DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA Peixes RECEITAS

Moqueca de Camarão

Eu descobri que moqueca de camarão pode ser um dos pratos mais saudáveis da nossa alimentação, desde que seja preparado da forma correta e com os ingredientes corretos. Isso tudo, além de ser uma gostosura típica da culinária brasileira!

Do tomate e do pimentão temos o famoso licopeno, que em conjunto com as gorduras (e somente nesta condição) se torna um potente protetor contra vários tipos de câncer.            

Os camarões comuns recebem conservantes como os nitrofuranos, capazes de desencadear dor de cabeça, enxaqueca, mal-estar e são carcinogênicos; além de cloranfenicol, capaz de provocar problemas intestinais, reações neurológicas, alergia e até aplasia de medula. Camarões orgânicos não contém esses aditivos e fazem MUITA diferença. Camarões sao riquí­ssimos em vitamina D, excelente para o desenvolvimento do sistema nervoso, desenvolvimento ósseo, imunidade, entre outras maravilhas

O azeite de dendê vem de um coco, contém ácido láurico, que possui propriedades antiinflamatórias e anti-microbianas. O ácido láurico está presente apenas no leite materno e na gordura de cocos. Prefira, se possí­vel, a “flor do azeite”, que pode-se dizer que é o equivalente a extra-virgem quando se fala em azeite de oliva.


Ingredientes:

1 colher (sopa) de manteiga orgânica;
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem;
1 cebola orgânica grande picada;
2 ou 3 dentes de alho orgânico picados;
1,2 kg de tomates orgânicos maduros picados (cerca de 12 tomates);
1 pimentão vermelho orgânico grande, picado;
1 kg de camarão ORGÂNICO limpo;
2 colheres (sopa) de azeite de dendê;
200 mL de leite de coco CASEIRO

Modo de Preparo:

Coloque em uma panela, fogo médio, a manteiga e o azeite;
Adicione o alho e a cebola e deixe dourar.
Jogue o tomate e o pimentão picadinhos e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de uma hora.
Acrescente o leite de coco e tempere com sal e pimenta do reino;
Acrescente os camarões, mexa bem;
Acrescente o azeite de dendê, acerte o tempero;
Cozinhe por mais cerca de 5 minutos, ou até que o camarão fique rosado.

Bom apetite!!!


Mesmo o camarão orgânico pode ser alergênico. Melhor evitar antes dos 3 anos de idade, principalmente se houver histórico de alergias graves na famí­lia!


Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

5 comentários

  1. Pat,brigadao pela receita…rsrs

    Ja o camarao organico,infelizmente nao vai dar,aqui nao tem mesmo.Mas na proxima vez que estiver em SP,eu compro eles e faco,ai vc experimenta com meu toque de coentro….rsrssssss
    Bjao e AMEI a receita,sexta feira irei testa-la!!

  2. muito legal!!!! Qual é a marca do Camarão orgânico que vc compra? é na feira da água branca, Santa Luzia??? beijos

    1. Dri, essa é uma receita antiga. Nunca mais encontrei do camarão orgânico… Agora faço a receita com peixe. Quando eu for para a praia, vou pegar camarão fresco, de fonte confiável, e matar as saudades dessa delícia!

  3. hehehe obrigada pela resposta Pat! uma pena, pois camarão eh uma delicia…. gosto muito! qd vc encontrar poste aqui no seu blog ou me fale! bjs querida

Comentários estão encerrado.