Eu gosto, mas não sou super ligada em sobremesas. Meu marido e meu filho se deliciam com as mais variadas frutas como sobremesas, mas quando bate um ventinho frio (e eu sou super friorenta) e eu vejo bananas muito maduras na fruteira, é certeza de alguma gostosura assada com bananas e canela. Porque para mim, banana e canela fazem um casamento perfeito!
Essa sobremesa pode ser feita igualzinha com maçãs, peras ou pêssegos e sairá deliciosa com certeza. Você pode assá-la num refratário grande ou em ramequins individuais. Na hora de servir, algumas excelentes opções: iogurte natural integral, chantilly probiótico ou um bom sorvete caseiro de baunilha.
Bom apetite!!
Ingredientes do recheio:
6 bananas maduras cortadas em rodelas médias
1 colher de sopa de canela em pó
1 pitada de noz moscada
1 colher de sopa de extrato natural de baunilha
suco de meio limão
1/2 xícara de castanhas do Pará picadas (opcional)
1/2 xicara de uvas passas escuras (opcional)
Para a cobertura crocante:
1 xícara de aveia em flocos grossos
1/2 xícara de farinha de trigo integral
4 colheres de sopa de óleo de coco extra-virgem
1/3 de xícara de melado de cana
1 colher de sopa de extrato natural de baunilha
Num recipiente fundo misture bem todos os ingredientes do recheio. Transfira para um refratário e reserve.
No mesmo recipiente onde você misturou o recheio, junte os ingredientes da cobertura crocante.
Mexa bem até formar uma farofa úmida.
Coloque a mistura da cobertura crocante sobre as bananas.
Leve ao forno médio (180 graus) pré-aquecido por cerca de 30 minutos.
Aumente a temperatura para 220 graus (médio alto) e asse até que o topo comece a ficar coradinho – cerca de 20 minutos mais.
Sirva bem quente, morno ou frio, sozinho ou com os acompanhamentos que sugeri acima!
Lembrança…
Uma casa com cheirinho de sobremesa de banana para mim é uma casa com cheiro de casa, cheirinho de lar de verdade! Me trás sempre as melhores lembranças!
O QUE VOCÊS ESTÃO COZINHANDO DE BOM NESSE FERIADO? Ontem fiz crocante de bananas: https://pat.feldman.com.br/?p=5822
Hola,
De volta das minhas andanças patagônicas, vitoriosa por nao ter tido uma única crise de enxaqueca sequer mas com os joelhos em péssimo estado.
Li seu artigo de ontem sobre a necessidade de fermentação de grãos e sementes e a gostosa receita publicada hoje que leva aveia e farinha integral, que obviamente não poderão ser deixadas de molho. Como equacionar a questão do ácido fítico x fermentação prévia de grãos e sementes?
Sofro há anos de SII.
Seja bem vinda de volta!!
Eu logo pensei nisso quando publiquei essa receita: passei a semana toda falando em lacto-fermentação, deixar de molho, etc, para em seguida publicar uma receita que não deixa a aveia de molho…
Bem, é uma receita de sobremesa, doce, que não devemos consmir frequentemente, muito menos em grandes quantidades. Isto é um ponto. Outra sugestão para facilitar a digestão da aveia e da farinha integral que não foram deixados de molho, é acompanhar essa gostosura com um bom iogurte natural integral. Fica saudável e DELICIOSO!!
Aqui em Florianopolis, está assim, calor gostoso ao longo do dia, e friozinho de manha e de noite, eu confesso que estou adorando, aquele calor demais cansa, adoro esta estação do ano.Estava mesmo querendo uma sobremesa, eu não tenho comido muito, evito bastante, mas vou preparar esta, agora mesmo, obrigada…
Pat, fiquei na dúvida desse crocante se a farinha de trigo integral (assim como a aveia) devem ficar de molho.
Fiz hoje mesmo o panetone de banana e bateu a mesma dúvida, segui a recomendação para a aveia em flocos (faço o panetone meio a meio, metade aveia flocos grossos + metade farinha de trigo integral), mas achei estranho encharcar a farinha integral de trigo que é tão fininha e acabei colocando direto da embalagem.
Abs
Carol, sabe que assim que eu publiquei a receita, pensei justamente nisso… Estas duas receitas, a deste tópico e a do panetone alternativo, são “pré-descoberta sobre a necessidade de fermentação” e eu ainda não desenvolvi a adaptação para elas. E na verdade nem me preocupei tanto com isso, porque são receitas que preparo muito de vez em quando, são excessões na minha dieta.
Mas fermentar até mesmo a farinha no iogurte ou no soro de iogurte não é estranho não – fazemos isso em todas as receitas de pães!
Feito, testado e aprovado!
Pat essa receita tem uma “cara” ótima, está na minha lista pra fazer na primeira chance…
Onde eu moro fazem muito um tipo parecido de sobremesa que chamam de “crumble” mas essa sua me parece mais saudável e deliciosa, com a adição de aveia! Uma dica que usam aqui é preparar a cobertura crocante e congelar, assim sempre que quiser fazer é só polvilhar a “farofa” direto do congelador sobre o recheio!
Comendo Crocante de banana. Perfeito neste tempinho. Cheiro delicioso Amo as receitas rápidas e fáceis da @PatFeldman http://bit.ly/BLW7P
Adorei essa receita…Mas aqui não encontro óleo de coco extra virgem.tem algo q possa substituir?
Obrigada.=*****
Pode substituir por manteiga. A mesma quantidade.
Oi Pat, estou de volta com mais uma das minhas dúvidas!!!
Preparei esta semana os bolinhos de peixe, de forno , receita do seu livro. Ficaram deliciosos.
Aqui em casa somos somente meu marido e eu. Como sobrou muita massa pronta, enrolei o restante da massa em bolinhas e congelei.
Agora a dúvida! quando eu precisar, posso tirar do freezer na hora e por no forno? Em que temperatura?
Ou devo descongelar até ficarem em temperatura normal para irem para o forno? Em qual temperatura?
Obrigada e um beijão. Maria Lúcia
Maria Lucia, eu não sou uma especialista em técnicas de congelmento/descongelamento, mas em geral eu tiro do freezer direto para o forno pré-aquecido. Forno médio na maioria das vezes. Isso vale para bolinhos de carne, bolinhos de peixe, pão de queijo, bolinhos de arroz, etc
olá. gostaria de saber como faço pra comprar seu livro? obrigada
Fluvia, ele está temporariamente esgotado, aguardando revisão.