Essa é uma receita que não faço há tempos aqui em casa, porque apesar de ser absolutamente DELICIOSA, é uma das poucas do meu repertório que dá um trabalhão danado! O resultado final compensa, e eu decidi publicá-la hoje aqui no site, pra ver se eu me animo de prepará-la assim que minha cozinha ficar mais “cozinhável”!!
Como é uma receita mediterrânea (alguns dizem ser grega, outros afirmam ser árabe), ela abre ou acompanha muito bem refeições leves, com cara de verão. Algumas receitas que combinam muito bem: kibe cru, hummus, tabule, etc.
Para os vegetarianos que acompanham o site, boa notícia: esta é uma opção totalmente vegetariana; vegan na verdade, já que não inclui nenhum ingrediente de origem animal. Eu sinceramente acho que carne, de boa procedência, em quantidades moderadas e preparada com cuidado é super importante na nossa dieta, mas só tenho elogios a muitas opções vegetarianas que vejp por aí (desde que não incluam soja).
Ingredientes:
36 folhas de uva frescas (aqui em São Paulo eu as encontro facilmente na Casa Santa Luzia ou no Sacolão Higienópolis)
1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
1 colher de sopa de sumo de limão fresco
1 maço de cebolinhas longas
Ingredientes do recheio:
2 xícaras de caldo de legumes caseiro (para os carnívoros de plantão, substitua por caldo de carne caseiro)
1 xícara de arroz integral (ou uma xícara de arroz integral básico já cozido, sobra da refeição anterior)
1 colher de chá de sal
1/3 de xícara de rabanetes ralados
1/3 de xícara de cebolinhas finamente fatiadas
1/2 xícara de salsão finamente picado
3/4 de xícara de folhas frescas de hortelã picadas
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
4 colheres de sopa de sumo de limão fresco
1/3 de xícara de uvas passas claras picadas
1/4 de xícara de piñolis ou castanhas crocantes
sal e pimenta do reino à gosto
1 colher de sopa de alcaparas picadas
Modo de Preparo:
Deixe o arroz integral de molho em água morna e soro de iogurte por pelo menos 8 horas. Passado o período do molho, escorra e despreze o líquido.
Leve o caldo de legumes à fervura em uma panela grande. Junte o arroz integral e o sal. Abaixe o fogo e cozinhe até o líquido secar completamente.
Você pode pular a etapa do cozimento do arroz e aproveitar eventual sobra do arroz integral básico de uma refeição anterior.
Numa travessa grande misture o arroz com os demais ingredientes do recheio.
Escalde rapidamente as folhas de uva – você pode simplesmente ferver água numa panela grande e passar cada folha rapidamente por essa água fervente. Esse processo facilita o manuseio das folhas quando forem enroladas. Eu já deixei de escaldas as folhas numa das vezes em que preparei a receita e não valeu a pena. O trabalho foi dobrado e os charutinhos não ficaram com aspecto tão bom.
Espalhe uma colher de sopa cheia de recheio sobre cada folha de uva aberta e depois enrole-as uma a uma, dobrando as laterais, para que o recheio não vaze.
Amarre cada rolinho com uma cebolinha (que também pode ser rapidamente escaldada para facilitar o trabalho).
Coloque os charutinhos prontos lado a lado em uma panela grande que possa ir ao forno e distribua sobre eles o azeite e o sumo de limão.
Leve ao forno médio por 10 minutos e delicie-se com essa gostosura!!
Nota: relendo a receita agora, ela me pareceu menostrabalhosa do que há alguns anos atrás… Eu definitivamente tenho que refazê-la para tirar a prova!
Amo esse prato RT @patfeldman Charutinhos de folha de uva http://bit.ly/9Uq11T Receita nova e presente aos vegetarianos leitores do site!
Olá Pat
Eu não conhecia a receita assim, vegetariana, tinha uma tia que nasceu na Siria, e ela ensinou para minha mãe essa receita, so que no recheio junto com o arroz ia carne moida, de preferencia de cordeiro, uma delicia, vou experimentar assim, sem carne, deve ficar deliciosa tambem…
ola! adorei ambas receitas, e vou experimentar faze-las: a com repolho e a com folhas de parreira, digo (uva)…deve ser uma delícias dos deuses……..
Olá Pat,
Muito obrigada por publicar esta receita, eu fiz hoje e ficou deliciosa!!!!
Eu não deixei o arroz de molho por 8 horas, simplesmente cozinhei como sempre faço (1 xícara de arroz integral cru para 3 de água) com caldo de legumes.
Não achei a receita tão trabalhosa, eu comprei as folhas de uva já cozidas, então só tive que enxaguar as folhas.
Achei o preço dos piñolis meio salgado por aqui: 6 dólares canadenses por 100 gr. Então o substitui por semente de girassol sem casca.
Abraços
Fernanda