Papinha de Maçã com Canela

by Pat Feldman on 27/03/2011 · 9 comments

in Papinhas, Papinhas doces, RECEITAS

Essa papinha é tão “turbinada”, que pode até substituir uma papinha salgada vez ou outra, e é tão gostosa, que até as mamães e papais vão ficar com vontade de experimentar.

Algumas frutas, ricas em pectina, devem ser cozidas antes de oferecidas aos bebês, já que essa substância pode ser bastante irritante para o trato digestivo ainda imaturo dos beês. Dentre essas frutas podemos citar pessegos, damascos, peras, maçãs, cerejas e frutas vermelhas em geral.

Como frutas cozidas tendem a ficar mais concentradas em açúcar (seu açúcar natural, a frutose), há que se compensar incluindo nessas opções algum tipo de gordura, e as melhores opções com certeza são o iogurte natural integral, manteiga, óleo de coco extra-virgem ou o cream cheese caseiro. Além de fornececem nutrientes importantíssimos, a inclusão de um desses ingredientes torna as papinhas de frutas incrivelmente saborosas.

Ingredientes:

1 maçã pequena (de preferência orgânica)

1 colher de chá de manteiga

1 colher de chá de óleo de coco extra-virgem

3 colheres de sopa de água filtrada

1 pitada generosa de canela em pó

1/4 a 1/3 de xícara de cream cheese caseiro (se não tiver ou estiver ocm preguiça de fazer, use iogurte natural integral)

Modo de Preparo:

Rale a maçã no ralo grosso (se estiver usando uma maçã orgânica, rale com casca e tudo) e leve à uma panelinha (se tiver uma pequena de ferro, perfeito!) com a manteiga, o óleo de coco e a água.

Em fogo baixo, vá mexendo até a maçã começar a amolecer.

Adicione a canela em pó e continue mexendo até o líquido que se formou começar a secar e a mistura fique bem molinha, quase pastosa.

Desligue o fogo, junte o cream cheese, mexa bem e sirva imediatamente.

Como o cream cheese é adicionado ao final, geladinho, a combinação do muito quente com o gelado deixa a papinha numa temperatura ideal para ser servida logo, imediatamente eu diria.

Já conhecem o BRECHÓ DA PAT? Coisas lindas e bem em conta para bebês e crianças!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 4 comments }

Tatiane April 9, 2011 at 22:24

Olá, gostaria de saber se esta papinha pode ser dada para um bebê de 9 meses sem medo nenhum? rs

Pat Feldman April 9, 2011 at 23:02

Pode dar, sem medo! A não ser, é claro, que ele sabidamente tenha alguma intlerância ou alergia a algum dos ingredientes.

thaty August 11, 2011 at 11:32

Delicia!!! Acabei de fazer! Mas usei iogurte. Ela mandou uma colher (de sopa) de papinha + 1 colher (de sopa) de iogurte. E quis mais! Comeu mais um pouquinho e mamãe aproveitou o que sobrou! Perfeito!

Luíza Diener August 11, 2011 at 12:50

Oi, Pat!

To adorando as receitas, mas percebi que muitas delas levam manteiga, iogurte ou outros derivados de leite.
Meu pequeno ainda não come derivados de leite e gostaria de saber se você tem alguma indicação de substitutos (como o óleo de coco, que vc mencionou acima) e suas quantidades.

E gostaria de aproveitar pra saber se você já utilizou o óleo de semente de uva pra cozinhar (o específico para fins culinários, ok?).
Tenho usado pro meu pequeno (que antes nao gostava de azeite de oliva) e é ótimo!

Beijos

Comments on this entry are closed.

{ 5 trackbacks }

Previous post:

Next post: