A carne de panela precisa de tempo para ser bem preparada, para ficar realmente saborosa e saudável. A carne de panela é cozida muito lentamente e por muito tempo e o resultado é uma carne extremamente macia, que desmancha na boca, e muito saborosa.
Os dias mais frios do inverno são perfeitos para o preparo desde prato, já que o fogo ligado e o aroma espalham calor e aconchego pela casa toda! Para mim esse prato tem sabor especial, sabor de infância!
Cozimento lento
O cozimento lento permite que as principais propriedades da carne não se percam e deixa o tempero muito mais especial, a carne tem tempo te absorver todos os sabores, o molho “curte” no fogo baixinho e vira uma festa na boca!
Aqui em casa, quando eu me lembro, deixo a carne marinando no tempero um dia antes. Pela manhã, bem cedinho, eu inicio o cozimento bastante lento, que dura até a hora de servir o almoço. Outro jeito é selar a carne ainda sem tempero e depois cozinhá-la por muitas e muitas horas com todos os temperos que eu mostro na receita. Escolha como você prefere começar e jamais se esqueça: panela de pressão nem pensar
Siga a receita
Ingredientes:
2 kg de coxão duro numa única peça (ou mais, dependendo da fome da família);
2 cebolas finamente picadas;
2 tomates finamente picados;
4 dentes de alho finamente picados;
1 xícara (bem cheia) de salsinha picada;
1/3 de xícara de cebolinhas finamente picadas;
(pode substituir as ervas por outra, tomilho vai muito bem nessa receita)
sumo de 1 limão;
1 xícara de vinho tinto seco;
3 xícaras de caldo de carne caseiro
1 colher (chá) de sal (ou mais, a gosto);
1 colher (chá) de pimenta do reino (ou mais, a gosto);
4 cenouras descascadas e picadas em 3 ou 4;
2 batatas yacon, descascadas e picadas em rodelas de 2 cm. (se você não tiver restrições de carboidrato, pode usar batatas comuns, aquelas pequenas, cortadas ao meio)
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes, menos a cenoura e a batata, em um recipiente fundo tampado e deixe marinar em geladeira por 8 a 12 horas (opcional, faça se lembrar, vale a pena);
Transfira a carne com todo o marinado para uma panela grande;
Acrescente 1 xícara de água filtrada e ligue em fogo alto, até ferver;
Abaixe o fogo e cozinhe em panela semi tampada durante pelo menos 6 horas – eu chego a deixar 12 horas, o sabor e a consistência da carne ficam sensacionais;
Acrescente mais água caso seja necessário – o molho deve espessar um pouco, mas não secar completamente;
Mexa de vez em quando para não grudar no fundo;
Use o fogo mais baixo possível, se você tiver um difusor de calor, use. Quanto mais lento o cozimento, mais saborosa e macia será a carne.
Se você usar o difusor, pode deixar a carne cozinhando por até 24 horas; Caso você não tenha o difusor, pode também deixar a panela dentro do forno ligado no mínimo, com a porta entre aberta;
Cerca de 45 minutos antes de servir, acrescente as batatas yacon;
Cerca de 30 minutos antes de servir, acrescente as cenouras;
Para servir
Acrescente um pouco de cebolinha e salsinha picada na hora de servir.
Eu gosto muito de acompanhar esta carne com arroz integral básico e farofa simples. Vagens cozidas no vapor também combinam bastante, mas se você preferir, use qualquer verdura de sua preferência, cozida no vapor ou refogada na manteiga.
Essa é uma das muitas deliciosas opções do meu livro 30 Dias de Comida de Verdade.
Oi Pat!
Voce ja ouviu falar da panela eletronica (crock pot)? Ela tem um cozimento lento e a carne fica super saborosa tambem, desmanchando! As vezes o cozimento dura de 4 a 8 horas ou ate mais.Tambem cozinho feijao e sopas nela. Voce acha que essa panela e saudavel? Gostaria de saber a sua opiniao.
Obrigada.
Sara
Fiquei interessada nessa panela! Pareceu interessante. O que acha Pat!
Que panela?
http://www.crock-pot.com/
A idéia é interessante, mas tenho a impressão de que atualmente todas são feitas com revestimento teflon, que é péssimo!
Hummm….essa receita parece uma delicia, e já até imprimi essa receita para por no meu caderno de receitas, e assim que possivel, estarei fazendo aqui em casa.
Obrigada pelas ótimas receitas, e idéias que vc sempre tem colocado no seu site para nos deliciarmos.
Abraço Pati!!!!
Oi Pat, vou fazer essa receita maravilhosa para o almoço de domingo. Mas gostaria de saber algumas outras coisas. Além da dieta antienxaqueca, vocês não têm dieta para emagrecer? Como fazer o iogurte natural? Uma iogurteira serve? Queria saber os preços dos produtos que você vende como óleo de côco e outros da receita do danoninho e chocolate quente.
Estou apaixonada pelo seu site, faz tempo que nem usava mais internet pois não via nada que prestasse.Encontrei seu site ontem e já é a 2ª madrugada que fico ligada lendo tudo que posso. Obrigada. Um abração!
Pat, procurando receita de caldo de galinha, achei você e adorei….ainda não estou por dentro de tudo, mas vou começar a ver um pouco por dia.Quanto ao caldo não vai evaporar tudo e ficar um creme para ser usado depois? não entendi bem isso. E esta panela crockpot? Sabe me dizer onde comprar? Parece que não tem no Brasil. Vi uma com flores num blog numa receita de mingau de aveia na crockpot…..achei o máximo…a de arroz japonesa é ótima, mas esta crockpot parece-me que é só o que falta na minha cozinha..Obrigada pela atenção….Branca
Pat, o marinado é só deixar a carne no limão e sal?
Vanessa, nas minhas marinadas eu uso mais do que só limão e sal.
É, relendo a receita eu entendi agora!rsrsrs, devia ser o sono!
Obrigada, bjs!
Pat, o caldo de carne também fica no marinado??? Fui reler a receita pra preparar e me bateu essa dúvida….
Bjs!
Pode ficar, Vanessa. Ajuda a deixar a carne ainda mais macia!
Obrigada!
ola Pat ,
a panela slow cok ,ou crock pot e feita de CERAMICA .e o cozimento e muito lento.o feijao fica a noite inteira para ser cozido .a panela e otima .recomendo .
Sou doida por uma panela dessas!
[…] outra coisa que me incomodava muito na panela de pressão era a diferença gritante no gosto da Carne de Panela que minha mãe preparava na pressão ou fora da pressão. Quando a carne de panela era cozida […]