Hoje foi dia de testar receita nova!
Aliás uma receita que deverá fazer muito bem para qualquer um, mas especificamente para os sofredores de enxaqueca que costumam consultar as receitas do meu site (isso porque as receitas publicadas aqui seguem sempre o princípio da dieta Feldman anti-enxaqueca). Falo desta receita em particular para quem sofre de enxaqueca por causa da presença do gengibre, que costuma aliviar rapidamente qualquer crise de enxaqueca.
Esta sopa é super simples, fácil de preparar, porém tremendamente saborosa e é uma bela maneira de começar uma refeição. Ela pode ser servida em xícaras ou canecas. À noite pode ser servida acompanhada por torradinhas de pão caseiro – apenas os enxaquecosos devem preferencialmente evitar as torradas, ainda que feitas com o pão caseiro (CLIQUE AQUI para ver a minha receita favorita de pão caseiro).
Esta sopa é um poderoso e reconfortante remédio para gripes e tosses também, aproveite!
Eu bem que tentei dar um pouquinho da sopa no jantar do meu filho. Aliás, eu bem que tentei dar jantar para ele hoje, mas na segunda colherada ele simplesmente desmaiou de sono! E isso às 6 horas da tarde!!! Como eu ele é uma criança muitíssimo bem alimentada e bem nutrida, não é a falta de um jantar que vai fazer mal, e se o sono falou mais alto, tudo o que eu podia fazer era respeitar: com muito cuidado vesti o pijama nele e levei rapidinho para a cama. Ele dorme feito um anjo!
A sopa ficou exótica, divina, tremendamente reconfortante! Recomendo!
Ingredientes:
1 litro de caldo de frango caipira
1 1/2 xícaras de leite de coco caseiro
1/4 de colher de chá de pimenta vermelha (não tenha medo da pimenta, CLIQUE AQUI para saber mais sobre suas excelentes propriedades!)
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
suco de 1 limão
sal
1/2 xícara de cebolinhas picadas
1 colher de sopa de folhas de coentro picadas (opcional)
Modo de Preparo:
Leve o caldo de frango à fervura e adicione o leite de coco, suco de limão, pimenta e gengibre. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos.
Tempere com sal, adicione as cebolinhas e o coentro (se for usar) e sirva.
Caso você tenha na geladeira uma sobra do arroz integral com gengibre e cardamomo, adicione-o à sopa no final do aquecimento. Fica bem gostoso!
A sobremesa também foi novidade na minha cozinha: um pudim de ricota que eu vi no Chucrute com Salsicha e que ficou simplesmente divino, além de facílimo de fazer!
Da receita original que a Fer publicou AQUI, eu só mudei umas poucas coisinhas (ai, não resisto!). Troquei o açúcar por rapadura, na mesma quantidade, ao invés de 425g de ricota como ela manda, usei um pouquinho mais, 500g – o doce ficou menos doce. Para a cobertura, já que estava preguiçosa com a coisa das uvas, preferi goiabas vermelhas cozidas com um pouco de água e rapadura (uma colher de chá de rapadura para cada goiaba usada na calda).
Pat, sua versao do pudim ficou super tentadora. Pra mim goiaba eh um sonho impossivel… :-) Mas quando der animo tenta a cada de uva que fica bem especial.
Gostei muito da sua sopa de frango com coco. Parece uma tailandesa que eu sempre peço. Tenho algumas das suas receitas anotadas, mas eu sou bem devagar. Um dia farei tudo o que quero fazer!
um beijo,
Diferente….uma colher de gengibre e limao…nunca tentei…
Bom…vou ver…rs
(sentiu o ar de desconfiança)kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas vou te falar, mastigar um pedacinho de gengibre como esta escrito no livro e’ tiro e queda pra dor de cabeça viu!
BEIJAO