Kimchi é o termo coreano para conservas em geral. Quando se fala apenas kimchi, fala-se desta conserva picante de acelga. Quando se trata de qualquer outro tipo de conserva, usa-se kimchi-“alguma coisa” (termos em coreano) – e na cultura coreana há muitos tipos de conservas, como me contou um amigo nativo de lá.
Um fato comum nas culinárias mais tradicionais do mundo é o consumo de alimentos fermentados junto às principais refeições. Muitas vezes o fermentado é uma bebida, em outros tantos casos, as conservas, sobre as quais já falei inúmeras vezes aqui no site. O Kimchi é uma conhecida conserva coreana, que possui inúmeras variações, mas sua versão básica é a que segue.
Conservas ao redor do mundo
Na França as refeições têm sempre a presença de pães, queijos, presuntos, salsichas, vinhos e cervejas, todos alimentos que, quando preparados à maneira tradicional, são fermentados. Em países mais frios, a presença de conservas lactofermentadas de repolho (sauerkraut) e pepino – entre tantos outros – são muito comuns, e além de fazerem muito bem à saúde e digestão, são uma forma de preservar alimentos para a época de grande frio, onde a escassez de alimentos é evidente.
Não é indispensável, mas quem já consome sabe: um pequeno punhado de alimentos crus preservados pela lactofermentação colaboram enormemente para a digestão e a saúde da flora intestinal. Isso é especialmente válido quando falamos de refeições muito pesadas, fartas em carnes gordurosas.
Kimchi chegou na minha cozinha
O kimchi – conserva de acelga é mais uma novidade na minha cozinha, preparo poucas vezes. Pelo que já ouvi falar, seu sabor é bastante característico, levemente picante (na minha versão, porque a original…) e fica uma delícia acompanhada de carnes grelhadas (um dos meus livros sugere uma receita incrível, que vou testar na semana que vem!).
Ingredientes:
1 acelga média, lavada e finamente picada
1 maço de cebolinhas picadas
1 xícara de cenouras raladas
1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
3 dentes de alho, descascados e finamente picados
1/2 colher de chá de pimenta vermelha seca em flocos
1 colher de sopa de sal
4 colheres de sopa de soro de iogurte
Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes num recipiente fundo inquebrável e bata bem com uma colher de pau ou martelo de carnes, até liberar todos os sucos do repolho e cenoura. (segredinho: eu uso uma garrafa de vinho para bater!!! A área de contato é bem maior e o resultado desejado aparece num instante! Mas não pegue um vinho muito bom, e não ele estraga todinho com o “batuque”!!)
Transfira a mistura para um pote com tampa hermética e pressione bem o conteúdo para o fundo, de modo que os ingredientes fiquem bem compactados e o líquido fique na superfície, cobrindo toda a mistura de acelga, cenoura e temperos.
O topo da mistura deve ficar a no máximo 2,5cm do topo do pote.
Tampe bem o pote e deixe descansar à temperatura ambiente por 3 dias, para só então transferir para a geladeira.
A conserva fica deliciosa para consumo após uma semana, e dura muitos meses sob refrigeração.
Quer saber mais sobre conservas? Aprenda tudo do zero com o meu livro Fermentação Para Principiantes. Uma leitura fácil, didática e muito saborosa! O livro está disponível em versão impressa, e-book Kindle ou em PDF.
Pat,
obrigada pela receita. Meu marido ADORA kimchi. Só tenho uma dúvida: no caso não conseguirmos as 4 colheres de soro de yogurte (o que eu faço em casa fica com pouco soro), é possível substituir por outra coisa, tipo vinagre ou algo do gênero?
Obrigada mais uma vez,
Roberta
Roberta, se não usar o soro, use uma colher de sopa a mais de sal.
Me desculpe, essa pode ser uma receita de conserva, mas não é kimchi. Legumes ralados, soro de yogurte, pouquinha pimenta desidratada, matariam um corano de desgosto.
Kimchi sem pimenta não é kimchi!
Faço meu kimchi baseado na receita abaixo, bem diferente da sua
http://testadoprovadoeaprovado.blogspot.com/2010/02/kimchi-receita.html
Cassei, obrigada pela dica de mais uma receita. A minha, publicada aqui, é inspirada num excelente livro norte-americano de uma culinarista que prima pelos métodos tradicionalíssimos de conservação e cozimento de alimentos. Acredito que talvez ela tenha adaptado a receita para aotender ao paladar menos acostumado com alimentos altamente apimentados, comum em certas culturas.
Dde qualquer forma, a minha versão de kimchi ficou incrivelemnte saborosa, e de quebra trata-se de um alimento probiótico e totalmente isento de aditivos químicos.
Olá Pat, gostaria de saber qual o nome do livro e se tem algumas receitas disponiveis online
Pat, nao estou conseguindo acessar a receita do Rosbife. Você sabe o porquê?
Vou dar uma espiada no que acontece!
PAT,
REALMENTE ESSA NAO E A RECEITA DE KIMCHI.KIMCHI VERDADEIRO USA ACELGA ,MUITO ALHO,PIMENTA EM PO VERMELHA ,CEBOLINHA,GENGIBRE,PIMENTAO VERMELHO.ESSE E O BASICO.E REALMENTE E FERMENTADO.E EXISTE ALGUMAS VARIACOES ,DO TIPO COLOCAR PO DE PEIXE,OU CAMARAO EM CONSERVA,ETC.
CONSUMO KIMCHI A 26 ANOS .E MUITOOOO BOM.SOU REALMENTE VICIADA EM KIMCHI.EM MERCEARIAS COREANAS TEM A VENDA.MAS AS VEZES NAO E TAO BOM.EM SUPERMERCADOS AMERICANOS ,VENDE NO PUBLIX.AMERICANOS DESCOBRIRAM COMO E BOM E SAUDAVEL.COMENDO KIMCHI ,PELO MENOS GRIPE VC NAO VAI TER.
ESSA RECEITA EU NAO CONHEÇO.MAS NAO E KIMCHI.
EXISTEM SOPAS COM KIMCHI,BIFES REFOGADOS COM KIMCHI,ETC ETC E ISSO .VOU TENTAR SUA RECEITA ,SO ADPTANDO PARA A PIMENTA EM PO,QUE E COREANA ,E VENDE EM MERCEARIAS .QUE SAO AS MELHORES .BJS
Patricia, vou até olhar a receita original de novo e ver se sem querer não troquei acelga por repolho, e com certeza vou pesquisar variações! Por enquanto, acho que essa versão fica legal porque agrada paladares menos apimentados!
olá Pat! Sou coreana (nasci lá) e moro no Brasil. O Kimtchi original não é feito com repolho e a receita é bem diferente! Você pode encontrar o verdadeiro em mercearias coreanas no Bom Retiro, Brás ou Aclimação… ou em qualquer restaurante coreano.
Semi, começo a achar que na hora de traduzir a receita do inglês confundi repolho com acelga. Será? Bem, verdadeira ou falsa, essa receita de conserva fermentada ficou bastante saborosa!!! Você tem a receita original para me arrumar?
Oi, Pat! Eu morei na Coreia por mais de 5 anos e realmente essa sua receita parece beeem diferente do kimchi original! :P Eu acho que o problema de tradução é que na verdade, na Coreia, eles chamam a acelga de “Korean cabbage” ou apenas de “cabbage”, que na tradução do inglês para o português fica sendo o repolho. Por isso a confusão! ;) Lá na Coreia o kimchi é normalmente feito com a acelga mesmo (se bem que existem kimchis de vááários legumes diferentes), que é picada em pedaços relativamente grandes e misturada com muito alho e muita pimenta vermelha. Não sei se vai gengibre, cebolinha e pimentão (eu acho que não), mas dizem que tem que por luvas nas mãos ao se preparar o kimchi, senão suas mãos saem tingidas pela tinta da pimenta! ;)
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Gimchi.jpg
Ichi, Pat! Me confundi e coloquei 1 colher de iogurte nesse kimtchi/conserva!!! Será que dá certo?
Deve dar certo sim, ele só talvez não fique com a aparência tão límpida!
Obrigada pela resposta!
Querida Pat, será que posso não usar a pimenta? Ela me faz mal.
Um bj e parabéns pelo belo site.
Silvana.
Silvana, nessa conserva em particular a pimenta é uma das “atrações principais”! Mas a receita não deixa de ser boa sem a pimenta, ela só fica diferente, outra receita!
Ok, Pat, mas servirá como um fermentado, né! Obg pela resposta. Bjks e ótimo findi.
Pat, afinal de contas a receita é com repolhou ou acelga? :D
Eu fiz com repolho aqui em casa, mas numa próxima tentarei acelga – que afinal parece ser a original. É saudável e saborosa com as duas verduras!
Olá Pat
O liquido ficou pouco, nâo deu para cbrir
é assim mesmo ou algo deu errado? rsrsrs
Sobra pouco líquido mesmo, mas se não cobriu, complete com um pouco de água filtrada.
Olá, Pat. Gosraria de saber que livro de receitas é este. Obrigada
[…] conservas caseiras. Tem conserva de pepinos, chucrute – a tradicional conserva de repolhos, kimchi – uma iguaria coreana, mini cebolas em conserva, beterrabas em conserva e o que mais a sua […]
Pat! Vou tentar fazer essa receita em casa ( com acelga). Possosubstituir o soro de iogurte por soro de kefir, ja que faço kefir de leite diariamente em casa? Será que da certo? Muda muito o sabor? Voce ja fez conservas fermentadas com soro de kefir? Obrigada!
oi Emi!
Pode substituir sim. O sabor não deverá se alterar.
Oba! vou experimentar! obrigada!!!
Olá, Pat! Quando você explica para amassar a verdura/legume, vou desprezar o sumo que se formar no vasilhame, ou vou transferir tudo para o recipiente definitivo da conserva?
Estou fascinada com sua página. Parabéns!
Use o suco que se forma!