Café da Manhã COMPRE DA PAT! DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Iogurte Caseiro Natural Integral

Iogurte é tudo de bom para nossa saúde, seus lactobacilos ajudam a manter uma flora intestinal saudável, reforçam o sistema imunológico e é um ótimo alimento para começar bem o dia. Iogurte caseiro é uma opção ainda mais interessante, especialmente se você tiver acesso a leite fresco de qualidade.

Que tal tentar preparar iogurte caseiro você também? Eu vou te dar todas as dicas agora mesmo, e você vai ver que é muito mais fácil do que parece. E nem precisa ter iogurteira ou qualquer outro equipamento especial!

Iogurte caseiro com leite pasteurizado:

Esta receita de iogurte caseiro não serve para os leites em pó nem para os comprados em caixinhas longa vida – que na verdade nem deveriam ser consumidos por ninguém, seja na forma de “leite” ou qualquer outro derivado. Use leite engarrafado ou em saquinhos. Preferencialmente, caso tenha acesso, use o leite orgânico.

Ingredientes

1 litro de leite pasteurizado

1/2 xí­cara de iogurte natural já pronto (desses que se compram em supermercado ou do próprio iogurte que você já preparou outras vezes) ou 1 envelope de lactobacilos em pó

Modo de Preparo
Assim como no preparo dos demais iogurtes, aqueça o leite lentamente, preferencialmente em uma panela de aço inoxidável, até atingir a temperatura de 84 graus centí­grados. Mantenha a essa temperatura durante 4 minutos.

Deixe esfriar até atingir a temperatura de 46 graus centí­grados. Pré-aqueça o forno durante 5 minutos.

Retire a panela do fogo e acrescente 1/2 xí­cara de iogurte, mexendo bem. Se estiver utilizando o pó, misture-o em um pequeno recipiente com um pouco do leite aquecido até formar uma pasta semi-lí­quida, em seguida retorne esta pasta à panela de leite, mexendo bem (você pode também jogar o pó diretamente no leite e bater o conteúdo da panela com um mixer).

Desligue o forno. Tampe a panela e coloque-a no forno desligado. Cubra-a e forre bem, com toalhas grossas.

Feche a porta do forno e aguarde 6 a 12 horas, ou uma noite. Retire e leve à geladeira. Consuma em até 15 dias.

Iogurte caseiro com leite cru

(leite não pasteurizado)

Ingredientes
1 litro de leite cru
1/2 xí­cara de iogurte natural já pronto (desses que se compram em supermercado ou do próprio iogurte que você já preparou outras vezes) ou 1 envelope de lactobacilos em pó

Modo de Preparo
Aqueça o leite lentamente, preferencialmente em uma panela de aço inoxidável, até atingir a temperatura de 46 graus centí­grados. Enquanto isso, pré-aqueça o seu forno.

Retire a panela do fogo e acrescente 1/2 xí­cara de iogurte, mexendo bem. Se estiver utilizando o pó, misture-o em um pequeno recipiente com um pouco do leite aquecido até formar uma pasta semi-lí­quida; em seguida, retorne esta pasta à panela de leite, mexendo bem.

Desligue o forno. Tampe a panela e coloque-a no forno desligado. Cubra-a e forre bem, com toalhas grossas.

Feche a porta do forno e aguarde 8 horas, ou uma noite. Retire e leve à geladeira. Consuma em até 15 dias.

Leia mais

No meu livro Fermentação Para Principiantes você aprende tudo sobre iogurtes e muitas outras opções de alimentos probióticos.

PDF, Hotmart: https://hotm.art/fermentacaoparaprincipiantes

Impresso Amazon: https://amzn.to/2TwwtTW

Kindle Amazon (e-book): https://amzn.to/3cHvqYb

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

371 comentários

  1. Querida amiga, aqui em Balneário onde encontro os ingredientes??
    Podes me dar uma dica??

    Beijinhos,
    Isa

  2. Pat

    parabéns, mais um gol de letra, vc sempre inovando com estilo, parabéns, muito sucesso!

    abraço carinhoso

  3. Isa querida,

    Aí em Balneário você tem a mais do que preciosa feirinha da av. Central, principalmente a que acontece todos os sábados de manhã.

    O pessoal lá te consegue ovos frescos, de galinhas criadas soltas e se você pesquisar com todos os feirantes, vai também conseguir manteiga artesanal, leite fresco e outras maravilhas!!

    Bjs!

  4. Pat,
    gostei! nao fiz ainda! mas acho uma boa ideia fazer si mesmo, para ter mais noção do que se está consumindo.. mesmo que leve um pouco de iogurte pronto..

    o unico problema é medir a temperatura exata.. ir até 84 manter um tempo, depois 46.. etc..

    tem uma sugestão?

  5. Julio, eu uso um método muito simples.

    A temperatura de 84 graus é fácil: é a temperatura de fervura do leite. Os 46 graus eu vou na base do “dedômetro”: vou colocando o dedo. Quando aguento alguns segundos sem me queimar, é a hora!
    (mas errei muito antes de acertar…)

    Outra sugestão é você comprar um termômetro desses de laboratório químico. Em lojas especializadas ele nem custa muito caro e é um brinquedinho divertido prá quem gosta de cozinha.

    Aqui em São Paulo eu compro na Casa Americana – se informe no site se eles entregam em outras partes do Brasil. Se bem me lembro, o preço não chega a R$20,00 – um modelo simples, mais do que suficiente para uso culinário!

  6. Oi querida Pat,
    aqui em Balneário não tenho fornecedor de leite puro integral mas faço iogurte com o leite de saquinho, tipo ‘B’. Tipo ‘A’ não tenho encontrado mais há tempos. As vezes acho que o iogurte fica um pouco mole então coloco 1/2 colher de sopa de leite em pó para ajudar na consistência. Se usar leite tipo ‘C’ isso se faz necessário… Será que essa medida prejudica a qualidade do iogurte?
    Beijos e boa Páscoa!

  7. Edna, o leite em pó prejudica o iogurte sim – melhor opção é colocar uma porção de creme de leite fresco no momento do preparo (mistura com o leite ainda não fermentado).

    A quantidade você vai acertando de acordo com o teu gosto. Eu aquiem casa, quando uso, é cerca de 500mL de creme para cada 3 ou 4 litros de leite.

    Beijos e feliz Páscoa!

    1. Pat, geralmente o leite ninho em pó é utilizado como “start” (alimento) para as bactérias, devido a presença de lactose. De fato, quando utilizado, a fermentação produzida é um iogurte mais denso, como se tivesse coagulado mais ou melhor. No caso do creme de leite fresco, não entendi qual seria a lógica de utilizá-lo como substituto do leite ninho em pó… você pode explicar???? Obrigada!

      1. Eu não uso nada industrializado nas minhas receitas, e leite Ninho é um produto alimentício altamente industrializado. O leite fresco por si só já contém a lactose necessária para o preparo do iogurte. O creme de leite eu uso ocasionalmente para dar mais consistência ao iogurte.

        1. Ah, entendi. Achei que tinha alguma explicação bioquímica para usar o creme de leite fresco em relação à consistência. Obrigada Pat!

  8. Pat

    Eu sempre faço o iogurte assim, é muito bom, né? Quando não encontro o pozinho, faço com iogurte natural Activia, minha médica recomendou muito; me disse que é uma cepa de bactérias muito boa, sei lá porque. Eu já faço iogurte assim há muitos anos, e li uma vez num livro de naturopatia que o ideal é deixar bastante tempo mesmo, para que as bactérias digiram toda a lactose. Eu comecei a fazer em 48 horas e ele fica até mais gostoso. Outra coisa que fiz para facilitar a função foi comprar uma iogurteira (http://www.amazon.com/Salton-Automatic-Yogurt-Maker-Fresh/dp/B000IBKXR6/ref=sr_1_5?ie=UTF8&s=home-garden&qid=1210441073&sr=8-5). É baratinho e fica tudo mais fácil. Nunca dei leite para o meu filho, só iogurte. Ele adora e é um tourinho, nunca fica doente.

  9. Oi comprei em Ponta Porã uma iugurteira elétrica só que o manual vem em inglês e não entendo….como fazer um bom iogurte? a iogurteira é da marca salton e é para um litro…por favor se puderem queria tanto a ajuda de vcs…beijos…

  10. Sonia

    A sua iogurteira é da mesma marca que a minha… é muito fácil, você pode preparar o leite como a Pat explica, primeiro esquentando até 84 graus Celsius, depois esfriando até 46 graus Celsius. Aí voce despeja o leite na iogurteira e junta ou o pó Bio Rich de fazer iogurte, ou meia xícara de iogurte de boa qualidade. Eu uso Activia natural, sem açúcar. Fica ligado na tomada 24 horas, até ficar pronto -eu costumo deixar 48 horas, acho que fica melhor. boa sorte!

  11. Pat,
    se eu deixar por 24 ou 48 horas, depois consigo fazer normalmente o soro e o queijo? E receitinha de queijo minas você sabe? Aqui impossível encontrar, parece que tem uma empresa australiana que distribui, hã hã muito estranho para mim.
    Bjs

  12. Oi Paula

    Consegue sim! Se você deixa mais tempo o iogurte vai ficando mais firme e separando mais do soro.

    bj

  13. Oi dúvidas sobre o yogurte..será que mesmo aqui no Mato Grosso onde a temperatura ambiente costuma as vezes ser bem alta..posso deixar po 24 a 48 horas?

  14. Oi pessoal obrigada pelas respostas às minha dúvidas…fiz a primeira vez deixei só 12 horas já ficou bom imagina se ficar melhor!!!Obrigada amei este lugar!!!

  15. Sonia

    Boa pergunta sobre a temperatura ambiente… mas eu acho que pode sim. Na verdade o que a iogurteira faz é justamente elevar a temperatura para uns quarenta e poucos graus, para que a fermentação aconteça. Por mais quente que seja aí, deve ser um pouco menos que isso.

  16. Oi Ercilia, muito obrigada!!!! Deixei 24h e tem bastante soro, ficou bem cremoso. Mas como aqui tá fazendo um calor danado fiquei com receiode deixar mais.
    Bjs mil

  17. Faço a receita do seu iogurte e dou sempre para minha filha. Ela tem intolerância alactose , mas não sente nada com o iogurte!!!! MAs é verdade o que algumas pessoas falam que o lite aumenta o muco das vias aéreas? A Lais tem alergia a ácaros tem se tratado, mas de vez em quando fica com uma catarreira danada. Algumas pessoas falam que é devido ao leite. Isso procede?

  18. Liana, existem “leites e leites” – infelizmente nem tudo o que é branco, líquido e vendido como leite poderia ser chamado de LEITE DE VERDADE.

    Dá uma lida neste artigo sobre leite, escrito por um grande conhecedor do assunto, e veja se ele esclarece tuas dúvidas. Se não, continuamos a conversar e quem sabe eu até não me anime de pesquisar e escrever mais sobre o assunto.

    O artigo: http://www.enxaqueca.com.br/blog/?p=102

  19. Gostei muito do artigo. Mas ainda ficou uma dúvida: A Lais não tem alergia ao leite, pelo menos os teste deu negativo.
    Será que mesmo uma pessoa que não seja alérgica o leite pode causar muco? Porque as pessoas que defendem essa idéia, afirmam que acontece com todos.

  20. Você poderia me dizer algo sobre o uso do Kefir do leie e da agua e como se deve neste caso usar os dois devidamente. Agradecido

    Prof. Edison

  21. Eu faço yogurte na yogurteira fun kichen, e quando está pronto o yogurte fica embaixo e fica um líquido sobre ele( que imagino seja o soro) fica mais ou menos 1cm sobre o yogurte.
    a minha pergunta é : o que fazer com este soro? jogo fora? ou devo misturar com o yogurte? ou se ficar mais tempo na máquina ficaria com menos soro?
    ou seja , faz bem esse soro?

  22. Pet Feldman
    Já estou usando o modo de elaborar yougurte, desde 2004, quando comprei seu livro de receitas.É muito prático, mas encontrei a forma mais prática ainda, que é colocando a panela da mistura e o aquecimento feito, dentro de uma bolsa térmica. O resultdo é o mesmo q colocar no forno, não havendo necessidade de aquecer e colocar muitas toalhas grossas, somente uma manta de lã. Abraço.

  23. Pat, com suas respostas às perguntas vc me esclareceu muitas dúvidas. Eu também usava leite em pó para “endurecer” mais o meu iogurte, mas agora sei a melhor maneira de fazer o meu iogurte. Só tem um problema, meus filhos só comem o meu iogurte quando faço com frutas e acrescento açúcar. Sem frutas ou sem açúcar nem eu consigo comer. Gostaria de pedir que vc desse dicas de iogurte natural com sabor e a melhor maneira de adoçar, pois do contrário as crianças não comem mesmo.Obrigada pelas dicas. Vc é 10!!!BJS…

    1. Célia, o primeiro passo é trocar o açúcar por outro adoçante mais natural, como mel, melado ou rapadura ralada. Nos primieros dias adoce como vocês estão acostumados, mas faça um esforço e adoce um pouquinho menos a cada vez. Acrescente também frutas frescas bem maduras e docinhas ou frutas secas, que também são bem doces.

      Tome isso como um desafio: cada dia adoçar um pouquinho menos.

      Aproveite também as diversas receitas com iogurte que eu uso aqui no site. Eu também sempre resisti ao iogurte puro, azedinho, mas hoje em dia quase consigo consumi-lo puro!

  24. Pat. Não estou encontrando creme de leite fresco para colocar no meu iogurte, o que eu encontrei foi creme de leite fresco-pasteurizado, é a mesma coisa? Suponho que não, mas me esclareça por favor!
    Vc sabe como fazer creme de leite fresco caseiro? E chantily caseiro? BJS…

  25. Oi eu vou fazer esse Iogurte maravilhoso e depois eu falo como ficou.
    Há vou fazer com leite desnatado de caixinha será que é bom.
    Abraços Fiquem com Deus

    1. Karla, o leite de caixinha é o leite de mais baixa qualidade possível e muitas pessoas me dissseram que o iogurte nem dá certo com ele. Tente os leites de saquinho.

  26. Ich… acho que fiz besteira… não vi os comentários abaixo do modo de fazer iogurte, e como não possuo termometro, deixei ferver o leite e joguei o iogurte lá dentro… será q vai prestar ou estraguei leite e iogurte a toa…?Amanhã vou verificar no que que deu….

    1. Claudia, você jogou o iogurte no leite fervendo? Provavelmete “assassinou friamente” todos os lactobacills inocentes!!!! (risos)

      Acho que você perdeu o iogurte, mas talvez não perca o leite se refrigerá-lo logo. Estragado ele não está, mas com certeza está lotado de lactobacillus-anjinhos…

  27. Pat, eu fervi de novo o mesmo leite, deixei até a temperatura que com o dedo fosse suportável por mim, e pus mais meio iogurte lá dentro… deixei de um dia pro outro e agora quando abri estava grosso e branco por baixo e em cima tinha um soro amarelado, isto embaixo é o iogurte?Ou meu leite coalhou?
    O que eu faço com o soro?agora eu pus tudo na geladeira e depois vou separar o soro do resto e ver no que dá, se for iogurte dá pra misturar com frutas, já estou com morangos a postos, senão, vou inventar outra coisa com os morangos… se for queijinho, vou ter de dar pra alguém, eu não posso comer por ser intolerante e o povo aqui de casa não é habituado a comer e vai acabar estragando…

  28. Pat, queria fazer com leite desnatado, dá certo? E como separo o soro do iogurte (sem fazer cream cheese) é possível?
    bjs!

    1. Liana, eu nunca tentei fazer com leite desnatado, até porque não recomendo seu uso. Nós precisamos dessas gorduras! O processo de obtenção é o único que conheço oara separar o soro.

  29. Olá Pat,
    Com relação ao leite cru, eu devo fervê-lo antes de iniciar o processo? Porquê não está fazendo sentido, o pasteurizado que ja foi processado ter uma temperatura inicial mais alta de 84 graus, e o cru que ainda não foi ter uma temperatura de 46 graus. Minha preocupação é de não ferver o leite vindo do curral, e acabar ingerindo leite contaminado por manuseio inadequado quando da retirada do leite. Obrigado desde já, e parabéns pelo belo trabalho.

  30. Pat, meu iogurte tá com cara de iogurte mas com gosto de leite! Cadê o azedinho? Num sei o que eu fiz de errado! Segui exatamente suas instruções, bati tudo com o mix…
    O que pode ter acontecido? Será que é a isca que não prestava? E agora, perdi 1 litro de leite? Buáaaaa!!!!!

  31. Deixei lá quietinho umas 10 hrs… se foi isso tem salvação? OU uso mesmo assim?

  32. Oi boa noite, meu esposo e minha mãe me deram de presente os dois livros, pois, sofro de enxaqueca ha quase vinte anos, e descobrimos voces na internet, o livro ainda não chegou, estou super anciosa pra descobrir o quanto antes como acabar com a enxaqueca.Mas estou preocupada, pois, tenho lido desde o dia 19 de junho 2009 alguns depoimentos algumas receitas, e parece tudo muito complicado e parece ser alimentos caros e dificeis de se encontrar, sera que terei dificuldades, e quando sera que chegara os meus livros.

  33. Pati, parabéns pelo site, pelas informações preciosas e pelas gostosuras que ensinas!!!

    Gostaria de fazer esse iorgurte, mas ainda estou com dúvidas nessa parte de colocar no forno, com toalhas.
    Poderia detalhar pra mim?

    Ah, moro em Macau/RN (Cidade maior produtora de sal do Brasil), e estou procurando informações sobre o sal de córrego que vi aqui no site. Depois te informo!

    Grande Beijo

  34. OLA PAT,ADORO ESSE IORGUTE,EU COLOCO NA PANELA EMBRULHADA EM UMA TOALHA DE MESA ,E DENTRO DO GUARDA ROUPA,NO MEIOS DOS COBERTORES,DOIDO NE,MAS FUNCIONA ,FICA A NOITE DOIDA.E SEMPRE FACO O QUEIJINHO, QUE EU CHAMO DE COALHADA SECA,QUANTO MAIS TEMPO ESCORRRENDO MAIS SEQUINHO.25ANOS FAZENDO.MUITO BOM MESMO.AH!ESTOU COM O CALDE DE CARNE E CALDE DE FRANGO NO FOGO,MEU MARIDO VIU OS PANELOES E ASSUSTOU,HEHEHEHE.MUITO OBRIGADA ,PELAS DICAS E PELO SEU ESFORCO COM TODOS.BJS NO SEU CORACAO

  35. Adorei encontrar vc, tenho um neto filho de um ano e meio e ele não pode tomar leite, o medico disse que ele ainda não desenvolveu as defesas, recomendou yogurte natural, mas acho que tenho um problema não consigo dar ao natural e acabo adoçando com açucar, que sei que no futuro trará consequencias, poderia me sugerir algo que substituisse o açucar? Obrigada

    1. Zilda, bata o iogurte com frutas bem doces, tais como banana madura, caqui, mamão ou manga – as que eu me lembro assim fácil!

  36. Gente, estou fazendo o igurte natural, sem açucar, pois uso adoçante. Mas estou na maior duvida, se ele engorda!!! Pois estou de dita!!!

  37. Oi Pat! Conheci seu site há mais ou menos um mês atrás, mas só agora resolvi deixar um comentário.

    Preciso te dizer que suas informações estão mudando a minha vida e a da minha familia (pra melhor, é claro). Há tres semanas estamos abolindo pouco a pouco as coisas industrializadas que consumimos e substituindo por opcoes saudaveis. O iogurte, deu super certo e tem feito um grande sucesso! Obrigada! Achei que o gosto ficaria azedo, mas nada… ficou super suave, consistência otima, ideal pro meu bebe de 10 meses. Aos poucos estou absorvendo toda essa informação e mudando, me adaptando… Parabens pelo excelente trabalho!

    Abraços, Lu

  38. Olá Pat, amei mesmo suas dicas e artigos, só me esclareça uma dúvida, o iogurte que fazemos não é a mesma coalhada? Ou, se eu entendi bem, a diferença são os lactobacilos aproveitados do meio potinho de iogute natural que acrescentamos à receita. Obrigada, tenho certeza de que você vai me ajudar bastante na mudança de hábitos, pois há tempos tenho procurado melhorar meus hábitos alimentares por coisas o mais natural possível e tenho o apoio de meu marido. Obrigada.

  39. Gostaria de saber porque não deveríamos fazer iogurte com leite longa vida desses de caixinha, pois já faço com eles e dá certo, não sei se me fará bem. Também quero saber se quando eu uso o iogurte comprado e depois passo a usar minha própria isca. meu iogurte terá as bactérias que farão bem ao meu organismo? Terá probióticos?
    Abraços

  40. Oi seu site está muito legal. Eu estou enviando esse conmentário para tirar uma dúvida. Qual a relação exata que eu uso para adoçar o iogurt para ficar com sabor natural de iogurt como se fosse comprado numa loja por exemplo. POr favor me tire essa dúvida!!! Obrigado!

    1. Janilson, o iogurte natural integral comercial também não é adoçado (ou pelo menos não deveria ser). O que o torna mais ácido ou menos ácido é o tipo de cultura usado. Mas se você quiser uma leve doçura no seu iogurte, sem abusar, sugiro uma colher de chá rasa de mel para cada copo grande de iogurte.

  41. Pat, uma dica que aprendi no pacotinho do Bio Rich (fermento para iogurte) para deixar o leite na temperatura ideal para fazer o iogurte com um litro de leite: ferva meio litro de leite e depois junte a outra metade gelada, não tenho termometro para saber se chegou à temperatura de 46o, misturei o fermento e deu super certo, deixei 24hs na iogurteira e adorei. Agora fiz com um potinho do iogurte e vamos ver se vai dar certo! Obrigada por compartilhar suas dicas.

  42. ..ola.. boa noite

    Tentei fazer o iogurte.. quase acertei , mas estou em duvida o que fazer
    com o soro que fica em cima do iogurte.. posso bater tudo , misturar com
    gelatina, frutas… etc.. se puder me ajudar.. fico grato.. se puder mande
    fale se posso misturar uma calda de ameixa no iogurte. pensei em comprar
    ameixa seca sem caroço, fazer uma calda com ameixas e misturar ao iogurte
    pra ver se fica igual ao activia.. me ajude por favor…

    abrcss… arbrcss…

    1. Vicente, se deu soro demais no teu iogurte (isso pode acontecer algumas vezes), é só você coar o excesso numa peneira forrada com um pano limpo. O soro você guarda, porque ele tem muitas utilidades na cozinha – eu falo sobre isso aqui no site.

      Para fazer o iogurte com ameixas, é só misturar cerca de 1/2 xícara de ameixas secas picadas para cada duas sícaras de iogurte. Deixe descansar por pelo menos 24 horas antes de consumir.

  43. Olá, Pat!!! Seu blog tem me dado muita coragem para fazer o que sempre quis: oferecer uma alimentação saudável para mim e para minha família. Ganhei grãos de Kefir (que conheci aqui) e estou fazendo e consumindo diariamente (misturo com suco de uva integral, com baunilha em fava como vc ensinou etc); minha pequena, de dois anos, sempre entra nas minhas modas, ela toma com tanto prazer, que faz bigode e pede mais. Ela não mamou e sempre substituí o seu leite por iogurte natural que faço, é muito mais digerível e saudável; agora, acrescentei-lhe kefir tb. Minha pergunta é: posso fermentar leite e fazer iogurte com o kefirade? Ah! tenho outra: aqui em Fortaleza, nos anos 80, rolou uma receita que era uma corrente, o “pão santa”, fermentado por um soro, q só podia ser doado. Vc sabe se era o soro do kefir? Vc tem a receita? Abração. Obrigada por plantar sementes tão profícuas… Lívia

  44. Oi Pat!
    Queria fazer hoje o iogurte e li as instruções e todos os comentários, mas me bateu a mesma duvida da Alisson acima, que acho que não foi respondida…”o [leite] pasteurizado que ja foi processado ter uma temperatura inicial mais alta de 84 graus, e o cru que ainda não foi ter uma temperatura de 46 graus.”
    Será que você tira essa dúvida? Pq os métodos são diferentes?
    Obrigada!

    1. Liana, os leites comerciais são tão processados, a ponto até de (na minha opinião) deixarem de ser considerados leites de verdade. O leite fresco, caso estrague ou azede, terá um cheiro desagradável o suficiente para que você não queira consumi-lo – o nosso olfato é muito sábio e deveríamos aprender a usá-lo como se deve! Já no caso dos leites altamente processados, existem estudos mostrando que até mesmo a ultra-pasteurização, realizada em temperaturas altíssimas (que detona com o leite), não é capaz de matar/eliminar completamente os patógenos. Traduzindo em miúdos: ainda há SIM o risco de contaminações! Mas o odor desagradável, característico de alimentos estragados, nem sempre se manifesta nesses casos (aí não sei ao certo a razão).

      A fervura doméstica – leite ferve a aproximadamente 85 graus – pode acabar de eliminar possíveis patógenos ou talhar o leite de vez, mostrando que o mesmo não estava adequado ao consumo.

      Sinceramente? Eu tenho muito mais medo do leite de caixinha do que de um leite fresco, cru, desde que de procedência confiável (e isso você verifica comprando direto do produtor).

  45. Obrigada Pat! Eu não uso leite UHT (Aqui na Irlanda isso é raríssimo) o leite vem em caixas mas é só pasteurizado, precisa ser conservado em geladeira. Fiz como manda o figurino, deixei atingir os 84 e agora tá esfriando pra misturar o iogurte…Estou animadíssima pra ver o resultado amanhã!! :)
    (Pat, você sabe porque meus posts tem essa carinha azul braba ai do lado?? rsrsrs eu não sou braba não….rsrsrs)
    bjs!

    1. Liana, eu não sabia que você estava na Irlanda!! Meu irmão deve estar passando por aí esses dias, em férias, antes de voltar ao Brasil depois de meses fora a trabalho.

      A tua carinha aparece aleatoriamente, enquanto você não cadastra uma foto tua no Avatar. Clicando na imagem, você consegue alterar!!

  46. Pat, fiz o iogurte com leite de saquinho tipo A,equentei só que na temperatura do dedo, +- 46 graus,com 8 horas não estava consistente, deixei por + 18 hs, ficou com gosto de iogurte, não ficou ácido, não tem soro, más ficou babento, desse jeito, pode ser consumido?
    adorei seu saite
    beijossss!

    1. Leni, eu descobri que o “babento” fica mesmo dependendo da cultura que se usa. É o meu favorito, e meu marido detesta!!! (risos)

  47. Vou fazer esta semana. hoje é 24/10/2009. Consegui o leite cru. Tomara que funcione!!! Depois conto!

  48. Oi Pat, tudo bem?
    Eu faço iorgute em casa, mas eu faço diferente da sua receita, será que o meu não tem valor nutritivo?
    Eu coloco 2 litros de leite de garrafa estes frescos que se compra gelado no mercado.
    2 copos de iorgute natural sempre dou preferência pela marca fazenda porque depois de pronto o iorgute fica mais duro.
    Modo de preparar: Fervo o leite até subir em panela ixox, tiro do fogo deixo ficar mormo, coloco os 2 iorgute natural mexo bem.
    Ligo o forno deixo ficar bem quente desligo e coloco a panela dentro do forno coberta por 6 horas.
    O iorgute fica bem durinho uma delicia.
    Eu não coloco na minha receita envelope de bactérias em pó, será que isso faz que meu iorgute fique ruim? O meu iorgute fica exatamente igual comprado no mercado.
    Posso continuar fazendo assim?
    Beijos!

  49. Pat, fiz o iogurte pela 2a vez… na primeira não cheguei a provar o iogurte puro, pois fiz o cream cheese… Agora da segunda, fiz todo o processo, como não tenho termómetro, segui suas dicas: deixei levantar fervura, e assim ficar por 4 minutos, após isso desliguei o fogo e fui testando com o dedo… quando consegui ficar uns segundos sem queimar, coloquei o iogurte. mexi bem e coloquei no forno (pré-aquecido e desligado) por uma noite. Hoje de manhã dividi em potinhos…. Meu filho foi provar algumas horas depois, mas estava muito mole e não muito saboroso… um pouco azedo. O que posso ter feito de errado? Beijos e mais uma vez obrigada pelo site tão saboroso! PS: Estou com a Clafoutis no forno!

  50. Pat, segui sua dica e deixo agora 6 horas o iogurte fora da geladeira, porém ele continua ficando bem mole…. sem aquela consistencia firme de iogurte :(

  51. Oi Pat,
    Comprei leite de cabra (infelizmente pasteurizado) em uma feira de produtos orgânicos aqui no Rio, com o intuito de fazer o iogurte natural com ele, mas daí fiquei na dúvida se ele realmente é bom ou não …
    é para a minha baby de 6 meses.

  52. Suellen, já fiz várias vezes com leite de cabra. como ele é mais forte e azedinho, aproveito para fazer uma coalhadinha, fica quase um queijo. deixo escorrendo num pano fino até ficar bem consistente, como uma pasta, e tempero com azeite e sal na hora de comer. fica incrível. mas não sei se é adequado para bebês tão pequenos, seria legal você ter a opinião de um médico sobre isso…

  53. qual é a diferença entre colocar o iogurte em pó e o iogurte natural?qual é melhor?

        1. Letícia, acho que não tem… Acho que vou “encomendar” um artigo para um amigo meu, super entendido do assunto!! Aguarde!

  54. Ok Pat, obrigada. Por ora gostaria de saber, pela sua experiência, qual seria o melhor recomendado para consumo (A,B ou C) e se para nosso consumo é necessário ferver, já que ele é pasteurizado e padronizado…

    Te agradeço desde já! E Parabéns pelo site. Muito bom e informativo!

  55. Pat, passei aqui para dizer que fiz o iogurte e deu certinho, fiquei TÃO FELIZ! Igual boba, rsss. Usei a dica da bolsa térmica e medi no “dedômetro”. Próximo passo é fazer sempre e separar o soro para usar nas receitas, UAU!!! Aos poucos, bem aos poucos e com muita conversa minha família está comendo coisas saudáveis e principalmente, EU estou aprendendo a usar os “ingredientes novos”!! MAs ainda estou longe do ideal!!!! Beijo e obrigada por disponibilizar tanta coisa legal aqui!

  56. Oi Pat!
    Estou aqui com 2 litros do bom leite direto da vaca para fazer iogurte natural. O leite é cru, da fazenda do meu irmão que é veterinário e que toma todos os cuidados de higiene e alimentação natural p/ as vaquinhas. Só que desta vez o leite veio congelado, pois ele demorou a vir para me entregar e congelou p/ não estragar.
    Devo fazer o iogurte da mesma forma ou, pelo congelamento anterior, devo ferver o leite?
    Ele está ali descongelando na geladeira, esperando sua resposta!!!heheheheheh.
    Beijos!

  57. ola, fiz o meu iogurte com o iogurte da activia de ameixa fica melhor que os outros o cheiro e a consistencia fica perfeita ,fiz numa vasilha de plastico com o leite morno ,coloquei um paninho de tnt com liga ao redor da vasilha e contornei com papel aluminio fica pronto bem rapido!como assim fica mais grosso o iogurte agente pode usar polpa de fruta natural por exemplo morango! EU FIZ COM LEITE FERVIDO .obrigada pelas informaçoes valiosas …fiquem com DEUS

  58. Pat,adoro Crianças na Cozinha e acho que vc divulga informações importantíssimas. Minha dúvida é quanto ao valor nutritivo da coalhada seca caseira em relação ao iogurte caseiro.

    Como não gosto do sabor azedo do iogurte, eu coloco a massa ainda mole dentro de um pano bem fino, faço uma trouxinha e prendo nos cabos do escorredor de macarrão, coloco tudo sobre uma assadeira onde vai escorrer o soro e deixo uma noite na geladeira. Fica uma coalhada seca, quer dizer, mais ou menos seca dependendo…..rs não sei bem do que! Nunca usei termometro e para um litro de leite(de vaquinha que pasta) coloco um copo de iogurte de supermercado.O que estou perdendo, em termos nutricionais, deixando de consumir esse soro que sobra na assadeira? Bjs Anamaria

  59. Obrigada pelas informações, adoro seu site! Gostaria de saber, mais por curiosidade… se eu uso o iogurte industrializado para preparar isso significa que ele tem os tais lactobacilos vivos?

    Então ao ingerir o iogurte natural do mercado eu tembém estarei ingerindo esses lactobacilos? Qual a vantagem, nutricionalmente falando, do iogurte feito em casa contra o industrializado?

    De qualquer forma adorei fazer, mas fiquei com essa dúvida. Obrigada e beijos.

    1. Cristina, teoricamente os iogurtes industrializados deveriam ter lactobacilos tanto quanto os caseiros. O chato é que outro dia li sobre uma pesquisa que mostrava que nem todos possuem os tais lactobacilos. Mas para mim, a principal vantagem do iogurte caseiro é você ter certeza absoluta da sua matéria prima: você pode escolher leite fresco de verdade e pode ter a certeza de que aquele iogurte foi feito apenas com leite e lermento (os lactobacilos). Muitas marcas industrializadas usam certos aditivos para deixar mais branco, mais cremoso, menos azedo, e umas usam até açucar ou adoçante artificial. Tudo em nome das vendas e nada em nome da saúde!

  60. Concordo com voe, Pat. Minha dúvida era mais para saber se, eventualmente, posso tomar o industrializado ao invés do caseiro, pois quero tomar os lactobacilos todos os dias. Mas, sem dúvida, o caseiro é muito melhor e mais gostoso. Fiz pela primeira vez e ficou muito bom! Com certeza vamos fazer aqui em casa sempre! Mais uma vez agradeço as dicas e receitas. Beijo.

    1. Cristina, o que a gente não pode, é ficar neurótica!! Quando estou viajando, tomo iogurte industrializado normalmente e sem peso na consciência!

  61. Certíssima! Aproveito então para esclarecer mais uma coisa. O iogurte feito com o fermento é melhor que o feito a partir do iogurte natural industrializado? E outra: quanto tempo posso reutilizar o iogurte feito em casa como fonte para fazer outros? Quantas perguntas né?

  62. Pat, a Sônia Hirsh, que considero uma fonte super confiável, diz que nenhum destes iogurtes de mercado contém os lactobacilos que a gente quer, com exceção dos yakults da vida. Mas esses são tão lotados de açúcar e outros… Ela sugere que se use o fermento em pó e só o que diz que tem lactobacilus bulgaricus e um outro que não me lembro o nome. Nem os Activia ela livra a cara…

    1. Verônica, a Sonia tem razão em indicar os lactobacilos Bulgaricus, que são realmente excelentes. Acredita que o outro eu também esqueci o nome?!? Mas é isso mesmo!!

      Quanto aos iogurtes comerciais, realmente já houve at’um estudo, no exterior se estou bem lembrada, mostrando que muitos não contém os lactobacilos de verdade. Os que contém, podem ser usados como iscas para novos iogurtes e transformarão o leite em iogurte. É o melhor jeito de saber. Mas tem outra coisa: não saberemos quais são os lactobacilos do iogurte comercial. “Activia DanRegularis”?? Isso não é nome científico de lactobacilo… Que deve ter alguma coisa lá, até acredito que tenha, mas cheio de leite ultra pasteurizado, leite em pó, etc – só pra citar os possíveis ingredinetes do iogurte natural integral! Aqueles com sabor de frutas ou adoçados… Nem é bom pensar!!

      Por isso eu digo, não chega a ser terrível o consumo de iogurte comercial, mas o iogurte caseiro, obtido a partir de bactérias conhecidas, é com certeza muito mais garantido!

  63. Oi Pat,
    Eu tomei iorgute natural industrializado mesmo, mas com ele sozinho não funcionou meu intestino.. ai eu comi alguns dias iorgute mais ameixas pretas e ai sim funcionou.. agora o iorgute natural tem me dado muitos gases.. isso é normal? Eu voufazer agora o iorgute caseiro como vc ensinou, gostaria também de saber se eu posso fazer com leite de soja light da marca ades? Obrigada que Deus te abençõe

    1. Flávia, eu não recomendo o consumo de leite de soja sob qualquer pretexto!! Leia os artigos sobre soja já publicados aqui no site!!

  64. Pat eu aprendi a fazer o iogurte a uns 5 anos mas eu faço a noite e deixo a vasilha tampada cm um pano de prato e deixo dormir em cima do fogão, temalguma diferença?

    1. Se o leite vira iogurte, tá tudo certo!! Eu guardo no forno e em epocas de frio embrulhado numa toalha só para manter por mais tempo o leite morninho.

  65. Ola Pat !vi algumas receitas de iogurte que se ferve o leite com a casca do limao ou se coloca algumas gotas de limao no leite fervido e tambem se faz as etapas de por lactobacilos ,na receita isso era para engrossar o iogurte,gostaria de saber se dessa forma os lactobacilos resistem ao limao ,e se esta forma e saudavel.Gosto de usar activia no meu iogurte ,sera que essas formas de fazer eliminam os microorganismos.

  66. Pat,uma das receitas que vi foi no mais voce de Ana Maria Braga era receita de iogurte light com limao ,nessa receita ela retira a nata e coloca sete gotas de limao ,tambem adiciona iogurte desnatado,sao varias receitas…Pessoas com colesterol alto devem retirar a nata? Parabens pelas dicas valiosas!!!Fique com DEUS!!!!!

  67. Pat
    Parabéns pelo site!! Tem muitas informações legais!
    Sobre o iogurte, estou com uma vaquinha, recém chegada. Fiz ontem meu primeiro iogurte com o leite dela (já tinha feito com outros). Desnatei o leite (ele é muito gordo, pois é de vaca Jerjey), fervi o leite e deixei esfriar até 46°, misturei um copo de iogurte, coloquei nos potes e dentro de uma caixa térmica enrolados em um cobertor e deixei descansar por 8h. Hoje fomos comer e ele ficou com um aspecto liguento, fazendo fio, muuuito estranho! Meu marido não quis mais comer :(
    Alguma idéia de porque isso aconteceu?
    Beijo grande e obrigada por compartilhares teus conhecimentos.

    1. Priya, que delícia ter literalmente uma vaca no quintal de casa!!! E melhor ainda ser uma vaca Jersey, que produz um dos leites mais saudáveis!! Não desnate, a gordura do leite de Jersey é uma das melhores, é a ideal.

      O iogurte, apesar de eu preparar semanalmente, ainda é um mistério para mim algumas vezes. Ele quase sempre dá certo, porém umas poucas vezes ele dá errado sem explicação alguma, sem eu ter feito nada diferente. Eu aproveito mesmo assim, em vitaminas batidas com frutas normalmente, porque os lactobacilos benéficos estão lá.

      1. Pat
        Muito obrigada pela resposta!! Pois é, ter a vaquinha no quintal é um sonho. Moro há 05 anos num sitiozinho e ainda não tinha tido coragem, mas a dificuldade de conseguir leite orgânico na região me levou a criar coragem. Quero poder ter iogurte, queijo e doce de leite orgânicos :)
        Tiro a nata apenas para o iogurte, pois aproveitarei a nata na cozinha também ou mesmo para fazer manteiga ou passar no pão.
        Com relação a esta leva que ficou “estranha”, o sabor está ok, vou experimentar bater no liguidificador com geléia de goiaba (que produzi esta semana). Amanhã farei outro teste, afinal, agora, tenho muitos litros de leite para manejar diariamente :)
        Realmente te agradeço e te digo que sou leitora do teu site a bastante tempo. Já fiz o ginger ale e passei a guardar o soro do leite que antes não guardava. Faço o arroz cozido com soro, coloco no pão… substituo a água muitas vezes pelo soro.
        Beijo grande

  68. Oi Pat! Por gentileza ,me esclareça qual é a diferança do tempo de descanso do iogurte fora da geladeira, pois já vi receitas com o tempo, de 6, 8, 12 e até 24horas de descanso.Qual seria o tempo ideal realmente, pois tenho feito iogurte a algum tempo, e a ultima fez que fiz dexei exatamente 8 horas de descanso ficou excelente, com a aparencia perfeita parecendo um pudim ecetinado,já fiz tambem com 12 horas de descanso deu certo também, a única coisa que eu percebi de um pro outro é que o de 8 horas ficou com mais gosto de leite e o de 12 horas ficou bem azedo .Qual seria o melhor, os 2 tem o mesmo poder nutritivo?

    1. Sandra, quanto mais tempo de descanso fora da geladeira, mais tempo os lactobacilos têm de fermentar o leite, ou seja, consumir sua lactose, portanto resultando num iogurte mais azedinho. A temperatura ambiente também influencia no resultado final. Quanto mais quente, mais fermentação.

      Em dias quentes de verão eu em geral deixo meu iogurte descansando por 6 horas. No inverno, ias mais frios, chego a deixar 12 horas.

  69. Muito obrigado Pat pela gentileza de responder a minha dúvida. Então o tempo de descanso só influencia no sabor, mais azedo ou menos azedo ?O seu iogurte que vc deixa 6 horas de descanso fica com um leve sabor de leite?É que eu não gosto do sabor do leite e se for isso que acontece eu vou começar a deixar mais tempo fermentando.

    1. Sandra, eu prefiro o iogurte mais suave, por isso deixo menos tempo. Se você não gosta do gosto do leite, deixe fermentar mais, deixe mais azedo.

  70. Pat,
    adoro fazer iogurte em casa, mas confesso que nem sempre acerto. Tem vezes que fica parecendo um leite “engrossado” que nem tenho vontade de tomar. Uso para fazer pão, bolo ou pra colocar na comida dos cães (AN).

    O que será que acontece? Será que é o tipo de iogurte (faço com isca de iogurte de supermercado)? Será que é a temperatura do leite? Será a temperatura ambiente?

    Geralmente embrulho numa toalha e coloco dentro do microondas ou do forno.

    Fico super triste quando não dá certo, pois eu AMO iogurte caseiro!!!!

    1. Jacque, eu tenho certeza de que são montes de fatores que podem fazer o iogurte dar errado, e sinceramente ainda não descobri exatamente quais são e em que circunstâncias. Comigo aocntece igualzinho!!

  71. Comprei o fermento Bio Rich, so que não deu certo, acho que ele esta estragado, sera que voce pode me ajudar dizendo qual a cor desse fermento?
    No meu envelope o fermento eta duro e da cor marrom, iqual ao tablete de caldo knor.
    Obrigada

    1. Sandra, eu já comprei de dois tipos: um meio cor de rosa e outro bege clarinho. Marrom de vez eu nunca vi. Ele estava no prazo de validade?

  72. O BioRich é muito sensivel e mesmo que esteja dentro da validade pode estragar. Uma vez comprei pela Avon e veio bem marrom. Entrei em contato com a empresa e eles me mandaram dois saquinhos.
    Fazer iogurte em casa é quase que um jogo de sorte! Mas vale a pena! Quando o resultado não fica bom para consumo (muito liquido) eu faço bolo, pão, coloco na comida dos meus cães (eles não comem ração). Enfim, sempre dá pra aproveitar!

    Pat hoje comprei um potinho de iogurte natural integral para tentar o cream cheese, agora só preciso do paninho. Tô mega curiosa!!!

    1. Jacqueline, o melhor paninho que eu compro e sugiro são as tradicionais fraldas de pano branquinhas. Tenho um estoque delas aqui em casa!

  73. Pat,
    eu amo iogurte natural, sempre fiz em casa do mesmo jeito q vc faz, gostaria q me informasse sobre o leite longa vida quais sao os riscos q ele nos da a nossa saude.
    Alem disso,eu sempre tive interesse em ter aqueles bichinhos de lactobacilus vivos q se multiplicam no leite. Voce conhece? Ja perguntei para varias pessoas e nao consigo obter. Vc poderia me informar aonde eu arrumo?
    Agradeco pela atencao e pelos seus ensinamentos q sao muito bons, Deus abencoe vc e toda a sua familia. Obrigada por orientar a todos nos. Um abraco. Sandra Garces

  74. Oi pat,
    Desde que li seu site , to fazendo sempre o iorgute natural e tomando com 3 colheres de aveia e uma colherzinha de mel, a pele fica bem macia, não sei se é o iorgute ou a aveia ou o mel, ou os três juntos…rsrs nem precisa de passar creme :) agora o intestino tem melhorado um pouco, mas ainda não tá 100% … também comprei o oleo de coco, mas ele ta esquisito agora, endureceu.. viou tipo uma pasta branca.. isso é normal? ma não tenho tomado porque já tomo azeite, duas colheres de sopa no almoço, depois que passei a tomar o azeite no almoço, minha dor no estomago melhorou muito.. ai tomando também o oleo de coco, é muita caloria.. e sempre estou controlando o peso… ainda tomo uma capsula de oleo de linhaça, não sei se pode fazer tanta,mistura de oleo assim..obrigada por dividir com a gente o iorgute, foi uam grande descorbeta pra mim, que Deus te abençõe, abraços

    1. Flavia, quando o tempo refresca um pouco é super normal o óleo de coco endurecer e ficar meio esbranquiçado, nãose preocupe. Eu optaria elo óleo de coco diariamente ao invés do azeite de oliva. Os dois são deliciososo, mas o óleo de cocoé mais nutritivo.

  75. Oi Pat,eu li o que voce divulgou sobre colesterol,gostei muito ,to seguindo os conselhos de nao desnatar o leite ,olha faz algum tempo que faço iogurte em grande quantidade para minha familia,e todos os dias eu acerto o ponto fica com uma consistencia otima,sou persistente e pesquisei sobre iogurte ,ele tem alguns segredinhos para dar certo ,se voce tentar acho que vai gostar.Um dos segredinhos e que os organismos de iogurte sao anaerobicos ,portanto e so evitar o contato com o ar ,isso eu resolvi facil,contorno agora o recipiente com filme de pvc e ponho varias ligas novinhas daquele tipo que se usa em dinheiro,da certo eu nunca mais precisei comprar iogurte,uso a amostra do anterior.Outro segredinho e colocar o recipiente morno com a mistura de leite e iogurte em uma caixa de isopor.Outro segredinho importante e so fermentar na caixa por apenas 4 horas,fica mais cremoso e saboroso…Quando fazemos o iogurte abafando como falei ,nao entra ar essa e a parte mais importante,abafar com paninhos nao e o suficiente para evitar o contato com o ar,seguindo essas etapas mesmo em dias frios da certo.Mesmo quando levar o recipiente a geladeira mantenha o pvc e a liga so retire quado for tomar,fazendo assim conseguimos conservar o efeito …Olha fiz assim com o iogurte activia e da muito certo se nunca deixar rasgar o filme de pvc ,nao tentei com os outros ,se tentar depois eu te conto.Minha irma tinha o intestino preso e melhorou ,o efeito fica igual ao activia mesmo…To super feliz!!!Deve dar certo com outros iogurtes tambem…Gosto muito de suas dicas tenho visitado muito o site Crianças na Cozinha gosto muito de tudo que voce divulga.Que DEUS abençoe voce !!!

  76. So para complementar,a amostra que ficar para fazer o proximo iogurte tem que estar conservada em filme de pvc e liga num recipiente na geladeira ate o momento de fazer o proximo iogurte ,nunca deixar rasgar e entrar ar…Quando for passar o iogurte no liquidificador peque apenas uma amostra de iogurte misturando a parte coada posteriormente, com colher ,nao passe todo o iogurte no liquidificador ,assim fica mais cremoso e o efeito probiotico e melhor…O de ameixa fica otimo nao precisa coar apenas misturar e mexer.Quanto mais horas o iogurte passa na geladeira fica mais cremoso.

  77. Este final de semana alterei minha receita fiz com leite cru,pois meu marido traz do sitio e de confiança…Fiquei super triste perdi bastante leite , ficou fino ,acho que os organismos normais do leite eliminam os de iogurte,tem mesmo que ser com leite fervido para engrossar e crescer .Fiquei pensando se voce fez com leite cru tambem deve ter dado errado.Se foi o caso me desculpe!Vou recomeçar novamente com leite fervido,caso tente a receita com activia pegue um com validade longe de vencer e mais seguro.Os organismos do leite cru fazem uma coalhada deliciosa ,minha sogra faz diariamente no sitio…Que DEUS abençoe voces!!!

  78. Oi Pat ,como voce falou que o iogurte tem um monte de fatores que podem fazer o iogurte dar errado e ainda nao sabia o que,como o meu tava dando certo a um tempo ,pensei que pudesse te ajudar…Recomecei com outro potinho de iogurte activia ,nao ficou grossinho em 4 horas acho que porque era o primeiro cultivo coloquei na caixinha de isopor novamente por mais 4 horas somando 8 e deu certo novamente ,acho que dai em diante pode ser apenas 4 horas, vou observar,pelo menos descobri que dar uma olhadinha sem tirar o pvc nao atrapalhou a fermentaçao ,virei um pouquinho e vi que tava molinho,acho que nesse caso a caixinha de isopor ajuda,o importante para melhorar o sabor e nao deixar ficar muito acido,isso varia pelas horas ,quanto mais horas fica mais acido,tambem vou adicionar uma amostra maior de iogurte ao proximo.So quero trocar experiencias ,pois nos interessamos por os mesmos assuntos,achei o seu site muito ultil e quero ver ele melhorar a cada dia .Desejo muita saude e muitas bençaos para voces!!!!!!

  79. Olá Pat! É a primeira vez que visito este site. Comprei o livro “Enxaqueca Só Tem Quem Quer” e estou ainda me preparando para começar a dieta antienxaqueca. Estou pesquisando o que posso utilizar na dieta. Gostei muito deste site que já ajuda bastante. Estou um tanto preocupada pois aqui onde moro não é uma cidade pequena, mas há vários ingredientes que já sei que serão difíceis de encontrar.
    Em relação ao iogurte, nunca tentei fazer, mas sei que na minha universidade há uma feira (bem pequena) de produtos orgânicos semanalmente. Descobri que eles fazem iogurte natural de leite de cabra. Gostaria de saber se posso fazer o iogurte utilizando o leite de saquinho de supermercado (de vaca) e misturar o iogurte feito com o leite de cabra. Eu imagino que não tenha problema, mas achei bom vir aqui e confirmar! Desde já agradeço a atenção, provavelmente participarei mais vezes!

  80. Pat, vc não chegou a falar do iogurte feito na iogurteira. Tem problema?
    Tenho uma em casa q é do tempo do onça (minha sogra me deu, ela usava na época em q morava em sítio e tb tinha leite fresquinho…pena q não peguei essa época). São 8 copinhos de vidro, e não de plástico, o q eu acho ótimo.
    Posso fazer na iogurteira normalmente (uso o bio rich)?

    1. Pode fazer na iogurteira sim. Eu só não faço porque preparo muitoiogurte por vez, não caberia na iogurteira. Sem ocntar queas atuais são feitas todas de plástico, deixa gosto…

  81. Olá Pat! É a primeira vez que visito este site. Comprei o livro “Enxaqueca Só Tem Quem Quer” e estou ainda me preparando para começar a dieta antienxaqueca. Estou pesquisando o que posso utilizar na dieta. Gostei muito deste site que já ajuda bastante. Estou um tanto preocupada pois aqui onde moro não é uma cidade pequena, mas há vários ingredientes que já sei que serão difíceis de encontrar.
    Em relação ao iogurte, nunca tentei fazer, mas sei que na minha universidade há uma feira (bem pequena) de produtos orgânicos semanalmente. Descobri que eles fazem iogurte natural de leite de cabra. Gostaria de saber se posso fazer o iogurte utilizando o leite de saquinho de supermercado (de vaca) e misturar o iogurte feito com o leite de cabra. Eu imagino que não tenha problema, mas achei bom vir aqui e confirmar! Desde já agradeço a atenção, provavelmente participarei mais vezes!

    1. Emeline, se você não consegue orgânicos em tudo é uma pena, mas o simples fato de trocar produtos industrializados por comida de verdade já faz uma enorme diferença!

  82. olá Pat
    sempre que posso faço iogurte para a minha neta, sempre dá certo. Desta vez usei três litros de leite B de saquinho e depois de ferver e deixar com 43,5º.coloquei um potinho de iogurte natural. depois de 12 h. e depois de gelado ele ficou
    como uma massa grudenta e viscosa. Onde eu errei?

    1. Gilberto, isso já aconteceu algumas vezes comigo e eu sinceramente não sei bem a explicação – será o leite um pouco mais gorduroso? Sempre que fica muito soro ou essa camadinha mais grossa, eu acerto a consistência batendo o iogurte no liquidificador e uso normalmente.

  83. Oi, Pat, tudo bem? tenho feito meu iogurte e esta otimo! só que outro dia comprei leite organico e a parte que eu deixo no fogo, meio litro, para depois misturar ao leite frio, ferveu, e eu nao tirei a nata.
    agora tenho quase um queijo, o cheiro esta bem forte. vc poderia nos ensinar a descobrir quando identificar se o iogurte estragou???
    abraços!

  84. Pat é a segunda vez que tento fazer iogurte mas fica muito mole gostaria de saber o por quê?Fasso com leite integral de caixa longa vida e iogurte natural deixo dentro do forno tampado umas 12 horas mais ou menos e mesmo assim ele fica mole.

    1. Edna, posso ser sincera? Ainda não descobri o segredo do iogurte perfeito… Acabei de olhar o iogurte que preparei hoje cedo: deu errado! E olha que eu faço há anos,sempre do mesmo jeitinho!! Até hoje, vez ou outra, desanda!

  85. hehehe…Vou tentar denovo..Ele fica babento sabe como baba de quiabo e fica mole, queria que ficasse mais grosso.Bjus..

  86. Suelen, gostaria de saber se posso fazer o iogurte caseiro com o probiótico saccharomyces boulardii-17, que é o conteudo do medicamento Lactipan. Se puder me responder no email, eu agradeço, bjs !!

  87. Me desculpe, confundi o nome com outra interessada no assunto. Estou aguardando sua resposta, obrigada desde já.

  88. Oi Pat. Descobri o seu blogue “por acaso” e estou absorvendo lentamente as informações que você gentilmente disponibiliza. Tenho, para já, (só) uma dúvida: como eu não bebo o leite da vaca (tenho intolerância a lactose e a caseína) posso fazer iogurte com leite vegetal de arroz integral e nozes por exemplo? Costumo fazer esse leite e é tão suave, tem um paladar tão bom…
    Obrigada pela atenção, aguardo uma resposta sua. Um abraço, Maria.

    1. Maria, eu sei que exite kefir de leite de coco, mas nunca provei. É um tipo de fermentado, muito bom para asaúde da flora intestinal. Quanto a preparar iogurte com leites vegetais, como leite de coco, de nozes ou de arroz, nunca tentei. Se você resolver fazer a experiência, depois venha nos contar se deu certo.

  89. Esqueci de dizer que moro na Noruega. Aqui só há leite de caixinha (leite tratado, tipo UHT). Não há leite cru. Até conseguir ovos caipira (caipira mesmo e não daqueles ecológicos que há no supermercado…) é uma missão impossível… nem sei como vou conseguir as bactérias em pó (estava pensando em trazer uma boa quantidade de Portugal quando for de férias… elas estragam rapidamente? Posso trazê-las comigo de viagem?) Muito obrigada. Abraço da Maria (de novo).

  90. Quero experimentar mesmo Pat. A minha questão, agora, é esta: como faço para “criar” as bactérias, os bichinhos bons para a flora intestinal? Aqui não tem nada disso à venda… e tenho esperanças que você ou alguém me dê uma luz sobre como fazer para as criar…

    Outra questão: como faço para juntar frutas ao iogurte (que espero ter sucesso em fazer)?

    Obrigada. Um abraço e tudo de bom para você, sua família e, em especial, o seu novo neném :)
    Maria.

    1. Maria, existem sites no mundo todo para doação de kefir, que normalmente não se vende. No caso da sua filha, com alergia grave o leite de vaca, o kefir de leite de coco e o kefir de água são os mais recomendados.

      As frutas você junta depois que o iogurte tiver pronto, de preferência na hora de consumir, assim elas mantém o sabor fresco. Frutas secas podem e devem ser misturadas 1 ou 2 dias antes. Ficam mais macias e saborosas.

  91. Oi pat eu sei que vc entende muito de culinária, o que ñ deixa de ser exper em medicina natural,gostaria que vc me ajudasse, eu sofro de resistênçia baixa no organismo, e conseqüentimente sou atacada pela cândida,estou tomando remédios homeopáticos para recuperar a resistênçia,mas estou tomando a apenas um mês, e agora descobri que estou grávida e a cândida voltou, eu gostaria de saber se posso colocar o soro de yorgute natural na varginia, se ajuda no corrimento atalhado, e se ñ faz mal para o embrião.Desde já muito obrigada.

    1. Ale, segundo o que ouvi da Dra. Natasha Campbell McBride num dos congressos em que assisti às suas palestras, você pode tentar essa opção sim, mas de qualquer forma, não deixe de incluir o iogurte natural integral na sua rotina alimentar.

  92. Pat eu amo o seu sit, adoro suas receitas já fiz várias e sempre deram super certo, eu criei uma comunidade sobre lactobacilos vivos, e gostaria de saber se posso algumas de suas maravilhosas receita?

  93. Oi Pat!Meu iogurte em dias quentes ficava pronto com 4 horas de fermentaçao,agora leva a noite toda pois o clima ficou mais frio.Me deu o maior trabalho para o iogurte ficar bom como antes,tive que mudar muito a forma de preparo.Para a amostra ficar na temperatura ideal leva mais tempo em dias frios ,quando eu descongelo mais que a quantidade de um potinho de iogurte da tudo errado ,pois o leite esfria,como faço em grande quantidade tenho que descongelar em copos separados cobertos com pedaços de plastico ou seja mica e liga de dinheiro nova .Ate a quantidade de liga importa,uso agora 3 em duas partes no copo e para o pote de leite 6 sem dobrar apenas em uma parte,mantenho o iogurte da geladeira assim sempre bem tampado.Troquei o pvc por mica lavavel,usei a sua dica da toalha so que uso a toalha grossa tipo de banho nova ,dentro da caixa de isopor,ponho antes da toalha uma folha de papel aluminio que pode ser reutilizada.Quando alguem prova meu iogurte e pede a receita,falo do activia e as outras etapas,mais dou a sugestao de tirar a xerox das dicas que escrevi para meus filhos .Para quando eles precisarem.Gosto muito desse alimento vale apena,deu trabalho para observar isso tudo,mais voltou a dar certo.Que Deus te abençoe sempre um abraço!!

  94. Pat, faço uso de whey protein industrializado, porém gostaria de começar a usar o whey que você ensinou a fazer. Mas como devo usar? puro? tomar as colheradas? Muito obrigada pela sua atenção. Um abraço.

  95. Pat eu consegui o kefir para fazer yorgut, só k estou grávida e ñ sei se posso tomar, eu já sofria de imunidade baixa e agora estou pior.
    Eu posso tomar o yorgut de kefir k diz k é bom? E em qual quantidade me ajude por favor.

  96. Pat.
    Gostaria de saber se o leite cru que vc fala é sem ferver nenhum pouquinho?
    Assim que comecei a ler seu blog procurei e achei nosso leite de vaquinha e estava super orgulhosa disso…aí um monte de gente me falou que precisava ferver este leite por 15 minutos pois sem isso eu corria o risco de contaminhar minha filha de pouco mais de um ano.
    Passei a fazer isso e hj percebi que vc fala em leite cru…
    Por gentileza, esclareça sobre isso. Eu não devo ferver? Não tem risco de contaminação?
    Eu vejo eles tirando o leite não acho o sistema mais limpo do mundo…as vacas evacuam e mijam ali mesmo (hehehe) .
    um abração
    Deia,mãe da Bárbara e grávida do Frederico

  97. Se eu não encontrar as bactérias em pó, dá pr fazer só com o iogurte natural? Esse iogurte é aquele que exite a anos né? Ou pode ser esses recentes que dizem que ajuda no fluxo,o da embalagem verde e seus genéricos.? Tem como depois voce enviar por e-mail onde voce compra seus produtos? Nao queria comprar a coisa errada. Obrigada Pat.

  98. Pat, você já deu o iogurte para seus gatinhos? As minha meninas amam e uma vez ou outra eu deixo elas lamberem o potinho. Tenho receio de soltar o intestino delas,mas tbm já li na net (não me lembro onde) que os pets podem comer iogurte sendo caseiro. O que vc diz disso?

  99. ótimo, pois as minhas meninas amam iogurte, as vezes tenho que comer escondido delas. Acabei de chegar do mercado e minha panela ja está no fogo esquentando o leite. E no forno está a sua receita de omelete. Kd seu restaurante hein? hehe

  100. Pat, li num site (não lembro qual) para aerar o leite antes de esquentar. Estou fazendo deste modo e tirando fotos, vamos ver como fica, e qual diferença que dá.

  101. Pat, esqueci de vir contar meus resultados.
    Estou amando fazer o iogurte em casa, ja tenho bastante soro e ja usei bastante, tanto no feijao e no arroz. As minhas gatas ja sabem quando eu vou comero iogurte, dai ficam miando desesperadamente pedindo pra elas tbm. Obrigada viu. Ja estou imprimindo tudo e enviando pra minha mãe lá em Recife, pois falei muito de vc pra ela.

  102. OLÁ PAT, PRECISO CONSUMIR PRODUTOS CASEIROS PORR CAUSA DA MINHA DIETA, E QUERO TIRAR UMA DUVIDA COM VC; FIZ O IOGURTE DA SEGUINTE FORMA:
    1 LITRO DE LEITE INTEGRAL CAIXINHA AMORNADO Á 45° E MISTURADO Á UM COPO DE IOGURTE NATURAL INTEGRAL, CO 12 HS DENTRO DE UMA GARRAFA TAMPADA E ENVOLVIDA NUMA TOALHA GROSSA.
    BEM PAT, FICOU UM VERDADEIRO IOGURTE TANTO NO SABOR(AZEDINHO) QUANTO NA TEXTURA (CREMOSA) SÓ!!!! QUE BABENTO, E ISSO ME DESANIMOU DE BEBER QUANDO PUXA UM FIO COM A COLHER… OQUE FAÇO PARA NÃO FICAR BABENTO:? POR FAVOR ME AJUDE A CONTINUAR A CONSUMIR ESTA DELICIA!!!,,, E PARABENS PELO SITE

    1. Eu não recomendo o leite de caixinha, mas já que você usou, ferva-o e deixe esfriar a 45 graus, é mais garantido. Quanto a ficar “babrnto”, vou ser sincera: não sei porque isso acontece, mas acontece ocasionalmente aqui em casa também! Iogurte é um alimento vivo, e quando feito em casa, sem critérios rigorosos, ele realmente pode sair diferente a cada vez. aliás, qualquer comida de verdade nunca sai exatamente igual!

    2. Faço iogurte caseiro também. Já tentei de várias formas, a que deu mais certo para mim foi misturar levemente o copinho de iogurte natural no leite frio em recipiente de vidro tampado e colocar no forno com a luz acesa. Em 4 ou 5 horas está pronto. No começo ficava babento, mas percebi que isso acontecia quando eu deixava perto demais da luz e, acho, que por esquentar um pouco a mais fica babento. Coloco um pouquinho distante e fica perfeito. Já testei com leite em pó, de caixinha, de saquinho, integral, desnatado e todos derão certo.

  103. VALEU PAT, VOU FERVE-LO, ACHO QUE A PRÁTICA ME DARÁ ALÉM DE EXPERIENCIA, RESULTADOS E PROCEDIMENTOS DIFERENCIADOS, HJ COEI O IOGURTE NUM PANO E DESCEU MUITO SORO E UMA AGUA RALA (POR 3 HORAS) E O IOGURTE FICOU MUIIIITO MENOS BABENTO… TALVEZ O CAMINHO ESTEJA AI… MUITO OBRIGADO.

  104. Consegui a consistência que eu queria colocando 1 colher de leite em pó.
    Fica durinhe não “babento”. Pergunta: Pat? Essa colher de leite em pó não é legal acrescentar? Ou por ser apenas 1 colher não tem problema?

  105. Poxa! Não sabia dessa do creme de leite fresco.
    Sabado fui na feira de organico, mas não tinha (só por encomenda)
    Fora esse creme lá da feira vc indica outro?

  106. Estou triste. Triste e com dor(azia). Pior que desconfio que o causador da minha dor foi o iogurte que eu fiz.Pois ele é a primeira coisa que eu como assim que levanto. E não comi nada diferente hoeje. Será que por conta de ter colocado a tal colher de leite em pó no meu iogurte fez com que me fizesse mal????

    1. Sil, o leite em pó é um prodto alimentício totalmente desnaturado e alterado, e que mesmo em pouca quantidade pode ter te causado esse mal estar. Não posso dizer com certeza, mas se você diz que foi a única coisa diferente, pode sim ter sido…

  107. Queria dizer que faço o iogurte na panela de pressão fervo o leite e coloco o iogurte e fecho apanela deixo a noite toda pronto feito o iogurte…bem mais simples

  108. Sill não é por causa do leite em pó que vc teve azia a quantidade de leite em pó é tão pouca que não faria tanto estrago assim viu,fique com Deus

    1. Faça um chá bem fraquinho de sementes claras de sucupira (das menores) e tome em goles espaçados, leves, durante um 2 dias. Fiz isso com início de ioga e não tive mais.

  109. Eliane,adorei esse jeito que você faz na panela de pressão.
    Vou tentar na próxima vez.

  110. Olá Pat!
    Adorei seu site.

    Tenho uma dúvida: qual a diferença entre iogurte e coalhada? No supermercado tinha pote de iorgurte e pote de coalhada.
    Tem os mesmos benefícios?

    Eu fiz com leite de garrafinha tipo A e um pote de coalhada industrializada.

    Fervi o leite, deixei amornar e juntei a coalhada. Ficou delicioso mas não tinha muito soro.
    Vou tentar fazer com iogurte e ver como fica.

    1. Flá, eu tinha a mesma dúvida que você, e pelo que andei lendo, a diferença enrte iogurte e coalhada é o somente o tipo de cultura (lactobacilo) usado para fermentar o leite.

  111. Pat, você não recomenda usar o leite de caixinha para fazer o iogurte.Qual seria o motivo, por gentileza?

  112. Olá Pat!
    Gostaria de saber porque você esquenta o leite pasteurizado até chegar 84 graus centígrados e depois o esfria até 46 graus para fazer o iogurte?
    E se eu só aquecê-lo até 46 graus e depois já acrescentar o iogurte, será que dá certo?
    Beijos

    1. Porque no leite pasteurizado nem sempre o odor denuncia qualquer contaminação, então a fervura (leite ferve a 84 graus). Já o leite cru, um leite compeltamente vivo, qualquer eventual contaminação é normalmente denunciada pelo cheiro ou aspecto.

  113. Oi Pat!
    Li em um site que o iogurte deve ser consumido sem misturar com frutas por causa do açúcar, que destrói os valores principais do iogurte natural, isto é verdade?
    Outra dúvida, gostaria de saber se posso acrescentar 1 caixa de gelatina de morango e açúcar (ou outro adoçante), para fazer iogurte de morango.
    Obrigada e parabéns pelo site tão instrutivo.
    Luciana

    1. Luciana, o açúcar refinado com certeza prejudica os imensos benefícios do iogurte, já as frutas naturais, frescas, não fazem o mesmo. Evite completamente misturar gelatinas ou qualquer outro industrializado. Se quiser um iogurte com sabor de frutas, misture-a imediatamente antes de consumir e, se for o caso, junte um pouco de mel.

      1. Esqueci de perguntar: qual a ingestão diária recomendada para se ter obter os beneficíos do iogurte?
        Obrigada novamente.

  114. bom dia,Pat tenho uma filha com 16 anos,Nathalia, e ela esta cursando nutriçao,a professora pediu para ela criar uma receita com yogurte,sera que vc pode passar umas dicas de quais ingredientes combinam com yogurte ela não quer copiar nenhuma receita e sim criar, se vc puder ajudar ti agradeço muito.

  115. Olá Pat, e como faço pra saber a temperatura q vc pede nessa receita???
    Estou super interessasa nessa receita para fazer o yacult caseiro pro meu filho…
    Bjão e desde já obrigada

  116. Oi Pat, como voce faz para chegar nessas temperaturas indicadas? Usa termometro culinario? é verdade que para saber se o leite cru esta contaminado basta ferve-lo e, caso esteja ele vai coalhar? Nesse caso, caso a resposta for afirmativa, bastaria ferver um pouco para “testar” e consumir o restante cru, seria uma boa medida?

    1. Nani, no início eu usava um termômetro – comprei numa loja de artigos de laboratório, porque os ditos culinário, praticamente iguais, são muito mias caros. Com o tempo me habituei ao tempo de aquecimento e a sentir a temperatura com a ponta do dedo, uso o “dedômetro”!!! (risos)

      O leite cru quando está contaminado geralmente cheira mal, você percebe fácil. Se você tem qualquer dúvida quanto à procedência do leite, ferva sempre! Se o leite talhar ele pode nem estar contaminado, apenas passado.

  117. Pat, eu estou pensando em ir visitar uma fazenda que pode nos oferecer leite(só não gostei de entregarem o leite em garrafas pet), mas te confesso que não sei até que ponto os procedimentos de tirar leite, onde e como tiram o leite são seguros ou não. Nem sei como te explicar com palavras, mas cresci tomando leite tirado direto da vaca, mas as vacas ficavam simplesmente num galpão, tiravam o leite com a mão num balde, me dá umas dicas do que preciso observar por favor…
    Muito obrigada pelas dicas…
    beijo carinhoso

    1. Nani, acho que é um comentário teu de vários dias atrás para o qual estou devendo uma resposta, né… Essa coisa da confiança no leite cru é ao mesmo tempo muito exata e muito sutil. Existem detalhes que você pode (e deve) observar, como a higienização das tetas da vaca, o aspecto dela (limpeza, magreza, pelagem), assim como a higiene de quem tira o leite, se lava as mãos,se tem unhas bem aparadas, cabelos curtos, etc – coisas que você observaria em qualquer pessoa que estivesse lidando com a tua comida. Se você quer ir além, uma análise laboratorial mostra muita coisa – eu nunca pedi nem me interessei em fazer.

      O outro ponto é sutil, quase intuição: o jeito da pessoa falar, o quanto ela mostra de preocupação com o fato do leite ser ou não fervido, etc. O moço que fornece o meu leite acha super normal tomar leite cru e produzir derivado (manteiga, queijo e creme de leite) com esse mesmo leite cru. Ele mesmo consome e oferece para a família dele – e isso eu acho a maior garantia de todas, porque ninguém em sã consciência oferece para a família aquilo uqe acha que pode fazer mal!

      Respondida a tua dúvida?

      1. Pat, vc pode me falar quem é seu fornecedor de leite cru??? Moro em são paulo e quero muito conseguir comprar!!! Obrigada

  118. Obrigada Pat, era exatamente isso que precisava saber.
    Eu não sei se voce recebeu, mas te enviei um email com varias perguntas sobre duvidas minhas sobre alimentação. Voce esta revolucionando a minha casa menina! Te agradeço muitíssimo, tem sido maravilhoso aprender a se alimentar da forma que voce mostra. Se tiver mais um tempinho e tiver recebido o email vai sanar mais algumas questões que me afligem, rsrs.
    E te confesso que estou lendo MUITOS dos artigos do site. Parabéns pelo excelente trabalho e obrigada pela gentileza em responder nossas duvidas.
    beijos
    Nani

    1. Nani, fico até sem jeito de falar. eu recebi teu e-mail sim, mas como queria responder com cuidado e ando meio atrapalhada com meus afazeres, acabei deixando passar… Me manda de novo e de novo, até eu responder, tá?

  119. rsrsrs…não quero ser inconveniente, mas já que voce deixou vou mandar o mesmo denovo, mas nem responda a questão do leite porque me esclareceu perfeitamente.

  120. Pat, assim como quando a Eliane falou sobre a panela de pressão, eu resolvi experimentar e amei. Agora a minha panela de pressão tem outra finalidade… fazer iogurte. Percebi que desde que comecei a fazer na pressão o iogurte ficava mais firme.
    E eu ainda enquanto ferve o leite eu fico mexendo para “aerar” deixo pelo menos umas 10 horas dentro do forno. Fica muito bom, adorei a dica.

  121. Pat, onde posso conseguir a receita de Kefir. você tem ?

    Outra pergunta: Tenho uma horta aqui em casa basicamente de manjericão é maravilhoso e está imenso, tudo orgânico, sei que você consome muito, gostaria de comercializá-lo, como posso fazer ?

  122. Pat,
    Qualquer iogurte natural do supermercado serve? Olhei os rótulos e tem cada coisa…. Até farinha de arroz. Observando os rótulos, vi que preciso aprender a fazer esse iogurte depressinha. Não tem mais iogurte de verdade no supermercado.

    Fiquei com essa dúvida. Ou por ser pouca quantidade, tudo bem?

    Um abraço,
    Cacilda

    1. Cacilda, pode ser pouca quantidade num único potinho, mas se você se propuser a comer sempre, aí complica…. Iogurte deve ser comporto apenas de leite integral e alguma cultura láctea. Qualquer coisa além disso é “enfeite”…

      1. Na verdade, minha dúvida é se posso usar esse mesmo do supermercado (com tantas coisas) para fazer a receita do seu iogurte natural.

        1. Ah, nesse caso pode sim, mas procure a marca que tiver menos aditivos possível – eu sei que ainda existem umas poucas. Use na primeira vez e depois guarde um pouco do iogurte preparado para usar de isca no preparo do próximo.

          1. Olá Pat! Faço o iogurte em casa sempre e com o leite de cabra, pois tenho intolerância à lactose. O último que fiz ficou bem azedo, acho que deixei tempo demais. Neste caso, posso utilizá-lo para fazer o próximo? Não queria começar de novo pois teria que usar iogurte de leite de vaca, pois o de cabra não encontro para vender. Muito obrigada!

          2. Oi Pat! Só para te dar um retorno, não deu certo o iogurte. Da primeira vez, ele ficou mais ralo e mais azedo, fiz uma segunda agora que não deu nem para tomar! Vou tentar ao menos aproveitar o soro, mas até este ficou bem turvo (bem misturado), acho que não vai dar para guardar por muito tempo. Vou fazer uma nova tentativa só com o leite de cabra e estes fermentos comprados prontos. Depois conto como foi! Bom fim de semana!

          3. Clarissa, coa o soro, mesmo turvo ele serve pra tudo. E o cream cheese que fica na peneira, se ficou azedo demais, mistura com creme de leite fresco que melhora beeeeem o gosto!

  123. Gostaria de saber se posso usar o leite de pacotinho vencido e se posso como fazer? Iogurte ou coalhada?

    1. Ana Lucia, no processo de transformar o leite em iogurte, os lactobacilos “comem” a lactose do leite, portanto se a tua intolerancia não for muito severa, acredito que você possa consumir o iogurte caseiro sem problema algum.

  124. Olá!
    Gostaria de saber se pode substituir o iogurte natural por coalhada, por exemplo, se for natural também.

  125. OI PAT BOA TARDE,ME AJUDA!!!Ñ CONSIGO ACHAR LEITE DE BOA QUALIDADE AK ONDE MORO,ESTOU DANDO LEITE C BAIXA LACTOSE P A MINHA FILHA MAIOR Q TEM 3 ANOS,POIS ELA TEM INTOLERANCIA A LACTOSE.E PRA MAIS NOVA DOU LEITE NINHO EM PO O DE FASES ELA TEM 1 ANO.O QUE EU FAÇO?P SUBSTITUIR ESSES LEITES,POSSO DAR ESSE IORGUTE NATURAL NA MAMADEIRA?Ñ FICA MUITO GROSSO OU AZEDO?POR FAVOR ME AJUDA.AGUARDO RETORNO…URGENTE!!!!!

    1. Eu daria iogurte natural integral. Para líquidos mis grossos, existem bicos de mamadeira com furos maiores, mas se ainda assim ficar grosso, você pode dilur em um pouco de água. O azedo é só questão de hábito!

  126. Pat, sou eu de novo :)

    Deixo com vc uma dica que aprendi num livro sobre a dieta SCD que o melhor iogurte caseiro é aquele que fermenta durante 24 a 30 horas no forno. Eu experimentei e fiz o melhor iogurte que já vi na minha vida: meio branco, meio amarelinho (de leite cru!), parece manteiga com vida, parece gelatina!
    Amanhã vou comer no café da manhã :)

    Beijos :)

    1. Pat o iogurte ficou divino!! Já estou fazendo mais mas me enganei: coloquei o iogurte e o leite cru junto na panela para levar a 46 graus e só depois me dei conta que deveria juntar o iogurte depois do aquecimento… Juntei um pouco de soro de queijo e vamos ver no que vai dar :-)
      Beijos
      Maria :-)

  127. Fazer iogurte é bem simples! Se for leite longa vida, basta amornar e juntar ao iogurte pronto, deixe descansar por 4 ou 5 horas, eu coloco em pote se sorvete mesmo e deixo dentro de uma caixa de isopor. Ou voce pode cobrir com guardanapo de pano esse pote e deixar dentro de um forno ou micro-ondas desligado, sómente para manter a temperatura morna. Se voce usar leite de saquinho, deve ferver e éspere amornar pra misturar ao iogurte natural.

    1. Carmen, eu jamais recomendo o uso de leite longa vida, que é completamente desnaturado, e também sugiro não usar recipientes plásticos, principalmente em contato com alimentos aquecidos.

  128. Mal entrei no seu site e ja sou sua fa numero 1. O trabalho de divulgacao da dieta GAPS no Brasil que voce esta fazendo ‘e de DEUS!
    Pat, estou em Londres quebrando a cabeca para colocar o meu filho autista na dieta. Ele esta fazendo desintoxicacao das vacinas com homeopatia ao mesmo tempo (terapia CEASE, pouco conhecida no Brasil). Nao tenho a menor sombra de duvida que preciso mudar a dieta dele. Comprei um super liquidificador para fazer leite de amendoas. Ele tomou 2 mamadeiras ja e aceitou numa boa. Tenho tentado encontrar informacao sobre os maleficios de muita amendoa, agradeco muito se me der a sua opiniao!

    Um grande abraco, estou fazendo muita publicidade do seu site nas paginas de autismo do Facebook e na minha pagina Tratamentos Naturais para o Autismo!
    Eu estou escrevendo sobre o tratamento do meu filho no meu blog para divulgar a terapia CEASE e gostaria de saber se posso colocar la um link para o seu blog :)
    Muito, muito sucesso pra voce!

    Julie

    1. Julie, fique a vontade para divulgar meu site, será um prazer! Quanto à dieta GAPS, conte comigo para o que precisar, mas fique sabendo que você em Londres é vizinha da Dra. Natasha Campbell McBride, que foi quem desenvolveu a dieta GAPS, a princípio para o filho, que era portador do autismo – e veja como conjuguei o verbo, ERA, no passado!

      1. Pat, infelizmente eu liguei semana passada na Clinica dela em Cambridge, atendue uma secretaria eletronica estranha e nao me retornaram ate hoje…

        Eu tenho a impressao de que tantas pessoas a contactam hoje em dia que ela nem atende mais, so deve dar palestras etc.

        Ela treina terapeutas e da a certificacao da dieta GAPS, tem uma aqui em Londres, eu estou tentando marcar uma consulta!

        Sucesso pra voce, amei o blog, merece premio!

        1. Bem, eu não tenho contato direto com ela, mas talvez vá a uma palestra dela em novembro, nos EUA. Vou perguntar sobre a clínica a ela, caso encontre. Quanto ao prêmio, mensagens carinhosas como a tua são o melhor prêmio!! Obrigada!

          1. Comprei um super liquidificador para fazer leite de amendoas. Ele tomou 2 mamadeiras ja e aceitou numa boa. Tenho tentado encontrar informacao sobre os maleficios de muita amendoa, agradeco muito se me der a sua opiniao!

            Ah, tentei fazer o iogurte, nao deu certo… vou tentar hoje ou amanha de novo, acho que preciso de um termometro de cozinha.

            E talvez colocar toalhas realmente grossas em volta da panela? Coloquei 3 panos de cozinha grossos em volta mas nao deu certo…no que sera que errei?

            Obrigada!

          2. Julie, as amêndoas também contém alguns antinutrientes. Você as deixou de molho antes de preparar o leite? Eu não sei ao certo sobre excesso de nozes, castanhas e amêndoas, mas acho que qualquer coisa em excesso pode fazer mal, né? Então eu sugiro que você alterne, por exemplo, com leite de coco. Será que você consegue por aí?

            Quanto ao iogurte, aqui em casa, depois de tanto tempo preparando, o meu as vezes dá errado e eu nunca sei ao certo o que aconteceu… Cobrir a panela com toalhas grossas ou até uma manta e deixar abrigado dentro do forno (desligado, lógico) pode ajudar!

          3. Julie e Pat! Com a receita da Pat para fazer iogurte natural em casa, mais os comentários dos leitores e outras pesquisas… tenho me saído bem no preparo do iogurte. Faço assim: fervo o leite e deixo esfriar até que consiga mexer o leite com o dedo, mas logo depois sinto queimar (aprendi que essa é a temperatura, deu pra entender?), e assim nunca usei termômetro. Enrolo numa fralda de pano e coloco num pequeno isopor. Deixo lá até o dia seguinte (geralmente faço a noite) e sempre faço em pote de vidro. Quando uso os lactobacilus do saquinho sempre fica perfeito, mas qdo uso o iogurte, as vezes fica com um pouco mais de soro, mas ainda assim bom!

          4. Pra mim o que deu certo foi deixar o iogurte descansando dentro de uma bolsa térmica. Em dias frios coloco potinhos com água quente junto, dentro da bolsa. Depois que passei a fazer essa “estufa” na bolsa térmica nuca mais tive problemas com iogurtes que não vingam e pães que não crescem!

            Ah! Outra coisa que acabei aprendendo também foi sempre mexer muito o iogurte quando adiciono a cultura (eu uso meu próprio iogurte que deixo separado). Com preguiça de mexer usei o “mix” e tcharan! Sem iogurtes que desandam! Experimente!

  129. Olá Pat!

    Herdei uma iogurteira daquelas top therm, posso utiliza-la ao invés do forno? Tenho alguns potinhos bpa free novos e alguns de vidro que comprei para papinha, ao invés de utilizar os potes da iogurteira que são de vidro…

  130. correção:

    Olá Pat!

    Herdei uma iogurteira daquelas top therm, posso utiliza-la ao invés do forno? Tenho alguns potinhos bpa free novos e alguns de vidro que comprei para papinha, pensei em colocar o iogurte nestes potinhos individuais, ao invés de utilizar os potes da iogurteira que são de plastico… Será que funciona?

  131. Oi Pat,comecei a fazer o yorgute p a minha filha de 3 anos achei q ia ser dificil ela aceitar por causa do azedinho,mas deu certo,umas 2 vezes coloquei um pouco de leite de coco e leite de arroz q eu mesma fiz p n ficar tao grosso.Tem alguma dica p o yorgute n ficar tao grosso?posso diluir c agua?Eu ja li em algum lugar q vc coloca gema na mamadeira de seu filho.Como vc faz a mamadeira dele?E uma duvida q é muito importante,a minha filha tem intolerancia a lactose é verdade q o yorgute n tem a lactase qndo é preparado>Aguardo retorno Obrigada!!!

    1. Sandra, eu normalmente dou iogurte misturado com o leite ou diuído em água. Meu filho aceita dos dois jeitos.

      A gema de ovo eu du crua, só passada na peneira pra tirar aquela película que a envolve, e misturo à mamadeira da noite.

  132. ola, se eu fizer isso e depois coar isso dará origem aos grãos de kifer?

  133. Pat,
    Faço iogurte natural em casa usando o fermento em saquinho, mas sempre uso um novo, nunca peguei um pouco do próprio iogurte para fazer por achar que pode não manter a mesma qualidade, ser tão saudável quanto.
    Você acha q posso tirar e utilizar a isca do meu iogurte mantendo ainda assim a qualidade equivalente a fazer um novinho sempre?
    Sobre a temperatura, que vi muitas pessoas em dúvida de como aferir sem termômetro, o que faço é o seguinte:
    50% do leite gelado + 50% do leite bem quente. Sempre deu certo.

  134. Uma dica.. Jornais envolvendo a panela ou recipientes de vidros servem para manter a temperatura em substituição às toalhas grossas. Pat, agradeço pelo envio da receita. Já fiz Yogurt em casa mais ou menos do jeito q vc ensina, mas tb usando o “dedômetro”. Fazia com leite de caixinha. Vou experimentar com leite de saquinho q encontro em um mercado perto de casa. Mas só para tirar a dúvida.. quer dizer q tenho q deixar ferver primeiro é isso? Com o leite de caixinha q eu fazia, apenas deixava amornar e daí jogava o yogurt. Aguardo sua resposta para poder fazer corretamente. Desde já grata!

  135. Olá Pat,
    Seu site é sensacional, estou amando conhecê-lo.
    Como eu posso saber qual é a temperatura de 86 graus na panela? E também 46 graus?

    Obrigada.
    Carolina

    1. Carolina, em lojas de artigos de cozinha você normalmente encontra termômetros para vender, mas se quiser pagar bem menos, pesquise em lojas de artigos para laboratórios químicos.

  136. Pat
    Eu tentei fazer o iogurte e não deu certo. Acredito que o inverno aqui nos EUA não colabora com o processo, mesmo eu deixando no forno com as toalhas. Pensei em colocar um aquecedor na porta do forno, mas acabei vendo um “like” seu no facebook de um site que vende iogurteiras. Ja tinha visto em outro site e gostaria de saber a sua opnião sobre a iogurteira. Obrigada!

  137. Oi Pat, obrigada pela receita! Fiz ontem à noite e minha única dúvida é: ele está com consistência de iogurte, mas tem como uma água (acho que o soro do iogurte) que fica nos cantinhos… É consumível com o soro ou ele deve ser coado? Obrigada!

  138. boa tarde Pat, fiz o iogurte e ficou com uma consitência de mingau, posso consumir mesmo assim ?

  139. pat li todos os comentários e respostas e lhe agradeço desde já pela sua gentileza em esclarecer tantas duvidas. tenho 2 filhos e os dois são alérgicos e sofrem com a mudança de temperatura, já fiz uso de vários antialérgicos, mas depois que termina o tratamento, dez dias depois as tosses voltam novamente. Quero saber se o consumo de iogurte pode me ajudar acabar com essas crises respiratórias ?

  140. […] maionese, só como na Salada de Batatas), então a receita que obviamente levava maionese, ganhou iogurte no lugar da maionese e ganhou uvas passas, invenção das duas adolescentes metidas a […]

  141. Oi Pat, tudo bem? Preciso de ajuda ,nao consigo fazer meu iogurte. Consegui comprar o leite cru e fiquei super feliz achando que iria tomar iogurte caseiro mas nao foi isso que aconteceu. Eu tenho uma iogurteira e fiz do jeitinho q voce ensinou , a unica diferenca foi que coloquei em 8 potinhos e deixei descansando por 10horas. A iogurteira mantem a temperatura. Mas formou muito soro e so um pouquinho de iogurte no fundo do pote. Com leite de caixa da certo mas com o leite cru ficou com cheiro forte e uma textura estranha e rendeu bem pouquinho e alguns potes nem coalharam direito,nao sei o q esta errado,fiz 3 vezes ficou do mesmo jeito.vc sabe oq esta errado?
    Obrigada ,bjs e tenha um excelente feriado’

    1. Fabiana, quando forma tanto soro em geral é porque fermentou demais, então numa próxima vez tente deixar menso tempo. Não desanime, as vezes a gente custa um pouco para acertar o ponto, mesmo fazendo tudo certinho!

  142. Oi Pat.
    Estava lendo uns comentários acima e vi que uma pessoa faz o iogurte na panela de pressão. Dá certo também? O procedimento é mesmo?

  143. Olá Pat!
    Meu filho é muito alérgico, vivia com crises de runite e acabava com sinusite, otite, enfim, pra fugir de antibióticos começamos tratamento com homeopatia e o medico disse que o leite de vaca agrava as crises e por isso ele nao deve ingerir leite de vaca nem derivados! Consigo fazer iogurte com outro tipo de leite, seja o de cabra, ou de cereais?

      1. Mas uso o mesmo processo mesmo com leite de cereais? Ou tem algum outro processo? Obrigada!

  144. Pat,

    Desculpe ressuscitar o tópico, mas é que estou lendo o livro GAPS da Dra. Natasha e ela recomenda deixa o iogurte fermentando por, no mínimo, 24 horas, para que toda a lactose seja consumida. Sendo assim, será que se eu repetir esse seu procedimento por 3 vezes daria certo, ou seja, depois de 8 horas eu reaqueço o forno para mais 8 e depois novamente?

    Desde já agradeço.

    1. Vinicius, você não precisa reaquecer. Basta deixar o recipiente onde está preparando o iogurte em local abrigado, de preferencia embrulhado numa manta, para que a temperatura não baixe muito. Ao invés das usuais cerca de 8 horas de repouso, deixe por 24 horas.

  145. Gostaria de deixar meu iogurte mais firme, vi que você sugeriu o creme de leite fresco, mas onde moro é muito difícil de encontrar. Posso usar o de caixinha ou lata? Ou tem alguma outra opção para deixar mais firme?

  146. Olá Pat, boa tarde;

    Sei que já faz tempo que você postou essa receita de iogurte natural, mas só a encontrei essa semana porque ando pesquisando bastante sobre alimentos probióticos, lactobacilos, etc. Bom, lendo me apareceram 2 dúvidas:

    1) A primeira é sobre a possibilidade de fazer iogurte natural com Yakult. Isso seria possível? Qual seria o valor nutritivo, igual se eu o fizer com o potinho de iogurte integral (o do supermercado)?

    2) E a segunda dúvida é sobre a temperatura adequada para colocar o iogurte natural no leite, depois que este já ferveu por 4 minutos, como você recomenda. Li um post seu na receita de yakult caseiro, respondendo a uma pergunta, onde você dizia: “Fernando, os lactobacilos aguentam até cerca de 46 graus. (November 10, 2012 at 20:03 )”. Aqui você nos recomenda esperar o leite chegar a 46 graus centí­grados para então adicionar o iogurte. Esta seria a temperatura máxima que os lactobacilos aguentam? Mais quente que isso eles morrem? Eu poderia esperar o leite esfriar um pouco mais então para não ter erro de matar os “bichinhos”? Qual seria a temperatura mínima?

    Desde já, agradeço pelo teu tempo e disponibilidade em responder. Parabéns pela página!

    Obrigada e um abraço!

    1. Oi Fernanda, nunca tentei fazer iogurte com yakult e sinceramente acho que não é possível, já que são bactérias diferentes. Se você resolver tentar, venha nos contar o resultado!
      Temperaturas acima de 46 graus matam os lactobacilos sim!

  147. Pat, fiz a receita com leite 0% lactose, de caixinha, embora saiba que não é o mais aconselhado, mas tenho intolerância a lactose. Ficou muito bom, mas com consistencia muito cremosa, um pouco “babento”. O que me preocupo mesmo é que tive de usar um pote de iogurte natural pronto, comprado em supermercado, e este é óbvio, contém lactose….Como fazer o iogurte sem usar o potinho industrializado? Posso azedar o leite com limão, como se fosse a coalhada?
    Por outro lado, como fazer com leite de soja, sem acrescentar o iogurte de leite?

    1. Sara, algumas coisas que você deveria saber e que vou te contar:

      – Quando o leite fermenta para virar iogurte, as bactérias boazinhas “comem” o açúcar do leite, que é a lactose, por isso que ele fica azedinho e por isso é que iogurtes em geral praticamente não contém lactose. A não ser que sua intolerância seja muito severa, você pode consumir iogurte normalmente.

      – Leite de soja eu definitivamente não recomendo. Leia mais aqui: https://pat.feldman.com.br/2013/06/23/soja/

  148. Pat, alguma dica de receita salgada que vá iogurte, sem leite para bebê de 11 meses?

  149. Pat, estava lendo os tópicos e alguém comentou que usa fermento de pacotinho pra fazer o iogurte, seria a mesma coisa que a bactéria de pacotinho que vc relacionou na receita? Ou são coisas diferentes? Onde eu encontro essa tal bactéria de pacotinho? Moro em Rondônia, não sei se tem isso por aqui. Já tentei fazer o iogurte várias vezes e não consigo, fica aguado… mas tenho feito só com o leite e o iogurte, não sabia dessa da bactéria. Grata pela atenção!

    1. Érika, como eu comentei em outra ocasião, para preparar o iogurte em casa você pode usar a bactéria em pó, ou pode usar uma pequena quantidade de iogurte já preparado, que contém as bactérias também. Se o seu iogurte fica muito aguado, com muito soro, ele pode estar fermentando demais, então tenta diminuir o tempo de repouso.

      1. Eu tenho deixado em média umas 12 horas, vou diminuir o tempo da próxima vez e ver se fica melhor então. Obrigada pela dica!

  150. Eu coloco um copo de iogurte em 1litro de leite morno, deixo esfriar e pronto. Nao precisa das bacterias, so precisa ir para a geladeira para endurecer. Abraço

    1. Sim Priscilla, você precisa das bactérias – lactobacilos – e elas estão presentes no copo de iogurte que você adiciona ao leite morno.

  151. Olá, qual email posso entrar em contato para tirar uma dúvida. Obrigada.

  152. Pat, faço iogurte de kefir para o meu bebê de onze meses. Só que nem sempre consigo o leite de saquinho então apelo para o de caixinha. Pensei que como leite seria ruim, mas virando iogurte, td bem. Estou errada?….estou dando algo ruim para o meu bebê? Não fervo o leite, só misturo com os bichinhos. obrigada, bjs

    1. O leite de caixinha depois que vira iogurte é menos ruim, mas ainda não é grande coisa não… Ah, e é o que mais precisa ferver!!! Se conseguir, compra o leite de garrafa refrigerado, é melhor que o de caixinha.

      1. E no caso qual seria o menos pior: iogurte de leite de caixinha ou o iogurte integral do supermercado? obrigada, bjs

        1. Ahaaa, agora você me pegou!!! Mas se tivesse que escolher, ficaria com o iogurte pronto do supermercado, natural e integral. Não sei bem se um é melhor que o outro, mas acho que dá mais ou menos na mesma, com a diferença que se você usar o iogurte pronto, só terá o trabalho de abrir o pote. Mas atenção quando comprar: iogurte de verdade tem só leite e fermento lácteo (ou lactobacilos)

          1. Vi três marcas, nestlé, batavo e itambé….todas tem leite em pó…td bem?

            “Leite, leite em pó integral e fermentos lácteos. Não Contém Glúten.”

  153. Pat, você tem algum termômetro pra uso culinário? nesta receita de iogurte eu acho difícil fazer sem uma forma de medir a temperatura… mas os termômetros que eu encontrei são daqueles de espetar em carnes, existe algum que podemos prender na panela e usar, por exemplo, pra líquidos? se puder dar alguma dica, agradeço muito!!

    1. Flavia, até sei que existe, mas aqui em casa acabei comprando aqueles de laboratório, que funcionam super bem e são infinitamente mais baratos. Em São Paulo, no bairro de Santa Cecília, tem a Casa Americana, que vende equipamentos de laboratório. Creio que um bom termômetro lá não custe mais do que R$20,00

  154. ah,como foi interessante ler tds esses depoimentos e respostas… Fiz iogurte hj, e ão deu certo… mas nem sempre dá errado.BJS,GIRLS!

  155. […] Me lembrei desse assunto na época em que escrevi o artigo sobre quiabo, em que alguém comentou a maravilha de alimento que ele é,  tão rico em cálcio e ferro!! Gente, veio uma “pulguinha” me incomodar aqui. Ué, se quiabo pode ter essa combinação, por que não pode iogurte?!?! […]

  156. Olá Pat,
    Fiquei curiosa. Até pesquisei mas não encontrei. Porque o leite de vaca faz mal para o bebê e o iogurte não?

  157. Pat, obrigada pelas dicas preciosas! Coalhada, dessas que a gente faz em casa, dá o mesmo efeito (dos probióticos no organismo)???? Obrigada!!!!!!

  158. Oi, Pat,

    Precisa aquecer o forno antes de colocar o iogurte? Sempre coloquei direto sem ter aquecido, o ambiente não fica quente demais?
    Outra questão, li em um comentário que se eu usar o leite de caixinha é a mesma coisa de eu usar o iogurte integral pronto de mercado?

    Obrigada,

    1. Neula, não é necessário pré aquecer o forno não. Na verdade eu faço isso em dias muito frios, assim o calor se preserva por um pouco mais de tempo.

      Eu não recomendo leite de caixinha, nem no preparo do iogurte. É um leite completamente morto….

  159. Olá Pat,

    Onde moro não encontro um leite engarrafado ou de saquinho bom, então, fico com dúvida do que consumir, se um iogurte natural integral comprado no mercado que não contenha conservantes ou se faço o iogurte em casa com esses leites de saquinho (mas os de saquinho que encontro aqui são sim pasteurisados e homogeneizados, mas tem um cheiro muito forte, deve ser tipo c, enfim não confio). O que seria melhor? Tenho um bebe de 1 ano e 3 meses que mama (leite materno) e estou dando iogurte natural integral 2 vezes por semana, no lanche com frutas…mas fico na dúvida. Você poderia me deixar a sua opinião?

  160. Olá, Pat!
    Fiz sua receita de iogurte caseiro e ficou uma delícia. Meu marido teria gostado mais se fosse docinho, porque ele gosta de açúcar. Da próxima vez colocarei mais frutas dentro para adocicar.

    Compramos nosso termômetro na UENF. E o leite pasteurizado numa padaria aqui perto. Depois que encontrei seu site passamos a comprar leite pasteurizado, botamos os grãos de molho, e agora vou fermentar com o soro de iogurte. Boa dicas!
    Obrigada.
    Um abraço!
    Danielly

  161. Oi Pat,

    Eu fiquei viciada no actimel da danone, que é leite fermentado. Mas para tentar consumir menos produto industrializado, tentei fazê-lo em casa com um litro de leite e uma unidade dele (deixei fermentando por 8h), mas ao invés de ficar ralinho como o leite fermentado, virou um iogurte bem suave e muito gostoso. Inclusive eu não gostava muito do iogurte caseiro por causa da baba e este ficou perfeito. Mas agora fica a dúvida.. pode ser usado como iogurte ou é só um leite fermentado mais espesso? A nutrição será parecida ou não?

    Mas eu queria leite fermentado e com o sabor característico deste e não de iogurte… tem alguma dica?

    1. Iogurte é um tipo de leite fermentado, Maria. Depois de pronto, você pode bater com frutas e/ou mel e/ou baunilha para chegar perto do seu paladar favorito.

  162. Eu amo.
    Faço com leite cru.
    Mas não uso nenhum iogurte ou bactérias em pó. Simplesmente aqueço o leite até uma temperatura morna e depois abafo por uma noite (se tiver frio por 24 horas) e tenho um belo iogurte!
    Costumo tomar em jejum, puro. Adoro!

    1. Na minha região, interior do Paraná, isso é chamado de coalhada. É uma delícia também. Porém, lembrei agora, o leite não é aquecido: simplesmente é deixado em temperatura ambiente até coalhar, o creme grosso que forma é a nata (ridiculamente deliciosa). Até!

  163. Invés de colcar no forno ,pode colocar no isopor ?

  164. Pat, tudo bem?
    Nesses últimos dias, estou fazendo o iogurte (leite cru) e anda talhando não sei porque, estou adicionando creme de leite fresco e msm assim estão com uns grumos tipo talhado. Será que faz mal? Estou comendo e dando para meu pequeno também, mas estou em dúvida.
    Beijos

  165. Amei suas receitas!! Você demonstra qualidade e amor emtudo o que faz, parabéns!

  166. OI pat
    posso dar para meu bebê de 8 meses? faço com leite de saquinho e iogurte nestlé integral.
    obrigada :)

  167. At, nao precisa deixar o leite esfriar para misturar o iogurte? E outra coisa, qnto tempo o leite cru dura na geladerira, sem esquentar nadinha? E fervido?

  168. Boa tarde!
    Gostaria de saber que temperatura deve estar o iogurte natural na hora de misturar com o leite, em temperatura ambiente ou gelado? Obrigada.

  169. Oi Pat.
    Quando vc pede para pre aquecer o forno,, qual a temperatura voce usa?
    Outra questao, é possível fazer kefir em casa, ou tem de receber o “fermento” preparado?

    1. Olá pat,passei a fazer o iogurte como você ensinou,faço com leite pasteurizado integral tipo A,a consistência fica boa mas ele não fica tão azedinho quanto o de mercado?Será que mesmo assim estou consumindo os lactobacilos.

  170. Fiz uma coisa que deu certo. Para manter o “quentinho” – o que é complicado nos dias frios -, coloquei uma bolsa de água quente junto da panela e enrolei tudo em um cobertor. Sucesso total!!!!

  171. Ola Pat, vc tem alguma dica de onde conseguir lei organico ou cru em sao paulo?

    1. Orgânico tem na feira da Água Branca, mas cru é bem complicado porque o comércio de leite cru é proibido no Brasil….

  172. Pat, fiz pela segunda vez o iogurte… Desta vez com leite cru.. Para dois litros de leite, usei 1 potinho de iogurte. Deixei a noite toda. Mas ele ficou um leite azedinho.. Não ficou firme (em nada), como o meu primeiro iogurte. Agora não sei se o azedo é do iogurte, e ainda assim consumivel (ele sem estar cremoso é consumivel?), ou se o leite coalhou. O que você acha, não deu certo? Não se aproveita o leite, já que não tem uma consistência mais firminha?
    Estou triste por não ter dado certo! :(

    1. Fernanda, não sei onde você mora, mas aqui em SP tem feito bastante frio, o que pode atrasar a fermentação do iogurte e ele fica parecendo que deu errado. Uma das saídas é deixar mais tempo. Outra é se conformar que as vezes dá errado e pronto – até hoje eu erro de vez em quando e nem fico sabendo porque! O seu leite foi inoculado com as bactérias do bem, então estragado ele não está, só não ficou na consistência esperada para um iogurte, mas você pode usá-lo, por exemplo, para bater vitaminas.

      1. Que ótima notícia, Pat! Farei isso, usarei para vitaminas!!! Muito obrigada!!! Ah, moro em Rondonópolis/MT, e neste dia em que fiz o iogurte também fez frio aqui. Fiz por volta das 22horas. Antes do almoço já vi que ele não tinha chegado na consistência ainda, então deixei até às 17horas. Mas continuou líquido. Gosto ruim não está. O gosto é de iogurte, mas sem a consistência dele. Obrigada pelas informações. Um abraço.

  173. No meu caso o que deu mais certo foi colocá lo embrulhado em toalhas em uma sacola térmica.

  174. Olá Pat li os artigos de leite e sobre o iogurte achei ótimo ,mais gostaria de saber o que vc acha ou leu sobre o kefir de leite e do próprio iogurte de caspian e outros… Sou vegetariana e leite nunca fui de beber muito , hoje estou consumindo o kefir de água e tenho gostado o de leite ainda não…

  175. Qual a diferença, se é que tem, do iogurte natural para o iogurte grego? Obrigada e amando tudo..

    1. A diferença – e aí estamos falando do verdadeiro iogurte grego e não dessa coisa de mentira que se vende no Brasil – é o tipo de cultura que fermenta o leite.

      1. Fui à Grécia e aprendi lá a fazer o verdadeiro grego, e não acho que a diferença do tipo de cultura seja tão importante assim. Faço aqui e fica muito parecido com o de lá. Aqui no Brasil chama-se de “coalhada seca” o que na Grécia se chama de iogurte, então coando o iogurte, tem – se o iogurte grego.

        Faço o iogurte normalmente, como a receita da Pat , depois coo numa fralda de pano, dentro da geladeira por cerca de 12 horas (ou mais). Depois de coado bato um pouco a mão, fica MARAVILHOSO! O soro que fica eu uso em mil coisas, principalmente no suco!

  176. Pq tem essa diferença de temperatura entre o pasteurizado e o cru???

  177. Mil perdões pelo excesso de comentários. Estou fazendo meu iogurte faz um tempo e, na vontade de me livrar dos industrializados, procurei por uma receita que dispense a compra do iogurte. Achei uma que utiliza o próprio leite como iniciador!

    Basta deixar um copo americano de leite em temperatura ambiente por 24 a 36 horas, tampado com um pano para que não caia poeira ou insetos. Ele vai engrossando aos poucos, fermentando. Fica bem mais suave que o industrializado.

    1. Oproblema desse método é uqe ovcê não garante a procedência dos lactobacilos, e corre o risco de ter bactérias patogênicas, que fermentam o leite tanto quanto os lactobacilos do bem.

  178. Pat, sou alérgica à proteína do leite e estou tentando adaptar a receita do iogurte com algum extrato vegetal. Qual você acha que seria melhor? Costumo usar leite de coco caseiro, mas como a gordura do coco é bactericida, sinto que o iogurte fica fraco e não fermenta direito. Será que algum leite de oleaginosas seria melhor, ou de algum cereal como aveia? Pode me dar uma luz?

      1. Então, testei com leite de aveia, amendoim, castanhas e coco.
        O leite de coco é o que usava quase sempre. Acho que a isca dele fica fraca, mas fermenta direitinho nas primeiras vezes. A gordura se solidifica e pode ser aproveitada depois, é bastante bom.
        O de aveia ficou bem ralo, mas ficou gostosinho e fermentou direito, assim como o de amendoim. Esse último ficou com um cheiro um tanto desagradável, aliás.
        O de castanhas foi o melhor até agora, mas aí tem que prestar muita atenção na hora de esquentar o leite para não oxidar as gorduras. Usei gelatina natural para endurecê-lo e deixei fermentar por 10 horas. Ficam as dicas para quem não pode consumir leite de vaca :)

  179. Pat, fiz com leite cru mas esquentei o leite a 84 e não esfriei até 48, já passou a noite e a manhã no forno mas está como leite, tem jeito?

  180. Pat, tenho feito o iogurte direto- delicia- , mas da ultima vez ficou parecendo coalhada, com grumos e muuuito soro… Estragou?

  181. Oi Pat.
    Desculpe por novamente estar cheia de dúvidas, mas mesmo acessando o site, e ter feito ontem o meu iogurte pela primeira vez, ainda tenho algumas dúvidas.
    Gostaria de saber que temperatura deve estar o iogurte natural na hora de misturar com o leite, em temperatura ambiente ou gelado?
    Quando vc pede para pre aquecer o forno, qual a temperatura você usa?
    Outra coisa depois de o iogurte pronto, posso colocar ele em porções individuais dentro de potinhos de plástico com tampa, ou é preferível em potes de vidro tampado com filme plástico. Em quanto tempo devo consumi-lo.
    E se depois que eu fizer o iogurte pela primeira vez, quanto tempo posso guardar daquele iogurte fresco, uma medida para fazer novamente.
    Desde já agradeço pela sua ajuda.

    1. Geni, essas informaçõwes estão na receita, leia com atenção! O leite deve estar a 46 graus para ser misturado com o iogurte ou pó com lactobacilos. O iogurte eu geralmente armazeno em vidros e a durção é indefinida, mas ele está agradável para consumo por até duas semanas.

  182. Pat, minha família sempre fez iogurte deixando a luz do forno acesa e a panela tampada bem pertinho da luz, e sem ligar o forno. Funciona super bem! Se quiser teste para ter mais uma opção de preparo.

  183. Dr Feldman, li as suas receitas e dicas achei muito bom. SÓ NAO ENTENDÍ O PORQUE DE NÃO USAR LEITE EM CAIXAS. EU USO POIS DO LEITE EM CAIXAS CONSIGO ACHAR DESNATADO

  184. Pat, há alguma receita que você ensina a fazer iogurte com kefir de leite ou outro probiótico que não seja iogurtes de mercado?

Comentários estão encerrado.