Acompanhamentos RECEITAS

Couscous marroquino combina com tudo

Eu nem me lembro quando foi que conheci esse delicioso e versátil ingrediente, mas quando experimentei foi amor à primeira garfada! O couscous marroquino é leve, facílimo de preparar e super versátil. Pode ser servido como prato único, como acompanhamento das mais diversas carnes, peixes e saladas.

O que é o couscous marroquino

O couscous marroquino é uma massa à base de semolina, muito leve, em forma de minúsculas bolinhas, que para ser servida basta apenas que seja hidratada com água ou algum caldo caseiro de sua preferência. O couscous é um prato muito comum na Algéria, Marrocos e Tunísia e costuma ser servido sempre junto de muitos legumes e verduras e acompanhado de carnes variadas.

Nas receitas mais típicas, o couscous marroquino é preparado com muitos condimentos e ervas, como curry, açafrão, cominho, canela e outros temperos mais picantes. As possibilidades são inúmeras.

Na sua casa você também pode preparar essa delícia do jeito que quiser, de forma muito prática e rápida. Sem contar que o couscous marroquino depois de hidratado rende muito. Uma única xícara de couscous hidratada e acompanhada de uns poucos legumes e verduras serve muito bem 4 pessoas!

As minhas receitas

Aqui no site eu já publiquei duas receitas bem gostosas usando o couscous marroquino – o couscous com shiitakes e o couscous perfumado -, mas já o preparei de outras tantas formas, que mal consigo lembrar de todas! A última delas, que fez sucesso em muitas mesas nesse último Natal, foi o couscous marroquino com tomatinhos ao pesto. O prato ficou lindo e delicioso!!!

Essa é a marca que eu mais encontro por aí, mas existem outras tantas já disponíveis, é ‘so procurar!

O couscous está se tornando mais popular e já pode ser encontrado na maioria dos grandes supermercados da cidade de São Paulo. tenho a impressão de que no resto do Brasil o couscous marroquino também deve estar aparecendo mais e mais, gradativamente. Procure na seção de grãos, ali pertinho do arroz, feijão, lentilhas e grão de bico. As caixinhas de couscous marroquino costumam ficar por ali!

Para preparar o couscous marroquino na sua casa é muito simples. Você vai precisar do couscous, de algum líquido fervente, que pode ser água ou um bom caldo caseiro, e um recipiente de vidro ou inóx com tampa.

Como preparar

Preparar o couscous, como eu já disse, é super simples.

Para cada xícara de couscous, você vai precisar de 1,5 xícaras de água ou caldo fervendo – eu recomendo o caldo caseiro da sua preferência, que vai deixar seu couscous mais nutritivo e saboroso.

1 xícara de couscous —- 1,5 xícaras de líquido fervendo

2 xícaras de couscous —- 3 xícaras de líquido fervendo

3 xícaras de couscous —- 4,5 xícaras de líquido fervendo

4 xícaras de couscous —- 6 xícaras de líquido fervendo

E daí por diante…

Você coloca o couscous no recipiente com tampa e salpica um pouco de sal. Em seguida joga o líquido fervente sobre o couscous e tampa o recipiente imediatamente. Agora é só tampar e agurdar cerca de 10 minutos. Pronto, fácil assim!

Passados os 10 minutos, abra o recipiente, junte um pouco de azeite de oliva extra virgem e solte o couscous com a ajuda de um garfo.

Esse é o preparo básico do couscous. A partir daqui, é com você, sua imaginação, o que você gosta e o que tem na geladeira! Dá pra usar nozes e castanhas picadinhas, muitas ervas frescas e até frutas picadas, numa mistura agridoce fantástica!

Com brócolis picadinho e raspinhas de limão fica uma delícia, com tomates fica lindo e gostoso, com cenouras bem picadinhas e uvas passas fica exótico e apetitoso! Se quiser dar uma cor mais viva ao seu couscous (eu faço muito isso aqui em casa) acrecente um pouco de açafrão da terra (cúrcuma) em pó junto com o sal, antes de hidratar.

O bom do couscous é que por ele ser tão delicado, você dificilmente vai “pesar a mão” e acabar preparando um prato pesado demais, daqueles que deixar qualquer refeição indigesta! Acompanhe-o com um peixe assado, ou carnes assadas em geral, ou com uma simples salada, bem colorida, e aproveite essa delícia super prática!

Leia mais

Que tal sair do arroz com feijão de todos os dias de forma prática e saborosa? O meu livro 30 Dias de Comida de Verdade vai te ajudar com um cardápio completo para 30 dias com café da manhã, almoço e jantar. O livro está disponível em versão impressa, e-book Kindle ou em PDF.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

2 comentários

Comentários estão encerrado.