Soro de Iogurte e Cream Cheese Caseiro

by Pat Feldman on 16/07/2009 · 172 comments

in Café da Manhã, COMPRE DA PAT!, DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA, RECEITAS

O soro de iogurte, também conhecido por whey, é utilizado para deixar grãos de molho, junto com muita água, a fim de neutralizar fitatos e torná-los de mais fácil digestão. O soro também é utilizado para o preparo de bebidas naturalmente isotônicas, como o “Gatorade Caseiro” ou a “Limonada Lactofermentada”.

O Cream Cheese é multiuso e delicioso simples ou temperado com temperos doces ou salgados. Se você deixar menos tempo escorrendo, você obtém uma deliciosa coalhada seca que acompanha muito bem vários pratos árabes.

Ingredientes:
1 litro de iogurte natural integral

Modo de Preparo:
Forre uma peneira grande com um pano de algodão bem fino e limpo (eu uso fralda de pano branca). Coloque-a sobre um recipiente de vidro.
Despeje o iogurte na peneira.
Tampe e deixe repousando por várias horas, à temperatura ambiente (eu deixo de um dia para outro). O soro escorrerá para o recipiente, ao passo que a parte sólida permanecerá na peneira.
Amarre, com um barbante, o pano de algodão onde se encontra a parte sólida, com cuidado para não espremer (confesso que tenho pulado essa etapa do barbante, deixando só na peneira mesmo porque aí­ o cream cheese fica mais molhadinho).
Amarre este saquinho no meio uma colher de pau, e pendure-a sobre uma jarra de vidro, de modo que mais soro possa continuar pingando.
Quando o saquinho parar de pingar, o queijo estará pronto.
Armazene o soro em um frasco com tampa bem firme, e o cream cheese em um recipiente apropriado, coberto.
Mantenha ambos em geladeira.

Conservação do cream cheese: 1 mês em geladeira.
Conservação do soro: 6 meses em geladeira.

O cream cheese fica infinitamente mais saboroso quando temperado com azeite extra virgem e um pouco de sal marinho.

E o que a gente faz com o soro??

Aquela água meio turva que fica no recipiente é o nosso precioso soro – whey protein para os atletas de plantão.

Eu uso o soro para preparar conservas de repolho (sauerkraut ou chucrute), conservas de pepino ou gengibre, gatorade caseiro, e para o molho de grãos como feijão, arroz integral, aveia, grão de bico, lentilha, etc…

Veja AQUI um vídeo mostrando todo o processo.


Conheça também as nossas redes sociais:

Instagram: @pfeldman

Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman

Periscope: PatFeldman

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 155 comments… read them below or add one }

Luciana Rafino October 17, 2007 at 15:46

Oi Pat,quando faço a vitamina matinal,não é o mingau é a vitamina anti-enxaqueca sabe?Então devo colocar a aveia de molho com o soro?Eu fazia assim deixava a aveia mergulhada no iogurte iogurte só …tá errado?
Bjs

Reply

Francisco Perez Rodriguez April 6, 2008 at 10:47

Gostaria de saber a quantidade de soro de iogurte que deve ser adicionada a água em que o feijão fica de molho? Li o artigo a respeito das toxinas dos feijões mas vejo que também é recomendado o soro para deixar de molho aveia e etc. No caso específico da aveia há problema em se misturar o farelo ( eu e minha esposa, que tem problemas de enxaqueca comemos diariamente banana amassada com aveia) na banana sem uma desintoxicação prévia?

Reply

Ercilia May 10, 2008 at 14:37

Pat

Adorei a dica para aproveitar o soro, eu sempre achava uma judiação jogar aquele líquido precioso fora, mas não sabia muito bem o que fazer com ele. Eu faço o queijinho também com iogurte de leite de cabra, fica demais, bem azedinho. Tempero com sal marinho e azeite também, como você.

Reply

Liana July 25, 2008 at 21:08

Ameeeeei o cream cheese. Essa receita tão fácil é um achado. Todos estão se deliciando aqui em casa.

Obrigada

Reply

Edna October 19, 2008 at 13:56

Gostaria de saber se vocês teem alguma receita caseira para o soro do queijo fresco. Obrigada.

Reply

Vanessa October 24, 2008 at 15:19

Pat,

fiquei com uma dúvida: é pra deixar repousando fora da geladeira mesmo? e não estraga?

Reply

TUKITA December 23, 2008 at 18:12

BEM PARA MIM AINDA Ñ FICOU CLARO O QUE FAZER COM O SORO DO CREME DE LEITE,, AGRADEÇO SE ME MANDAR.. RECEITA MAIS DETALHADA..

Reply

zenir January 30, 2009 at 14:23

eu só queria tirar uma duvida, eu sei que o resultado deste produto faz muito bem a nossa saude, mas eu tenho intolerancia a lactose, será que se eu tomar a capsula de lactase (que quebra a lactose) posso ingerir normalmente esse cream cheese?
Aguardo
grata

Reply

Pat Feldman January 30, 2009 at 19:52

Zenir, o creamcheese caseiro é feito a partir de iogurte, que é um derivado fermentado do leite. Esse processo de fermentação elimina uma boa parte da lactose do leite. Não sei quão grave é a sua intolerância aos lácteos e não sei quais são os seus cuidados usuais ao consumi-los, mas acredito que com os cuidados usuais, não haverá problema.

Reply

INGRID KUHN February 11, 2009 at 22:08

Oi Pat…se eu utilizar o kefir para neutralizar os fitatos, obtenho o mesmo resultado? Qual seria o tempo para deixar de molho?

Reply

Pat Feldman February 11, 2009 at 22:36

Ingrid, na verdade o necessário para a neutralização é o meio ácido, portanto você pode sim usar o kefir, ou se preferir gotinhas de limão ou vinagre.

Reply

wellington2006@hotmail.com March 5, 2009 at 19:16

oie pat eu amei suas receita parabens e obrigado por exitir

Reply

Elaine March 9, 2009 at 10:55

Ola Pat, descobri o seu site por acaso, pesquisando na Internet e me tornei uma freqentadora assidua deste. Estou querendo comprar uma iogurteira, mas estou sem saber qual seria a melhor, gostaria de saber a sua opniao. Parabens pelo site. Um abraco.

Reply

Pat Feldman March 9, 2009 at 12:40

Obrigada peo carinho, Elaine!

Pra te falar a verdade, com o tempo e a prática eu descobri que comprar uma iogurteira é um dinheiro mal empregado… Ela é totalmente desnecessária! Para fazer um bom iogurte você precisa de um recipiente de inóx ou vidro (eu uso uma ds minhas panelas de inóx), um bom termômetro (que em casas de produtos para laboratório custam bem barato, já em lojas de artigos para cozinha, nem tão baratos), e um local abrigado, que pode ser dentro do teu forno ou dentro de um armário. Em dias mais frios, sugiro uma toalha ou manta para “embrulhar” a panela e manter a temperatura estável por mais tempo.

Eu, há alguns anos, comprei uma daquelas “TopTherm”, e de cara já detestei, já que os potinhos para preparar o iogurte, além de muito pequenos, são de plástico.

Reply

Luana Arnhold May 4, 2009 at 20:29

Pat,
Quanto tempo, mais ou menos, demora pra o iogurte virar cream cheese?

Reply

Pat Feldman May 4, 2009 at 20:35

Luana, uma vez que o soro está escorrido, o que sobra na peneira é o cream cheese, que você deve temperar pelo menos com sal para ficar gostoso. Quanto mais tempo escorrendo fora da geladeira, mais azedinho ele fica.

Eu não gosto de nada extremamente azedo, então prefiro deixar escorrendo por no máximo 4 horas fora da geladeira e o resto do tempo (quando ainda tem soro e quando tenho espaço na geladeira), deixo refrigerado. Ou paro de escorrer mais cedo e deixo o cream cheese mais molhadinho.

Reply

Elaine May 19, 2009 at 18:00

Oi Pat, eu fiquei decepcionada também ao ver que os potinhos eram de plástico. Vou experimentar fazer sem iogurteira. Um abraço.

Reply

Juce November 23, 2015 at 11:02

Oi, eu tenho uma iogurteira, da marca izumi, ela diminui um pouco do trabalho, pois mantem o leite numa temperatura padrão, o pote interno tb é de plastico. Ajuda, mas não é fundamental, antes eu fazia num pote plástico dentro do forno desligado.

Reply

Heloisa May 20, 2009 at 10:20

Ola Pat, parabens pelo site, acabei de conhecer e ja me encantei…Gostaria de saber se esse cream cheese é o mesmo daquele que compramos em caixinha pra preparar as famosas cheese cakes. Meu marido adora aquela torta mas é difícil de encontrar o cream cheese importado.Obrigada pelas dicas. Um abraço

Reply

PAULA OLIVEI June 8, 2009 at 15:55

Olá pat,descobri seu site e achei mt interessante,mas tenho uma dúvida,o soro do iogurte(whey protein)pode ser bebido ou só serve para deixar grãos de molho,meu filho de 16 anos quer que eu faça e quer saber se pode tomar.Agradeço sua atenção ,bjs mil e parabéns

Reply

Pat Feldman June 8, 2009 at 16:04

oi Paula, na forma como extraímos o whey, ele está bastante concentrado, mas diluindo-se um pouco, seu filho pode beber sim – é incomparavelmente mais saudável do que as versões em pó, altamente processadas e oxidadas.

Reply

maria cristina June 8, 2009 at 17:11

Olá Pat
Faço o cream cheese, e uso bastante aqui em casa o soro, mais depois de alguns dias na geladeira ele forma uma pelicula branca por cima, é normal o ele esta estragando?
O ginger ale que preparei tambem tem aquela pelicula, da primeira vez que o fiz não aconteceu isso.
Bjos

Reply

Pat Feldman June 8, 2009 at 17:47

A película é normal e não faz mal algum. Só é meio feinha, então eu separo de vez em quando, apesar de não precisar.

Reply

maria cristina June 8, 2009 at 17:49

Mais uma duvida esclarecida!
Obrigada

Reply

PAULA OLIVEI June 8, 2009 at 23:13

Obrigada querida,bjssssss

Reply

elvira August 13, 2009 at 17:56

olá pat…
-gostaria de fazer o yakult caseiro.voce tem receita?
-é possível fazer apartir do soro do iogurte?
-como retirar o soro?
-Do iogurte que faço aproveita-se tudo, nunca teve soro.
grata.

Reply

Laura June 23, 2010 at 12:41

Elvira, como se faz esse iogurte que não tem soro, me ensina? Obrigada

Reply

Débora Zillner September 2, 2009 at 22:44

Pat, gostaria de saber com que fermento vc faz o iogurte caseiro. Vc compra aqueles fermentos em pó tipo Bio Rich? Vc utiliza a “semente” para fazer uma nova receita? Muito Obrigada, Débora

Reply

Pat Feldman September 2, 2009 at 22:48

Débora, eu compro o BioRich, preferência do meu marido, e uso também uma isca de um iogurte comprado na feirinha de orgânicos, que resulta num iogurte mais suave, que eu prefiro.

Reply

Martha September 4, 2009 at 9:34

Pat, para separar esse soro, pode ser com um coador fininho, em vez de usar um paninho? Tem problema se ficar um pouco de iogurte no soro quando for colocar o feijão de molho?

Reply

Pat Feldman September 4, 2009 at 10:43

Pode usar o coador fininho sim, o problema é meramente estético!

Reply

Gilmar September 19, 2009 at 16:54

Pat.
Uma observação importante sobre o iogurte caseiro, é podemos faze-lo apartir de um pote de iogurte natural comprado em qualquer supermercado.Descartando assim os gastos com fermentos e outros tantos. Melhor ainda é que vc só compra uma vez. Depois de pronto basta separar um pote, para usa-lo em outra remessa e assim por diante.
Comprar iogurteira nem pensar.

Reply

Tatiana October 7, 2009 at 0:53

Da pra fazer yogurte com sabor tambem depois que se tira o soro (de maneira mais molhadinha, como a Pat faz… sem amarrar com o barbante). Depois que o yogurte escorreu praticamente todo o soro, ficando so um pouco molhadinho, pode se acresenctar suco de laranja (suco mesmo… so o caldo da laranja), um pouco de cenoura ralada bem pequena e pra quem gosta, um fiozinho de mel, nao para adocar mas pra dar gostinho. Eu AMO!

Pat, ADORO seus posts e tudo o que vc ensina. Obrigada!

Reply

Ana December 2, 2009 at 23:13

Pat, fiz o soro faz menos de 1 mês, mas agora está cheirando bem azedo… é assim mesmo? Guardei sempre na geladeira, em um pote com tampa.

Reply

Pat Feldman December 3, 2009 at 6:15

Ana, ele fica com um cheirinho bem azedo (que eu particularmente detesto). É normal!

Reply

sylribeiro February 8, 2010 at 17:55

pat vou fazer….ele fica na temperatura ambiente ou pode ir para a geladeira, tipo na porta para nao ficar muito perto da placa que congela… vi num post que ele congelou e morreu….se ficar fora da geladeira onde vc recomenda: dentro de algum lugar?
obrigadooooo! abraços vc é demais, acho que lendo essas materias estou muito perto de resolver um problema de uma vida! intestino…

Reply

Pat Feldman February 8, 2010 at 18:03

Syl, eu resolvi o meu problema de intestino, que era grav, crônico, eterno!!!! O soro eu deixo escorrer fora da geladeira mesmo, mas com o calorão de agora, sempre durante a noite, senão eu não gosto, acho que fica azedo demais o queijo que sobra na peneira. Adequado para consumo, mas péssimo para o meu paladar “anti azedo”!

Reply

sylribeiro February 8, 2010 at 18:44

nossa estou impressionada com os textos e a probabilidade do meu eterno problema, cronico e grav ser resolvido com o relato da sua experiencia e seu depoimento, da para saber que tudo que esta aqui é testado e aprovado em voces mesmo. eu já tentei de tudo, tudo mesmo, e vejo a luz agora. nem sei expressar como estou agradecida pelas informaçøes que leio no seu site e do dr feldman, principalmente a materia sobre o sol, me abriu os olhos para a necessidade, tenho seguido as recomendaçoes e tambem foi uma maravilha para a saude. recomendo para muita gente, e sei que tem eco!
deus abençoe.

1. pat vc por acaso toma o liquido dos grãos que ficam de molho, o que chamam de rejuvelac?
2. e o soro, que depois do cream chease feito, que serve para neutralizar os grãos no molho, esse liquido vc guarda na geladeira?
obrigado

Reply

Pat Feldman February 8, 2010 at 19:44

Syl, não consumo o líquido onde deixei os grãos de molho, nunca.

O soro de iogurte eu guardo por meses na geladeira!

Reply

Sa February 17, 2010 at 18:45

Pat
o que você acha do uso do coalho na fabricação de queijos?

Reply

Pat Feldman February 17, 2010 at 18:56

Sa, o coalho é usado há séculos na fabricação de queijos, é o método tradicional.

Reply

Sa February 17, 2010 at 19:07

obrigada pela atenção
é que minha mãe faz queijo em casa com o leite do nosso sitio, e usa o coalho, então fiquei na duvida se era bom ou não, ela também me disse que é usado há séculos. Mas será que os componentes do coalho não faz mal para saúde?

Reply

Pat Feldman February 17, 2010 at 19:32

Sa, um método milenar, se feito corretamente e com muita higiene, não tem contraindicação alguma!

Reply

Suzana February 25, 2010 at 10:55

oi Pat,
a minha dúvida é a respeito da conscistencia. O seu fica firme ou líquido? Porque o meu ficou líquido. Mas ficou bem gostoso.
Outra coisa é sobre o óleo de coco, fiz em casa e gostaria de saber se ele fica meio fermentado. Por aqui esta calor, então ficou líquido também. Usei na vitamina com iogurte e mel e ficou uma delícia.
Estou adorando o site, a cada dia mais, fico horas todos os dias, e ainda não vi tudo… rss… também estou aguardando a resposta de um email. Preciso de informações básicas, tenha paciência, estou “engatinhando” nesse assunto.
Como esse site já virou meu canal de consulta, rss, procurei por aqui sobre a farinha de maracujá. Fiquei sabendo que é ótima, mas aqui não achei nada. Gostaria de saber a sua opinião.
bjos.

Reply

Pat Feldman February 25, 2010 at 14:05

Suzana,

O cream cheese fica mais líquido ou mais cremoso, dependendo do tempo que você deixa o soro escorrer. Quanto mais tempo, mas sequinho ele fica, menos líquido. Ah, mas o iogurte pode ficar mais líquido ou mais cremoso, dependendo do tempo de fermentação. Quando eu acho que ficou líquido demais (não gosto) escorro o excesso de soro.

O óleo de coco, apesar de saber na teoria como se extrai em casa, eu nunca tentei fazer, então não me sinto preparada para te ajudar.

Quanto ao e-mail… (estou sem graça) Me manda de novo! Com a confusão da reforma, eu tenho ficado meio perdidinha e não gosto de responder de qualquer jeito. Como o volume de e-mails é maior a cada dia, acabo me perdendo…

Reply

Suzana February 25, 2010 at 10:57

oi Pat, postei no artigo errado (é que fico com muitas páginas abertas ao mesmo tempo), estou falando no início sobre o iogurte.
Obrigada

Reply

Tiana oliveira March 4, 2010 at 22:42

Pat, tudo bom? Tômuito felzi, pq fiz sua receita de iogurte, como escrevi antes e hj fiz o cream cheese!O iogurte, preciso char o ponto ainda, ele bem durinho ainda não consegui.Fiz uma vez com bio rich e outra com iogurte como isca.Com bio rich ficou mais durinho,mas não sei pq o gosto ficou piorzinho!O cream cheese ficou ótimo, pena q é maior trabalheira(tempo) pra só dar um tiqiuinho.
Pat, brigada por td! ótimo ter td isso!
Ah, só uma dúvida, pra deixar grãos e farinha de molho com o soro, qual a quantidade pra água morna?Procurei bastante e não achei no site, me desculpe!
beijo bem grande Ti

Reply

Pat Feldman March 5, 2010 at 6:41

Tiana, você não achou porque nunca tenho uma quantidade exata. Para uma xícara a meio quilo de arroz eu uso cerca de 2 colheres de sopa. Para 1kg de feijão, uso cerca de 1/4 de xícara de soro. Mas no fim é tudo meio a olho mesmo!!!

Reply

Neide March 5, 2010 at 18:14

Faço do Kefir, um crem cheese, colocando o liquido fermentado em coador de papel para café. Acho mais pratico. Após sair o soro, abro o papel e retiro toda a parte sólida. Utilizo vidro para o processo. Só não sabia que o liquido era tão precioso e as vezes colocava na minhas plantinhas….outras eu descartava por ignorancia. Obrigado pelas aulinhas…

Reply

Pat Feldman March 5, 2010 at 18:17

Neide, sabe que o soro do iogurte/kefir é ótimo para asaúde das nossas plantinhas?

Reply

Juce November 23, 2015 at 11:04

usar soro de leite nas plantas? sério, não sabia disso.

Reply

sylribeiro March 5, 2010 at 18:24

pat meu soro esta lindo!
vou usar nas orquideas também…

tenho usado a olho tambem, para deixar de molho.
e tenho feito tudo certinho, e posso te dizer que estou sentido muito bem estar.

hoje comprei o bio rich para experimentar no sentido de ter o iogurte com os lactobacilos vivos, porque apesar do yogurte me fazer muito bem, ele traz muco para meu organismo, e li que o bio rich que tem os “meninos” vivos, ajuda nisso.
mas ele nao dá muda, né, pelo site a gente faz cada envelope com 1 litro, e nao deve reproduzir…
mesmo assim, é muito mais saudavel e economico.

e ah meus cream cheese/coalhada seca, tem ficado muito gostosos.
mil obrigados e grande abraço

Reply

Pat Feldman March 5, 2010 at 18:37

Syl, eu reproduzo sim. Comprei meu último envelope de BioRich há uns 2 ou 3 anos, e desde então venho fazendo com isca sempre.

Reply

tiana oliveira March 6, 2010 at 15:14

Brigada Pat!!!
Só mais uma coisinha.No caso de colocar farinha integral de molho pra fazer pão, como é mais ou menos a quantiade?é só pra dar liga ou fica aguada mesmo?brigada de novo!bjao

Reply

Pat Feldman March 6, 2010 at 19:44

Tiana, na receita de massa multiuso tem a proporção exata!

Reply

Neide March 9, 2010 at 21:30

Tentei hoje, pela 1a. vez deixar o feijão de molho com o soro do iogurte.Deixei 12 hs de molho.Pela manhã lavei, e coloquei mais agua e não tampei a panela de pressão.Fiquei admirada, pois levou mais de 2 horas para cozinhar. O feijão é o carioquinha, tipo 1 (não organico) que uso sempre, e mesmo sem deixar de molho, na panela de pressão leva 30 minutos para cozinhar. Será que o meio ácido do soro deixa os grãos mais duros? Notei que após estarem cozidos os grãos ficaram inteiros.
Pat, poderia me esclarecer o por quê da demora no cozimento?

Reply

Pat Feldman March 9, 2010 at 22:37

Neide, o feijão fora da pressão realmente demora bastante para cozinhar, e isso é bom, pré-digere melhor os grãos, apuramais o tempero e o prato dica mais leve.

Reply

tiana oliveira March 9, 2010 at 23:16

Neide, eu senti exatamente a mesma coisa!Demorou séculos e tbm achwei durinho!!
Pat, vc citouo whey, eu tomava em pó, mas já parei faz um tempinho,desde q engravidei, q comecei a achar esquisito mesmo.
Vc sabe de que forma pode se substituir pelo whey em pó, ous eja, como tomar?bjs, brigadao
ps:te mandei o email de novo.

Reply

Pat Feldman March 10, 2010 at 7:41

Tiana, soro de iogurte é a mesma coisa que Whey Protein, a diferença é que aquela em pó que se compra em loja de suplementos, é uma coisa super processada, e você já sabe a minha opinião sobre processados, né…

Reply

sylribeiro May 25, 2010 at 8:00

Oi, Pat que legal as novas “carinhas” dos coments!
nem imagino como elas são escolhidas, a primeira vez que fiz um comentario apareceu um monstro e ele me adotou, haahah sempre vem a mesma, agora que mudou ficou mais simpatico…

pat uma duvida se puder me esclarecer, o soro do iogurte em termos nutricionais e funcionais tem diferença daquele soro que as pessoas fazem talhando o leite com limão?
pergunto porque tem uma bebida chamada buttermilk, que estou tomando por indicação nutricional, é uma delicia, feita com esse soro e agua de rosas e um tempero escolhido para cada ocasião, se vc quiser te passo, parece que faz muito bem…mas fui pesquisar e encontrei dois soros, esse que se faz direto do leite e o do iogurte que vc ensina e tenho feito aqui! qual a diferença entre um e outro abraços!!!

Reply

Pat Feldman May 25, 2010 at 13:18

Syl, as figurinhas são escolhidas aleatoriamente.

Quanto ao soro, eu prefiro o do iogurte porque contém garantidamente os lactobacilos vivos, super importantes para a saúde intestinal e o sistema imunológico como um todo.

Reply

marcela June 16, 2010 at 20:01

oi pat,
parabens pelo site.
gostaria de saber se vc deixa asa farinhas de molho antes de fazer o pao ou o tempo de descanso da massa ja e suficiente para neutralizar o acido fitico.
obrigada,
marcela.

Reply

Pat Feldman June 16, 2010 at 20:08

Marcela, o tempo de repouso da mistura de farinha e iogurte é o suficiente para neutralizar os antinutrientes todos.

Reply

paula July 6, 2010 at 7:31

ola pat.gosto muito do seu site, costumo fazer iogurtes gregos para os meus filhotes, k sao uma delicia mas nao sei como aproveitar o soro k fica,sei k se pode fazer pao com ele,como tambem costumo fazer pao ca em casa.ajude-me com uma receita de pao para aproveitar o soro.obrigado bjs

Reply

Denise September 12, 2010 at 12:32

Oi Pat, amei seu site, suas receitas estão tornando minha vida e todos aqui em casa muito mais saudáveis; não me dou muito bem na cozinha, mas o iogurte, e chesse e o yakult consigo fazer, e todos amam, pricipalmente os nossos intestinos, hehehe!Parabéns *-*

Reply

fernando luis ramos de souza faria September 20, 2010 at 19:14

Fiz a semana passada e, realmente fica uma delícia.
é muito simples e com o soro eu preparei pepinos lac tofermentados, que tambem ficaram ótimos!!! Parabens!!!

Reply

Sillmelo Akita October 7, 2010 at 0:37

Este sábado fui a um chá de bebê onde foi servido uma mousse de queijo que também continha uma parte de cream cheese. Meses atrás fui a um batizado que também foi servido um queijo com aparência de meia cura mas na verdade era um primo rico dele com aqueles nomes metido a besta.Esse queijo foi servido com uma geléia de pimenta (aquela marca famosa do pote achatado). Quero fazer essa mousse com a receita do seu cream cheese e gostaria de saber se voce possue alguma receita de geléia de pimenta. Deve ficar um desbunde de gostoso. Hummmmmmmmm.

Reply

Pat Feldman October 7, 2010 at 7:21

Esse queijo “primo chique” do meia cura que você fala talvez seja o camambert ou o brie, DELICIOSOS!!!!!! Eu gosto muito de servi-los morninho, meio amolecido com geléia de damasco ou frutas vermelhas. Com geléia de pimenta também deve ficar interessante!

Reply

Pat Feldman October 7, 2010 at 7:21

Esse queijo “primo chique” do meia cura que você fala talvez seja o camambert ou o brie, DELICIOSOS!!!!!! Eu gosto muito de servi-los morninho, meio amolecido com geléia de damasco ou frutas vermelhas. Com geléia de pimenta também deve ficar interessante!

Reply

Sillmelo Akita October 7, 2010 at 13:25

Pat, esse “primo chique” não são esses que você falou não, perguntei para a amiga que serviu e o nome dele é Reblochon.Ficou muito gostoso com a geléia de pimenta…
E ontem eu fiz o iogurte, fiz as 22:00, e como acordo tarde também tirei do forno tarde, ficou lindo, nao ficou molenga, ficou com a consistencia maravilhosa, tirei fotos se quiser depois te mando. Ontem eu fiz a tal DESAERAÇÃO (encher um caneco com o leite e derramar novamente de uma certa altura. Repitir o processo várias vezes, até ter certeza de ter arejado todo o leite.)Não sei se o resultado final foi por conta disso ou pq deixei muito tempo no forno, e ainda antes de tampar passei uma camada de filme pvc.
Super aprovada sua receita.
.
PS. Se voce souber fazer essa geléia de pimenta, que queo tá?
Bjks

Reply

Keila October 26, 2010 at 21:24

Oi Pat em primeiro quero agradecer os e-mails com as receitas que vc nos manda ;-) Agora preciso de um favor, gostaria de saber se este soro que tiramos do iogurte ou da coalhada, vc sabe me dizer se é alcalino? Ah! Será que pode também me ensinar a fazer o yakult? Aguardo resposta. Obrigada ;-)

Reply

Pat Feldman October 27, 2010 at 6:29

Keila, o soro é ácido, mas fiquei curiosa de saber o porquê da tua pergunta… O yakult é bem fácil de fazer, já publiquei a receita aqui: http://pat.feldman.com.br/?p=197

Reply

Marcela Pontes November 2, 2010 at 19:34

Pat

também achei seu site por acaso quando estava procurando receitas de papinhas de bebes mais saudaveis e gostosas para fazer. Hoje em dia há mais possibilidades de tentar levar uma vida saudável. Desde então (2 meses) tenho entrado sempre e feito suas receitas. Maravilhosas e saudáveis!! Acabo de fazer o iogurte e hoje tento fazer o cream cheese, espero que dê certo!
Obrigada e continue sempre assim!! Ah, meu bebê tem aprovado sempre !!

Reply

Marcela Pontes November 8, 2010 at 20:47

o cream cheese ficou óóóóótimo, muito bom e que fácilidade, hein!!
Nunca mais vou comprar cream cheese…………
obrigada!!

Reply

Sillmelo Akita November 8, 2010 at 22:22

Fiz meu iogurte sabado com o Bio Rich, e não ficou igual das ultimas vezes que tinha feito. Ou fiz alguma coisa errado, ou o leite estava ruim, ou sei lá, mas ficou com um gosto diferente, o cream cheese também nao ficou do meu agrado desta vez. Pat? Será que o Bio Rich alterou o sabor ou será que foi o leite? Pior que o saco estava novo e abri no mesmo dia que comprei, e ainda estava na validade.

Reply

Pat Feldman November 9, 2010 at 6:19

Sil, iogurte é um alimento vivo, cada vez fica de um jeito porque varia a temperatura ambiente, umidade, o tempo de fermentação, etc. Aqui na minha cozinha é assim, uma leva nunca sai igual a outra. Por sorte a maioria sai boa, mas já joguei um panelão fora…

Reply

Sillmelo Akita November 9, 2010 at 11:50

Então acho que vai ser o meu caso. Acho que vou jogar fora. Acabei de guardar o ultimo vidro de soro no total de 2 e meio. Minha duvida: Mesmo o iogurte e o cream cheese nao ter ficado sabosoro, o soro ainda tem o mesmo efeito nao é? Ou jogo fora o soro tbm?

Reply

Pat Feldman November 9, 2010 at 12:29

Tem o mesmo efeito sim, Sil. Eu joguei muito fora, mas hoje guardo e tento usar para preparar um patê bem gostoso. Com um pouquinho de creme de leite fresco você disfarça se o sabor ficou azedo demais, e temperinhos podem deixar o ruim bem mais gostoso!

Reply

Sillmelo Akita November 9, 2010 at 12:32

Menos mal Pat, fiquei com dó de perder o soro. Pior que o sabor não ficou muito azedo, parece gosto de leite passado sabe? Mas vou fazer como vc disse, vou temperar bem e fazer um patê gostoso. Obrigada.

Reply

Adriana November 10, 2010 at 22:31

Pat, mais uma dúvida (dentre as outras 3557 que tenho a cada nova receita/artigo que leio). Tenho kefir em casa e sempre pensei em fazer queijo, mas acho a consistência mole demais depois de coar (ainda no recipiente com os grãos tem mais cara de iogurte, depois de coado mais se parece com um leite grosso). Lendo sobre o cream cheese voltei a pensar no kefir, então a pergunta é: há como fazer com o kefir?
P.S.: crianças dormindo e mamãe fazendo pão (morango com castanhas) madrugada adentro. Minha mãe não me reconheceria!!
Bj, obrigada.

Reply

Pat Feldman November 11, 2010 at 5:52

Adriana, eu já fiz o cream cheese usando o kefir pronto ao invés de iogurte. Gostei do resultado.

Reply

Sillmelo Akita November 11, 2010 at 11:51

Cream Cheese de kéfir deve ficar bem azedinho hein? Hummmm
Agora fiquei com vontade. Pena que ainda nao consegui o meu kéfir.

Reply

Kaka November 17, 2010 at 16:16

Posso tomar o soro? como um suplemento alimentar? oq vc acha?
bjos

Reply

Pat Feldman November 17, 2010 at 17:40

Kaka, eu sinceramente não gosto do gosto do soro puro, mas se isso não te incomodar, pode tomar sim.

Reply

Bettina November 23, 2010 at 14:45

Pat, tenho feito o cream cheese seguindo tuas dicas, o rendimento tem sido de 5:1, tipo 5 litros de leite para 1kg de queijo, acho muito bom! Sempre usando a isca do último iogurte. Não vi ainda nas tuas dicas sobre como empregar o soro que sobra para pão, eu tenho feito muito pão!! E fica muiiiito bom! Pão na panificadora mesmo, basiquinho, dá super certo. Curiosidade minha, estou na 3a geração de queijo, sempre usando essa quantidade, da qual separo 1 copo de iogurte para a próxima “edição”, deixei coalhar numa noite de tempestade, e o iogurte ficou mais espesso, mesmo leite, mesmo tudo… pra mim não fez sentido, mas minha mãe conta que minha avó sempre dizia, as coisas se talham melhor em noite de temporal, conheces algo a respeito? Já ouvistes falar?
bjkas

Reply

Ana September 11, 2011 at 6:24

Olá Pat, vc falou que usa o whey para deixar graos de molho e fiquei em duvida – por quanto tempo e em qual quantidade? Meu marido nao anda mais comendo feijao por causa da digestao dificil e achei que a sua dica pode ajudar! Obrigada.

Reply

Pat Feldman September 11, 2011 at 6:57
Andreia Coelho September 25, 2011 at 10:06

Pat;
O meu soro tem um mês que está na geladeira e formou um monte de pontos de mofo/bolor e o cheiro não está muito bom. Porque aconteceu isso? Não era pra durar seis meses? Obrigada.
Andreia

Reply

Pat Feldman September 25, 2011 at 19:22

Andreia, algumas vezes se forma uma crosta esbranquiçada. É normal e você só precisa remove-la e consumir normalmente. É que mesmo na temperatura baixa da geladeira, a fermentação continua, apesar de muito mais lenta.

Reply

Andreia October 6, 2011 at 20:39

Obrigada! Abraços.

Reply

Kika December 10, 2011 at 13:05

Tô aqui arrasada porque eu fiz coalhada esta semana e joguei o soro todo fora. No mesmo dia à noite encontrei sua receita de mostarda caseira que leva o soro. Olha que sacrifício, vou ser obrigada a fazer coalhada de novo hahaha

Reply

Suely January 25, 2012 at 15:05

Pat, adorei a sua dica de utilizar o soro da qualhada. Toda vida escorri a qualhada para fazer Labane( aquele patê arabe) e jogava o soro pois não sabia como aproveitá-lo. Hoje estou feliz pois aprendi como conservar o soro e reaproveita-lo . Tambem apreendi a fazer cream cheese.
A propósito: eu escorro a qualhada colocando num coador de café de papel, comprei um suporte só para isso, para não ter gosto de café, coloco-o sobre uma jarra e no coador cabe 1l de coalhada e deixo ali de um dia para o outro escorrendo. Dá super certo.
Obrigada pelas ótimas dicas, Suely

Reply

Cynara Scheffer February 20, 2012 at 20:49

É a segunda vez que faço. Dessa vez, deixei escorrer menos tempo e ele ficou mais úmido e mais ácido, uma delícia.

Sobre o soro, o que eu produzi dia 15, fui provar hoje e o sabor estava diferente, o cheiro tb. Joguei fora. O de hoje ficou menos turvo, pq será?

Adorei! Agora vou fazer o catchup, mas me falta o vidro grande. Minha sogra vai me dar um essa semana.

um abraço, Pat. origada pelas dicas.

Reply

karla April 3, 2012 at 13:35

Eu estou COMPLETAMENTE apaixonada pelo blog!!!Quanta coisa útil e legal!!!

Reply

Thatiana September 13, 2012 at 14:52

Essas aveias que compramos em supermercado em caixinha, também deve ser deixadas de molho antes de consumir? Quanto tempo? E como elas ficam molhadinhas depois devem ser conservadas na geladeira, ou precisa consumir tudo?

Reply

Pat Feldman September 13, 2012 at 16:14

Devem ser deixadas de molho sim. Você deixa de molho só o quer usar e guarda o resto dela, ainda seca, na geladeira.

Reply

Ana September 21, 2012 at 14:17

Pat, e o soro do queijo mineiro. Que utilidade teria?

Reply

Carmen January 6, 2013 at 3:36

Oi Pat, a aveia tem que gardar na geladeira ? eu nunca guardei, e nuca estragou, por favor me explique, bjs

Reply

Pat Feldman January 6, 2013 at 8:18

Sempre que sobra espaço, eu prefiro guardar aveia e outros grãos na geladeira ou freezer para não dar caruncho (aquele bichinho)

Reply

larissa February 19, 2013 at 17:14

Ola Pat! Gostaria de saber se posso usar o soro junto com o iorgut para o ganho de massa! estou deixando coalhar e depois bato os dois juntos com o malto! isso ira me prejudicar de alguma forma?

Reply

Pat Feldman February 19, 2013 at 18:29

Larissa, na verdade o soro é parte do iogurte, então é só consumir iogurte que tá tudo certo!!

Reply

Gabriela February 27, 2013 at 16:54

Oi Pat adorei o seu site, tenho lido muita coisa e aprendido muito mesmo, principalmente com relação a deixar os grãos de molho que nem imagina ser tão importante assim, achava que era só para deixá-los mais macios… minha dúvida é se posso usar o próprio iogurte ao invés do soro para deixá-los de molho… isto porque eu fiz o iogurte caseiro, usei o leite orgânico pasteurizado, mas por engano eu comprei o desnatado e não formou muito soro, pelo menos não consegui extrair nada aparente…

Reply

Pat Feldman February 27, 2013 at 23:58

Pode usar o próprio iogurte sim!!

Reply

karla February 28, 2013 at 17:48

Não tem vídeo algum. :( dá erro!

Reply

Yuki March 19, 2013 at 11:49

Ola Pat, amei suas publicações sobre o leite, muito esclarecedoras, realmente, somos reféns das indústrias de todo tipo; mas podemos fazer a nossa parte divulgando informações de saúde a quem se interesse, a minha parte: doações de grãos de Kefir, gratuitamente.
Sugiro um artigo sobre os benefícios do Kefir, seus leitores vão amar!
Abração!

Kefir Alimento Probiótico

Reply

Pat Feldman March 19, 2013 at 12:12

Yuki, eu já tenho um artigo sobre kefir!

Reply

gabriela March 29, 2013 at 20:26

Oi quero saber se o soro do leite que sobra da fabricação de queijos e coalhada é a mesma coisa do soro de iogurte e se também serve como conservante? obrigada!

Reply

clevia April 1, 2013 at 2:27

olá pat ,nao entendi muito como fazer o cream cheese ,faço o iogurte primeiro e depois faço o que ?obrigada.

Reply

Ana Paula April 21, 2013 at 11:13

Oi Pat, sou leitora assídua do seu blog e tenho conseguido colocar suas dicas em prática com excelentes resultados, muito obrigada! Estou com uma dúvida, você sugeriu o soro para atletas e pelos comentários vi que tem gente que toma inclusive puro. Tem uma fórmula melhor?! Com água e fruta, por exemplo? Muito obrigada de novo, Ana Paula

Reply

Pat Feldman April 21, 2013 at 20:03

Ana Paula, você pode usar o soro de uma forma mais gostosa, no Yakult caseiro (receita aqui:http://pat.feldman.com.br/2007/04/01/yakult-caseiro/) ou no meu gatorade caseiro: http://pat.feldman.com.br/2011/01/31/gatorade-caseiro/

Reply

janael July 12, 2013 at 1:36

ola eu gostaria de saber se esse iorgute ai e o mesmo q compramos no supermercado,,?agradeço

Reply

Raquel August 17, 2013 at 22:29

Olá Pat, estou maravilhada com suas receitas, faz um bom tempo que venho pesquisando sobre alimentação mais saudável e tentando aplicar isso no meu dia a dia, pra melhorar a saúde e perder peso, mas é a primeira vez que encontro um site que além da teoria, nos dá os meios para por em prática todo esse conhecimento. E teoria sem prática não faz sentido algum.
Fiquei super curiosa sobre o soro de leite ser a mesma coisa que o wey protein, hoje fui até pesquisar em uma loja de suplementos sobre preço, e ganhei uma amostra. Apesar de sempre desconfiar da qualidade devido a ser um produto muito industrializado, estava inclinada a comprar porque é muito indicado por ser uma proteína de rápida absorção após os treinos.
O soro de leite é a mesma coisa que um wey isolado? Será que ajuda a manter a massa magra? Nossa se for vou economizar muito, já que o wey é muito caro, e pensar que sempre jogava o soro fora……! Obrigada por dividir seus conhecimentos.

Reply

Pat Feldman August 18, 2013 at 6:41

É isso mesmo, Raquel!

Reply

Raquel August 17, 2013 at 22:35

Ah, o iogurte eu deixo fermentando dentro do forno elétrico, mantendo a 50 graus, como moro num clima mais frio, é o único jeito que encontrei pra fazer o iogurte ficar firme, será que tem algum problema? Já fiz também o cream cheese, ou o iogurte grego como alguns chamam, só que não tive a idéia de temperar, vou fazer isso.

Reply

Caren January 13, 2014 at 7:16

Pat, além das receitas do soro de iogurte posso dar o soro de iogurte diluído em água para bebê de 1 ano?

Reply

Pat Feldman January 13, 2014 at 8:16

Pode dar sim Caren, só não tenho certeza se fica muito apetitoso….

Reply

Carla February 17, 2014 at 21:57

Boa noite, pode indicar-me como posso fazer todos os fermentados que ensina mas sem usar o soro de iogurte? Procuro receitas sem derivados do leite. Obrigada

Reply

Pat Feldman February 18, 2014 at 13:27

Carla, na própria receita eu explico que se você quer dispensar o soro, é só usar uma colher a mais de sal.

Reply

Carol March 1, 2014 at 19:32

Pat,
O cream cheese pode ser aquecido? queria algo pra substituir o requeijão/creme de leite em algumas receitas de tortas e molhos.
obrigada ^^

Reply

Pat Feldman March 4, 2014 at 10:21

Pode sim, mas os lactobacilos morrem no aquecimento. Ele continua muito mais saudável que qualquer opção industrializada, mas perde o poder probiótico.

Reply

Michele March 12, 2014 at 10:22

Pat, faço iogurte do kefir e faço esse processo pra ficar com a consistência mais durinha e dou para o meu bebê. Então estou dando a ele o cream cheese? qual a diferença? e a coalhada? é tudo o mesmo processo? fiquei confusa?….rsss

Reply

Pat Feldman March 12, 2014 at 19:16

Michele, a diferença entre kefir, coalhada e iogurte é o tipo de bactéria – lactobacilo – que fermenta o leite.

Reply

vera March 14, 2014 at 22:21

Oi!Pat, Eu de novo estava lendo sobre as duvidas que tinha sobre o soro e aptendi muito com sua matéria, só uma pergunta posso usar um potinho de iogurte desnatado esses a venda no mercado + leite desnatado de caixinha normal, qual sua opinião, estou fazendo certo ,ou não e a mesma coisa, teria que comprar o envelope de fermentação mesmo. Mais uma vez obrigada pela atenção BjS!

Reply

Pat Feldman March 15, 2014 at 7:16

Vera, pode usar o iogurte de supermercado sim, mas sempre dê preferência ao integral, que é menos processado e portanto mais saudável. Quanto a congelar o soro, não recomendo mesmo, porque as bactérias do bem podem morrer no congelamento, aí você perde muitos benefícios.

Reply

Sergio March 19, 2014 at 21:16

Uau…..
Eu sempre joguei o soro fora achando que não servia absolutamente pra nada e hoje resolvi procurar informações sobre ele na internet….. Agora me sinto até meio abobado com tanta informação sobre ele, eu o considerava apenas como um subproduto mas tenho a impressão que estava jogando a parte mais importante na pia.

Reply

Pat Feldman March 20, 2014 at 5:29

Vivndo e aprendendo, Sérgio!! Ainda bem que você teve curiosidade!!!

Reply

Juliana March 22, 2014 at 8:00

Oi Pat, eu tinha dado uma olhada em outras receitas de cream cheese, o pessoal usava amido ou adicionava sal ao iogurte, mas essa aqui me pareceu a melhor por só utilizar apenas iogurte natural, aliás, o iogurte natural é o comprado pronto mesmo? Posso usar esse cream cheese pra substituir o da Philadelphia em receitas de cheesecakes e coberturas? Porque além de mais saudável é mais econômico.
Obrigada desde já. Beijos.

Reply

Pat Feldman March 22, 2014 at 16:15

Juliana, esse cream cheese pode ser feito com iogurte comercial ou caseiro, sem problemas! E pode usá-lo substituindo o cream cheese industrializado em qualquer receita!!

Reply

Juliana April 5, 2014 at 8:59

Oi pat! Parabéns pelo site! Tenho aprendido muuuuuito e a alimentação e saúde da minha família agradecem! Meu pai me pediu para fazer coalhada para ele… Como faz? Tenho, aqui perto, um fazendeiro que fornece leite cru. Me ensina a fazer? Abraços e obrigada!

Reply

Pat Feldman April 5, 2014 at 19:44

Juliana, esse cream cheese da receita é bem similar à coalhada.

Reply

Viviane August 11, 2014 at 10:45

Olá Pat! Eu fiz o iogurte caseiro e em seguida o cream cheese caseiro. Foi bem mais fácil do que achei que seria. Até encontrar o leite de pacotinho (coisa da minha infância, mas que sumiu de casa com a chegada das caixinhas) foi fácil, a panificadora da frente de casa vende… Gostei muito do resultado, ficou leve e delicioso! O soro já estou utilizando pra deixar meu feijão de molho, mas o que eu quero mesmo é fazer a conserva de pepinos, deve ser ótima. Obrigada pelas receitas!

Reply

Pat Feldman August 11, 2014 at 11:01

O mais difícil é fazer a primeira vez, depois é tranquilo!!!!

Reply

AJD August 28, 2014 at 11:51

Bom dia. Pat, meu soro não ficou transparente. Ficou leitoso. É normal?;(

Reply

Pat Feldman August 28, 2014 at 13:50

O meu as vezes também fica, especialmente quando o iogurte está MUITO cremoso. um dos truques para melhorar isso é coá-lo forrando a peneira com duas camadas de fralda de pano.

Reply

miriam rabelo valle November 4, 2014 at 16:07

oi pat, estou com inveja (na verdade, admiração) de todo mundo aí, sabendo tudo de tudo… eu queria a receita – explicadinha – do cream chese caseiro pois, pegando pedaços da receita aqui e ali, nao consegui entender; seria possível? Outra coisa: já usei kefir por muitos anos; achava que fazia bem pois meu intestino (até hoje) é ótimo; depois, aquilo foi amontoando na geladeira, vidros e vidros, crescendo, multiplicando, cada pedaço maior que outro ou muitos ‘encruados’ mas tudo em imensa quantidade, parecia um ser de outro mundo… dei uma parada pois não conseguia mais ninguém para doar, acho que tenho um vidro até hoje, deve estar velho, mas o cheiro não é ruim, é de yogurte. O bom é que meu intestino ainda está ótimo então, não estou tomando. Mas acho que devo muito ao kefir, pois antes era irregular. (Se essa informação ajuda a quem quer começar, ok!) Obrigada por tudo, desde já

Reply

Anamaria do Val December 28, 2014 at 11:25

Oi Pat! Adoro seu blog, respeito muito suas pesquisas e também aprendo muito aqui! Desta vez só quero apontar um pequeno erro no parágrafo “O creme cheese é multiuso….Se você deixar menos tempo escorrendo (…) coalhada seca” Vc quis dizer mais tempo, não foi?
Estudei no Ofélia Fonseca e sinto muitíssimo que você não estivesse lá naquela época ( faz muuuuito tempo!) Às vezes quando vejo o cardápio no Instagram fico morrendo de vontade de ir almoçar lá!!!!
Beijo e continue seu trabalho tão importante e delicioso.

Reply

Ailton January 27, 2015 at 10:01

Olá Pat, bom dia!
Li muitos comentários aqui no seu site e gostei muito, porém, tenho uma dúvida. Misturei 2 litros de leite com 1 potinho de iogurte natural, deixei coalhar uma noite inteira(10 horas + ou -). Pela manha usei o processo que vc descreve para separar o soro. Agora, a pergunta: não é o iogurte, o creme obtido a partir da separação do soro?
Obrigado pela atenção e parabéns pela iniciativa.

Reply

Pat Feldman January 29, 2015 at 13:46

Ailton, o iogurte é o que você obteve após as 10 horas de fermentação. Depois de escorrido, o que sobra na peneira forrada tem vários nomes: coalhada, cream cheese entre outros. Não importa o nome, é saboroso e sauda’vel!

Reply

Viviane January 20, 2016 at 9:30

Nossa que legal!!!
Mas como faço isso, quantidade, bato com frutas logo depois do treino????
Me explica por favor ??????????

Reply

Andrea February 15, 2015 at 19:47

Olá, Pat!

É possível usar o soro de leite em vez do soro de iogurte nas receitas que você fornece no site? O resultado seria o mesmo?
Um abraço!

Reply

ana paula June 16, 2015 at 21:33

Oi Pat… dá para congelar o cream cheese e o whey? Ganhei quatro litros de leite cru organico… mas bad timing, viajo em breve e nao conseguir comer todo o iogurte/tomar o leite…. nao queria perder o precioso leitinho!

Reply

Pat Feldman June 17, 2015 at 10:00

Eu nunca congelei, porque ele dura bastante na geladeira. O whey dura pelo menos 6 meses e o cream cheese cerca de um mês, as vezes um pouco mais.

Reply

ana paula June 17, 2015 at 11:06

Pat, Fiz ontem o iogurte com o biorich em leite cru organico. Ficou divino!!!! Pouquissimo ácido, consistente, maravilhoso. Como ganhei quatro litros, vou transformar uma parte do iogurte em cream cheese e congelar, pois fico fora por quatro semanas. Depois te conto se deu certo. Obrigada pela receita!

Reply

Julia November 17, 2015 at 11:45

Olá Pat, parabéns pelo site!
quando eu era pequena sempre fizemos iogurte em casa, é uma delícia mesmo.
estou testando leites vegetais e está sendo ótimo, mas ainda não fiz iogurte com eles. Pelo que pesquisei é o mesmo processo do iogurte de leite de vaca, pode-se fazer com biorich ou uma isca de iogurte,
Enfim, a minha questão é a seguinte, quero fazer a Ginger Ale, em que você sugere usar o soro de iogurte fermentado. Eu poderia usar o soro de iogurte vegetal fermentado por este processo que você ensinou?
abraço, Julia

Reply

Pat Feldman December 1, 2015 at 14:17

Julia, eu nunca testei, mas uma vez que o soro do leite vegetal também terá lactobacilos, eu creio que deve funcionar. Se você testar, venha nos contar!

Reply

Viviane January 19, 2016 at 23:40

Pat posso substituir o whey de pó (o industrializado) pelo soro do iogurte??? ( no meu caso faço cream cheese com Kefir)????

Reply

Pat Feldman January 20, 2016 at 9:26

Pode e deve!

Reply

Pricilla February 13, 2016 at 17:07

Pat, vi hoje seu snapchat e por coincidência estou separando o soro do kefir.
Por gentileza, qual a proporção entre o soro e água morna para, por exemplo, 1kilo de feijão? É necessário trocar o líquido durante o período de molho?
Agradeço muitíssimo!

Reply

Pat Feldman February 13, 2016 at 19:32

A mesma do soro de iogurte. Cerca de 1/4 de xícara para 1kg de feijão e água suficiente para cobrir bem o feijão – lembrando que após um pouco tempo de molho, ele incha e cresce.

Reply

Carlos April 17, 2016 at 15:51

Olá, tenho uma dúvida: qual o motivo de deixar sorando em temperatura ambiente? Eu deixo dentro da geladeira para, em tese, interromper o processo de fermentação, o que deixaria menos azedo. Faz sentido? Já deixou escorrendo dentro da geladeira?

Reply

Pat Feldman April 18, 2016 at 12:30

Dá pra deixar na geladeira se você preferir, fica menos azedo mesmo!

Reply

Cristiane June 1, 2016 at 1:06

Pat poderia usar o soro do kefir? Vc acredita que teria o mesmo resultado?

Reply

Pat Feldman June 2, 2016 at 14:29

Pode!!!!!

Reply

Danielle August 12, 2016 at 10:39

Pat, parabéns pelo seu site, tem muitas informações preciosas. Muito obrigada por compartilhá-las. Estou em dúvida em relação ao soro do leite, ainda em relação ao consumo. Tenho um grande problema com prisão de ventre e gostaria de saber se posso consumir o soro diariamente puro ou com sucos ( pergunto isso, pois seria mais prático pra mim do que fazer uma receita) e se isso poderia ajudar no meu problema intestinal?
Também gostaria de saber se posso fazer assim para minha filha de 5 anos.

Reply

Iza Maria November 15, 2016 at 12:30

Pat, bom dia! Maravilhoso, o texto. Eu poderia usar o soro do leite como conservante em antepastos, como pesto, berinjela, tomate confitado, tomate seco entre outros…o tempo de validade dos mesmos, a quantidade, qual seria, sendo possível usar o soro, desde já agradeço a atenção. Iza

Reply

Leave a Comment

* IMPORTANTE: LEIA ANTES DE CLICAR EM "ENVIAR" * Ao enviar seu comentário, você fornece à Pat Feldman e ao Site CriancasNaCozinha.com.br 100% dos direitos autorais do seu texto, e fornece também uma licença PERPÉTUA (para toda a vida) e IRRETRATÁVEL (sem a possibilidade de voltar atrás) para a reprodução de suas palavras associadas ao seu nome, seja neste site, seja em outro site, seja em algum livro que venha a ser publicado, ou em qualquer mídia atual ou futura.

{ 17 trackbacks }

Previous post:

Next post: