A Família ‘Crianças na Cozinha’ Vai Crescer!!

by Pat Feldman on 16/12/2009 · 51 comments

in ARTIGOS, Gravidez

Eu bem que tentei segurar a notícia por mais algumas semanas. As sábias vovós, os familiares mais velhos, alguns médicos e supersticiosos recomendam mesmo que não se conte da gravidez antes das 12 semanas completas. Dizem que neste início a chance de um aborto espontâneo é maior, dizem que a mãe tem que descansar e dizem mais um monte de coisas que eu nem sei!

Mas quer saber?

Dessa vez eu resolvi deixar tudo isso de lado e vim correndo contar para vocês: ESTOU GRÁVIDA!!!

O novo bebezinho ainda demora para chegar, está programado para os últimos dias de julho ou primeiros dias de agosto de 2010. De novo quem vai me ajudar a trazer o anjinho ao mundo é a minha querida amiga e “fada madrinha”, Dra. Márcia Tabacow, uma artista quando se trata de atender bem um paciente, uma artista quando se trata de trazer um bebê ao mundo da forma mais linda possível, mesmo que ela esteja (e estará) dentro de uma maternidade convencional (provavelmente a ProMatre). CLIQUE AQUI para ler o relato do meu primeiro parto.

Diante da grande novidade, com a qual estamos todos muito felizes, eu tinha planejado uma porção de coisas legais para incluir no site: descrição da gravidez semana a semana, meu cardápio diário, super saudável, com idéias e receitas para ajudar outras grávidas, novas receitas, pensadas especificamente para este período tão especial da vida das mulheres. O diário dos meus cardápios eu cheguei a começar. Novas idéias e receitas não deu tempo. Os enjôos me pegaram de jeito, ao contrário da minha primeira gravidez. Acordo enjoada, vou dormir enjoada, mal consigo passar pela porta da cozinha. Talvez alguns leitores tenham notado que nas últimas semanas eu praticamente não publiquei novas receitas… Eu simplesmente não conseguia pensar em comida!!!

Essa semana eu comecei a me sentir ligeiramente melhor. Eu até entro na cozinha para mexer rapiamente uma panela ou fuçar o que há na geladeira.

Paro por aí!

Quando minha ajudante vem, ela me ajuda deixando comidinhas prontas , arroz integral, feijão orgânico, um frango caipira ensopado – ela já está craque na minha culinária! Quando ela não vem, eu me acabo comendo iogurte com granola ou torradas com queijo e meu marido se contenta com um macarrãozinho na manteiga, que é o máximo que eu tenho conseguido preparar. Não deixo faltar uma gema todos os dias na minha alimentação, aparece um ovo do jeito que dá, pelo menos um. Carne também não falta, leite cru, iogurte. Algumas mínimas guloseimas eu me dou o direito, como sempre, grávida ou não. Vida saudável engloba tratar bem do corpo, da mente e do espírito. O corpo eu trato cuidando da alimentação e do sono (tem faltado um exercício…), e a mente e o espírito eu trato me permitindo alguns prazeres de vez em quando: boa música, bons filmes, um bom livro, bate-papo com amigos queridos e vez ou outra, alguma comidinha não tãosaudável para o corpo, mas que enche a alma de alegria!

As minhas recomendações a respeito de alimentação na gravidez já estão publicadas aqui no site. Salvo restrições particulares de cada um, todas as receitas publicadas aqui, e olha que são muitas, são todas bastante adequadas para o período da gravidez. Aqui nãotem nada artificial, nada refinado, nada adoçado demais.

Tenho tomado o ácido fólico diariamente, me alimentado com mais cuidado do que nunca e consumindo também diariamente algumas cápsulas de um excelente óleo de fígado de bacalhau.

Meu filho está curtindo muito a idéia, se bem que eu não sei se ele entendeu exatamente o que vem por aí. As vezes parece que ele acha que vai ganhar um brinquedo novo. Marido está curtindo tudo, menos a minha cara feia diante de tanto mal estar (ai, homem devia ficar grávido ao menos uma vez na vida!!!!).

Tenho a impressão de que teremos um período iluminado nos próximos meses!!!!

A propósito, segundo a Tabela Chinesa, terei uma menina…. Estou com 32 anos – idade na data da concepção, que provavelmente ocorreu no início de novembro. A minha idade lunar então é de 32 + 1 = 33. Olho na coluna dos 33 anos e na linha do mês de novembro. Tem um letra “M” lá, de mulher!

Será?

Lá no MEU TWITTER vocês podem acompanhar a minha nova rotina, agora de grávida enjoada!!! CLIQUE AQUI para entrar e me seguir!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 51 comments }

Fernanda Yamato December 16, 2009 at 19:30

Que ótima notícia, Pat!!!
Ganhou um super presente de Natal hein!! Será que tudo que voce não passou na primeira gravidez vai passar agora, vide os enjôos? Espero que não né.. A sua primeira gravidez foi tão tranquila né? Curta muito esse momento e deixe o pequeno participar de tudo. Assim ele ficará com menos ciúmes quando o irmãozinho chegar!!

E concordo plenamente que homem devia engravidar pelo menos última vez, assim como ter cólica para ver como é? rsrs

Tudo de bom para você e para o bebê!!

Carolina G. December 16, 2009 at 20:51

Parabéns, PAT!!!!!
Que delícia!
Deu para ver que você estava muito nesse assunto!!!!!
Beijo e tudo de bom!

Adriana December 16, 2009 at 20:56

Parabéns!
Outro dia, li um dos seus twitters, algo do tipo “acordei com mal estar hoje” e logo pensei “hmmm… acho que ela está grávida”.
Desejo uma ótima gravidez para você, Pat.

Pat Feldman December 16, 2009 at 21:04

Adriana, eu acordo e durmo enjoada… Um caos!!!!

Gabriela December 16, 2009 at 21:18

Parabéns Pat!
Comecei a te seguir agora no twitter e estou adorando as dicas!
Bjs
Gabi

Anne December 16, 2009 at 22:05

Pat, que legal! Parabéns!!! Estou grávida de 14 semanas e fiquei bem intrigada com o fato de vc falar sobre um livro que trata de parto natural, rsrsrs. Mas gostei, justamente por estar grávida. Mas como vc disse que lembrou do livro graças a um casal de amigos “grávidos” eu entendi a explicação. Mas fico muito feliz por vc, parabéns. Vc não deve estar entendendo nada, né? Quem sou eu? Uma seguidora silenciosa do seu site e de algumas postagens suas na PR, hehehe. E admiradora tb, claro!

Ah, te vi esses dias no Papo de Mãe sobre alimentação. Ainda mais bonita que nas fotos, rs.

Abraços,

Anne

Pat Feldman December 17, 2009 at 5:04

Anne, na verdade o casal de amigos “grávidos” existe, assim como a amiga grávida de gêmeos. Parece que vem uma “epidemia de bebês” por aí!!!!

Stephanita December 16, 2009 at 23:51

Olá Pat, boa noite!!Parabéns pela multiplicação da família, que DEUS abençoe esses nove meses que virão com muita saúde,saúde e saúde.
Menina eu enjoei muito nas duas gravidezes,a primeira foi até o 7o mês e segunda até o 5o mês e de brinde ganhei infintas dores de cabeça.Espero que passe logo essa fase.O engraçado é que ano passado nessa mesma eu estava grávida e não sabia,e ainda amamentava meu primogenito,meu bebê nasceu dia 10 de agosto de 2009.
Por falar nisso você conseguiu vender a sua poltrona de amamentação? hahaha
Mais uma vez muitas felicidades e alegrias :)
Boa Sorte !
Stephanita

Pat Feldman December 17, 2009 at 5:02

Obrigada Stephanita e todo mundo!!! Ainda não vendi a poltrona, mas continuo querendo vender, mesmo com o bebê. Tem poltrona demais aqui em casa!!!!!

Diva Moraes Falcão December 17, 2009 at 1:21

Pat,

Que maravilha!!!
Parabéns pela filhinha ou filhinho que está chegando.
Seu presente de Natal não poderia ser melhor!!!
Espero que este mal-estar vá desaparecendo com o tempo.
Desejo uma gravidez tranquila e que o bebê chegue aos braços da Mamãe, do Papai e do irmãozinho, com muita saúde.

Diva.

Katia December 17, 2009 at 3:52

Parabens Pat!!! Tb estou gravida! de 17 semanas ja….Diferente da minha primeira gravidez, os enjoos e indigestao tb pegaram pesado dessa vez..affeee bjs

Roberta December 17, 2009 at 7:06

Parabéns, parabéns! Algumas coisas em comum nas nossas “gravidezes”:

– Aqui também é pro final de julho (e eu tbem não sei guardar segredo, um horror);
– Estou enjoando desde o momento em que acordo até o momento em que vou dormir…mas não deixo de comer por isso, pelo contrário;
– Estou tomando fólico também. A minha dúvida é se eu não deveria tomar mais algumas coisitas. Na minha primeira gravidez eu estava vivendo na Inglaterra e o médico me receitou um complemento todo, toda uma história e não smente ácido fólico. Sugestões benvindas!
– O horóscopo chinês também me confidencia que teremos uma menina, ói que graça!
– Tenho vontade de comer feijão as 11 da manhã e melancia as 4 da tarde (e o que será que os chineses diriam a respeito dessa questão?)

Vou ficar acompanhando suas dicas. E que venha o segundo trimestre!

Beijos! Sorte!

Roberta

Pat Feldman December 17, 2009 at 7:28

Roberta, também estou tomando óleo de fígado de bacalhau diariamente, além de muitos e muitos ovos!

Alex Carlos December 17, 2009 at 7:12

Parabéns, PAT !
Desconfiei quando ficou perguntando sobre quem tem mais de um filho… hehehehe….
Felicidades !

Debora Diana December 17, 2009 at 7:20

Parabéns Pat!! A Mariana manda um beijo grande também. Já estávamos desconfiadas com tantos artigos relacionados…Que Deus abençõe sua gravidez e esse anjinho para virá para o lado de cá!!
beijos,

Simone December 17, 2009 at 7:37

Parabens!!! A noiticia me surpreendeu porque você já disse mais de uma vez que não queria outro filho e não tinha gostado de estar grávida, mas parece que mudou de opinião. Que ótimo!!!
Curta muitoooooooo.
Abraços
Simone

Pat Feldman December 17, 2009 at 7:54

Simone, diante de taaaanta indisposição, não tenho muita certeza de ter mudado de opinião… Talvez tenha tido uma amnésia!!!! (risos)

Patrícia December 17, 2009 at 7:52

Parabéns…que Deus continue iluminando a sua família e espero que os enjôos passe logo…Beijos

Dona Flor December 17, 2009 at 9:14

Parabéns ao casal!! Fico muitíssimo feliz por vocês!! =))

Bruna December 17, 2009 at 9:45

Parabéns Pat!Acompanho seu site desde quando a G. (grávida de gêmeos)me indicou. Adoro suas dicas, porque são saudáveis sem radicalidades e com “carne”, que pra mim é fundamental na alimentação do meu filhote de 1 ano e 3 meses. Se posso te dar uma dica contra enjôos e prevenção à desidratação: água de côco gelada. Era só o que parava no meu estômago. Tudo de melhor pra vcs! Muita saúde pra você e pro seu bebezinho!

Pat Feldman December 17, 2009 at 9:55

Obrigada, Bruna!!

A água de coco fresca tem sido memso uma grande companheira!!!! Ainda bem que tenho um sacolão pertinho de casa que tira na hora pra mim!!

tatiana December 17, 2009 at 10:06

Parabéns!!!
Já tenho uma filhota de 4a e vai chegar um menino agora em janeiro.
Na primeira gravidez li num livro sobre frutas, que o consumo de pessego ajuda no equilibrio do figado que fica perdido coitado nesse comecinho, tentando se adaptar.
Eu consumia tres vezes por dia(ou mais),ajudou muito!
bjs!

Raquel December 17, 2009 at 11:47

Parabéns p/ voces que Deus ilumine sua gravidez
beijos

Anne December 17, 2009 at 12:19

Tenho certeza que o casal grávido e a amiga que espera gêmeos existe, rsrsrs. Mas estou impressionada é com o baby boom, ahsuasuhs. Ou será que é porque grávida fica focada no assunto e só enxerga assuntos e pessoas relacionados à gravidez?

Beijão!

Roberta December 17, 2009 at 12:50

Parabéns, Pat!!! Tenho um menino de 11 meses e passei bastante mal durante a grávidez ( aconteceu de tudo comigo rs), mesmo assim adorei!
Que Deus abençoe sua família e que os incomodos da gravidez passem logo!! Beijos

G. December 17, 2009 at 13:04

pat, não posso deixar de PARABENIZÁ-LA mais uma vez e expressar quão FELIZ estou de compartilharmos juntas deste momento!! Obrigada por todas as dicas e por ser uma Amiga de verdade! Estou fazendo ótimo uso dos produtos da Pat comprados ontem com tanta urgência! Rs bjs mil e que venha mais um bebê lindo e MUITO saudável como o seu Arthur! beijos meus, das babies e do meu Arthur ‘neném’!!

Amalia Ferreira December 17, 2009 at 13:36

Adddoooooroooooo novos bebes!!! Ainda não consegui esquecer os enjoos, azias e afins da minha gravidez, e sabe qual foi a melhor parte?? Na hora que meu bebe saiu… um parto normalzão… eu brinco que minha filhinha nasceu um pouco amassadinha mas sorrindo.
Parabens viu, Deus te de muita saude e cubra sua casa de bençãos. Como Amalia tb é cultura… se tiver oportunidade tome um sorvetinho sem gordura de jabuticaba que da uma aliviada boa naquela “coisa” que só uma gravida sabe o que é!!!

FRANCINE December 17, 2009 at 14:02

Que lindo, Pat! Sabe que eu desconfiei, quando vc publicou aquela enquete, na semana passada, sobre diferença de idade entre os filhos e tals…
Trabalho muito com gestantes e aaaammmmoooo!!! Creio qeu será um período lindo demais em sua vida e de um aprofundamento muito oportuno, naquilo que diz respeito à alimentação da gestante. É hora de praticar de novo, mas como o seu projeto já cresceu, vai ser mais rico desta vez, não é mesmo?!
Tenho alguns materiais legais, curvas de ganho de peso do IOM novas, artigos, etc… se precisar, é só pedir, tá?
Parabéns! Jesus abençoe vocês e te dê um lindo parto.
bjs

dora December 17, 2009 at 14:12

Eu já imaginava!!!
Parabéns!!!Muitas felicidades!!!
Dora

Luciana Pinto December 17, 2009 at 14:27

Ah, tava na cara!!!!! Eu tb estou grávida, e acho que estamos praticamente com o mesmo tempo. Completo 40 semanas em 22 de julho. Por aqui é enjôo o dia todo tb, mas menos que na minha primeira gravidez. Quase não estou conseguindo comer comida, de peixe não posso nem sentir o cheiro! Me obrigo a pelo menos almoçar direito, e depois fico nos lanchinhos. Tenho entrado menos aqui, porque tb não consigo pensar em comida, mas agora vou voltar a entrar sempre!
Parabéns e beijos!

Maria Lúcia December 17, 2009 at 14:29

Só posso repetir os votos de tantas amigas….. Parabéns e paciência , pois este mal estar vai passar!! e você vai “curtir” muito este novo ser , presente de Deus para vocês.
Beijos, Maria Lúcia

Daiana Neumann December 17, 2009 at 14:44

Oi Pat! Parabens!!! Que bebezinho mais sortudo : Muita saude para vcs e desejo que vc melhore logo. Se ajuda tb estou na segunda gravidez e ao contrario da primeira tb fiquei bem enjoada no comeco, agoara estou melhor. Espero que vc se sinta melhor tb.

Jacqueline December 17, 2009 at 19:21

Pat,

Nem te conheço, mas quando li o tópico sobre a diferença de idade entre filhos logo imaginei que em breve você estaria engravidando!!! Depois dessa só me resta acertar na mega-sena amanhã quando fizer a ultra do meu bebê.
Olha, a partir da 10ª semana vc pode fazer um exame de sangue para saber o sexo e também tem agora um que é de urina, vende na farmácia, Intelligender – algo assim.
Parabéns! OBA! Vou acompanhar seu cardápio e copiar as sugestões para minha gravidez.
Que seu bebezinho venha muito saudável e seja um gourmet igual ao irmão.

Pat Feldman December 17, 2009 at 20:18

Ah, estou super curiosa para saber o sexo do bebê que vem por aí, mas e o medo das picadas?? Tenho pavor de exame de sangue!!! Mas como na gravidez alguns sempre são necessários, qualquer hora eu tomo coragem e faço, porque a curiosidade tá quase vencendo o medo!!

Jacqueline December 17, 2009 at 19:24

PS: o meu é para meados de julho! Quantos cancerianos chegando para aconchegar os lares e famílias!

natasha December 17, 2009 at 23:24

Parabens!!!!!!!

Catherine Crema December 18, 2009 at 10:48

Parabéns Pat! Que delícia!
A minha era pra julho de 2008 e nasceu dia 01 de agosto!

Se vc quiser ler tem o relato do meu parto no blog http://bbzsinlove.blogspot.com/
Mas o meu foi domiciliar e com parteira.
Vc podia fazer um domiciliar, né?

Grande bjo!

Cath da Laura

Nanin Kayaian December 18, 2009 at 13:57

Pat,
Parabéns…. Que noticia boa!!! Na gravidez da minha segunda filha eu também tive muito enjoo… mas logo, logo passa. Uma dica otima, é vc comer duas castanhas do para por dia, sao minerais essencias que beneficiarao muito o seu bebe e vc… Curta muito este momento porque passa muuuito rapido… parece q passa mais rapido do que da primeira gravidez. Que Deus possa te abençoar muito e dar muita saude.
Bjs

Mariza Praun December 18, 2009 at 16:13

Parabéns para você e toda a família. Eu sou uma recente avó de um menino de 7 meses por parte da minha filha e em janeiro serei avó de uma menina por parte do meu filho. Criança traz muita alegria e felicidade à família. Take care!

thais saito December 18, 2009 at 20:12

Pat, parabéns!!!! Segundo filho é uma delícia! Aliás, qualquer filho é.

Beijo!

LianaG December 19, 2009 at 6:28

PARABÊNS!! Que notícia mais que ótima. Pela sua enquete também desconfiei de gravidez, mas me lembrei que vc tinha dito que não queria outro filho. Igualzinha a mim. Não queria outro , mas no meu caso a segunda veio sem querer. Agradeço muito que aconteceu , pois é bom de mais ser mãe.

Felicidades mil!!!!!!!!

Caroliny December 19, 2009 at 6:43

Hei parabens! que sua gravidez seja uma delicia e seu parto mais ainda!!!!!!

bárbara December 19, 2009 at 7:40

Pat,
parabens pelo bebe! Esta criança é sortuda mesmo!
Adoro seu site, pois me identifico com sua busca pelas coisas naturais.
E por que vc nao pensa a respeito de um parto natural? Acho que tem tudo a ver com voces… Minha filha nasceu em uma maternidade convencional, mas fui auxiliada por um médico naturalista, tomei o minimo de analgesia pra continuar sentindo as contraçoes e fazendo força sozinha, ela nasceu de cócoras, em um lindo parto, sem episiotomia, e mamou em seguida; nao deixamos que a levassem pro berçário. Se fosse meu segundo filho, eu com certeza buscaria mais, pois nao tem nada melhor do que parir naturalmente.
Gostaria muito de ver vc. falando sobre isso aqui… beijos,Bárbara

Patrícia December 19, 2009 at 13:36

Olá!!!!
Pat meus parabéns!!!! Que notícia maravilhosa! Sou paciente do Dr. alexandre e tenho grande admiração e carinho por vocês dois, li os livros, acompanho os artigos e torço para que vocês sejam sempre essas pessoas lindas, competentes e pais maravilhosos, exemplares. Muitas felicidades. Quanto aos enjôos, logo vão passar, e vc poderá curtir mais a gravidez. Quando estava grávida da minha menina os primeiros 4 meses foram terríveis, já do meu pequeno Vinícius foi bem mais tranquilo. Logo você estará se sentindo melhor. Um grande abraço a todos e um feliz Natal e uma passagem de ano repleta de saúde, amor e paz.
São os votos de
Patrícia, Ramon, Letícia (5 anos) e Vinícius (3 anos) Pat esses são os meus filhotes, rs.

Jovânia Baltazar December 19, 2009 at 18:29

Pat,

Parabéns! Que esse bebê traga ainda mais alegrias para essa família tão especial.

Beijos!

Tati December 19, 2009 at 21:46

Que felicidade Pat! Parabéns!
Que tenha muita saúde o irmãozinho ou irmanzinha do Arthur.

Eu também tive muito enjôo. Um horror. Acordava e dormia enjoada durante cinco meses. No meu caso nenhuma dica funcionou (animador né? Rsrsrs) só o tempo mesmo.
Cheguei até a me arrepender de ter engravidado, era um mal humor danado. Tinha horror a qualquer tipo de comida. Mas eu sabia que ia passar e depois foi só curtir o barrigão, que delícia!

Beijos e melhoras

Tatiane December 21, 2009 at 2:28

Parabéns!!!!!
Confesso que estou surpresa (pois você já havia dito que achava que não engravidaria mais) porém nem tão surpresa assim: acho que os temas de um tempo pra cá já anunciavam!
Parabéns e realmente espero que seus enjoos passem. Eu tive a infelicidade de conviver com os meus por 40 semanas (pois descobri que estava grávida graças a um enjoo!).
Bj grande

Letícia December 22, 2009 at 11:01

Parabéns Pat !!! Que esse bb venha com muita saúde e traga (e lógico que vai trazer) ainda mais luz para sua família
Grande beijo

Marcia December 25, 2009 at 12:15

Que notícia MARAVILHOSA!!! Parabéns, querida!

Bel December 28, 2009 at 13:01

Pat querida,

Super parabéns! Com a correria do fim de ano, acabei nem vendo esse seu post :o. Só fui ler porque vc tweetou hoje ;).

Se bem que eu estava desconfiada com aquele post perguntando sobre a diferança de idade entre irmãos, hehehe.

Que seu filhote ou filhota venha com muita saúde para brincar com o irmão!

Beijos na barrigota.

Dani Fatima December 28, 2009 at 16:43

Parabéns, Pat! Muita saúde e felicidade pro bebê, pra você e para toda a sua família.

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: