Chá digestivo para bebês

by Pat Feldman on 26/04/2008 · 29 comments

in Amamentação, Bebês, Bebidas, RECEITAS

Picture 1Este chá é uma receita super tradicional para tratar gases e intestino preso em bebês. Ajuda muito naqueles desagradáveis momentos em que seu bebê está sofrendo e chorando com cólicas.

A alimentação da mãe que amamenta deve ser cuidadosa para não causar gases, o alimento oferecido ao bebê deve ser cuidadosamente escolhido e preparado. Mas se mesmo assim, com todos esses cuidados a cólica aparecer, este chá com certeza vai ajudar!

CLIQUE AQUI para se cadastrar e receber novidades da minha cozinha em primeira mão!!!!

Se o seu bebê tem a sorte de mamar leite do peito, quem deve consumir este chá é você, mamãe – bebês amamentados no peito não precisam de nada mais pelo menos até os 6 meses. Se o seu bebê toma outro tipo de leite que nõ o leite materno, ele pode tomar o chá na mamadeira – sempre SEM ADOÇAR, e isso vale para mamães e bebês!!

Ingredientes:

1 xícara de folhas de erva doce frescas (de preferência orgânicas)

1 xícara de folhas de hortelã (de preferência orgânicas)

1 litro de água filtrada

Modo de Preparo:

Ferva a água filtrada e jogue por cima das ervas numa jarra.

Cubra e deixe esfriar até uma temperatura palatável.

Coe.

Ofereça cerca de 120mL por vez para o seu bebê (ou beba você, mamãe

E sobre a temperatura do chá, a minha mãe essa semana me mandou um texto interessantíssimo, que não tem referência científica, mas que segundo meu marido, que é médico, faz todo do sentido.

Uma curiosidade oriental é o motivo da xícaras de chá não terem alça naquela região do mundo: se você consegue segurar com as mãos, é porque a temperatura do chá está apropriada para consumo. Se queimar as mãos e não conseguir segurar, é porque pode fazer mal… Isso deve ser assim mesmo, pois normalmente, em termos de saúde, os chineses sabem das coisas.

Os chineses e os japoneses bebem chá quente (de preferência, chá verde) durante as refeições, nunca água gelada ou bebidas geladas. Líquidos gelados durante e após as refeições solidificam os componentes oleosos dos alimentos, retardando a digestão. Reagem com os ácidos digestivos e serão absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos, demarcando o intestino e endurecendo as gorduras, que permanecerão por mais tempo no intestino. Daí o valor de um chá morno ou até água morna depois de uma refeição. Facilita a digestão e amolece as gorduras para serem expelidas mais rapidamente, o que também ajuda no emagrecimento.

Deveríamos adotar este hábito!

Conheça também as nossas redes sociais:

Instagram: @pfeldman

Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman

Periscope: PatFeldman


Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 27 comments }

Tatiana April 27, 2008 at 13:29

Ai…acho que é questão de hábito, né? mas vamo combinar que chá ou água morna durante ou após as refeições minguém merece hahahahaha

Água morna pra mim é provocar vômito!

Mas um cafezinho vai bem…bom, pelo menos eu adoro!

Angela April 29, 2008 at 14:23

Achei muito esquisita essa história de solidificar gorduras. Porque no estômago fica tudo na temperatura do corpo. Deve levar alguns segundos pra comida que chega ser aquecida a 37 graus. Sei lá, achei estranha essa idéia.

Valéria May 4, 2008 at 22:57

Gosto de café.Preciso me acostumar com chás. Para mim é difícil tomar chá, apesar de ser muito bom prá saúde.

Elza Rizzo October 10, 2008 at 14:30

Tenho dificuldades na digestão apos as refeições e gostaria de saber de algum chá que poderia me auxilia con esta dificuldades.
Obrigada Elza Rizzo

edijane October 26, 2008 at 10:00

achei muito interessante!!Obrigada pelas dicas!

marisa June 28, 2009 at 19:22

achei interessante e lógica as idéias, vou adotar essa ideia e depois darei meu depo,,,,,
gostaria de saber se crianças (minha filha tem 6 anos) podem fazer uso de chá verde, pq ela tem dificuldade de digestão ela vai pouco ao banheiro e quando vai é sacrifiio…. e esta gordinha pra caramba….

marisa June 28, 2009 at 19:27

a gente…… minha filha ama ir p/ cozinha comigo, eu a deixo quebrar os ovos para o bolo e várias outras tarefas q podem ser realizadas por ela, a danada adora e é um passa tempo gostoso e divertido principalmente nos fins de semana q não tem aula e em casa td fica monótono ,,,,,,, a questão de limpar depois ''' horas'''' nada paga um sorriso no rosto d a minha filha, ou ela te prazer de realizar atividades comigo,,,, ok!

Rosemary Franzolim Moreira August 17, 2009 at 12:43

nao e bem um comentario, e uma pergunta, gostaria de saber se posso dar cha de coentro para minha bb de 11 neses, me dizeram que muito bom para crianças que nao dormem direito, me respondam, pelo amor de Deus, rsrs.

juliana July 6, 2011 at 17:59

rose vc achou a solução para o seu bebê porfavor me fale q eu tenho esse problema

margarita September 20, 2009 at 20:02

Boa dica! Porém tenho a duvida se o bebe tem 3 meses ele pode ter problemas digestivos (não faz coco) a dois dias tem relação de eu ter prissão de ventre ou não?

Pat Feldman September 20, 2009 at 21:07

Margarita, se o seu bebê mama no peito, o importante é cuidar do que você come para que ele não tenha deficiências nutricionais ou fique com o intestino preso.

Edi October 3, 2009 at 9:39

Realmente, já havia lido a respeito desse episódio ao ingerir água ou bebidas frias durante uma refeição, e reamente isso acontece, não solidificandoooo… pois realmente o corpo humano tem temperatura suficiente para que isso não ocorra, porém vai retardar sim, e as gorduras serão de difícil digestão sim!!!

margarita October 3, 2009 at 22:33

Bom, dei inicio ao chá após as refeições uma belezura meu bebe voltou a fazer sua digestão duas vezes ao dia,mais bebi ele morno sem açucar,a pediatra diz que a crinça pode deixar de evaquar por 5 dias mas eu acho que é muito,a minha alimentação mudo,quemei gordurinhas(3 kilos).

selma October 27, 2009 at 14:42

achei interessantíssimo e acho que tem tudo a ver. Como não tenho bebe,vou fazer o teste tomando chá morno após a refeição durante uns quinze dias e depois volto para dizer se comecei a sentir alguma diferença. abraços.

daiani June 4, 2010 at 17:13

eu estou com dificuldades para regular o intestino da minha filha ela tem 3 messes e meio e ja fiz chá de todas as ervas digestivas,me cuido pra caramba com a minha alimentação cortei muitas coisas pra ver se ajudava mas por enquanto ñ tive muito suceso sabe de algo que me socorra…….

Pat Feldman June 4, 2010 at 17:57

Daiani, ouvi dizer que bebês amamentados no peito podem, eventualmente, ter o intestino um pouco mais prefuiçoso, por isso cuidar da sua alimentação é fundamental. Leia este artigo sobre o assunto: http://pat.feldman.com.br/?p=3366

Adriana February 23, 2011 at 6:30

Gostaria de saber quantas vezez ao dia posso dar o chá digestivo para o meu bb. Obrigada.
Por favor mande a resposta para o meu Email. Mais uma vez muito obrigada.

Pat Feldman February 23, 2011 at 7:09

Adriana, não precisa exagerar no chá, até porque o leite materno é muito mais importante! Mas esse chá pode ser oferecido várias vezes ao dia, numa quantidade pequena por vez.

fabricio April 6, 2011 at 15:43

minha filhinha esta com 22 dias de nascido e não pega o peito de minha esposa. li sobre o chá e gostaria de saber se der só um chazinho de erva doce adianta alguma coisa, pois já está sem evacuar por 1 dia e meio e chora bastante provavelmente de dor de barriga. Assim preciso saber se adianta só o cha de erva doce e se posso dar a minha filha com esta idade de 22 dias de vida…
Se for possível mandar a resposta em meu e-mail ou se não estou no aguardo..
Muito obrigado..\
FABRÍCIO
fabricio_148@hotmail.com

Pat Feldman April 6, 2011 at 19:35

Fabrício, a bebê está mamando leite artificial ou ainda pega pelo menos um pouco o seio da mãe? O ideal é conversar sobre dúvidas tão específicas com o teu pediatra de confiança.

SIMONY July 21, 2011 at 18:07

Meu bebe tem 3 meses e meio e começou ter intestino preso essa semana,passou 2 dias sem evacuar e dei lufital ate funcionou mas depois se repetiu e ele passou a n evacuar de novo dei lufital e nao funcionou,o pediatra diz que e normal mas normal p mim e fazer tdos os dias. Ele mama desde que nasceu e ainda mama mas dou leite 2 vezez ao dia,agua e suco de laranja mimo,ate ja raspei mamao e dei p ver se ele evacua mas ate agora nada. eai? SIMONY.

Andrea April 13, 2013 at 15:44

queria saber se erva-doce é o mesmo que funcho… e se podemos (adultos) tomar várias vezes ao dia, pois me sinto bem qdo passo o fim de semana tomando várias vezes ao dia… há alguma contra-indicação???

Michele March 4, 2014 at 20:44

Olá,
Não consigo fazer meu bebê de 10 meses tomar água e nem chá…..tem alguma dica? Não quero dar suco. Ele mama no peito, almoça, janta e lancha fruta e iogurte. Obrigada…abraço!

Pat Feldman March 4, 2014 at 22:48

Michele, será que o teu leite do peito não é suficiente para hidratá-lo? Se não, tenta a água mesmo, em temepraturas diferentes, ou água de coco fresca (nada de caixinha!!!) ou águas perfumadas.

nadir March 5, 2016 at 20:57

Dizem que o consumo de agua morna ajuda o organismo queimar as gorduras do corpo. E a agua gelada o organismo tende a se esforçar para torna_lá na temperatura de 37 graus gastando ai um pouco mais de calorias.

Fran November 10, 2016 at 15:47

Oi eu tenho uma duvida de quantos meses em diante o bebe pode tomar?

Pat Feldman November 10, 2016 at 18:31

Aí é melhor conversar com o teu pediatra de confiança e ver o que ele acha!

Comments on this entry are closed.

{ 2 trackbacks }

Previous post:

Next post: