Carnes DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Moussaka

mussakaEste é um prato típico grego, super saudável e muitíssimo saboroso – se parece muito com a lasanha de berinjela que eu faço de vez em quando (CLIQUE AQUI para conferir a receita), porém utilizando alguns temperos diferentes, muda tudo e fica sendo mais uma opção deliciosa e muito prática, já que pode ser preparada com antecedência e somente assada na hora de ir para a mesa.

A receita rende bastante, seve muito bem 6 pessoas, mas mesmo que você não tenha tanta gente em casa, vale apena deixar sobrar e reaquecer (no forno convencional!!!) no dia seguinte, quando ela fica ainda mais deliciosa!           

Ingredientes:

4 a 5 berinjelas

1 xícara de azeite de oliva extra-virgem (aprox.)

1 colher de sopa de manteiga

1 kg de patinho moído (a receita original pede carne de carneiro moída, coisa que eu não tinha à disposição, mas tentarei numa próxima)

1 cebola grande finamente picada

4 tomates grandes bem maduros sem sementes e picados ou amassados

1/2 xícara de caldo de carne caseiro

1 colher de chá de canela em pó

1/2 colher de chá de páprica doce

sal e pimenta do reino

1 xícara cheia de muzzarella ou parmesão ralados (ou uma mistura dos dois queijos)

Modo de Preparo:

Corte as pontas das berinjelas e descasque-as.

Fatie finamente as berinjelas em sentido longitudinal – elas ficarão quase como folhas de massa de lasanha.

Unte uma assadeira com um pouco do azeite e coloque as fatias de berinjela lado a lado. Passe mais azeite por cima das berinjelas e coloque a assadeira no forno médio. Deixe até que elas comecem a dourar.

Enquanto isso, prepare a carne:

Refogue as cebolas no azeite restante com mais uma colher de sopa de manteiga até que elas comecem a dourar.

Junte a carne e mexa bem, sempre emfogo alto, até a carne começar a secar.

Junte o caldo de carne caseiro, os tomates e os demais temperos e mexa ocasionalmente até que o líquido seque.

Unte o refratário onde você for preparar a moussaka.

Forre o refratário com uma camada generosa da carne, por cima uma camada de berinjela e depois o queijo. Repita as camadas até terminar todos os ingredientes (eu acabo usando um pouco mais de queijo, adoro!).

Algumas receitas intercalam também fatias de batata cozida e/ou purê de batata, que eu achei por bem dispensar, porque batata nutricionalmente não faz falta no prato e ainda por cima o torna muito engordativo!

Termine com queijo no topo.

Asse em forno médio-alto por cerca de 45 minutos ou até que o topo fique ligeiramente dourado.

Eu servi sem outros acompanhamentos.

Ah, este é um prato que pode ser servido e apreciado até por crianças bem novinhas e bebês que já iniciaram suas papinhas com pedaços maiores. Tudo no prato é macio, fácil de mastigar e engolir, perfeito para os muito pequenos!

 

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

6 comentários

  1. Pat, te recomendei experimentar Moussaka em outro post mas você já conhece!!
    Na receita que eu tenho, a última camada é uma mistura de yogurt grego (150ml do yogurte peneirado, grossinho), 1 ovo batido e parte do queijo ralado (muzzarela e/ou parmesão). Fica um creme que acho seria equivalente a um bechamel grosso. Fica a idéia…

  2. observação:adorei as receitas,o frango desfiado é um espetáculo. OK!

  3. Paty, estou adorando o site, parabéns! Nessa receita, como não misturo carne com leite (sou casher), você poderia dar alguma sugestão para substituir o queijo? Me falaram de uma receita sefaradi que leva grão de bico e carne moída, você conhece? Estou procurando receitas nutritivas e fáceis de mastigar para meu bebê de 11 meses, ele adora pratos diferentes e já cansou da sopa! Obrigada!

    1. Debora, será que a receita não ficaria gostosa simplesmente sem queijo? Ou então com um creme de castanhas temperadinho, bem grosso, como se fosse um molho branco. Eu fiz um super trabalho adaptando minhas receitas para uma dieta casher uma vez, mas se estou bem lembrada, essa receita ficou de fora da receita.

      Parra essa fase, uma boa opção é o bolo de carne, que na receita original leva creme de leite ou iogurte, mas que você pode substituir por água ou leite de carstanhas ou amendoas. Uma delícia!

Comentários estão encerrado.