Mais uma opção para o frango do caldo

by Pat Feldman on 22/02/2012 · 1 comment

in Aves, RECEITAS

Nessa última semana descobri um tesouro pertinho de casa: uma dona de mercearia que cria galinhas, patos e outros bichinhos de comer à moda antiga em seu sítio perto de São Paulo. Galinhas tão caipiras que usam até chapéu de palha!

Infelizmente eu não vou poder indicar pra todo mundo essa mina de ouro porque a produção dessas galinhas é bem pequena e instável. Na verdade o pessoal comercializa o excedente do consumo do sítio.

Bem, eu tenho que ser justa, na verdade quem me deu a dica preciosa foi a secretária do consultório do meu marido, que além de ser uma super secretária, veste a camisa da alimentação saudável que meu marido recomenda aos pacientes!

A partir de agora meus caldos de frango ficam ainda mais saborosos, nutritivos e importantes como parte de uma alimentação saudável.

Mas vamos ao que interessa, mais uma receita bem deliciosa feita com o frango que virou caldo… A receita não tem um nome, porque no fim das contas, eu sou boa de inventar receitas, mas péssima para inventar nomes para elas!!

Frangos caipiras costumam ser mais miudos que frangos de granja, portanto essa receita serve menos gente, umas 4 ou 5 pessoas no máximo, dependendo dos acompanhamentos. Você também vai notar que o frango caipira DE VERDADE é infinitamente mais saboroso e perfumado.

Ingredientes:

2 colheres de sopa de manteiga

3 a 4 talos de alho poró, só a parte branca, finamente fatiados

carne de um frango caipira inteiro, muito bem cozida e grossamente desfiada (aproveite o frango usado para fazer seu caldo caseiro, CLIQUE AQUI para conferir a receita)

1 xícara de caldo de frango caseiro

1/2 xícara de damascos secos picados

sal e pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo:

O ideal é sempre preparar pratos com a carne do frango imediatamente após preparar o caldo. Congelar ou guardar para a refeição seguinte até pode ser uma opção prática, mas por experiência própria, não recomendo: a carne do frango, principalmente o frango caipira fica ressecada demais e parece perder o sabor.

Numa frigideira funda, de fundo grosso (usei a minha grandona de ferro) derreta a manteiga e refogue o alho poró até que ele comece a ficar ligeiramente dourado.

Junte os pedaços de frango, um pouco de sal e pimenta e mexa bem.

Quando o fundo da frigideira começar a secar, acrescente o caldo de galinha, tampe e deixe ferver. Baixe o fogo e cozinhe, ainda tampado, por cerca de 10 minutos (ou menos, o importante é não deixar o fundo secar completamente de novo).

Junte os damascos picados, mexa rapidamente para que eles se impregnem do caldo – acrescente um pouco mais de caldo se necessário.

Acerte o sal e a pimenta.

Desligue o fogo e sirva imediatamente.

Se quiser um colorido a mais no prato, acrescente cebolinhas finamente fatiadas após desligar o fogo.

Eu servi esse prato somente acompanhado de uma farta salada verde, mas como quase todo prato à base de carnes, o arroz integral básico acompanha muitíssimo bem!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 1 comment }

José Muniz February 24, 2012 at 20:49

Oi Pat! Você e suas receitas deliciosas. Me amarrei.

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: