ARTIGOS

Qual a pasta de dentes que você usa em casa?

As opções de pasta de dente no mercado são quase infinitas: há opções para todos os gostos e bolsos, com gosto de tudo o que se possa imaginar, com as propriedades mais mirabolantes e umas poucas opções totalmente naturais – essas normalmente bem mais caras.

Eu ainda sou bastante adepta da pasta de dente comercial. Vario as marcas sem muito critério, mas sempre em busca daquele gostinho mentolado que a maioria deixa na boca. É agradável, não posso negar.

O problema é quando resolvo parar e ler o que compõe essas pastas de dentes. Invariavelmente todas contêm flúor, todas contém algum tipo de açúcar ou adoçante artificial e muita, mas MUITA química desnecessária. Eu ainda não aderi às opções mais naturais – marido usa uma ótima da Weleda, mas que não deixa a boca “fresquinha”.

Semana passada li um artigo muito bom sobre opções totalmente naturias às pastas de dentes. Adorei, me inspirei e quero tentar colocar em prática. E desde já, traduzo as dicas para vocês, direto do blog The Nourished Life.

Alternativas naturais às pastas de dente são a última moda. Mas afinal, o que há de errado com as pastas de dentes? Bem, como a maioria dos produtos de higiene e beleza comerciais no mercado, as pastas de dentes se tornaram altamente industrializadas nos últimos anos. A seguir, alguns dos ingredientes questionáveis comumente encontrados nas pastas de dentes comerciais.

  • Flúor: O flúor é tido como o ingrediente que previne cáries, mas a verdade é que ele não faz esse trabalho assim tão bem e pode inclusive ser muito tóxico para o nosso organismo. Na verdade, se você sofre de surtos de acne em torno do queixo e boca, saiba que isso pode ser culpa da pasta de dentes! Se você nunca tinha ouvido falar nisso, leia The Case Against Fluoride e The Fluoride Deception para maiores informações). Hoje em dia já é possível encontrar umas poucas marcas de pasta de dentes sem flúor, ms infelizmente esse não é o único ingrediente a ser evitado.
  • Dióxido de Titânio: Existem suspeitas de que o dióxido de titânio seja cancerígeno. O maior problema é que as nano partículas de dióxido de titânio podem ser absorvidas pela boca e podem causar danos tóxicos às células do corpo.
  • Glicerina: Essa substância é encontrada em praticamente todas as marcas de pastas de dentes, inclusive as naturais. A glicerina serve para dar à pasta de dentes a textura pastosa e impede a pasta de ressecar.Mas essa mesma glicerina é capaz de formar uma capa em torno dos dentes, impedindo-os de se remineralizar.
  • Lauril Sulfato de Sódio: Promove a limpeza espumante que normalmente esperamos encontrar nas pastas de dente, mas o lauril é também um químico surfactante potente, que não pertence ao nosso organismo.
  • Adoçantes Artificiais: Eu não sei você, mas eu geralmente evito ao máximo adoçantes artificiais como sorbitol ou sacarina. Infelizmente, eles são comumente usados em pastas de dentes comerciais para fazê-las mais adocicadas.

Então, quais são as possíveis alternativas mais naturais às pastas de dentes comerciais? Eu perguntei aos leitores na página do The Nourished Life no Facebook o que eles usavam no lugar da pasta de dentes comercial. Como eu esperava, muitos leitores me deram ótimas dicas – tantas, que nem conseguiria listar todas aqui! Mas a seguir mostro 12 dicas, só para começar:

  1. Sal Marinho: Será que dá pra ser mais natural do que optando por sal marinho para escovar seus dentes? E é bem fácil também: apenas encoste sua escova de dentes no sal, pressionando levemente para que um pouco grude nela e escove seus dentes como de costume. Preocupado com abrasão? Eu também. Você pode também dissolver o sal em um pouco de água filtrada, mergulhar a escova na salmoura e escovar seus dentes com ela.
  2. Bicarbonato de Sódio: Esta é provavelmente a alternativa mais popular às pastas de dentes comerciais. Como o sal marinho, você pode simplesmente encostar a escova de dentes no bicarbonato e escovar os dentes normalmente ou pode dissolver o bicarbonato de sódio em um pouco de água e mergulhar a escova de dentes na solução antes de escovar. Muita gente usa o bicarbonato de sódio como base no preparo de pastas de dentes caseiras. Você mistura o bicarbonato de sódio com gotas de óleo essencial de hortelã ou menta para deixar a sensação de frescor na boca.
  3. Água Oxigenada: A água oxigenada é conhecida por clarear e branquear os dentes e muita gente a usa em lugar da pasta de dentes comercial. Jessica, no Facebook, sugere: “Mergulhe sua escova de dentes na água oxigenada e depois numa mistura meio a meio de bicarbonato de sódio e sal marinho.” O único problema em potencial da água oxigenada é se você tiver amálgamas nos dentes. A água oxigenada pode liberar mercúrio delas.
  4. Pós Dentais com Ervas: Pós dentais à base de ervas podem ser usados no lugar de pastas de dentes. eles fazem um bom trabalho na limpeza, e os ingredientes herbáceos também ajudam a aliviar inflamações, dor e infecções na boca. A seguir alguns exemplos de bons pós (Nota da Pat: são produtos norte-americanos e eu não conheço nenhum deles): Christopher’s Herbal Tooth and Gum Powder, Tooth & Gum Powder from Evan’s Garden and Glacial Blue e Ipsab Tooth Powder, Peppermint Flavored
  5. Escovação a seco: Nada pode ser mais simples do que isso. Cansado de procurar por uma alternativa natural às pastas de dentes? De acordo com algumas pessoas, não há necessidade de se usar produto algum: escovação à seco faz o que é necessário. Mas apesar de realmente parecer fazer o que se deve – limpar os dentes -, não há a deliciosa sensação mentolada na boca (como estamos acostumados) e isso pode parecer bem estranho.
  6. Escovação com água: Se a idéia da escovação a seco não lhe agrada, tente escovar seus dentes somente com água corrente. Isso também funciona surpreendentemente bem limpando cada cavidade dental, mas você continua sem o mentolado na boca.
  7. Sabonetes Naturais: Sim, você pode escovar seus dentes usando sabonete! Eu tentei algumas vezes, e apesar de funcionar, causa estranheza o gosto… de sabão! Não é exatamente a experiência que eu estava procurando. Mas se você decidir tentar, experimente um sabonete natural, como o Dr. Bronner’s Peppermint Castile Soap, que tem o familiar sabor mentolado sem ingredientes questionáveis.
  8. Sabonetes Dentais: para aqueles que não se agradam da idéia de usar sabonetes comuns na higiene bucal, há a opção de sabonetes dentários (nota da Pat: nunca vi no Brasil, aliás, nem conhecia). A marca Eco-DenT é a mais popular, mas existem outras como Tooth Soap® Peppermint Liquid ou Perfect Prescription Tooth Soap
  9. Óleo de Coco: O óleo de coco é outra excelente opção natural para usar como alternativa às pastas de dentes comerciais. Suas propriedades antifúngicas e antibacterianas são uma bela colaboração para a higiene bucal. O óleo de coco pode ser usado sozinho ou combinado com outros ingredientes listados aqui.
  10. Irrigação Bucal (Waterpik): Comprar um Waterpik está na minha lista de prioridades desde que li Cure Tooth Decay by Rami Nagel. Mas eu ainda não tenho um, então não posso falar de experiência própria no uso de um. Entretanto de acordo com alguns depoimentos, esse pequeno aparelhinho pode operar maravilhas na higiene bucal e eliminação de placas. Alguns dizem até que o resultado é milagroso! Rami Nagel sugere em seu livro que o uso de água salgada para irrigação pode potencializar ainda mais os resultados.
  11. Óleos Essenciais: compre seus óleos essenciais em lojas de confiança e de marcas reconhecidas – existe muita imitação no mercado. Você pode fazer ótimos cremes dentais usando óleos essenciais. algumas vezes eu apenas pingo uma gota ou duas de óleo de menta ou hortelã na minha escova de dentes já molhada se eu quero um jeito fácil e rápido de deixar na minha boca aquela sensação de limpeza e frescor proporcionada pelas pastas de dentes comerciais.
  12. Bochecho com Óleos: (Pat) Na verdade não achei uma tradução adequada para o termo usado em inglês: “oil pulling”, um método que consiste em bochechar cerca de uma colher de sopa de óleo por alguns minutos (a sugestão é óleo de coco) e depois escovar os dentes apenas com água corrente ou usando um dos demais métodos listados acima.

 

 

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

32 comentários

  1. Pat, eu uso sal marinho (Celtic Salt) e um pouco de óleo de coco. Senti uma graaande diferença.

  2. Artigo muito bom como sempre Pat!
    E receitas de gel de banho, champô, desodorizante, etc.?

  3. Uso o creme dental da Phillips’, à base de leite de magnésia e sem flúor. às vezes, alterno com bicarbonato de sódio, mas não faço sempre, acho muito abrasivo. Quando criança, minha mãe nos dava uma maçã para comer e em seguida fazia a higiene dos nossos dentes com fio dental e depois uma fralda limpa, como se faz com bebês pequenos. também já escovei muito os dentes com sabão. e nunca tive uma cárie sequer :)

    1. Eu usei muito esse creme dental, Denise, mas parei de encontrar…. Adorava! E sabe que agora fiquei me perguntando uma coisa… Será que eu posso usar o leite de magnésia pra escovar os dentes? Vou pesquisar!

      1. Pat, se quiser, eu mando daqui pra você. É só mandar mensagem no Fb, ok? Abraços!

    2. Oi Denise,

      Eu também gostaria de encontrar este creme dental dal Phillips sem flúor, se vc puder postar o lugar com telefone em que você compra eu ficaria muito grato.
      valdirbar@gmail.com

  4. Pat, da Weleda vocês usam o creme dental para crianças mesmo ou tem alguma opção para adultos? E a paradontax, você já usou? Abraço,
    Joana

  5. Pat, estes artigos interessam-me muitíssimo mesmo. Gostaria de saber a sua opinião acerca de Sodium Lauryl Sulfate (SLS), Coco-Betaine e Lauryl Glucoside. Li, certa vez, que se não puder colocar na boca então não deve colocar na pele e/ou em locais onde a pele possa ter contacto. O que você acha? Pergunto isso porque há um sabão líquido do Dr. Bronner que tem SLS (Dr. Bronner’s Sal Suds)! Ora, eu adoro os sabões dele (líquidos e em barra) daí ter ficado de boca aberta quando soube desse detalhe!

    1. Maria, não me lembro bem a explicação que meu marido (o craque em química) me deu na época, mas segundo ele, para resumir, essas substâncias contém cadeiras aromáticas, que são potencialmente cancerígenas. Nem preciso falar mais, né?

  6. Oi, Pat

    Uma sugestão é usar uma gota de óleo essencial Tea Tree na escovação. Sua ação antibactericida fica vibrando na boca e nos dentes por várias horas. O gosto ainda não é aquele (que eu tb adoro) de hortelã, mas sinto que o efeito é muito bom. Às vezes eu até escovo com a pasta comum e no final faço um bochecho de água com uma gota do Tea Tree. Só é preciso tomar cuidado porque este OE é muito forte, ou seja, não é legal engolir a água, somente usá-la para bochechar.

  7. Olá Pat

    Eu usei por muito tempo o creme Parodontax, que me indicou meu dentista, ele tem extracto de plantas,mais lendo bem o rótulo vi que também contém outras sustancias como os cremes comuns, então parei de usá-lo, e bem mais caro.
    Ano passado tive que fazer uma cirugia para tirar o siso, e pesquisei bastante, não quis tomar o monte de antibiótico e antiinflamatório que o dentista mandou, era mesmo para começar antes da cirurgia, e pesquisando cheguei numa opção bem natural e barata: o extrato de própolis, que tem ação bactericida. Depois da cirurgia só fiz bochecho com isso e uma semana depois no controle o dentista achou que a cicatrização foi muito rápida então falei para ele, o que tinha usado e agora ele recomenda aos pacientes.
    Continuo utilizando ele, diluído em agua, para enxaguar a boca e faço o mesmo com a minha filha de 3 anos.
    Acho que é bem fácil de achar e baratinho.

  8. Olá, Pat,
    Meu filho de 3 anos ainda escova os dentes com uma pasta de dente sem flúor que se chama Malvatrikids, do laboratório Daudt. Você acha que ela é suficiente para a higienização bucal de um adulto? Devo continuar usando-a na higiene bucal do meu filho mesmo após os 4 anos de idade? Ela contem sucralose e glicerina, porém é livre de flúor.

  9. Pat,

    verifiquei que o Malvatrikids Baby que é o produto da linha sem flúor possui Xilitol, este infelizmente é um adoçante muito maléfico ao organismo.

    Verifiquei no site do Dr. Mercola,que o xilitol e mannitol são extraídos do milho e possuem uma lenta absorção, o que os torna muito utilizados em balas e chicletes “sugar free”. Eles são conhecidos por alimentar e aumentar o número de bactérias na boca, conhecidas como Streptococcus Mutans que acabam por grudar nos dentes.

    Quando outros tipos de açúcares são ingeridos, estas bactérias proliferam e acabam por aumentar o números de cáries acima da média.

    Além disso, o uso prolongado ou alto consumo ocasiona problemas estomacais, tais como gastrite, diarréia ou outros efeitos laxativos.

    1. Poxa Flavia, as informacoes que eu tenho lendo sobre o xilitol sao totalmente diferentes das suas, ou seja: xilitol e um acucar saudavel, mata bacterias incluindo cura sinusites e cura infeccoes de ouvido.

      Ja nao sei mais no que acreditar.

      1. Fla e Sirlene, se bem me lembrodas leituras do Alexandre, o xilitol era do bem, mas vamos pesquisar melhor e saber direitinho do que se trata!

  10. Pat,

    concordo plenamente. Vou até tentar encontrar as referências do Dr. Mercola e outras mais para tirarmos a dúvida.

  11. Waterpick é aquele aparelho com um motorzinho q espirra água na potência q vc quiser? Pq minha mãe tem um desse, é legal, mas eu acabava botando forte, pq tenho uma tendência a ter tártaro, embora nunca ter tido cárie, mas acabava machucando minha gengiva.

  12. Existe uma fórmula bem antiga, macrobiótica, chamada DENTIE, que além de limpar os dentes e a boca, também ajuda a curar problemas nas gengivas, como sangramento. Contém apenas beringela e sal marinho: coloca-se a beringela com casca (sempre orgânica, se puder) no forno até ficar bem tostada. Tritura-se até virar pó e mistura-se esse pó com sal marinho, na proporção de uma colher de sopa do pó para 1/4 de colherinha de café do sal.
    Guarda-se a mistura num vidro tampado e usa-se uma pequena porção na escova, uma ou duas vezes ao dia é o suficiente, as demais escovações podem ser apenas com água. Se tiver problemas nas gengivas ou aftas, esfregue suavemente o dentie na área. Sou tão acostumada com essa mistura salgada, que quando experimentei uma pasta comum, me senti nauseada… para quem não abdica do sabor mentolado, mastigue uma folhinha de hortelã quando desejar manter a refrescância na boca.

    1. Eu usei durante muito tempo o dentie e funciona muito bem.
      Pratiquei a vida macrobiótica durante 2 anos e foi muito bom. Hoje, depois de algumas décadas, estou em fase de voltar a um modo mais natural de vida.

  13. Legal em ! acho que uma boa alternativa para ter saúde bucal é nao ingerir açucar pricipalmente o branco

  14. Oi Pat,
    Eu uso pó de juá e adoro!! Ele é um saponáceo natural, faz bastante espuma, sem falar que é antisséptico, clareia um pouco os dentes, antiinflamatório e uma série de outras propriedades! Eu uso ele puro, colocando um pouco na escova, ou faço uma mistura contendo menta, cravo e canela em pó! Também pode adicionar a beringela nessa mistura! Faço mais ou menos: 6 partes de juá, 1 parte de menta, 1 parte de cravo e 1 parte de canela.. ou a pessoa vai fazendo as combinações que gostar! Tem mais detalhes sobre o pó de jua aqui: http://www.hiltonfito.com/produtos/raspadejua.html
    Beijos!

  15. Olá, adorei as dicas!
    Já tive a ideia espontânea de escovar os dentes com uma folha de hortelã-pimenta e deu muito certo! Não precisa nem de escova de dentes, basta colher cerca de 4 a 5 folhas frescas de menta limpa (evite lavar a menta, pois isso rompe as bolsas que guardam o óleo essencial), coloque acima do dedo indicador e friccione pelos dentes.
    Para substituir os palitos de dente pode ser usado cravo-da-índia, além de ser muito mais elegante, prático e medicinal (antisséptico) que por fim podem ser mascados para obter uma antissepsia da boca inteira.
    Para mascar os cravos, aguarde até um pouco de sua própria saliva penetrar no cravo, e nesse processo vá extraindo o óleo essencial dele por toda boca.
    Como pasta de dente, estou pensando em criar uma usando óleo de coco, bicarbonato de sódio, óleo essencial de hortelã-doce, óleo essencial de hortelã pimenta e óleo resina de copaíba, mas acho que a consistência ficaria estranha..
    Tive agora a ideia ainda do fio dental, que pode ser feito usando algum fio de linha mais macio e absorvente, e molhar ele na pasta de dente caseira.

Comentários estão encerrado.