ARTIGOS MAIS...

5 Usos Alternativos para o Café

Imagem: Stock.Xchng
Imagem: Stock.Xchng

Eu adoro café de qualquer jeito: expresso, de coador e até café em sobremesas, como a Tiramissu, que já publiquei AQUI. É claro que como qualquer coisa na vida, se abusar do café, faz mal, para crianças então, mais ainda!

Eu não tomo café depois das 4 da tarde, senão  não durmo de jeito nenhum, mas sempre que dá, não dispenso um café fresquinho pela manhã, tomado em casa ou num Café muito charmoso que costumo frequentar. Meu filho não toma café, nunca se interessou e eu nunca ofereci. Uma vez ele ficou curioso com uns grãos de café que enfeitavam a xícara. Pegou, colocou na boca e comeu tudinho. Não fez careta, mas também não se interessou nas outras vezes.

Daí, que eu dia desses eu estava passeando pela internet, e achei um artigo muito interessante sobre usos alternativos do café, no site Mother Jones. Resolvi traduzir o artigo para vocês aqui. Algumas das dicas eu já conhecia e já aplico – café é realmente ótimo para as plantas – outras fiquei sabendo agora e ainda não tive tempo de testar, mas acredito que funcionem!

Fertilizante de plantas:

Antes de plantar qualquer semente, misture-as ao pó de café usado. Isso faz com que as plantas cresçam maiores e o solo fica protegido de pestes. Funciona muito bem principalmente com cenouras e nabos. Minha observação: eu preparo café aqui em casa cerca de 1 a 2 vezes por semana, e nessas ocasiões o pó usado é sempre jogado em algum vaso ou na jardineira, assim displicentemente mesmo, sobre a terra, que depois só ganha uma leve “afofada”. E lembrando, se você usar café orgânico, terá a garantia de um fertilizante totalmente orgânico!

Espantar formigas:

Você sabia que a formigas detestam café? Eu não sabia! Use pó de café usado ao invés de veneno para manter as formigas longe, Muito melhor do que produtos qu;imicos, que são tóxicos para nós, para nossos bichos de estimação e para o meio ambiente.

Livrar a geladeira de odores desagradáveis:

Funciona tão bem quanto o bicarbonato de sódio. Encha um pequeno recipiente com grãos secos de café e guarde no fundo da geladeira. Após um ou 2 dias ali, elimina qualquer cheiro ruim.

Grelhar um hamburguer:

Bem, não é exatamente o café que você usa aqui, mas uma daquelas latas antigas… Faça alguns furos no fundo de uma lata antiga grande (limpa e sem ferrugem, lógico) para criar uma superfície semelhante à de um grill. No topo da lata corte um triângulo de tamanho moderado. Coloque a lata de ponta cabeça e use o furo em triângulo para colocar jornal ou lenha e fazer fogo. Acenda. Assim que o fundo perfurado da lata estiver quente o suficiente, coloque o hamburguer ou até outras carnes ou legumes. Excelente para acampamentos. Meu palpite? Difícil demais, mas não deixa de ser criativo em emergências ou, omo sugere o texto, num acampamento.

Retocar madeiras:

Passe um bule de café fresco e deixe descansar, tampado, por pelo menos 2 dias. Use um pincel para passar o café em madeiras não envernizadas e deixe secar durane a noite toda. Aplique o café sempre que julgar necessário para reavivar a cor e o acabamento. Meu palpite: é bom demais pra ser verdade! Vou fazer isso nas minhas cadeiras da varanda, que não são envernizadas e estão pra lá de desbotadas!

Ai, e essa conversa toda sobre café me deixou com vontade de tomar uma xícara… Vou lá preparar e já volto!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

8 comentários

  1. Que interessante! Ótimo post!
    Mas jura que você só faz café 1 a 2 vezes por semana?? Eu faço todo dia…

  2. Oi Pat, eu deixei de tomar café há quase 15 anos porque não queria mais ser um dependente “química”. Risos. Eu era viciada em café, mas sofria com os efeitos da bendita cafeína. Anyway, eu substituí o café por cevada. É, cevada em pó. Tão gostosa quanto e se prepara do mesmo jeito. Tem na versão solúvel tb. O bom é que se pode tomar sem sofrer os efeitos da cafeína. Criança tb.

    bjs do norte!!!
    Dani Souza

  3. Eu não suporto café, meu marido ama ! E minha filha é louca pra bicar o café dele, rs, pra evitar que ele tome muito e ela queira também, nunca faço café em casa ! Meu marido toma no trabalho, na rua, etc.
    Vou começar a usar como as dicas acima, adorei !
    Beijos

  4. Eu tomei cafe pela primeira vez ja tinha quase 19 anos. Minha mae ‘viciada’ em cafe sempre dizia que cafe era ‘veneno’ e que uma vez que eu tomasse nao conseguiria parar. Tomei e gostei! Mas nao tomo todos os dias nao…talvez umas 2 vezes por semana. Nos outros dias tomo um ‘cafe alternativo’ feito a base vegetal chamado ‘Eco’ da Nestle. Ai no Brasil tem tambem pois tomei um de outra marca na casa de uma amiga. vai ver e a cevada em po que a Danielle comenta aqui…uma delicia!!!

  5. Já tomei cevada tbn qdo morava em Portugal,mas será que faz menos mal que o café? Eu adoro café,consegui mudar a minha alimentação em 90% só não consegui tirar o café com açucar(mascavo)

  6. ouvi algo sobre a borra do café para criar um ambiente não agradável para o mosquito da dengue em prato de plantas, não sei se é científico, nem lembro a fonte… (sorry!) acho que li em um e-mail recebido..
    bjs e que delícia de matéria! só não vou tomar café agora porque já e tardeeee! bjs

    1. Picky, eu também ouvi falar, mas não sei a fundamentação científica disso. Mas a tradição popular também é sábia e na dúvida, por que não usar?

Comentários estão encerrado.