RECEITAS Sobremesas

Peras em Calda de Porto (e um jantar delicioso entre amigos)

Screen Shot 2013-03-08 at 07.56.44Essa semana recebi amigos queridos em casa para jantar e se é para receber, que seja bem feito, que seja gostoso e no capricho! Mas vida de mãe nem sempre é como queremos, e eu não tive o dia todo na cozinha para mil preparações e eis que de última hora saiu essa invenção que deu certíssimo e foi um tremendo sucesso!

Peras em calda ou peras ao vinho não são exatamente uma invenção inédita. Muita gente faz, muito restaurante faz e muita gente adora comer, mas nesse caso eu só digo que foi invenção porque eu vi as peras na fruteira, o vinho na geladeira (gentes grandes: vindo do porto gelado é uma delícia e combina com o nosso calorão!), temperinhos em volta e tudo se completou!

Imaginem só, eu cheguei em casa às 6 horas da tarde para dar banho e jantar para as crianças e ao mesmo tempo deixar tudo pronto para os amigos, que chegariam por volta das 20:30 – e meus filhos já deveriam estar dormindo a essa hora, já que eles (ainda bem!) dormem cedíssimo. Deu tudo muito certo, eles dormiram e o jantar saiu.

O cardápio foi assim:

Patê de Salmão Selvagem com Pão de Fermentação Natural

Salada de Camarão com Manga

(devo essa receita também, super fácil, me cobrem)

Atum Mediterrâneo com Couscous Simples

Peras em Calda de Porto (servi com chantilly probiótico)

As crianças já estavam dormindo e não participaram do jantar, mas todos esses pratos eles poderiam ter comido sim, sem problema algum. Talvez pelo hábito de não comer doces eles, por conta própria teriam preferido a pera ao natural sem calda ou chantilly.

Ingredientes (4 porções):

4 peras mini (são peras parecidas com a do tipo William, só que menores, na medida certa para uma pessoa)

3/4 de xícara de vinho do porto tinto

2 xícaras de água filtrada (ou o suficiente para cobrir completamente as peras na panela)

2 paus de canela (cerca de 10cm cada um)

4 flores de cravo

4 colheres de sopa de açúcar (nesse caso eu optei pelo açúcar branco mesmo, coisa raríssima na minha cozinha, mas que para essa receita eu achei que funcionaria melhor, já que ele é só doce, com um gosto absolutamente neutro)

Modo de Preparo:

Numa panela de fundo grosso (usei uma de ferro, na minha opinião, a melhor opção) coloque o vinho, açúcar, cravo e canela. Misture rapidamente para que o açúcar se dilua no líquido.

Coloque as peras na panela e complete com água filtrada suficiente para cobri-las completamente. Eu usei as peras com casca mesmo, só porque achei que ficariam mais bonitas, mas se preferir, use-as descascadas.

Leve ao fogo médio-baixo com a panela tampada, até ferver.

Após a fervura, abaixe o fogo ao mínimo possível e destampe a panela.

Vá preparar o resto do jantar e espie ocasionalmente para ver o nível de líquido.

As peras estarão perfeitas para servir quando a calda tiver reduzido à metade – levou pouco mais de uma hora do meu fogão.

Sirva imediatamente, ainda quente (o que eu não recomendo nesse calorão) ou à temperatura ambiente, acompanhada de chantilly probiótico bem gelado.

Conheça também as nossas redes sociais:

Instagram: @pfeldman

Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman

Periscope: PatFeldman

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.