COMPRE DA PAT! Conservas Caseiras DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA Molhos RECEITAS

Ketchup Caseiro (e delicioso!)

A receita – originalmente publicada em julho de 2008 – está sendo republicada hoje com alterações para muito melhor! De tanto preparar o ketchup, e testar novos temperos e especiariasm cheguei a uma nova versão, uma versão que posso chamar de minha, com um sabor muito mais rico.

O ketchup é um excelente exemplo de um condimento que era fermentado, e portanto saudável, no passado, porém cujos benefícios perderam-se com os métodos industriais de conservação em larga escala e uma dependência do açúcar, ao invés do ácido lático, no papel de conservante.

Origem da palavra ketchup

A palavra “ketchup” deriva do dialeto Amoy chinês, “ke-tsiap”, significando molho ou ‘salitre’ de peixe em conserva – o condimento universal do mundo antigo. Os ingleses adicionaram ingredientes como cogumelos, nozes, pepinos e ostras a este preparado fermentado. Os americanos, por sua vez, adicionaram tomates do México, para fazer o ketchup de tomate.

Em 1730, Dean Swift mencionava o ketchup como um dos muitos alimentos fermentados favorecidos pelos ingleses: “E para nosso deleite britânico caseiro, Botargo [relish de ovas de peixe], catsup [ketchup] e cabiar [caviar].”

Os americanos consomem meio bilhão de garrafas de ketchup por ano. O principal ingrediente da versão contemporânea é o xarope de milho com alto teor de frutose. Um retorno aos métodos tradicionais de conservação, transformaria o condimento favorito dos americanos, de um ônus à saúde (produzido em indústrias gigantescas), para um auxiliar benéfico à digestão (produzido artesanalmente por comunidades de agricultores e criadores).

A receita

Ingredientes: (faz cerca de 1 litro)

3 xícaras de pasta de tomate, de preferência orgânica (cerca de 900mL)

¼ de xícara de soro de iogurte

1/4 a 1/3 de xícara de melado de cana ou mel cru (eu prefiro o melado, acho que o mel deixa um sabor bem mais acentuado, que nem sempre agrada)

¼ de colher (chá) de pimenta caiena

¼ de colher (chá) de sal não refinado

3 dentes de alho, descascado e amassado

½ xícara de caldo de peixe caseiro

2 flores de cravo

1/2 colher de chá de canela em pó

1 pitada generosa de pimenta do reino moída na hora

1 pitada generosa de noz moscada ralada na hora

1 pitada generosa de gengibre em pó ou ¼ de colher (chá) de gengibre fresco ralado

Dica

Você pode usar sua imaginação e acertar o tempero do seu ketchup com inúmeros condimentos totalmente naturais, tais como canela, noz moscada, outras pimentas, gengibre, curry, etc. Ontem foi a primeira vez em que preparei esta receita, então segui tudo à risca, mas a próxima com certeza será mais temperada!

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liqüidificador, até que a mistura se torne homogênea.

Transfira para um frasco de vidro de boca larga com capacidade de 1 litro e tampa de rosca. O topo do nível do ketchup deverá estar a no mínimo 2,5 cm da boca do frasco (use mais de um vidro se necessário).

Deixe em temperatura ambiente por 2 a 3 dias, e transfira para a geladeira.

Transfira para a geladeira. Nesse momento o ketchup já está pronto para consumo, mas seu sabor evolui ao longo dos meses (ele chega a durar um ano na geladeira!) e fica cada vez mais gostoso.

Use o ketchup no seu Hamburguer de Picanha caseiro, no bolinho de carne ou bolinho de arroz, com o bolinho de peixe, bolinho de ovas, ou o que mais a sua imaginação mandar.

Conheça também as nossas redes sociais:

Instagram: @pfeldman

Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

79 comentários

  1. Pasta de tomate seria o mesmo que extrato de tomate? como faço essa pasta? Bjus

  2. Tenho a mesma dúvida de Maria.Pasta de tomate seria o mesmo que extrato de tomate? como faço essa pasta?

  3. Olá, também não entendi o que seria essa pasta de tomate…
    Outra dúvida: vi que você usa o soro do leite/iogurte em várias receitas, tais como o gatorade, ketchup, mamadeira do seu filhote….ele serve como conservante, certo?
    Eu faço uma maionese caseira à base de cenoura, óleo e leite + temperos, ela dura uns 5 dias no refrigerador, você tem idéia da proporção de soro que posso usar nela, para que tenha o efeito conservante e ao mesmo tempo a maionese não fique aguada?
    Bjs e bom final de semana!

  4. Viviane, Claudia e Maria:

    Pasta de tomate = Extrato de tomate

    Na hora de comprar pronto, olho no rótulo, para que o ingrediente seja único: tomates. Eu estou pesquisando uma receita de massa de tomate caseira, detesto usar enlatados de qualquer forma…

    viviane, na sua maionese você pode adicionar cerca de 1 colher de sopa, que já é suficiente para proteger a sua receita.

  5. Ai que ótimo! Ketchup caseiro!! Vou tenar fazer em casa!
    Beijos Pat!

  6. Bom dia Pat,
    sou alérgica a qualquer tipo de peixe e frutos do mar.
    Posso usar outro tipo de caldo para substituir o da receita original sem extragar meu ketchup?

  7. Elisangela, eu nunca entei fazer ocm outro caldo, mas imagino que o caldo de carne caseiro deva cair muito bem na receita do ketchup. O caldo de frango eu tenho minhas dúvidas, ele tem um uso muito específico na minha opinião, e se for mal utilizado pode deixar a comida com gosto azedo (exeriência própria, perdi um panelão de feijão por isso).

    Se você resolver tentar, venha nos contar o resultado depois!

    1. Será que poderia ser o de legumes?? Não como carne…

  8. Olá Pat, acabo de fazer o ketchup, mais gostaria de saber cuanto tiempo ele dura na geladeira?
    Troquei a pimenta caiena por pimenta dedo de moça e pimenta siria e acrescentei una pitada de gengibre em po, espero q fique bem gostoso…

    1. Humm Maria Cristina, deve ter ficado uma delícia!! Excelente idéia a do gengibre!!

      Em geral o meu ketchup dura de uma semana a 10 dias na geladeira. Se ficar no fundo, onde é mais gelado, chega a durar até mais de um mês!

      Depois me conta como ficou a tua iguaria!

      1. Oi Pat! Na receita você diz que o ketchup dura até um ano na geladeira, mas no comentário você fala em apenas 1 mês. Quero usar os tomates orgânicos e maduros que eeu tenho para fazer o ketchup, mas não para uso imediato. Gostaria de saber quanto tempo chega a durar, para não correr o risco de perder!
        Obrigada!!

  9. Oi Pat….como fazem para durar até dez dias o Ketchup…os meus não duram nem três dias….aqui em casa só falta o carro ser movido a Ketchup…
    Isso é muito gostoso….
    Pat…muito obrigado
    Ricardo

    1. Se o consumo é tão grande assim, é só preparar mais por vez!!!! Se bem que o preparo é tão simples, que dá pra fazer toda hora sem dificuldades.

      Que bom que você gostou!

  10. Olá Pat
    Venho a te contar que o meu ketchup ficou uma deliciaaaa!!
    Eu me sorprendi com o sabor,achei que adicionando o caldo ao molho ficaria muito liquido, grande foi a minha surpresa ao ver depois de dois dias a consistencia dele!!! Muito bom, muitisimo melhor do que aqueles de supermercado, estava ansiosa para tentar esta receita, aprovadisima!!! Delicado o gosto, se apreciam os sabores, o alho, o fundinho suave do gengibre, mais da proxima vez, colocarei mais pimenta, ao final ja sofri de enxaqueca e me acostumei a sabores mais apimentados, passei ele sobre pedaços de peito de galinha caipira cozidos e coloquei queijo por cima, levei ao forno para derreter, preciso dizer o bom que ficou?
    Beijos e muito obrigada pelo teu trabalho!!

  11. Tenho feito esta receita de ketchup e tentado algumas variações, pois meus filhos comem muito. Mas recentemente comprei um ketchup orgânico da marca Jatobá Orgânico, e pra falar a verdade é bem mais gostoso que o meu, além de ser totalmente orgânico. Recomendo que experimentem também.

    1. Carla, antes de tomar coragem pra fazer o ketchup em casa, eu consumia muito o do Jatobá. Os produtos deles são realmente muito bons!

  12. POR FAVOR…ONDE POSSO ENCONTRAR ESSE KETCHUP ORGÂNICO JATOBÁ.
    OBRIGADO
    RICARDO

    1. Ricardo, aqui em São Paulo eu encontro na feira da Água Branca ou na Casa Santa Luzia. Fora de São Paulo eu não sei…

  13. gostaria de saber como posso faser um ketchup e uma maionese.q possa aguanta mais oumenos 60 dias cem ser danificada.e um molho bem gostosa em creme.agradesso muito

  14. Muito bom, ficou de dar água na boca.Chega briguei com meu irmão quando o ketchup já estava acabando para disputar o resto do ketchup.

  15. Pois é madmoiselle PAT FELDMAN, ja mandei tuas receitas para Portugal, França e Espanha. E, aqui no Brasil, esparramei.
    Abraços,
    Ricardo

  16. Pat, será que dá pra substituir o caldo de peixe pelo caldo de legumes? Eu detesto o ketchup industrializado, mas aqui em casa adoram aquilo… De repente o caseiro até eu passo a gostar! Beijos…

    1. Nanda, eu nunca tentei, mas o caldo de peixe não deixa o ketchup com gosto de peixe, é simlesmente um “up” no sabor, super suave!

      A propósito, se você tentar com o caldo de legumes, depois conta como ficou!

  17. Pat,
    Dá pra congelar?
    Aqui em casa somos só eu e meu marido e não consumimos muito ketchup. Vai acabar estragando.

    1. Jacqueline, por causa do soro de iogurt, esse ketchup chega a durar um ano tranquilamente na geladeira, e como é um alimento vivo, seu sabor só evolui! O último que preparei está firme e forte na geladeira há uns 4 meses, intacto!

      Que tal, se você faz questão,preparar uma quantiade menor? Metade da receita talvez…

  18. Caso queira, possuo a receita de MAIONESE, de uma casa de lanche bem conhecida aqui no Rio de Janeiro, Quando faço aqui em casa, tenho que fazer de 2 Kg, para mais. à muitos anos eu não compro mais Maionese.

    1. Você pode – e deve – usar tomates frescos para preparar o ketchup, mas deve cozinhá-lo por várias horas antes, a fim de obter o extrato.

  19. Pat se vc quiser, não precisa pesquisar sobre a pasta de tomate, eu posso te passar, faço minha massa de tomate em casa, há mais de 10 (dez) anos.
    Faça da seguinte maneira (muito facil) selecione bons tomates, certifique-se que não tem nenhum corpo estranho no seu interior, bata tudo no liquidificador até formar um creme. Depois coe em peneira fina, e ferva numa panela até enxugar a agua, vai formar extrato de tomate. Deixe esfriar e guarde no freezer.
    Obs: vc viu que não indiquei sal e nenhum tempero, isso fica a gosto de cada um, no meu eu coloco.

  20. Bom dia Pat

    Uma pergunta,melhor dito, duas:
    Fiz o ketchup novamente, mais esta vez formou aquele branquinho por cima, nada serio, eu tiro e consumo igual, no mesmo dia fiz a mostarda, e como tinha descongelado o caldo de peixe e na receita só usa meia xícara, eu usei o resto na mostarda, ao invés de colocar agua, será que fiz mal? Não senti gosto de peixe, pelo contrario ficou bem gostosa, além disso ela não faz o branquinho por cima.

    A pergunta: tenho visto que utilizam as cascas do camarão para fazer caldo, e depois fazer o pirão. Será que não da para fazer o caldo e congelar?
    Ou adicionar as cascas ao caldo de peixe na hora de cozinhar?
    Fiquei pensando, já que no final de semana quando finalmente saiu o sol, fui no mercado e compre peixe e camarão, dai pensei se não daria certo e poderia ficar um caldo mais completo.
    O que você acha?

    1. cris, que interessante a idéia da mostarda com caldo de peixe… ela deve ficar gstosa e com certeza bastante nutritiva. o caldo de camarao é realmente preparado com cascas de camarao – eu já fiz aqui em casa, só com camarao, e gostei, mas achei o sabor meio forte e acabei nao repetindo…

  21. Pat, se tem alguma dúvida quanto ao seu Ketchup, não tenho nenhuma quanto ao meu, rsrs! Asse tomates com tudo quanto é tempreo (muito dentes de alho, cebolas, grao de coentro, pimentas..) regado com azeite por uns 50 min.. Depois bata tudo no liquidificador e feva em fogo baixo, mexendo de vez em quando até dar uma secada na água. Tá pronto, delicioso e não sei a duração porque aqui em casa acaba em uns 3 dias!!

  22. Pat,

    Sabe o ketchup, entao… tá bem liquido…é assim mesmo?

    Bjs

    Dany

    1. Dany, ele não é tão grosso quanto o industrializado, que leva umas “químicas” pra ficar daquele jeito. Não se esqueça de agitr antes de usar!

  23. Olá, Pat
    Adorei a receita de ketchup. Vou fazer, pois meu marido adora. E aproveito comprar os tomates numa feira de orgânico que tem pertinho da minha casa, aos sábados.
    Não sei se você já tem receita de extrato de tomate. Tinha uma amiga que costumava fazer e me deu a receita. Fiz algumas vezes e ficou bom.
    Encontrei na Internet uma receita exatamente igual ao que fazia. É essa:

    Receita de extrato de tomate caseiro
    Ingredientes:
    1kg de tomates bem maduros
    4 colheres (sopa) de óleo
    2 colheres (sopa) de açucar (eu coloco mascavo orgânico e fica bom)
    1 colheres (chá) de sal
    Modo de preparo:
    1 – Lave bem os tomates e corte-os em cruz;
    2 – Em uma panela grande, coloque o tomate e todos os outros ingredientes;
    3 – Deixe cozinhar, mexendo sempre, até os tomates começarem a derreter;
    4 – Retire do fogo e vá batendo aos poucos no liquidificador e passando em uma peneira, para que se forme um purê;
    5 – Depois de passado tudo pela peneira, leve o purê novamente ao fogo, colocando mais um fio de óleo, uma colher (sopa) de açucar e uma colher (chá) de sal;
    6 – Vá mexendo até o purê chegar ao ponto de extrato de tomate e pronto!
    Obs: Você pode congelar da mesma forma do extrato comprado.

    Tirei do site: http://livrodereceitasetc.blogspot.com/2010/05/como-fazer-extrato-de-tomate.html
    Gostaria que você avaliasse a receita.
    Abraços!

    1. Janete, a receita parece ótima e bem fácil de fazer! Eu apenas trocaria o óleo pode manteiga ou azeite (de preferência manteiga, já que o azeite se estraga com o aqquecimento) e usaria rapadura ralada em menor quantidade no lugar do açúcar – para 1kg de tomates no máximo uma colher de chá!

      1. Olá, Pat
        Valeram as dicas.
        Meu único problema é que não encontrei um lugar onde possa comprar uma boa rapadura, aqui na minha cidade.
        Mas, como sempre vou para São Paulo, você poderia me indicar um lugar para comprar?
        Obrigada!
        Janete

          1. Oi, Pat

            Tudo bem?
            Peço, por gentileza, o endereço da Casas do Norte. Eu vi vários endereços, e tudo longe e fora de São Paulo.
            Obrigada! Beijos e Bom Carnaval!

            Janete

  24. Pat,
    Leite e derivados me dão enxaqueca. O que posso usar no lugar do soro de iogurte?
    Adoro seu blog. É uma das minhas principais fontes de informação sobre alimentação :)
    Obrigada.

  25. oi queria saber se o soro do leite que sobra da coalhada é a mesma coisa do soro de iogurte e se posso utilizar ele na receita, e também se posso utilizar o soro em outros molhos para conservar ? eu costumo fazer diversos molhos (molho de churrasco, agridoce, tártaro, barbecue e outros adoro molhos ) e queria uma maneira de conserva-los ?

  26. Pat, como você faz sua pasta de tomate em casa? Retira a casca e as sementes, bate e cozinha com temperos ou nada, ou cozinha tudo e depois passa na peneira? Beijo!

      1. rsrsrsrs! Então o que você usa é molho ou polpa de tomate orgânico? Mas se fosse fazer, preferiria cozinhar antes? O que você acha, Pat?

        1. Uso polpa. Eu acho maravilhoso fazer tuuuuuudo do zero!!! O moço que me venda na feira explicou como faz. Tomates sem casca e sem semente. Cozinha-se em fogo muit baixo por váááááááá’rias horas, até ficar na consistência de um purê.

    1. Sara, nas minhas receitas nada é obrigatório, apenas sugestões baseadas no que achei que ficou mais gostoso. Faz uma pequena diferença sim, eu recomendo, mas você pode colocar menos se achar melhor.

  27. Oi Pat, não acho extrato orgânico na cidade onde moro….. Sei que é um assassinato, mas será que posso usar a mesma receita usando o extrato industrializado? Sei lá, tenho medo de intoxicação hahah.
    um abraço!

    1. Ana, eu já usei o não orgânico algumas vezes, paciência… Mas dou preferência àqueles que vem em embalagens de vidro.

  28. Paty me tire uma duvida por favor.
    Qual é o sal não refinado que vc se refere?
    E o sal grosso de churrasco que compramos no mercado?

  29. Oi pat,

    Nas resposta, em uma vc diz q a pasta de tomate é extrato em outra fala polpa. Eu compro o extrato da Aécia orgânico, mas tem sal. A polpa posso procurar de outra marca. Nesse caso qual devo usar pois a polpa é mais rala e o extrato mais encorpado.

    Obrigada,
    Andréa

  30. Oi Pat, bom dia!!

    Eu de novo, rs. Não consegui a sua resposta sobre polpa de tomate ou extrato, pois a polpa q compro é mais rala e o extrato é o da Aécia, mais encorpado, porém vem com sal. Ambos orgânicos. Saberia me dizer qual o melhor?

    Também já te enviei dois emails pro seu gmail q estão voltando.. não sei o houve.. Enfim, quando você vira ao Rio? Vc me disse no fim do ano que provavelmente seria março… Quero caldos…rsrs

    Aguardo sua resposta.
    Bjs
    Andréa

      1. aiii… falta muito… rsrs! E quanto ao ketchup: extrato ou polpa?

        bjs
        Andrea

  31. Olá Pat!

    Gostaria de tirar uma dúvida. Esta receita de ketchup não precisa levar ao fogo, deixar reduzir e etc?
    Ele vai adquirir a consistência por meio da fermentação com o soro de iogurte?
    Adorei!!!!

    1. A polpa de tomate já é mais grossinha Clara. O caldo de peixe bem feito ajuda a engrossar um pouco, mas na verdade esse ketchup não fica super grosso como tenho visto os comerciais.

  32. Uma dúvida…. A durabilidade do catchup é ele aberto (usando vez ou outra) ou fechado?

Comentários estão encerrado.