Carnes DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Molho Bolonhesa

Um dia desses, há alguns meses, aprendi com um amigo nosso, que o tradicional e verdadeiro molho bolonhesa usado em lasanhas e massas é muito mais do que somente carne moída e molho de tomates. Na receita original temos a presença algumas vezes de carne de porco ou linguiça moída e na maioria das vezes também fígado de galinha picadinho. Além de tudo isso, o molho original leva caldo de carne caseiro, manteiga e ervas frescas variadas.

Nunca tinha ouvido de um molho bolonhesa tão cheio de coisas. Fui pesquisar em alguns livros e sites. Pura verdade! Sendo assim, fiquem sabendo que o molho bolonhesa original está entre as opções mais saudáveis para nossos pequenos.

Na receita que desenvolvi, a partir de tantas que pesquisei, não uso a carne de porco – uma única vez usei a lingüiça artesanal que algumas vezes consigo comprar na Feira da Água Branca. O fígado de galinha também é item de luxo aqui, já que não é nada fácil conseguir um fígado de boa procedência. Com estes dois item a receita seria perfeita, mas mesmo sem eles, é uma receita bastante nutritiva e que com certeza as crianças vão aprovar!

Ingredientes

1 kg de carne moída (eu normalmente uso o patinho moído, mas use a carne de sua preferência)

300 a 400 g de fígado de galinha caipira

2 cebolas médias, descascadas e picadas

1 pimentão verde bem pequeno, sem sementes e finamente picado (é um outro item que algumas vezes eu dispenso, por causa do sabor acentuado, que nem sempre quero no molho)

3 a 4 tomates orgânicos picados e sem sementes (se você tiver vontade, tire a casca dos tomates, fica mais interessante – eu nem sempre tenho tempo e gosto do resultado mesmo assim!)

1/2 xícara de pasta de tomates orgânica (quando eu não tenho em casa, não uso a pasta e acrescendo mais um ou 2 tomates à receita)

1 xícara de caldo de carne caseiro

1/2 xícara de vinho tinto seco

2 colheres de sopa de manteiga

1 colher de chá de ervas de sua preferência (1 colher de cada erva, tais como alecrim, tomilho, salsinha, sálvia, orégano, etc)

sal e pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo

Refogue a carne até que ela fique num tom marrom (cozida). Reserve.

Em outra panela refogue em manteiga o fígado de galinha até que eles fiquem bem cozidos. Corte-os em pedaços bem pequenos.

Volte a carne moída para o fogo e junte o fígado refogado e os demais ingredientes.

Acerte o tempero com sal, pimenta do reino e as ervas frescas de sua preferência. Baixe o fogo, tampe a panela e cozinhe lentamente por pelo menos 40 minutos.

Quando não quero pedaço de nada no molho, a não ser a própria carne moída, eu bato todos os ingredientes no liquidificador antes de juntá-los à carne moída. Neste caso, quando me lembro, acrescento um pequeno punhado de sementes de urucum, que deixam o molho com uma cor linda de morrer!

Eu uso esse molho na lasanha de berinjela que faço de vez em quando e também para acompanhar um bom spaguetti. A massa mais saudável é a de trigo sarraceno ou a de farinha de arroz, fácil de ser encontrada em lojas de produtos orientais. Essas duas massas são ainda muito práticas, já que cozinham tão rápido quando qualquer macarrão instantâneo (de qualidade e paladar absolutamente péssimos, na minha opinião…)

Macarrão é uma delícia, e isso é um fato incontestável! Mas é um alimento pobre em nutrientes… Se seu filho provou uma vez, vai querer sempre. Neste caso, faça um molho o mais nutritivo e saboroso possível, e aproveite!!

Leia mais

Quer receitas incríveis para o seu dia a dia, organizadas em 30 dias de cardápios super variados? O livro 30 dias de Comida de Verdade vai te ajudar! Disponível em versão impressa, e-book Kindle ou em PDF – escolha o formato mais conveniente e compre já!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

12 comentários

  1. Pat,
    nao sei se aí no BR tem, mas aqui (Alemanha) eu compro marracao integral orgânico que é ótimo:
    vitaminas do complexo B, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, sódio, proteínas e fibras.
    Para meu marido se acostumar com o gosto eu fui misturando macarrao normal com o integral, agora ele come o integral sem problemas. Como eu compro carne em pecas grandes eu normalmente processo com cenoura, beterraba e outros legumes já para à bolonhesa, ninguém nem vê que a carne está “rica”.

  2. Márcia, eu também uso o macarrão integral de vez em quando, mas a grande vantagem do trigo sarraceno é que ele é livre de glútem, uma substância altamente alergênica para muitas pessoas.

    Mas a tua dica é boa mesmo! Obrigada!

  3. E o macarrão de quinoa, já provaram? Também é gostosinho… mas a filhota não curte carboidratos em geral…

  4. Oi Pat,
    Quanto de fígado ou de linguiça artesanal você usa nessa receita?
    Beijos,
    Irlene

  5. Pat,

    Adoro macarronada. Nesta receita duas coisas me chamaram à atenção:

    1 – O tipo de macarrão à ser utilizado: de trigo sarraceno ou farinha de arroz. Adorei.

    2 – A utilização no molho, da pimenta do reino.

    Durante muito tempo fui adepta da alimentação macrobiótica e aprendi, que a pimenta do reino, faz tão mal à saúde que é considerado um “veneno”.

    Gostaria de saber sua opinião à respeito.
    Na minha cozinha não utilizo a pimenta do reino.

    Grata. Diva Falcão.

  6. Pat, dá pra fazer com carne moida de coxao duro? Estou com um organico aqui em casa e nao tenho muita ideia do que fazer com ele, entao pensei em usá-lo nessa receita linda!
    Ah, encontrei a semente de urucum no site mercadolivre, é uma ideia para quem, como eu, nao encontrava de jeito nenhum! Ainda nao fiz o pedido, porque acabei de achar! Vou contactar o fornecedor.
    Bjs, aguardo resposta com relaçao ao coxao duro!

  7. Receita Ragù (molho bolonhese)
    Ingredientes

    250 ml Caldo de carne

    50gr Manteiga

    250 gr carne bovino moìda
    250 gr carne suina moìda/linguiça(questao de gosto)

    1Cenoura
    1 cebola media
    Aipo(1talo)
    1 copo de leite fresco
    100gr de bacon (cortados em cubos)
    Pimenta do reino(a gosto)
    1copo de vinho(para cozinhar)
    250gr molho de tomate
    aziete de olivia extra virgem

    Preparaçao

    Cortar todas as verduras bem pequenininhas(cubinhos)
    Em uma panela colocar a manteiga e o azeite, quando derreter a manteiga adicionar as verduras cortadas, quando começar a ficar moreninhas adicione o bacon e as carnes.
    quando a carne começar a dorar, adicionar o vinho, deixar o vinho secar.
    Adicionar o molho de tomate misture bem, a adicione um pouco do caldo de carne e deixe cozinhar em fogo baixo por 1 hora.
    E nos ultimos 10 minutos adicionen o leite.
    Pimenta do reino a gosto
    Bon apetito

    Dicas

    Para o caldo de carne
    Aqueça 250ml de agua e coloque um Caldo Knorr dentro, deixe que se disolva e o caldo esta pronto.
    A manteiga e o leite na verdade è so para deixar a carne bem macia, e o molho bem cremoso. Nen todas as regioes usa o leite no molho.
    Si queres deixarlo menos pesado, coloque somente a manteiga.

    O vinho na carne è pra dar sabor e cor.
    Em Italia eles usan o vinho em quase todos os pratos de carne refogada.

    Receita que prepara a minha “nonna” una vera bolognese.

Comentários estão encerrado.