Cravo-da-í­ndia tem ação bactericida

by Pat Feldman on 28/06/2007 · 66 comments

in Dicionário de Ervas e Condimentos

[ratings]

Versão para impressão Versão para impressão

Acabei de achar essa interessantí­ssima matéria no site da Folha de São Paulo e resolvi reproduzi-la aqui. Cravo da Índia é uma delí­cia e tem mil propriedades terapêuticas.

Além de tudo, é ótima para tirar cheiro forte de casa – sempre que a cozinha fica impregnada com algum cheiro forte de comida, lá vai para o meu fogão uma panelinha com água e algumas flores de cravo. Deixo lá uma meia hora, uma hora, no fogo bem baixinho. O cheiro forte some e a casa não fica cheirando a cravo também.

Uma especiaria antiquí­ssima, largamente utilizada pelos romanos, que se presta tanto a receitas doces quanto salgadas. Assim é o cravo-da-í­ndia, ou somente cravo, como também é conhecido.

A abreviação, aliás, evita uma confusão causada involuntariamente pelos portugueses: eles o batizaram em referência às antigas Índias Orientais, região da Ásia que englobava um território muito maior que o da Índia atual. Era lá que buscavam a especiaria, nativa das Ilhas Molucas, na Indonésia.

De acordo com Robert Falck, professor do curso de gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, o comércio desses botões secos de flores que não desabrocharam permaneceu sob monopólio de portugueses e holandeses durante séculos, até que um diplomata francês chamado Poivre furtou sementes da planta em 1769 e ampliou sua oferta no mercado. “Na Idade Média, o cravo custava quatro vezes mais que a noz-moscada, que já tinha preços estratosféricos”, afirma.

Era utilizado então para mascarar o sabor de alimentos estragados e condimentar uma infinidade de receitas, numa época em que as especiarias eram muito valorizadas. Com sabor pungente, entre acre e picante, o cravo deve ser usado sempre com parcimônia, para não se sobrepor aos outros ingredientes do prato.

Atualmente, ele é utilizado no mundo inteiro. “Algumas preparações são indissociáveis, como a peça de presunto espetada com cravos e um aromático clássico da culinária, chamado cebola “piqué”, que perfuma o molho bechamel (cebola espetada com cravos e louro)”, diz Falck. “Também forma receitas clássicas com repolho-roxo, laranja, maçã e carne de porco. Inteiro, entra em marinadas, geléias e compotas. É muito usado ainda no “garam masala”, um tipo de curry simplificado.” Outra receita, típica desta época, não o dispensa: o quentão das festas juninas.

Com propriedades bactericidas, atribuídas a um elemento do seu óleo essencial chamado eugenol, é usado em chás caseiros para combater resfriados e dores de garganta. Segundo Rosa Nepomuceno, autora de “Viagem ao Fabuloso Mundo das Especiarias” (ed. José Olympio), a odontologia o emprega em bochechos e no alívio da dor de dente, e é usado também contra cólicas digestivas, gases e diarréia.

Teste de qualidade

Para testar a qualidade dos cravos, coloque um ou dois na água. Se flutuarem na vertical, estão excelentes. Caso contrário, já perderam suas propriedades. Por ser menos perecível, dê preferência ao cravo inteiro, que dura até um ano quando é protegido do sol.


Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 65 comments }

Daninha June 28, 2007 at 19:47

Oi Pat, ameu seu site, muito 10. Valeu pela dica do Oleo de coco no site da Tatu. Beijão

Nina June 30, 2007 at 16:20

E ainda é bom para espantar formiga da cozinha!

maria n. November 18, 2007 at 18:59

– gostei das dicas.
– quer dar um gosto delicioso a conserva de pepinos? coloque CRAVOS (1a3)no vidro, ou ferva com a agua.
– faze saches de CRAVOS para colocar nos guarda-roupas e gavetas para nao ter cheiro de bolor. (roupas, cobertores…) Felicidades.

Ri June 25, 2008 at 21:50

Eu costumo comer cravo durante todo o dia, como se fossem balas, será que é prejudicial ?

Henrique

mirian July 8, 2009 at 14:26

Alguem me informou que o cravo faz o homem ou a mulher ficarem sem ereção, no caso do homem e a mulher ficar fria na cama. Gostaria de saber se isso se confirma. meu filho estava tossindo e fiz o chá de cravo e dei p/ ele. Tinha um enfermeiro lá em casa e me perguntou se eu estava maluca, perguntei porque e ele me passou essa informação(a cima), bjssss.

Pat Feldman July 8, 2009 at 18:10

Mirian, eu nunca ouvi nada sobre isso, mas acho que se fosse verdade, ninguém da minha família seria mais casado e nem muito menos teria filhos…

Paula Mattos June 26, 2008 at 10:29

É verdade, uso quando preciso espantar formigas, mas n sabia sobre o bolor, ótimo. Tb é muito bom: partir uma laranja e espetar com alguns cravos para espantar mosquito. Mas esse tópico aumentou meus conhecimentos, ótimo.
Bjs

lucyan elan rosa santos October 9, 2008 at 18:26

gostaria de saber q conposto do cravo tem a açao de espantar ensetos,

RICARDO November 23, 2008 at 18:41

muito legal essa do cravo
interesante
parabens
valeu

Vania January 14, 2009 at 14:37

Puxa! Que bom saber disso tudo! E eu ainda tenho um pezinho de cravo plantado em casa… Que bom!

MARISA March 31, 2009 at 7:47

Como o Henrique eu também costumo comer cravo durante todo o dia, como se fossem balas, será que é prejudicial ?
Gostaria de ver a resposta que vcs deram a ele, que servirá tb a mim, mas, nao achei as respostas.
Marisa

Pat Feldman March 31, 2009 at 7:55

Marisa, qualquer excesso pode fazer mal, mas com toda a certeza, mascar um pedaço de cravo é muuuuuuuuito melhor do que qualquer chiclete ou bala industrializado e lotado de açúcar!

Leandro Morais April 9, 2009 at 14:17

Muito interessante essa matéria sobre o cravo. Pena que demorei muito tempo pra encontra-la. Pessoas que têm estômago sensível devem evitar o consumo de cravo pois pode irritar as mucosas.
Bem,esse material vai contribuir para o meu projeto (sou estudante de química) e assim que tiver algo pronto, divulgarei

Marluce Barros April 28, 2009 at 19:50

estou usando cha de cravo para lavar hunheiro enflamados meus dedos estavam muito inflamado ja fui a varios medicos e usei muitos remedios ja ate arraquei as unhas e nada melhorou mas agora ja posso afirma q depois q comecei fazer banhos nas mãos toda as noites ja tenho duas unhas curada agradeço a deus e minha filha q leu sobre a reportagem do cravo na net como planta q curam se não fosse comigo eu não acreditaria xauuuuuuuuuuuuuuuuu

Púbio May 11, 2009 at 11:48

eu uso e indico , o Cravo como a´nestésico , quando alguém reclama de dor de aogum dente. Em caso de não poder procurar um profissional na hora , coloque um Cravo no dente e a ação anestésica alcamará a dor.

zizi May 24, 2009 at 8:15

gostei imenso destas informações.Estou fazendo uso do cha de cravo, mas ainda é cedo para ter resultados. Lhes contarei depois de 15 dias.
Valeu saber que minha intuição estava certa.
Tchau

zizi August 10, 2009 at 20:05

Oi Pat,
oi Pessoal
Demorei mais que previa para ter certeza
do resultado do chá de cravo.
Desde maio estou tomando chá de cravo uma
vez ao dia para me livrar de sinusite antiga e
o resultado é que me livrei daquelas secreções
que provocavam mal estar e dor.
Tchau, Tchau!
.

Ricardo June 8, 2009 at 23:49

O cravo tem a propriedde de espantar alguns insetos, assim como as formigas já citadas.
É possivel preparar uma solução bem simples, com álcool, alguns cravos, água e um pouco de vinagre. A qual, aplicada com um borrifador sobre a pelagem de animais domésticos, repele pulgas e outros, além de dar brilho nos pelos; Até no jardim, esta mistura, mais diluida em água, é boa contra pulgões e formigas; Pode-se preparar a solução sem o vinagre, em maiores concentrações de cravo e álcool, para ser borrifada no interor de gurda-roupas, estofamentos residenciais e automotivos, para evitar mau cheiro, traças, formigas; É possível, ainda, enriquecer a mistura com folhas de citronela… Sempre que for prepará-la, deixe os cravos por alguns dias imersos no álcool, antes de dilui-la na água. E, lembre-se: não precisa economizar muito com o nº de cravinhos…

Pat Feldman June 8, 2009 at 23:56

Obrigada pela dica preciosa, Ricardo!

Gilson José Costa August 19, 2009 at 19:52

RICARDO,
Gostaria de saber se v. pode escrever a quantidade aproximada de alcool, vinagre, cravo e se tambem posso por agua, pois pretendo borrifar esta solução
na minha égua para espantar carrapatos e deixar o pelo mais brilhante, creio que seja muito boa principalmente por ser natural.
desde já muito obrigado

Atenciosamente Gilson

Ricardo June 9, 2009 at 0:01

Ah… ia me esquecendo: o cravo ainda tem propriedades anti-fungicas… que valem para todos usos citados, inclindo nos animais, plantas…

Bruno June 9, 2009 at 22:04

Eu estava com fortes dores de garganta, faringite e comecei a chupar lentamente um cravo da india, por um periodo de mais ou menos 40 minutos, dois cravos ao dia, um pela manha e outro antes de dormir e por 3 dias.
A dor de garganta desapareceu.
Bruno – São Paulo – Capital

Maria Cintia Almeida June 14, 2009 at 17:32

O pé de cravo não é aquela flor de jardim como creio que a Vania se refere. E uma arvore alta afunilada e para colher os cravos eles colocam escadas. Eu as vi no sul da Bahia.

Claivete June 24, 2009 at 10:27

E legal usar cravo na infusão de chá verde fica uma delicia.

Marcia Lima July 16, 2009 at 14:04

Adorei os comentários sobre o cravo da índia pois faço sachês com esta especiaria para serem colocados em armários na cozinha,armários e gavetas dos quartos a fim de se evitar mau cheiro provocados pelo bolor e para evitar presença de insetos, traças e formigas.

Estes saches já são comercializados e fazem muito sucesso . Viva o cravo!!! Londrina Paraná

wal July 21, 2009 at 1:24

eu amo cravo o cheiro o sabor, faco muito arroz doce co cravo, e o quentao nas festas junina, e tudo de bom. eu uso muito qdo estou com a garaganta ruim e qdo saio levo na bolsa p ficar com bom halito. vvaaa o cravo.

dani braga July 27, 2009 at 14:36

nada como ter um cravinho na bolsa qdo se tem uma emergencia e se quer um halito melhor…alem de ser digestivo ele te da uma sencacao de limpeza na boca!!

maria de lourdes da silva milhomem July 30, 2009 at 13:16

Gostaria de saber se comer cravos diariamente faz mal a saude? Tenho o habito de mastiga-los durante o dia.

Tania Ribeiro August 10, 2009 at 18:15

É verdade que cravo faz mal ao coração….e é bom mesmo para tosse?

Gilson José Costa August 16, 2009 at 11:39

olá, gostaria de saber se tem alguma receita de repelente para carrapatos para ser aplicado em cavalo e de quanto deve ser o intervalo das aplicaçoes pois eu fiquei sabendo que já existe no mercado produtos para esta finalidade mas eu mesmo gostaria de prepara-lo por ficar mais natural e saudavel.
Desde já agradeço a atenção.

Ateciosamente
Gilson

andriza August 16, 2009 at 22:15

ADOREI ESTA MATERIA SOBRE O CRAVO DA INDIA,GOSTARIA DE SABER SE MELHORA TOSSE RELACIONADA A REFLUXO.

Maria das Dores Pimenta August 17, 2009 at 16:10

Adorei saber sobre Cravo da India, também gosto de mastiga-los pela manhã. Sucesso, aguardo + novidades.
Abraços.
Maria

leonor August 19, 2009 at 21:15

GOSTEI MUITO DOS COMENTARIOS SOBRE O CRAVO DA INDIA,MAS VI UNS DOS COMENTARIOS E FIQUEI CURIOSA PELA RESPOSTA QUE NUM ENCONTREI ERA SOBRE SE FAZ MAL PRO CORAÇAO,ESPERO QUE DESTA VEZ EU ENCONTRE A RESPOSTA…OBRIGADA

Brenda Gomides de Andrade August 25, 2009 at 17:55

Muito legal o seus temperos adorei
beijos!!!
Brenda.

Clóvis Fischer September 4, 2009 at 8:15

Com relação à proprieades nocivas do cravo, como “fazer mau ao coração”, gostaria de salientar que TUDO EM EXCESSO PODE OU FAZ MAU AO CORPO HUMANO!

Gostaria de citar como exemplo, um elemento do veneno da Jararaca, o Captopril, que em pequenas quantidades é utilizado como medicamento para pessoas com problemas cardíacos. Meu pai utilizou este tipo de medicamento por muitos anos, e é lógico, SEMPRE SOB A SUPERVISÃO E ACOMPANHMAMENTO DE MÉDICO, que estudou muito para saber a dose exata em função dos exames e das condições de seus pacientes !!!

Se tiver curiosidade sobre este assunto, visite o site abaixo, e verão o que as boas pesquisas, a ciência bem empregada, INCLUSIVE, AS PESQUISAS REALIZADAS AQUI BRASIL, podem fazer pela humanidade.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jararaca

E uma dica: ESTUDEM BASTANTE ! De repente, você poderá se encontrar em algum laboratório PESQUISANDO algo muito interessante e importante !!! No mínimo, para você !

Forte abraço para todos, e tudo de bom.

Pat Feldman September 4, 2009 at 11:16

Clóvis, concordo com muito do que você falou,porém não acho que a Wikipedia seja uma fonte 100% confiável de pesquisas….

sabrina cittadim September 8, 2009 at 12:38

oie, gostaria de saber se o cravo ajuda a combater a infequisao na urina tbm???
adorei as informasoes postadas, me esclarecerao muitas coisas, ja….
desde ja obrigada…
bjus sah

beatriz September 12, 2009 at 8:41

OOi , adorei esse site, vou vir aqui sempore que eu tiver trabalhos de escola q seje atraves desses alimentos e talls..
to aprendndendo sobre a conservaação dos alimentos” e é legal e chato ao mesmo tempo
kkkkkkkk
oks pessoaal. beijs ?

Pat Feldman September 12, 2009 at 9:35

Beatriz, um dia desses faz a experiência de fazer conservas em casa. Fica muito bom e é muito divertido ver a evolução do alimento!

MARCIA GONZAGA September 14, 2009 at 20:23

QUERO SABER SE O CRAVO SERVE PARA CABELO

eva rodrigues dos santos October 19, 2009 at 16:38

labirintite
me curei da labirinte com cha do cravo da india, o resultado é meio demorado mas é surpreendente.tomei por cerca de seis meses mas apartir de uns quinze dias de uso ja vi o resultado.deve ser tomado por cerca de seis meses para obter a cura completa,mas emagrece tb

Joaoba November 17, 2009 at 19:20

PAREI DE FUMAR MASCANDO CRAVO – Fui um fumante inveterado por mais de 30 anos. Resolvi parar de uma vez e, de forma intuitiva, mascava um cravo quando sentia a vontade incontrolável de acender um cigarro. A coisa deu certo e já tem mais de dois anos que não fumo. Nesse período adquiri o hábito de carregar pequenas porções de cravos no bolso e ainda masco um ou outro quando me sinto ansioso, mas não com a mesma frequência de antes.
Atenção… Isso deu certo comigo, mas não garanto como uma receita certa para outros fumantes.

Marina Silva November 20, 2009 at 0:16

CRAVO DA ÍNDIA
Nome Cientifico: Syzygium aromaticum (L.)
Indicações Terapêuticas: Estimulante estomacal, aromática e antiséptica. Usada como expectorante, nas bronquites, e como condimento. O óleo é usado para diminuir a sensibilidade da polpa dentária.
Composição química: Óleo essencial contendo eugenol, acetato de eugenilo, humuleno.
Parte usada: Botões florais secos.
Toxicologia: Irritação gástrica e queimadura das mucosas, se o
consumo for exagerado.

Marina Silva November 20, 2009 at 0:16

Mas se usado com bom senso é mui…………….to bom

ju December 6, 2009 at 12:50

muito legal as dicas … é sempre bom poder contar com sites assim …
obrigada pelas dicas e vou logo testar ..

jaqueline December 17, 2009 at 9:10

Eu uso o cravo quando estou com insonia,eu tomava remedio para dormir até descobrir que o cravo é otimo para insonia e funcionou.

Ricardo February 7, 2010 at 17:02

Olá. Gostaria que você me informasse a quantidade necessária para o preparo do “repelente” de pulgas e outros citado meses atrás. Tenho receio de “criar” por conta própria e fazer mal para minha cachorra.

Obrigada.

Edivania.

carol March 28, 2010 at 13:23

óleo de cravo como repelente (bom contra mosquito da dengue)- dica de pescador

Recebi essa dica de uma amiga e repasso aos interessados.

Fiz a mistura, estou usando já há uma semana e não tive nenhum problema.

ingredientes
500 ml de alcool, um saquinho de cravos da índia (comprado em supermercados), 100 ml de oleo de amendoas (ou qualquer outro oleo corporal)

modo de preparo
deixar por quatro dias os cravos no alcool, agitando uma vez pela manhã e outra à noite
após os quatro dias misturar ao alcool (curtido com cravos) o oleo

como usar
agitar bem a mistura antes de usá-la
colocar pequena quantidade nas mãos e espalhar pelas pernas e braços (como se usa um oleo corporal ou creme)

resultado
ficará com o aroma agradável do cravo, com a pele macia, brilhante e protegida

Pat Feldman March 28, 2010 at 17:03

Ótima dica, Carol! Obrigada!

Eu já uso o chá de cravo como repelente nas minhas plantas e para tirar cheiros de comida da casa.

geraldo malta April 13, 2010 at 18:36

Agradeço muito de coraçao pelas informaçôes encontrado nesse site. Imagine se todos usasse o mundo eletronico so com intuito de ajudarem ums ao outro?

Antonio Lopes April 17, 2010 at 12:30

Sim, o carvo da índia é realmente bom para a dor de garganta e resfriados. Gostaria de saber se o uso diário do cravo da india teria alguma contra-indicação.
Por exemplo: se é anticoagulante?

DJ Be. April 25, 2010 at 11:06

Todas essas dicas sobre o cravo da india são perfeitos…
Parabens a todos e que Deus abençoe vcs.

Andrea April 25, 2010 at 14:43

Quando meu menino era bebe tinha sempre dor de ouvido ,levava ao medico a dor sempre voltava,passava noites chorando,percebia que ele nao estava ouvindo bem,so resolvi com uma receita caseira,nao ficou voltando mais…Quando eu tive a menina usei essa receita curou em poucos minutos,e ela nunca tem dor de ouvido,fiz assim:esquentei oleo de oliva com um dentinho de alho e cravo da india,quando a temperatura tava morna apliquei umas gotinhas no ouvido.Um abraço!

Mirian May 29, 2010 at 21:13

Ola, gostei muito deste blog, pois sou pedagoga e adorei as noticias e informações de culinária para crianças…
obrigada.

abrahao June 13, 2010 at 16:38

oi pessoal , eu tinha uma sensibilidade extrema em um dos dentes da frente , e doia às vezes terrivelmente , entao passei a usar o cravo mascando ELE diáriamente , com um tempo sem eu perceber sumiu tudo aquilo , hoje eu bato o dedo naquele dente com força e nao sinto nada , o dente virou um aço , com força de expresao .

FRANCI June 23, 2010 at 18:28

Gostaria de saber se é bom para halitose.

Grata,

sonia June 23, 2010 at 21:07

ja preparei uma essencia de cravo.,com alcool de cereais,agora gostaria de saber o uso topico para unheiros,frieiras e tambem como repelentes para pulgas para animais domesticos

ivania July 22, 2010 at 13:42

Olá gostaria de saber se faz mal comer cravo , pois sou viciada e como mesmo quase 30gramas por dia… por favor pode me responder? desde ja agradeço… bhu e até mais
Obs. amei o site!

elizelda August 20, 2010 at 8:14

TENDINITE, BURSITE E DORES MUSCULARES
Ensinaram-me a seguinte receita para diminuir as dores provocadas por tendinite e bursite:
pegue uma uma garrafa de 500 de alcool vazia, preencha 1/4 do recipiente com cravo da índia, complete com alcool.
MODO DE USAR: molhe um chumaço de algodão, passe em cima do local afetado e enrole-a com uma toalha. Não deixe o chumaço de algodão em cima do local dolorido, apenas passe o algodão.
Eu usei contra tendinite e aliviaram sensivelmente as dores.

Renato September 10, 2010 at 1:34

PAT, quero saber que confirma se é verdade que o cravo com alccol faz bem para desentupir o nariz no caso de sinusite?

Nelci November 5, 2010 at 22:25

Olá, estava eu preocupada pq minha Cachorra Akita, não estava ouvindo quase nada tinhamos que gritar o nome dela para que ela ouvisse,mas como era muito tarde e final de semana, não tinha como encontrar um Veterinário. Resolvi dar uma olhada nos ouvidos dela e percebi que ela sentia dor. Fiz uma higiêne em seus ouvidos e esquentei azeite com um dentinho de alho, 3 gravos da india e uma pitada de alecrim, deixei ficar morninho e embebi um chumaço de algodão com o Ólinho e pinguei 3 gotinhas em cada ouvido.
Isso foi bem de tardezinha quando foi a noite, minha CACHORRA QUERIDA JÁ ESTAVA SEM DOR E OUVINDO MUITO BEM!!
Amei este Site….Muito importante para nós!! Parabéns e obrigada.

Eliane Sizerio April 3, 2011 at 12:31

quero saber se realmente o Cravo da India enfluencia no tratamento estomacal e contra o mal hálito.

Cacilda May 29, 2012 at 10:48

Pat, olá! Como vai?
Você acha que a dieta anti enxaqueca pode ajudar quem tem refluxo?
Você tem alguma dica de alimento ou chá que pode minimizar os problemas de refluxo?
Um abraço,
Cacilda

Pat Feldman May 29, 2012 at 13:02

Cacilda, vou pesquisar e te falo!

jose gouveia June 5, 2016 at 1:42

sou uma pessoas muito k sofro muito com o inverno..fico logo constipado..e claro la vem a tosse.. e claro e’..tossir ate nunca mais parar..ja fui internado no hospital com falta de ar’ … fiquei 5 dias com antibioticos… la me safei..mas agora julgo k o cravo da india me vai proteger das bronquites etc…bem espero..vou mastigar 1 por dia durante a manha… espero e tenho esperancas k vou resolver..haja Deus..”” abraco amigo.. ate breve..

Comments on this entry are closed.

{ 1 trackback }

Previous post:

Next post: