Alimentação ARTIGOS Bebês

Gema de Ovo – 5 Razões Para o Seu Bebê Consumir

Screen Shot 2013-03-18 at 18.58.01Eu já escrevi sobre o hábito muito saudável de comer ovos rotineiramente. Ovos são deliciosos e fazem bem à sua saúde, mas são especialmente benéficos aos bebês, especialmente a gema de ovo!

Antes de continuar a falar das maravilhas dos ovos, vale lembrar que para os bebês não há nada mais maravilhoso que o leite materno da mamãe bem alimentada. Se você amamenta, coma você os ovos, muitos ovos, antes de seu bebê começar a come-los!

CLIQUE AQUI para se cadastrar e receber novidades da minha cozinha em primeira mão!!!!

Eu adoraria ter escrito esse texto, mas ele é uma tradução do texto escrito pela Elizabeth Walling, do blog The Nourished Life. Ela é super entendida, podem confiar!

Aqui em casa, meu filho mais novo é do tipo bem enjoado pra comer, come saudável por falta de opção, mas come pouquíssimo, então eu nunca deixo faltar gema de ovo para ele. Se não vai na comida, vai no leite da noite. Alimenta de verdade!!

Ah, mas que fique bem claro: quando falo de ovos, falo de ovos de verdade, ovos caipiras, aquele da galinha criada solta, ciscando, que tem a gema bem amarela, quase avermelhada. Comida de verdade!

As 5 razões

  1. As gemas de ovos são ricas em colesterol. Sim, C-O-L-E-S-T-E-R-O-L!! E apesar do que dizem por aí, colesterol é fundamental para o desenvolvimento cerebral dos bebês (aliás, você sabia que o leite materno também é rico em colesterol??). Tem medo de gordura? Sai dessa!!
  2. As gemas dos ovos são ricas em vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K. Essas vitaminas são fundamentais para seu bebê crescer forte e robusto. Essas vitaminas também promovem o crescimento adequado da estrutura facial e dos dentes das crianças.
  3. As gemas de ovos também são ricas em outros nutrientes fundamentais para o crescimento do bebê como a colina, vitamina B12, tiamina, riboflavina, folato, zinco, cobre, selênio, entre outros.
  4. A gema de ovo é uma excelente fonte natural de gorduras e proteínas para o seu bebê. O leite materno tem as proporções perfeitas de carboidratos, gorduras e proteínas para o seu bebê. Alimentá-lo com gemas de ovos assim que iniciar outros alimentos além do leite materno mantém esse equilíbrio, principalmente aliado ao consumo de outros super alimentos, como uma boa banana amassada.
  5. Gemas de ovos são fáceis de digerir. Para o sitema digestivo do bebê, ainda em processo de amadurecimento, oferecer comidinhas fáceis de digerir é de suma importância e minimiza (ou até evita completamente) problemas como cólicas ou refluxos.

Reforce o leite materno

Se o seu bebê é da turma dos sortudos e toma seu leite, o leite materno, cuide muito bem da sua alimentação e inclua ovos caipiras diariamente no seu cardápio.

Em geral recomenda-se a introdução das gemas de ovos entre os 6 e os 8 meses de vida. Aqui em casa, como infelizmente eu não consegui amamentar, comecei a oferecer as gemas de ovos quando meus meninos tinham 4,5 meses de vida – e até hoje eles comem pelo menos uma gema de ovo diariamente! 

Nessa fase eu preparava a gema da maneira mais simples possível. Lavava muito bem os ovos imediatamente antes de usar, cozinhava por apenas 4 minutos, separava a gema da clara e oferecia somente a gema, amassada e temperada com uma mínima pitada de sal.

E as claras?

As claras dos ovos são um pouco mais difíceis de digerir, portanto recomenda-se que sejam introduzidas somente próximo dos 12 meses de vida, e sempre cozidas.

**Imagem: FreakingNews.com

Conheça também as nossas redes sociais:

Instagram: @pfeldman

Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

25 comentários

  1. Olá Pat,
    Como não tenho um fornecedor de confiança, dou a gema bem cozida misturada na papinha. Será que eu posso cozinhar alguns ovos de uma vez e deixá-los na geladeira e usar ao longo de alguns dias….ou não….devo cozinhar e consumir no mesmo dia?
    Obrigada por responder, abraços!

    1. Michele, resposta nada científica, mas que eu acho que vale: eu cozinho e como na hora porque gosto assim, mas minha mãe sempre cozinhava uns 6 ovos por vez para nos dar ao longo de 3 ou 4 dias. Nunca nos fez mal!

      1. Olá meninas, sei que a postagem de vcs é antiga mas estou comentando porque sempre pode ter outra mamãe com a mesma dúvida. A resposta é NÃO. Não pode cozinhar ovos para vários dias. Sou formada em gastronomia e a duração de 1 ovo cozido, em geladeira é de UM dia somente. Portanto, o ideal é cozinhar e dar na hora e no máximo no dia seguinte, mas não pode ter tido contato com a saliva da criança. Abraço.

  2. Ovo caipira, comida de verdade… eis a dificuldade desse mundo moderno, rsrs
    Esse seu tópico me surpreendeu. No íntimo da minha ignorância eu achei que ovo era para oferer só mais pra frente, assim como o leite de vaca.
    Mas cozinhando apenas 4 minutos, a gema não fica durinha né?! Se eu cozinhar mais… perco nutrientes?? É que eu, particularmente, não gosto do aspécto molenga da gema, rsrs

    1. Danila, melhor comer a gema super cozida do que não comer nenhuma gema, mas quanto mais cozida, mais oxidados ficam os nutrientes. Pode valer a pena comer menos cozida, mas antes de mais nada você deve respeitar o teu gosto e ter prazer em comer para se nutrir!

  3. Pat, boa tarde!
    A gema que você coloca no leite da mamadeira é crua mesmo? Minha filha mamou no peito até os 2 anos e depois eu dei leite em pó (lata) até os cinco anos, hoje ela está com 10 anos e não gosta mais de leite e prefere tomar Ades, o que vc sugere? Leite cru? O leite de padaria de saquinho seria uma alternativa? Meu segundo filho, não teve a mesma sorte largou o peito com 8 meses e também toma leite em pó, acha que devo substituir?

    1. Coloco a gema crua sim Mara! Gema de ovos caipiras e orgânicos, e com a casca muito bem lavada imediatamente antes de quebrá-los.
      Quanto ao suco de soja, não daria em hipótese alguma, não confio porque é de soja e porque é industrializado.
      Se você conseguir oferecer iogurte natural integral, penso que seja a melhor opção!

  4. Ola pat! O Pediatra do meu filho indicou a gema do ovo caipira dia sim dia não, mas toda vez que dou a gema p ele ele vomita tudo e é só quando come a gema. Será que ele é alérgico ao ovo? Ele tem 6 meses. bjs

    1. Edina, eu nunca ouvi falar de alergia a gema de ovo. Alergia à clara sim, mas à gema não. Mas claro, cada organismo é único, e cada um pode ter suas particularidades.
      Você começou dando a gema inteira desde o começo? gema de ovo caipira é forte, o teu filho pode ter estranhado. Se fosse com meus filhos, eu tentaria começar dando apenas uma ou duas colherinhas da gema, e aumentaria a quantidade aos poucos, até chegar na gema inteira.
      Meus filhoshoje em dia comem até mais de uma gema caipira todos os dias!

  5. Pat, amo seu trabalho e estou aprendendo muito com seus ensinamentos valiosos, práticos e objetivos. As vezes não quero pôr sal nenhum nos ovos que preparo mas sempre ponho sal por ouvir dizer que a proteína da clara só é digerível se misturar-se com sal. Que me diz sôbre isso? Verdade ou mentira? Um adulto (mulher, 60 anos peso compatível, exames normais) , pode comer regularmente 6 ovos por dia? Ela gosta muito! Paz, Amor e Luz!

    1. Eva, obrigada pelo carinho! Nunca ouvi falar de ser necessário sal para digerir a clara do ovo, mas de qualquer forma, com moderação, o sal – de preferência ainda bruto como o sal de Guerande – é fundamental para a nossa saúde.

  6. Ola!! Meu nome é Silvia e estou super confusa com a introdução do ovo no meu bebe de 7 meses…meu pediatra indicou somente a partir do oitavo mês. Eu confio demais nele e pesquisei muito sobre o tema. Vc é medica, nutricionista, ou apenas uma mãe que indica aquulo que acha certo?
    Obrigada

  7. Gosto muito do seu trabalho e das suas receitas.
    Como exatamente você lava o ovo?
    Obrigada

  8. Olá Pat
    Minha filha tem 1 ano e um mês eu queria saber quantidade de ovo por semana?

    1. Keiti, os meu filhos já comiam gema com essa idade, mas o ideal é que você converse com seu pediatra de confiança e esclareça.

  9. Olá pat !!!!!
    Meu nenem tem 7 meses e agora q vou dar ovos p ele.O ovo pode ser o de granja também ou so pode ser o caipira??? É que fico sem saber

  10. Adorei o post! É difícil ver estudiosos da nutrição falar o que falou. Isso indica que gosta de pesquisar e se questiona.
    Obrigada pelo conteúdo e pela indicação de fonte.

    Abraço,
    Larissa

  11. Olá, meu filho tem 1 ano e 7 meses, e ele adooora o ovinho. Tem problema dá ovo todos os dias pra ele? fico pensando nos hormônios… tem problema?

    1. Se for ovo caipira orgânico não há problema algum! Os meus comem pelo menos um ovo todos os dias, mas em geral comem 2 ou 3!

  12. Adorei suas receitas, so tenho uma dúvida, como eu uso a gema de ovo na mamadeira, bato no liquidificador com o leite, e a salmonela que tem no ovo? Bjim

Comentários estão encerrado.