DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA Peixes RECEITAS

Peixe assado no óleo de coco com molho frio de ervas e castanha do Pará

Meu filho sempre comeu muito bem, mas come devagaaaaaaar que só ele! Tudo bem, a gente cansa de ouvir de médicos e entendidos que comer com pressa, engolir a comida rápido demais faz mal à saúde, mas meu filho – mesmo sem se dar conta – estava levando esta recomendação ao pé da letra demais: uma refeição dele poderia durar até duas horas!!!!!!!! E ai de mim se tirasse o prato antes!! Mas sem hora marcada para nada, eu também não me preocupava muito – pra que vou desestimular um bom hábito afinal? Só porque não o tenho tão bem?

Com o início das aulas entretanto, algumas coisas precisaram ser mudadas aqui em casa.  As refeições continuarão calmas, e relativamente demoradas, mas nada de levar duas horas para comer. As brincadeiras e aula de judô pela manhã no clube agora terminam sempre no mesmo horário e a volta para casa é um tantinho mais cedo. Meu almoço tem que estar pensado e encaminhado antes de sair de manhã, meu almoço mais do que nunca tem que ser alguma comidinha bem prática e rápida de preparar. Nada de gastar tempo no preparo e na limpeza – se bem que isso nunca foi um grande problema para mim, eu sempre gostei de tudo muito prático, o mais prático possível.

Ontem a noite já havia deixado o arroz integral de molho. Antes de sair para o clube o deixei semi-cozido (ainda não me perguntem como fiz isso, foi uma tentativa que deu certo desta vez, mas antes de escrever qualquer oisa vou testar mais vezes!).

Alguma carne não deve faltar no almoço, porque é gostoso e porque é necessário. Tenho lingüiças orgânicas artesanais no freezer, que eu preparo assadas, mas a idéia não me atraiu em nada hoje. Eis que me veio uma vontade de comer peixe. Providenciei 3 filés de linguado frescos e fui para a cozinha ver o que faria com eles.

O óleo de coco extra-virgem, mais do que nunca, faz parte das nossas refeições e com tanta energia que nosso pequeno gasta na escola ele é super necessário e importante.

O peixe então eu fui criando enquanto olhava em volta e espiava a geladeira. Ficou bom, muito bom!

Ingredientes do peixe:

3 filés de linguado

3 colheres de sopa cheias de óleo de coco extra-virgem

sal e pimenta do reino à gosto

1 cebola peqeuna finamente fatiada

Ingredientes do molho de ervas:

3/4 de xícara de salsinha fresca finamente picada

suco de 1 limão

1/3 de xícara de azeite de oliva extra-virgem

1/2 colher de chá de lemon grass (não achei tradução para o nome desta erva seca, mas é um tempero tradicionalmente tailandês)

1 pitada de noz moscada ou macis (o macis é a casca da noz moscada, que tem sido mais fácil de encontrar por aqui nos últimos tempos)

6 castanhas do Pará finamente picadas

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno.

Unte um refratário com óleo de coco e disponha os filés de peixe já temperados com sal e pimenta, sem sobrepô-los.

Coloque uma colher de sopa do óleo de coco extra-virgem sobre cada filé de peixe e espalhe as cebolas fatiadas por cima.

Asse por cerca de 15 minutos, ou até que os peixes estejam cozidos – eu não deixei o suficiente para o peixe ficar tostado, porque isso o torna menos saudável.

Enquanto o peixe está no forno prepare o molho, que é super simples. Junte todos os ingredientes do molho – menos as castanhas –  e mexa bem.

Na hora que tirar o peixe do forno, junte as castanhas ao molho e coloque o molho frio sobre o peixe quente. Sirva imediatamente.

Bom apetite!!

E não se esqueçam da promoção que vai presentear um leitor do site Crianças na Cozinha com o meu livro de receitas saudáveis A DOR DE CABEÇA MORRE PELA BOCA.

Para conhecer os detalhes e participar da promoção, CLIQUE AQUI!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

8 comentários

  1. é capim limão!
    heheehhe, uma delícia.
    esse molho ficou com uma cara tão boa…

  2. Entrei pq estava procurando receitas com óleo de côco extra virgem. Lí uma reportagem sobre os muito benefícios…. Gostei da receita desse peixe assado no óleo de Côco, com molho frio de ervas e castanha, vou fazer assim que puder. Tenho dois filhos e prezo muito pela alimentação da família, mas, sempre explico a importância de uma alimentação saudável…e eles entendem muito bem… Comem muita salada, e experimentam tudo que é novo.
    Adorei a página, gostaría de receber notícias de novos comentários e reportagens.
    Obrigada,
    Lilian

  3. Obrigada Lilian!

    Aqui nesse link você encontra ainda outras receitas com o óleo de coco extra-virgem, que por sinal eu uso muitissimo na minha cozinha: https://pat.feldman.com.br/?cat=55

    Para receber as novidades do site você precisa se cadastrar no campo no topo da página e confirmar o seu cadastro.

    Um beijo e seja bem vinda,
    Pat

  4. Nossa Pat, você inventou um pesto thai-tupiniquim! :-)
    Adorei!
    Estou ficando muito interessada pelo uso desse óleo de coco mas acho que ainda preciso “estudar” mais….ele pode ser esquentado como qualquer óleo ou perde as propriedades? Se puder indicar links agradeço!

    bjs

  5. Nossa Liana, e não é que o tal molho ficou mesmo no estilo “pesto tupiniquim” e eu nem me dei conta?!??!!?

    Eu sou suspeita para falar do óleo de coco, adoro o gosto e adoro as propriedades maravilhosas que ele oferece.

    Aqui no site mesmo tem alguns textos bem interessanes sobre ele, nos links a seguir:
    https://pat.feldman.com.br/?p=11
    https://pat.feldman.com.br/?p=431
    https://pat.feldman.com.br/?p=286

    Em inglês tem mais material, posso pesquisar links e livros para você, caso interesse.

    O óleo de coco é um dos mais estáveis, portanto um dos mais seguros para uso em aquecimento. Eu não sou muito de fazer fritras, mas se é para fazer, só faço com óleo de coco!

Comentários estão encerrado.