COMPRE DA PAT! RECEITAS Sobremesas

Farofa doce de coco

Quanto mais eu leio sobre o coco, mais fico encantada com tantas propriedades maravilhosas. Sem contar que no nosso Brasil o coco é um produto fácil de achar – qualquer feira livre tem fresquinho – e o preço é ótimo!

Eu andei fazendo leite de coco caseiro para uma sopa aqui em casa e finalmente usei para uma ótima causa as sobras de coco que ficam na peneira ao coar o leite de coco: uma deliciosa farofa doce de coco.

Com as sobras da peneira de cada receita de leite de coco caseiro, eu junto uma colher de sopa de mel (você também pode usar melado ou maple syrup) e mexo muitíssimo bem para que os dois ingredientes fiquem totalmente homogeneizados.

A mistura doce vai para uma assadeira em forno baixíssimo, pode até deixar a porta entreaberta. Fica lá por várias horas e de vez em quando você dá uma passadinha por lá e mexe com a colher de pau. Pode deixar o dia todo – até você sentir que está começando a corar e ficar crocante. Então é só tirar do forno, esperar esfriar e guardar num vidro bem fechado por vários dias. O meu está fora da geladeira, mas com o frio que está fazendo aqui acho que isso não é um problema. Em épocas mais quentes ou se você for demorar muto a usar, sugiro refrigerar.

Meu primeiro uso para esta espetacular farofa de coco foi para acompanhar um sorvete de iogurte. Servi o sorvete, com granola e a farofa. Acho que foi uma das sobremesas mais deliciosas que já comi, e em dia de folia, para a criançada que adora sorvete, pode até servir como um café da manhã especial e saudável.

Outra idéia é usar a farofa no lugar do chocolate granulado na MINHA RECEITA de brigadeiro.

Eu ainda quero testar essa farofa de coco em pratos agridoces, talvez temperando-a com curry ou algum outro tempero picante. Quando eu testar, venho contar para vocês.

CLIQUE AQUI para conhecer a receita de leite de coco caseiro.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

12 comentários

  1. Eu ano coco…. aqui tem um yougurt artesanal chamado Rachel’s organic que vende de potao. tem um de coco que eh divino!! x

  2. Eu já tinha visto essa receita no seu blog antes, sobre o que fazer com os restos de coco. Fiz a farofa usando as sobras do coco, mel e essência natural orgânica de baunília. Ficou maravilhosa, minha mãe adorou, aí como tenho sempre em casa, dei um pote cheio prá ela.

    Só Deus sabe como, o cachorro dela descobriu o pote, abriu e comeu TUDO!

  3. Nossa, que delícia… Estou pensando em servir isso para o baby no café da manhã, com banana amassadinha ou em rodelas, iogurte e a farofa… hummmm

  4. Oi Gente,
    Façam esta farofa porque ela é divina, maravilhosa mesmo.
    Obrigada Pat, eu amei esta receita.

  5. Oi Pat, fiquei tão curiosa sobre a farofa doce de côco! Eu não consigo encontrá-la por aqui, como faço para conseguir acessá-la? Beijos e parabéns pelo pique que mantém no site!

    1. Este é o artigo com a receita! Você não consegue ler? O artigo aparece com algum problema?

      Para prepará-la você precisa simplesmente de coco ralado e mel ou melado de cana. Fácil assim!

  6. O comentário não é sobre um elemento usado nas receitas, o kefir.
    Não tenho muita prática em usar e-mail por isto estou enviando este.
    Na receita que li era o kefir pode ser usado p/fermentar massa, como não entendi direito a forma estou precisando de orientação e tb de informação. Tenho uma boa quantidade de kefir no meu freezer, não sei se ainda estão ativos. Antigamente e os deixava em água com açucar mascavo. Gostaria de saber se a fermentação é feita com a água em que o kefir repousa e se depois de congelado ele revive.
    Obrigada

  7. Oi, Pat! Pretendo fazer uma oficina para as crianças com as quais trabalho , numa igreja. O que vc me sugere? São crianças da faixa etária de 5 à 12 anos. Pode me ajudar?
    Obrigada. Tania Salete

    1. tania, coisas que elas possam manusear feito massinha sao sempre uma boa idéia – bolinho de arroz, bolinho de carne, hamburguer, pao de queijo…

Comentários estão encerrado.