Com a chegada do calor as saladas entram em cena novamente! Existem receitas super clássicas de saladas, deliciosas e cheias de releituras mundo afora, mas a verdade é que salada é uma salada, uma mistura de muitas coisas, muitos ingredientes e temperos.
Não tenha medo de ousar, misturar, experimentar!
Aqui em casa eu tenho procurado deixar pelo menos dois tipo de alface na geladeira (os meus favoritos são do tipo romana e mimosa, que encontro todos os sábados na feira de orgânicos do Parque Água Branca) e quando encontro, uma verdurinha mais amarga – a minha preferência é a rúcula selvagem. Outros “verdinhos” que aparecem de vez em quando são brócolis e couve-flor cozidos no vapor, resfriados e picados.
Nessa época do ano tenho encontrado tomates orgânicos lindíssimos e de todos os tamanhos – os guardo fora da geladeira, porque dessa forma ficam sempre muito mais saborosos (dica da Fer, do blog Chucrute com Salsicha). eles aparecem fatiados, picados, em marinadas e qualquer hora dessas compro uma quantidade maior para secar no meu desidratador.
Outro item que aparece muito nas minhas saladas é o queijo, paixão antiga e sempre presente na minha geladeira. Tem queijo minas em cubinho, parmesão ralado, gorgonzola amassado, muzzarella de bolinha e raramente um provolone.
Frutas, nozes e castanhas conferem um toque especialíssimo a qualquer salada. Use uma porção pequena, picadinha. Fica incrível!
O molho da salada é importantíssimo também. Uma salada bem incrementada pode ser temperada simplesmente com sal, pimenta e azeite na minha opinião, mas há quem goste de sabores mais elaborados, e nesse caso, além das receitas que eu já publiquei AQUI, invente a sua combinando o básico trio “azeite-sal-pimenta” com ervas variadas, frescas ou desidratadas, mostardas variadas, limão ou vinagre, aceto balsâmico, iogurte, gemas de ovo, creme de leite fresco, etc.
Quer um exemplo de uma das minhas invencionices refrescantes? Anota aí!
Ingredientes:
2 xícaras de alface romana finamente fatiada (essa variedade de alface costuma ser bem crocante, uma delícia para quando optar por molhos cremosos)
1/2 xícara de rúcula picada (use a variedade de sua preferência)
1/3 de xícara de uvas rosadas sem sementes cortadas ao meio
1/4 de xícara de pecans crocantes grossamente picadas
2 tomates orgânicos maduros, sem sementes e picados em cubos
1/2 xícara de molho ‘blue cheese’ preparado em casa
Modo de Preparo:
Prepare o molho da salada e reserve.
Junte os demais ingredientes num recipiente fundo e misture-os bem – pode até usar as mãos.
Junte o molho, mexa muito bem e sirva imediatamente.
Você até pode servir o molho separadamente se preferir, mas garanto que misturar bem tudo antes, deixa o molho bem mais integrado aos ingredientes da salada. Se você acha que o aspecto não ficará tão bom, tente apenas finalizar com tomatinhos ou folhas no topo do prato ou travessa.
Essa porção serve fartamente duas pessoas, mas se você for servir como entrada, acredito que sirva até 4 ou 5 pessoas.
Não perca esse livro!
Agora anota o livro que não pode faltar na sua cozinha: Saladas Gostosas de Verdade, com ideias, receitas e dicas que vão te permitir criar sua própria salada. Disponível em versão impressa, e-book Kindle ou em PDF.
Texto novo no site, cheio de idéias simples para o dia a dia na cozinha: Salada é uma salada! http://t.co/8qhh6Eiz
Texto novo no site, cheio de idéias simples para o dia a dia na cozinha: Salada é uma salada! http://t.co/8qhh6Eiz
Não tem como não amar salada né??
adorei a receita, vou experimentar! beijos
Oie me diz uma coisa teus meninos comem de tudo? tem algum alimento que eles recusam? o pequeno ainda toma a mamadeira bombada? peço isso pois tenho um menino de 4 anos que virou seletivo agora antes comia de tudo..acho que ele nao tem mais idade pra mamadeira bombada né? pensei em dar nem que seja uma por dia já que tá dificil fazer ele comer outras coisas.
Luciana, o mais velho largou a super mamadeira pouco depois dos 3 anos, mas ainda consome muito leite cru, caldo de mocotó, óleo de bacalhau e óleo de coco, alguns dos principais ingredientes da mamadeira.
O mais novo, um aninho, ainda mama bastante.
O mais velho come de tudo o que é saudável. Recusa macarrão e batata terminantemente e iogurte só toma meio disfarçado.
É bom de boca!!
Salada é uma salada! http://t.co/8qhh6Eiz
Salada é uma salada! http://t.co/8qhh6Eiz
Olá Pat!
Eu não estou conseguindo visualizar o seu post, da mamadeira bombada que vc preparava para seus 2 babys… O post eh protegido e eu tento me logar com a senha que acompanho o site, mas, não funciona… Por favor, gostaria de ter acesso à receita!
bjs e obrigada!
Claudia, atualmente a receita só está disponível para as minhas alunas.
Olá Pat
obrigada pela resposta.
Você ensina a receita em alguma aula, é isso?
Me explica melhor, por favor.
Obrigada.
Exato. Nas minhas aulas em grupo ou a domicílio é quando falo sobre essa receita!
Nossa carpaccio é muito bom…com torradinhas também!
Ah obrigada,
Lembrei que a receita original dessa mamdeira eh dolivro nourishing traditions!
:)
Isso mesmo, consulta lá!
[…] eu já falei AQUI, salada é salada, uma bagunça de ingredientes, misturinhas gostosas, mas meio desordenadas, que […]
eu amoooo saladas, so acho que uma boa salada tem que ter muitos nutrientes, as minhas sempre coloco dois tipos de folhas verdes ( ex. alface romana e couve crespa cortada bem fininha) e incluo pepinos, tomate, pimentao vermelho, albo poro … e por ai vai