade recomendada?

Reply

Pat Feldman April 9, 2014 at 8:44

Em torno de uma colherdes sopa.

Reply

Ana June 18, 2014 at 1:51

Oi, Pat!

Cheguei no seu blog e não consigo sair daqui… rsrs… Parabéns! Simplesmente excelente!
Gostaria de trocar uma idéia com você. Tenho lido que o gengibre é um “exterminador” de celulites, mas ele não deve ser aquecido, pois se o for, perde suas propriedades. Também li em mais de um site que o gengibre, por ser “quente” ataca as hemorróidas… Em contrapartida, todos dizem que é um potente anti-inflamatório.
Você acha que essas informações procedem? Tenho muita vontade de melhorar o aspecto da minha pele cheia de celulites… já tentei de tudo e por enquanto não obtive êxito… então, quem sabe a longo prazo o gengibre possa me auxiliar, né?!
Será que se eu fizer o chá perderei os benefícios para a bendita celulite?

Desde já, agradeço a gentileza e sua atenção.

Bjs.

Reply

Pat Feldman June 18, 2014 at 7:19

Ana, eu não conhecia essa fama do gengibre, ma sinceramente não creio em alimentos milagrosos!!! Tente incluir o gengibre na tua rotina – cru ou cozido – porque ele é bom para muitas coisas, mas não espere milagre! Contra a celulite acho que vale mais aquele “pacote básico”, de atividade física, alimentação e eventualmente drenagem linfática.

Reply

Ana June 18, 2014 at 11:55

Pois é, Pat! Contra essa danada o trabalho é duro… rsrsrs…
Menina, lhe escrevi na madrugada, pois estava sem sono. Fiz um chá de gengibre e dormi quase 10 hs ininterruptas… rsrsrs…. O gengibre fez isso? Que maravilha!

Beijos e obrigada pela gentileza.

Reply

Pat Feldman September 10, 2009 at 11:46

Zuleica, eu falo bastante sobre iogurte e lactobacilos aqui no site. Use a ferramenta de busca para achar os que mais te interessem.

Reply

Leave a Comment

* IMPORTANTE: LEIA ANTES DE CLICAR EM "ENVIAR" * Ao enviar seu comentário, você fornece à Pat Feldman e ao Site CriancasNaCozinha.com.br 100% dos direitos autorais do seu texto, e fornece também uma licença PERPÉTUA (para toda a vida) e IRRETRATÁVEL (sem a possibilidade de voltar atrás) para a reprodução de suas palavras associadas ao seu nome, seja neste site, seja em outro site, seja em algum livro que venha a ser publicado, ou em qualquer mídia atual ou futura.

{ 18 trackbacks }

Previous post:

Next post: