Chantilly Probiótico

by Pat Feldman on 28/08/2008 · 29 comments

in RECEITAS, Sobremesas

Picture 17Todo mundo sabe da importância dos probióticos na nossa saúde, principalmente na saúde da flora intestinal. Uma das melhores e mais acessíveis formas de probióticos disponíveis no mercado são os iogurtes, de preferência os iogurtes naturais integrais, se for para comprar no supermercado. Aqueles com sabores normalmente contém açúcar, corantes e flavorizantes, que entre outras coisas podem causar alergias bastante desagradáveis.

A questão é que o iogurte natural integral, seja feito em casa ou comprado pronto no supermercado, é normalmente bastante azedo, o que não agrada em nada paladares adultos e infantis acostumados a tudo muio doce.

Eu sou um belo exemplo disso. Nem sou tão “formiga” assim, e o azedo do iogurte natural puro me incomoda um pouco, a ponto de eu raramente querer consumi-lo…

Mas quanto mais consumo e quanto mais estudo sobre o iogurte, mais me dou conta do quanto ele é saudável e importante numa alimentação saudável. É para enganar o meu paladar que eu venho criando formas de consumi-lo mais e mais no meu dia a dia. O Sorvete de Iogurte foi uma deliciosa criação, e agora mais esta gostosura, que é quase uma unânimidade entre quem gosta de doces: chantilly!

Ingredientes:

500mL (uma garrafinha) de creme de leite fresco (de preferência cru e orgânico)

1/3 de xícara de iogurte natural integral (se você achar muito azedo, use um pouco menos, se conseguir, use um pouco mais. Iogurte natural nunca faz mal)

2 colheres de chá de rapadura ralada ou mel ou melado de cana (para mim essa quantidade é mais do que suficiente, mas se você for muito formiga, coloque um pouco mais, sem abusar!)

1 colher de chá de extrato natural de baunilha

Modo de Preparo:

Junte todos os ingredientes numa travessa funda e bata com a batedeira ou mixer até atingir a consistência de chantilly (leva de 1 a 2 minutos apenas).

Se você tiver um sifão próprio, mais fácil ainda – é só juntar os ingredientes no sifão e montar conforme as instruções do fabricante.

Use o chantilly normalmente, para acompanhar deliciosos morangos orgânicos, sorvetes caseiros, o bolo de cacau e qualquer outra gostosura que passar pela sua cabeça.

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 23 comments }

Tati September 1, 2008 at 8:47

Que delícia!!!

Fiz pra comer com morangos orgânicos e bolo de cacau.

O azedinho do iogurte dá um toque especial.

Val September 1, 2008 at 16:25

Oi Pat! Sempre visito seu blog, parabéns e obrigada por sempre nos dar tantas informações importantes. Lendo esse post, queria pedir sua ajuda se possível, vc tem receita de iogurte natural integral? É que minha mãe descobriu a pouco tempo q tem colite cronica e estou preocupada com ela, pois o intestino dela está super sensivel e gostaria de poder ajudá-la a se alimentar melhor e corretamente. Vc tem alguma informação q possa me ajudar?

Marina September 1, 2008 at 16:39

Paty, nessa minha vida nada fácil de renegar o açúcar essa é uma receita e tanto!!!
Chego a estar ansiosa para experimentá-la!!!!

Beijos!!!

Pat Feldman September 1, 2008 at 20:29

Val, a receita caseira do iogurte natural integral está neste link aqui do site Crianças na Cozinha: http://pat.feldman.com.br/?p=34

Melhoras para tua mãe!!

Flávia Gontijo September 22, 2009 at 9:26

Simplesmente delicioso!!!!
As crianças adoraram.
Obrigada como sempre.

Ana Carolina Balan September 18, 2010 at 17:38

Que ideia fantástica!! Eu sou super formiga, amo chantily, mas não sei se teria pensado em bater com mel!! Sou altamente contra o açúcar, mas como sou viciada em doces, tenho um sério dilema! Em várias receitas substituo o mel e vou tentar no chantilly amanhã mesmo! Além disso, colocar o iogurte é algo que eu jamais pensaria e que com certeza vou aprovar, porque adoro iogurte, puro mesmo!

Nani May 28, 2011 at 22:38

Oi Pat, tudo bem? Estou comprando o leite cru e gostaria de juntar a nata do leite para fazer as receitas com creme de leite fresco que voce ensina, tem algum jeito de aumentar a quantidade de nata do leite? e você sabe até quanto tempo devo consumir?
Obrigada
Nani

Pat Feldman May 29, 2011 at 15:49

Nani, tirar a nata do leite nesse caso, assim em casa, só manualmente mesmo, e na minha opnião dá trabalho e rende pouco… O meu fornecedor de leite me fornece também a nata já separada. Ele tem uma desnatadeira!

Nani June 3, 2011 at 15:16

Realmente rende pouquíssimo. Será que não existe uma desnatadeira caseira?

Pat Feldman June 3, 2011 at 16:25

Não conheço…

Lisandra August 6, 2011 at 10:52

Olá Paty!
Sou muito grata pelas suas receitas maravilhosas, esse chantilly deve ser dos deuses, vou fazer com certeza!!! Você tem idéia do quanto dura na geladeira?
Abraço!

Pat Feldman August 6, 2011 at 16:30

Lisandra, não sei quanto dura porque sempre faço só a quantidade que vou usar. Imagino que dure muito pouco.

Sofia March 8, 2013 at 10:03

Pat, eu faço meus iogurtes usando leite zero lactose e aquele fermento para iogurtes (da marca Bio Rich)… o sabor fica bem suave, bem diferente dos iogurtes naturais de mercado… a textura também fica diferente. Particularmente gosto bastante porque também não sou muito chegada nesse sabor azedo. Dá pra comer purinho com frutas!

Helena October 2, 2014 at 18:26

Oi Pat!
estava procurando algo saudável para confeitar o bolo de aniversário da miha filha, que faz 3 anos semana que vem. Ela não gosta de cacau (nem chocolate), então o bolo será de pão de ló.
Beijos e obrigada
Helena

Pat Feldman October 6, 2014 at 19:05

Use o chantilly e frutas!!

Maria Souza April 15, 2015 at 2:41

Estou encantada com esse espaço. Nao consigo parar de ler tudo. Muito obrigada por isso. Onde você encontra creme de leite fresco e organico aqui em sp ? Bjs

Pat Feldman April 16, 2015 at 17:12

Na feira de orgânicos da Água BRanca e do Ibirapuera tem!

Juliana July 1, 2015 at 19:31

Pat, a nata pura, retirada do leite da fazenda, substitui o creme de leite caseiro nessa receita? A minha eu junto e guardo na geladeira. Fica bem durinha. Será que dá o ponto de chantilly também?

Pat Feldman July 1, 2015 at 21:26

Claro!!! Esse é o verdadeiro creme de leite fresco!! Se você achar que está muito dura – significa muito concentrada – misture um pingo do leite.

Juliana July 1, 2015 at 23:59

Muito obrigada, Pat! A leitura de seu site vem enriquecendo bastante o dia a dia de minha família!
Abraço!

Juliana July 1, 2015 at 23:57

Loops! *Creme de leite fresco.

Rosangela March 1, 2016 at 16:22

Oi, Pat, com vai?
Essa quantidade de iogurte -1/3 de xícara- é suficiente para tornar o chantili “probiótico”? Não seria pouco em proporção ao creme de leite?
Outra pergunta: O creme de leite precisa estar beeeem gelado, não?
Abraços
Rosangela

Pat Feldman March 2, 2016 at 6:34

Sim, é suficiente. O creme de leite está gelado normal, de geladeira.

Comments on this entry are closed.

{ 6 trackbacks }

Previous post:

Next post: