Arroz de Pato

by Pat Feldman on 29/04/2013 · 11 comments

in Aves, RECEITAS, Risotos

Screen Shot 2013-04-29 at 09.17.02Ontem, domingo, foi dia de receber amigos muito queridos em casa com um prato muito especial, de origem portuguesa: Arroz de Pato, que é uma delícia que impressiona e, programando com antecedência, nem dá tanto trabalho assim.

Bem, na verdade há algumas dificuldades nesse prato, não posso negar… As dificuldades não estão exatamente no modo de preparo, mas na procedência dos ingredientes. Para ser saudável, eu não recomendo que você use bacon industrializado – um tremendo veneno! Também recomendo que você busque um chouriço o mais artesanal possível. Se conseguir um patinho caipira, bingo! Você está próximo da perfeição! Difícil? Sim, mas não impossível!

Esses ingredientes super artesanais não estão em qualquer prateleira do supermercado da esquina, em geral, porque são produzidos em pequenas quantidades, também custam mais do que os industrializados, mas será que a sua saúde, o seu paladar e o seu bem estar não valem o esforço pela busca dessas maravilhas? Eu acho que vale todo o esforço e mais um pouco!!

O Arroz de Pato é o prato ideal para se preparar logo em seguida ao preparo do caldo de pato caseiro, já que a carne desse pato usado no preparo do caldo estará extremamente macia e saborosa.

Se você tiver uma boa panela de ferro ou de pedra sabão, essa é a hora de colocá-la em uso!

Ingredientes (serve de 5 a 6 pessoas):

1,5 xícaras de arroz branco (agulhinha, comum)

3 xícaras de caldo de pato caseiro (use um pouco da gordura do caldo junto, o sabor será inesquecível)

Screen Shot 2013-04-29 at 11.21.141 xícara de bacon artesanal cortado em cubos bem miudos (eu trago esse bacon de Santa Catarina, tem um senhor lá que faz artesanal, em muito pequena quantidade)

1 cebola pequena finamente picada

6 dentes de alho finamente picados (eu prometo que mesmo em grande quantidade, o prato não ficará com gosto acentuado de alho, mas se você preferir, use um pouco menos)

Screen Shot 2013-04-29 at 11.20.531 xícara de chouriço cortado em rodelas finas (eu compro meu chouriço – um tipo de linguiça – na Casa Santa Luzia, lá encontro uma marca espanhola que não contém nitritos, está no rótulo)

1,5 xícaras de carne de pato cozida e grossamente desfiada (use a carne do pato utilizado no preparo do caldo de pato caseiro)

1/2 xícara de vinho do porto (opcional, foi a primeira vez que usei e gostei muito do resultado, tanto na aparência do prato como no sabor)

Modo de Preparo:

Prepare o arroz – arroz de preguiçosa como minha mãe chama! Coloque o arroz numa panela, junte o caldo de pato, uma pitada de sal e pimenta e coloque em fogo alto, semi tampado. Quando ferver, abaixe o fogo, tampe a panela. Quando todo o caldo secar, o arroz estará pronto. Isso leva cerca de 20-25 minutos.

Reserve o arroz.

Leve uma panela grande e de fundo grosso ao fogo muito baixo e acrescente o bacon picadinho.

Deixe o bacon torrar ligeiramente – isso leva tempo, cerca de 30-40 minutos em fogo baixo, e deve ser feito em fogo MUITO baixo para preservar as boas propriedades que a gordura do bacon artesanal tem (me cobrem um texto sobre esse assunto, estou trabalhando nele!)

Quando o bacon estiver torradinho e você notar que um tanto de gordura se desprendeu dele (o fundo da panela vai ficar molhadinho de gordura), acrescente a cebola picada e o alho.

Mexa bem e assim que o alho começar a dourar – isso é bem rápido – acrescente o chouriço, mexendo sempre.

Com o chouriço ganhando cor, acrescente o pato e o vinho do porto, mexendo sem parar.

Quando notar que a mistura está bem aquecida, junte o arroz e suba um pouco o fogo (mas não use o fogo máximo!).

Mexa bem, acerte o sal e a pimenta. Provavelmente você precisará de muito pouco ou nada de sal, já que o bacon é naturalmente bem salgado e o arroz já foi cozido com sal.

Assim que a mistura estiver bem quente, distribua nos pratos (ou numa travessa), enfeite com cebolinhas e alecrim (ou outra erva fresca da sua preferência) e sirva imediatamente.

No almoço de ontem eu caprichei, e como entrada, antes desse Arroz de Pato, servi minha deliciosa Sopa de Castanhas Portuguesas, outra delícia que impressiona e é super fácil de fazer!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 11 comments }

Claudia May 2, 2013 at 14:11

Pat, seu site é maravilhoso! Virei fã do iogurte e outras receitas suas! Gostaria de saber onde posso encontrar esse bacon em Santa Catarina. Vez ou outra vou para Camboriú. Aqui em São Paulo vc não conhece ninguém ?? Beijão e muito obrigada por distribuir saúde para todos nós!

Pat Feldman May 2, 2013 at 18:37

Claudia, eu descobri o bacon numa feira em Bal. Camboriu, mas o senhor que faz esse bacon parou de vender na feira e agora só faz mesmo quando eu peço. Sempre que vou trago umas 10 peças para quem tiver interesse. Se você quiser, ainda tenho algumas disponíveis.

Igor Leal July 2, 2013 at 20:18

Olá Pat Feldman, te acompanho há tempos e já preparo com frequência os caldos de legumes e de frango. Comprei um pato inteiro para preparar o caldo e o arroz de pato, mas ao acessar novamente seu site para buscar a receita do caldo, vi que o post está incompleto e sem a receita. Ia tentar deixar um comentário lá, mas não está permitido.
Será que tem jeito de eu conseguir sua receita do caldo de pato de outra forma? Posso fazê-lo como o caldo de frango? Com a cama de legumes, assando um bocado e depois na panela em fogo bem baixo por umas 12 horas?
Vou ver se consigo sua resposta ainda hoje, pois já estava tudo preparado para começar a fazê-lo! :-)
Obrigado!

Pat Feldman July 2, 2013 at 20:25

Igor, pode fazer tal qual o caldo de frango sim, mas eu gosto de acrescentar um punhado (1 a 2 colheres de sopa) de açafrão da terra em pó.

Vou verificar o que aconteceu com a receita do caldo de pato, que eu jurava que estava completa!

Igor Leal July 2, 2013 at 20:28

Que ótimo Pat! Já estava na cozinha começando a prepará-lo mesmo como o de frango! Obrigadão pela resposta tão rapidinha!

Pat Feldman July 2, 2013 at 20:38

Ah, vai bem no caldo de pato um pouco de vinho (tinto ou branco), se você tiver na geladeira.

Igor July 4, 2013 at 9:18

Pat, valeu demais por compartilhar a receita com todos nós! Ficou realmente delicioso!!! E o caldo de pato ficou ótimo também!
Ah, uma pergunta: quando vai encontrar um tempo para aparecer em Belo Horizonte?
Parabéns

Roberta October 22, 2016 at 19:22

Oi Paty , eu gostaria de fazer esse arroz , mas realmente vc nao postou como fazer o caldo do pato … De que forma posso encontra-lo ? Um outro colega disse q sabe fazer o caldo de frango , mas eu nao sei como se faz o de frango tambem…bjo , quero fazer o mais breve possivel!!

Pat Feldman October 23, 2016 at 20:11

Todas as receitas de caldos estão aqui no meu site. Olha o link do caldo de pato: http://pat.feldman.com.br/caldo-de-pato-caseiro/

Pat Feldman July 4, 2013 at 19:17

Estou planejando BH para o 2o. semestre!!!

Pat Feldman July 4, 2013 at 19:22

Ah, e que bom que gostou do caldo e do arroz de pato!! Eu AMO!!!!

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: