Acompanhamentos DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Feijão Carioquinha

Feijão é um prato muito comum na mesa brasileira, eu não faço toda hora, mas vez por outra aparece sempre uma panelada de feijão por aqui. Quando consigo uma boa lingüiça artesanal, dou preferência ao feijão preto, que ganha também um pedacinho de lombo e couve manteiga refogada para acompanhar.

CLIQUE AQUI e veja fotos do feijão após cerca de 20 horas deixado de molho em água morna e soro de iogurte.

O feijão carioca vai bem com arroz simples, acompanhando um bife simples, saladinha, verduras, etc. Depois que a gente enjoa de comer arroz com feijão, o feijão vira uma sopa e tanto!

E olha que tão gostoso, tão versátil e tão nutritivo (dependendo do preparo), eu nunca falei muito dele aqui no site…

Aí essa semana que passou eu fiz feijão, e tirei um montão de fotos do preparo, só para colocar aqui para vocês. Estou amando cuidar do “meu filho site”, e adoro o retorno carinhoso que sempre tenho dos meus leitores!

Eu tinha um pacote de 500g de feijão carioca orgânico guardado na geladeira (eu guardo na geladeira para afastar os “bichinhos”, já que feijão orgânico não vem com nada que o proteja…). Deixei de molho por quase 24 horas em água morninha (o suficiente para cobrir completamente o feijão) e 2 colhres de sopa cheias de soro de iogurte.

No dia seguinte, depois de todas as horas de molho, a água fica meio turva, e por causa do soro, que provoca uma pré-fermentação no feijão (evitando os super indesejáveis gases), a água também está ligeiramente espumando. Nada com que se preocupar! Esse feijão vai para um escorredor e é totalmente lavado em água corrente antes de ir para a panela.

Quando eu tenho bacon artesanal (“importado” diretamente de uma feira em Santa Catarina – é o único lugar que eu conheço que vende bacon sem nitritos, com gosto de bacon de verdade), pico miudinho e refogo com bastante cebola e alho.

Quando a mistura começa a dourar, eu jogo o feijão na panela aos poucos, com umas 2 ou 3 folhas de louro. Refoga, refoga, refoga, e quando o fundo da panela começa a secar, eu acrescento 2 xícaras de caldo de carne caseiro e completo com água filtrada suficiente para cobrir o feijão todo.

Eu tenho aqui em casa uma panela de pedra sabão, pesadíssima, mas ideal para o preparo do feijão e outros ensopados. O meu feijão é sempre feito nesta panela, com cozimento muito lento, em fogo baixo, cerca de 3 ou 4 horas de cozimento.

A panela de pressão eu não recomendo por várias razões, a primeira delas, na minha opinião (opinião de uma pessoa que adora cozinhar e gosta mais ainda de comer bem), é que nenhuma comida que deveria ser cozida lentamente fica gostosa quando a cozinhamos muito rápido. A outra questão é a saúde: quando cozinhamos na pressão, a temperatura é muito elevada e acaba com diversos nutrientes e enzimas do alimento.

Durante o cozimento eu acerto o tempero com sal e pimenta do reino. No prato, quem gosta, usa um tantinho de molho de pimenta. Eu dispenso!

Mesmo deixando de molho, mesmo cozinhando lentamente, o feijão é uma leguminosa de difícil digestão, principalmente para bebês muito novinhos. O meu filho ocmeçou a consumir feijão aos poucos, somente depois de completar um ano de idade. Se me perguntarem, é o que eu recomendo.

Bom apetite!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

69 comentários

  1. oi Pat,
    eu sempre cozinho meu feijão na água em que ficou de molho, pois me disseram que muitos dos nutrientes ficam ali. E aí… o que você diz disso? bjs bianca

  2. Amei!!! Vc nao tem ideia da dificuldade que eu tenho em fazer feijão, da até vergonha… Fica “comivel” mas nao gostoso… Vou tentar fazer dessa maneira que vc indicou.
    Vcs nao comem feijao todo dia??

  3. PAT, AS FOTOS SÃO O MELHOR DA FESTA!!!!
    ADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORO!
    UM BEIJINHO,
    BEL
    =]

  4. Pat… o que vc acha do feijão azuki… como faço???
    aguardo\, abraços

  5. Ana, eu ainda não pesquisei detalhes nutricionais sobre cada tipo de feijão diferente, mas eu gosto muito do feijão azuki, até porque depois de pronto ele tem uma cor linda!

    Quando o preparo, o faço da mesma forma: deixo de molho, enxáguo em água corrente e cozinho lentamente, sempre com caldo de carne caseiro e temperinhos frescos.

  6. Pat… estou adorando as suas receitinhas, principalmente a dica de deixar os grãos de molho no soro.Realmente dá um toque especial.
    Vc já usou algas no feijão??? dizem que além de nutritivas elas ajudam na digestão… só não sei que tipo de alga usar.
    se vc souber me avise, ok???

  7. Oi Pat,
    Tudo bem?
    Vc pode me dizer como faço pra conseguir esse bacon artesanal de Santa Catarina ou de outro lugar?

  8. Oi Pat, preparei o feijão como vc recomendou aqui e o resultado não poderia ser melhor! O feijão ficou super saboroso, além de ficar bem mais leve, por conta do processo de fermentãção. É impressionante a quantidade de “bolinhas” que sobem na água!

  9. Olá Pat, adoro o site, e gostaria de saber onde e a feira en santa catarina onde você compra o bacon artesanal, eu moro na palhoça e não estou encontrando muitos produtos organicos,so algumas verduras e farinhas…obrigada pela informação, beijos

  10. oi Maria Cristina,

    Eu já tinha visto um e-mail com essa pergunta, acho que foi teu, né? Desculpe demorar em responder!!
    Essa feira que eu vou em Santa Catarina fica em Balneário Camboriú e acontece todos os sábados de manhã numa travessa da avenida Central, pertinho da Alvim Bauer (quem é da região deve conhecer com certeza).
    A banca a que me refiro fica logo na entrada da feira, do lado direito (acho que é a 2a. banca).
    Lá eu compro salames e bacon artesanal, sem nitratos, nitritos ou glutamato. Ele também tem ovos caipira de excelente qualidade, galinha caipira, boa manteiga, um queijo de iogurte que é a coisa mais deliciosa do mundo e mil outras gostosuras!

    O galego, dono da banca, me garantiu que é tudo feito naturalmente e pelo sabor extraordinário, acredito que seja mesmo!

    Um beijo e venha nos contar o que achou quando visitar a feira!

    1. Olá Pat

      Ontem finalmente fiz a tão sonhada viagem a camboriu!!
      Achei a feira, bem cedinho….
      Ai!! ai, ai,compre um monte de coisas!!!
      Vou ter que fazer o grande sacrificio essa semana , e consumir todo!!
      Falei com o dono da banca, me garantiu mesmo que fazem tudo sem conservantes, o bacon, so com sal, e pela cara e o sabor parece que e assim mesmo….trouxe galinha, manteiga, ovos, alem do bacon, salame ….cuanta coisa gostosa!!
      Depois paseamos um poquinho pela praia, maravilha, as 8 da manha tinha um monte de gente na areia, gostei demais…

      Abraço

      1. Por pouco você também não esbarrou com meu pai por lá, que passou o feriado por aí e foi buscar minhas encomendas!!!!

  11. Olá Pat fui eu mesma q perguntei da outra vez, muuuuuuuito obrigada pela informação, irei mesmo a feira, ja q me interesa o assunto dos organicos, principalmente depois q comprei teu livro e segui os conselhos do teu marido, e vou te contar q as minhas crises de enxaqueca sumiran!!! Obrigado , beijos

  12. Ola,
    A minha irma que eh nutricionista fala q jamais podemos deixar o feijao tanto tempo de molho porque a maior parte dos nutrientes e vitaminas se perdem.
    O prato deixa de ser algo nutritivo para virar pura caloria sem valor ntricional.

    1. Eliane, um feijão que não é deixado de molho por tempo algum ou por tempo insuficiente é tão cheio de anti-nutrientes e tão difícil de digerir, ue qualquer nutriente ali presente não será bem aproveitado pelo organismo. Já um feijão deixado de molho por um período adequado, bem enxaguado e cozido em um bom caldo de carne caseiro, ervas e condimentos naturais, será SIM uma opção bastante saudável e nutritiva.

  13. Pat, deixando o feijão de molho por 24 horas tem uma vantagem…ELE ACORDA! Pois neste ponto se inicia a germinação e suas propriedades aumenta! Ou não?
    Beijã coração de todos!

  14. Já deixava o feijão de molho com iogurte como vc fala. Mas semana passada resolvi cozinhar na crock pot(eu fazia na pressão). Ficou bom demais. Cozinhei por 5 horas. O sabor realçou muito. Meu marido falou que só quer comer assim.

  15. Oi Pat, deixei o meu feijão de molho com o soro do iogurte e água morna, ms o meu não espumou. Será que deu errado o processo??
    bjs

  16. Oi Pat.
    Gostei bastante das novas idéias uqe vc apresenta no seu blog! Parabéns. Sou de Sp mas desde janeiro/10 estou morando na Australia. Eu costumo deixar o feijao de molho, mas sem nada acido. Vou tentar com o soro de iogurte! Achei diferente essa sua forma de cozinhar o feijao. pelo que entendi, vc refoga o feijao cru? é que sempre cozinhei primeiro para depois refogar. Abs.

    1. Ana paula, eu descobri agora que todo mundo cozinha pra depois refogar. Esse meu jeito é coisa minha, e como eu acho que fica muito saboroso, resolvi passar pra frente!

  17. Oi Pat
    Nós consumimos mto feijão aqui em casa e conservamos o feijão orgânico durante o ano todo efora da geladeira. É bem simples: Colocar o feijão em um recipiente bem fechado (nós usamos garrafas pet) com grãos de pimenta. Não cria bichinho nem altera o sabor do feijão.
    qd eu escolho é só tirar as pimentas.

  18. Gostaria de saber como subistituir o oleo de soja nas refeiçoes?

    1. Você pode – e deve – substitui-lo por óleo de palma, ou óleo de coco, ou a gordura do caldo de carne caseiro ou por manteiga em qualquer receita.

  19. Comecei a leitura do livro Enxaqueca so tem quem quer ontem e estou com muitas duvidas sobre o preparo dos alimento, principalmente o feijao, e gostaria de sugestoes. bjm

  20. Olá Pat, parabéns pelo blog, muuuito gostoso mesmo, quase literalmente kkkkk…
    Bem, tenho uma questão que acho que vc pode me ajudar, ao preparar o feijão eu também refogo, uso azeite de oliva ou canola, fica uma delícia, não? Pois bem, minha questão é o aquecimento desse óleo, já ouvi falar de tudo desde nunca refogar até refogar por poucos minutos, cuidados tomados para evitar a formação do colesterol ruim. Cada um dos métodos com sua defesa própria, mas na maioria das vezes contraditórios entre si. Tratando-se da minha saúde e da minha família agente sempre busca o melhor, só que as informações deixam dúvidas pelos argumentos científicos que, eu por exemplo, não domino.
    Qual sua opinião?
    Grande abraço

  21. Estou a horas navegando pelo seu site e não quis ir embora sem agradecer por suas preciosas dicas. Apesar de morar sozinho, de não ter paciência para cozinha, de praticamente não comer nada na rua (pois tenho intolerância a glutén e sou vegetariano), estou, aos poucos, tentando cuidar melhor da minhas alimentação (quer dizer, cozinhando em casa). Ter passado por aqui fez diferença. Obrigado.

  22. Oi Pat!
    Tb não podia passar por aqui sem te dizer que descobri seu site esses dias e estou completamente viciada rs Agora quero o livro!
    Fiz um dos caldinhos ontem, estou com os grãos todos de molho. Pq não aprendemos essas coisas desde sempre né? Fico feliz em poder melhorar a nossa alimentação aqui em casa :)
    MUITO obrigada por compartilhar tudo isso e de forma tão agradável de ler!
    Dani

  23. Olá Pat, a sua panela de pedra sabão é de pressão? Tem como comprá-la pela internet? Seu puder passar o modelo, marca, etc. obrigada

  24. Outra dúvida, o molho do feijão fica fora da geladeira?

  25. Oi Pat como vai,gostaria de saber da sua opinião sobre as panelas de cerâmica(ceraflame,Edu Guedes) e aquelas q imitam a francesa do shoptime (ferro fundido),pois sou cliente assídua deles.Estou precisando de panelas já descartei aquelas de teflon,e comprei 3 de inox,mas são poucas p meu uso.Acabei comprando um outro jogo de inox,q estou esperando chegar.Mas li em alguns artigos q elas também podem contaminar os alimentos.E para cozinhar o feijão?Pode ser aquela elétrica pois ela também é de teflon.Aguardo contado..Tudo de bom

  26. Ola Pat,fiz hoje o feijao sem a panela de pressão,deixei de molho com o soro,mas n tenho panela de pedra sabao entao fiz na minha espagueteira mesmo,tinha um pedaço de bacon na geladeira,mas copmo n era natural pensei bem e não coloquei.Coloquei p refogar aalho e cebola,com umpouquinho de pimenta do reino.Depois joguei o feijao com algumas folha de louro.Coloquei agua e deixei.Por incrivel q pareça,ate q não levou muito tempo não.Achava q iria gastar muito gas,mas como ja tinha deixado de molho,foi mais rapido,e ficou uma delicia totalmente diferente de qndo feito na panela de pressão.Não se esqueça de qndo puder me responder sobre as panelas ta…bjs e muito obrigada por esse site maravilhoso.Tudo de bom,fica c Deus.

  27. Pat, precisa ser deixado de molho com soro? Não tem outra opção?
    Obrigada!! Adoro suas dicas!!
    Bjo

  28. Amei seu site e estou encantada em aprender tanto. Uma coisa que me chamou a atenção foi que você usa panela de pedra-sabão, e recentemente ouvi falar em possíveis prejuízos à saúde pelo contato dessa pedra com alimentos. Nesse artigo (http://www.scielo.br/pdf/ce/v52n324/13.pdf) li que não tem nenhum contaminante em níveis tóxicos para a saúde humana, porém a panela deve ter sido devidamente curada e mesmo assim não se recomenda deixá-la em contato com o alimento por muitas horas (no artigo diz não mais de 24 horas, mas em outro lugar li que não deve passar de 6 horas).

    1. Ellen, o que ocorre é que a panela de pedra sabão é bastante porosa, portanto guardar comida nela faz com que os poros absorvam muita coisa que talvez uma simples lavagem na pia não consiga resolver.Creio que seja essa a razão da recomendação.
      Eu, pra te falar a verdade, nem gosto mais tanto assim da panela de pedra sabão, ando preferindo as de ferro.

  29. Oi Pat, tudo bem?

    Há alguns meses estou seguindo seus posts e adoro suas dicas! Uma pergunta em relação aos bacons artesanais que você compra. Estava procurando na Internet e achei a Campestre Defumados e Embutidos. Você conhece? Se sim, sabe se são realmente artesanais? Vi alguns comentários na internet que as pessoas falavam que o dono produz artesanalmente todos os produtos (bacon, lombo, copa de lombo, pernil, costelinha, linguiça toscana e calabresa, carré e peito de frango).
    Se não conhece, como faço para saber se são realmente artesanais e livre dos nitritos e afins?

    Muito obrigada!

    Bjs

  30. Pat, alguma dica para o caldo do feijão não ficar tão ralo? obrigada! bjs

      1. Estou fazendo o feijão pela primeira vez fora da panela de pressão. A minha dúvida é: conforme o caldo diminui com o cozimento, é necessário repor mais água? Quente ou fria? Já se foram 3 horas…

  31. Olá Pat, amo seu site e suas receitas!!!
    Moro em Santa Catarina, qual a cidade e o local que você compra esse bacon artesanal?

    Beijos

  32. Pat, tenho uma duvida que não vi a resposta por aqui: é fora ou dentro da geladeira? Eu sempre deixo de molho, mas na geladeira!
    Obrigada

  33. Oi !gostei muito das suas dicas ?Gostaria de saber em qual feira vc compra o seu bacon, moro na grande Florianópolis e será q encontro por aqui??bjs

  34. Olá,
    Pode me informar um jeito de fazer o feijão (fermentação) sem usar o yogurte?

    Obrigada.

  35. Pat, quando eu deixo o feijão de molho por cerca de 24 horas, forma bem pouca espuma. Porém, quando coloco no fogo sai um monte de espuma. Pelo que entendi vc já coloca no fogo direto com os temperos, é isso? Eu preciso cozinhar e trocar a água até diminuir a espuma.

  36. Oi pat, no lugar do soro o que eu posso coloca, porque não tenho soro de iogurte, o que eu coloco no lugar? só água?

  37. Oi! Boa noite! Andei pesquisando os bacons artesanais em SC e achei o IPOM. Conhece? É esse q vc compra? Pode me falar qual é?
    Obrigada.

  38. Oi Pat! Nas receitas onde você sugere soro do leite, posso usar soro do kefir ou kefir de água? Ou nem sempre? rsrs. Andei pesquisando e vi que o kvass de beterraba, por exemplo, pode ser feito com kefir de água e que fica até mais gostoso, como tenho kefir de água todo dia, seria bem mais prático se eu pudesse substituir, ao invés de utilizar o soro do leite, rsrs.

Comentários estão encerrado.