Alimentação

PROMOÇÃO: Ganhe um livro de receitas da Pat Feldman

[ratings]

Hoje acordei com vontade de dar uma boa movimentada aqui no site e resolvi presentear algum leitor com o meu livro de receitas A DOR DE CABEÇA MORRE PELA BOCA.

O desafio para vocês é criar, testar e me enviar uma receita utilizando o óleo de coco extra-virgem, ingrediente que eu adoro, recomendo e uso muitíssimo na minha cozinha. Pode ser salgado ou doce, entrada, prato principal, aperitivo, qualquer coisa, mas a receita deve usar o óleo de coco extra-virgem no preparo.

Para aqueles que quiserem participar, basta postar a  sua receita completa na seção de comentários, abaixo, No mesmo comentário, contem também como ficaram conhecendo o site Crianças na Cozinha. Somente concorrerão as receitas comentadas neste artigo.

Vou aceitar as receitas com óleo de coco extra-virgem recebidas até o dia 15 de agosto (até acabar o dia, meia noite!). No dia 18 de agosto eu publico a receita escolhida e o nome do ganhador, que deverá entrar em contato comigo novamente para me passar os dados de envio do seu exemplar do livro A DOR DE CABEÇA MORRE PELA BOCA premiado.

A decisão sobre a melhor receita será absolutamente pessoal. A receita que meu marido e eu acharmos mais apetitosa, mais atraente, mais gostosa, sairá vencedora! Você não precisa portanto ter técnicas culinárias especiais, grandes equipamentos em sua cozinha, nem nada. Basta criatividade, bom gosto e óleo de coco extra-virgem.

A melhor receita leva o livro!

BOA SORTE!!

Se alguém se interessar em divulgar esta promoção no seu blog ou site, sinta-se à vontade, será um prazer, mas não deixe de me avisar por favor!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

29 comentários

  1. Minha receita é simples, mas fica deliciosa.
    Pegue duas bananas caturras, fatie.
    Aqueça 4 colheres de óleo de coco extra-virgem e grelhe as bananas.
    Sirva com uma bola de sorvete de coco, e, decorre com fitas de coco(tem em delicatessen).
    Ou decorre com coco queimado( podes colocar coco desidratado numa panela com açucar até dourar).

  2. chico balanceado…carmelize uma forma ou refratario, faça um creme com 1 lt de leite, 3 cl cheias de maizena, vá mexendo ate engrossar, depois a parte pegue 2 gemas de ovo ,coloque umas 5 cl de acucar ,faça uma gemada e misture no creme ainda no fogo , deixe engrossar be pois assim ele ficara com a consitencia de pudim. Após pegue as claras , coloque 2 cl acuçar e faça claras em neve.Na hora de montar , coloque o creme em cima do acucar caramelizado e por cima do creme as claras em neve.Leve ao forno por 10 a 15 mim e apos a geladeira .
    FICA UMA DELICIA , RAPIDA E BARATA SOBREMESA.

  3. Rozelaine, essa receita eu conheço como “Mineiro com Botas”, mas cadê o óleo de coco extra-virgem nela????

    Sem óleo de coco extra-virgem na receita, ela não vale para o concurso!!

  4. Pat,

    Uso bastante o oleo de coco para cozinhar no dia-a-dia. Arroz, feijão…etc. Muita coisa aprendi no seu livro e com o Dr. Feldman.
    Tenho um Blog também, onde quase todas as receitas levam a gordura de coco (http://claucozinha.blogspot.com/).

    Mas aí vai algo diferente!!

    Casquinha de Siri
    Você vai precisar:

    Suco de 3 limões
    800g de carne de siri (aqui, crab meet e você pode encontrar em peixarias, nos refrigeradores)
    3 cebolas médias bem picadas
    3 dentes de alho picados
    1 pimentão vermelho bem picado
    3 tomates maduros bem picados
    Bastante cheiro verde, salsa e cebolinha, bem picados
    Gordura de coco.
    1 lata de leite de coco, de preferência biológico, sem açúcar e sem concervantes. Muito mais saboroso. Você encontra em lojas com produtos naturais, orgânicos ou mesmo em alguns supermercados.
    2 folhas de louro
    1 colher cheia de farinha de trigo dissolvida em uma xícara de leite
    Farinha de rosca
    Queijo parmesão, de preferência ralado grosso
    Sal e pimenta a gosto.
    Em uma travessa, separe bem a carne do siri, coloque o suco de limão, um pouco de sal e pimenta do reino. Deixe pegando gosto, se possível, deixe por uma hora.

    Coloque em uma panela grande para aquecer a gordura de coco. Coloque a cebola para refogar no azeite e quando começar a ficar transparente, junte o alho. Refogue um pouco e junte o pimentão. Refogue mais um pouco e coloque o siri. Mexa bem. Coloque as folhas de louro, o tomate picadinho, um pouco de sal e pimenta do reino. Deixe refogar, mexendo de vez em quando. Coloque o cheiro verde, o leite de coco e deixe refogar mais um pouco. Coloque a farinha de trigo dissolvida em uma xícara de leite e deixe engrossar um pouco. Se desejar, coloque também um pouco de molho de pimenta. Em uma travessa refratária, coloque o siri e polvilhe com farinha de rosca e o queijo ralado. Se tiver as casquinhas, coloque uma porção até preencher a casquinha. Leve ao forno até dourar.

    Para enfeitar a travessa, coloquei um pure de batatas nas bordas.

    Pronto!! Divirta-se e bom apetite!

  5. Vamos lá. eu não sou nem uma especialista na cozinha só sei fazer o básico..mas me divirto muito..depois que eu li aqui que ovo faz tão bem..minhas “experiências” culinárias estão sendo com ele..não tenho muita noção nas medidas..vou colocando conforme o gosto..

    Creme de ovos
    3 gemas (rende um pouquinho e sempre só pra mim e minha filhotinha!).
    1 colher de mel
    Umas gotas de limão
    Uma pitadinha de sal
    Uma colher de óleo de coco

    Esses são os ingredientes básicos. dependendo o dia tempero com os temperos que tenho em casa(ovo é muito pratico combina com td)alecrim,tomilho(plantei um pe no vasinho aqui em casa vamos vê se vai vingar!!)orégano,pimenta e ai vai..

    Para o preparo
    Banho-maria (uma panela com água. Uma bacia de vidro em cima) coloco os ingredientes dentro e com um batedor (aqueles de fazer clara) vai mexendo sempre, a água na pode ferver se não cozinha muito rápido e fica duro. não precisa cozinhar muito..quanto ficar cremoso ta ótimo.senão endurece…

    Como com torrada de pão integral. com arroz..com quinoa..com batata..eu adoro com tudo..o mel e o limão dão um gostinho de hum..ai vai tentando adivinhar e sente o gostinho de coco lá no fundinho..essa receita e como o bolo de cacau cada vez que eu faço fica melhor…adoro o blog..e estou muito mais informada..por causa dos seu artigos e de seu marido..são ótimos..vcs mudar o conceito sobre alimentação aqui da minha casa..estamos mais saudáveis graças a vcs!!!OBRIGADA!

  6. ai acabei esquecendo uma ou duas colhres de agua..se quiser tbm pode colocar um pouco de creme de leite fresco quando tirar do banho maria..o creme fica como uma maionese…

  7. mais uma pat..heheh..oleo de coco pra mim combina com peixe,tal como arroz com feijao..é bem simples o meu risoto de cação..
    cozinho primeiro o arroz integral com caldo de carne(fica cremosinho),em outra panela..coloco uns files de caçao rosado com umas batatas cubro com agua e deixo cozinhar devagar..a um poco de alecrim..ate desmachar..ai mexo bastante ate virar um quase pure..em outra panela..coloco duas colheres de oleo de coco e o arroz deixo ele dar uma esquentada ai coloco o peixe mexo mais um pouco e deu…pra dar uma cor no prto.pico um pouco de salsinha e cebolinha verde bem fininha e coloco por cima..fica uma delicia!!

  8. Bolo de aveia com banana

    ½ xíc. (chá) de leite cru
    1 xíc. (chá) de iogurte natural
    1 xíc. (chá) de aveia
    2 e ½ xíc. (chá) de farinha de trigo integral
    3 COLHERES DE ÓLEO DE COCO EXTRA-VIRGEM
    3 (sopa) de sementes de linhaça
    3 bananas nanicas maduras
    3 ovos caipiras
    Canela para polvilhar
    2 colheres (sopa) mel (para quem gostar mais doce)

    Em uma vasilha misturar farinha de trigo integral e a aveia. Reservar. No liquidificador, colocar os ovos e ligar. Acrescentar o óleo de coco extra-virgem aos poucos. Acrescentar o leite, o iogurte, as sementes de linhaça, as bananas e o mel se desejar adoçar. Bater um pouco mais. Depois misturar na vasilha com os ingredientes secos até formar massa homogênea.. Colocar em forma média untada com óleo de coco extra-virgem e polvilhado com farinha. Polvilhar a massa com canela em pó. Assar em forno médio pré-aquecido: 180o.
    Bom apetite!!!

  9. COMENTÁRIOS:

    Esse bolo é o predileto do meu filho de 2 anos e meio que apelidou a receita de Mono de macaco, hoje como já fala certinho ficou mesmo Bolo de Macaco (é que ele adora a história do Macaco Simão e a velha Firinfinfelha!).

    COMO CONHECI O BLOG:
    Desde que casei procurei uma alimentação saudável por meu marido sofrer de coleterol alto, além de querer manter a forma.
    Com o nascimento do meu filho comecei a me preocupar com a procedência dos alimentos, cortei ao máximo os industrializados de casa.
    Um dia pesquisando sobre o leite de soja, descobri o lado B desse “alimento” por esse blog e me apaixonei…
    Esse blog tinha a minha cara! Não vivo sem ele!!!

  10. Sorvete de coco queimado
    -6 ovos
    -1 copo de creme de leite batido chantily
    – 1 copo de açucar
    – 1/2 copo de oleo de coco
    -1 garrafinha de leite de coco
    -150 gramas de coco queimado

    bata as claras em neve e junte o acucar a elas,ai vai juntando as gemas o oleo de coco o leite de coco e o coco ralado,por ultimo misture ao creme de leite batido,misture delicadamente ate incorporar tudo.

  11. Oi, Pat!
    Estou aprendendo muito com suas dicas e estou adorando as suas receitas…
    Venho procurando aplicar na minha alimentação as suas dicas de qualidade de vida e alimentação…E tem me ajudado muito..
    Na verdade fiquei sabendo deste site no Orkut na comunidade Sugar Blues…que foi outra coisa que tem me ajudado muito

    Minha receita é de Nutella caseira que adoro!
    mas a industrializada tem muito açucar..
    aí vai..

    Nutella Caseira

    1/2 xic. de óleo de coco
    1/3 xic. de cacau em pó
    1/2 xic. de mel(Na dúvida eu uso o orgânico)
    1/2 xic. de chocolate amargo de 60 a 100% de cacau
    3 colheres de (sopa) de óleo de avelã(opcional)
    1 pitada de sal
    2 colheres de (chá) de essência de baunilha
    3/4 xic. de pasta de avelã(Avelãs sem pele e torradas, processar até virar uma pasta)

    Aquecer o óleo de coco com o cacau, o mel, e o chocolate amargo picado em banho maria.
    Adicionar oleo de avelã, sal,essencia de baunilha e a pasta de avelã, mexer até derreter o chocolate e a mistura virar um creme, não deixar ferver.
    Colocar em um recipiente levar a geladeira na hora de servir tirar um pouco antes e deixar em temperatura ambiente e utilizar
    Usar em crepes, sorvetes, para passar no pão, etc…

    Espero que goste

    Um grande beijo

    Luciane

  12. Pat. Só para esclarecer a receita da colega. Banana caturra é o mesmo que Banana Nanica. Ela deve ser daqui do sul.
    Abraços

  13. Oi Pat,
    Fiquei pensando em alguma receita pra postar aqui,mas não me vinha nada na cabeça. Ontem assistindo TV, vi uma reportagem sobre pipoca e fiquei pensando que pra fazer uma pipoca saudável tem que ser com uma gordura estável, com manteiga por exemplo que, é o jeito que eu faço. Aí de repente pensei: Pipoca feita com Oléo de coco extra virgem!! Pra ser sincera não sei se fica muito bom, mas foi uma idéia que tive e achei interessante postar. Nãosei também se você já fez pipoca assim… Mas de qualquer forma, vou pensar em outra receita pra postar.
    Abraços Pat!

  14. Thais, eu comercializo o óleo de coco extra-virgem da Copra. Aqui no Brasil ainda não achei um óleo de coco extra-virgem com certificação orgânica, que seria a perfeição.

    Eu tenho óleo de coco para vender através daqui do site e posso enviar pelo correio para cidades onde você não consiga encontrar. Eu estou em São Paulo. E você?

  15. Pat, estou enviando uma receita que acabo de fazer a adaptação com um pouco do óleo de coco que peguei “emprestado” de uma amiga, para testar:

    MOQUECA SAUDÁVEL
    Coloque em uma panela 3 colheres de sopa do óleo de coco e disponha um cebola cortada em rodelas, a próxima camada é com meio pimentão vermelho cortado em rodelas e retirada toda a parte branca, mais uma camada com tomates em rodelas, disponha postas de peixe de sua preferência (cação ou salmão ficam deliciosos) e comece novamente, um fio de óleo de coco, uma camada de cebola, uma de pimentão e mais uma de tomates. Por último (e opcional) salpique coco ralado.
    Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo.
    Assim que o peixe estiver cozido a moqueca está pronta!

    Bom apetite e muita saúde!

  16. PURÊ DE ABÓBORA CHIQUE

    1 cebola
    500 gramas abóbora
    2 colheres de sopa de óleo de coco
    Sal a gosto
    1 colher de sopa de gergelim
    1 xícara de água

    Doure a cebola com o óleo de coco, junte a água, a abóbora e uma pitada de sal. Quando estiver cozido, ponha no liquidificador com o gergelim. Deixe bem homogêneo.

  17. RECHEIO DE KANI

    Este “creminho” pode ser usado para rechear tortas, panquecas, canelones, ou comer sozinho, acompanhado de um delicioso arroz.

    2 colheres de sopa de óleo de coco
    2 embalagens de kani (das duplas)
    1 cebola grande
    3 dentes de alho
    2 talos de alho poró
    1 vidro de requeijão ou queijo cremoso (depende da consistência que se pretende)
    sal a gosto

    Corte os “tubinhos” de kanis em rodelas, pique a cebola e o alho bem fininhos e o alho poró bem fininho.
    Faça um refogado com o óleo de coco, a cebola, o alho e o alho poró. Quando estiver dourado, acrescente o kani e mexa até que desmanche e fique como desfiado, corrija o sal, desligue a panela e acrescente o requeijão ou queijo cremoso.
    Está pronto para rechear sua panqueca, torta ou canelone, ou mesmo para ser degustado com um bom arroz integral!

    Bom apetite!

  18. Pat,vou deixar minha receitinha tb!!!

    Bolo de Cenoura

    2 cenouras organicas grandes
    4 ovos organicos
    2 xic de farinha integral
    1 xic de oleo de coco
    1 xic e meia de rapadura ralada
    1 col de fermento em po

    Modo de Preparo

    Bata os ovos,as cenouras picadas,o oleo de coco e a rapadura.Quando a mistura estiver homogenea,adicione o restante dos ingredientes.Misture bem,coloque em assadeira untada e deixar assar em fogo medio.

    Por cima fica gostoso fazer uma calda de chocolate:1 xic de leite organico cru,2 col de sopa de cacau,1 col de sopa de manteiga,2 xic de rapadura ralada.Deixe ferver tudo ate dar ponto de calda e jogue por cima do bolo pronto!!

    essa receita eh bastante tradicional,na verdade eu fiz as substituicoes,ja que a receita q eu tinha aqui em maos nao era muito saudavel,nem me agradou.Essa que eu fiz,dei ate pro Andreas comer,e olha que sou bastante implicante com doces,mas esse ta liberado!!

  19. Pat, também queria participar do concurso, mas nunca tinha usado o óleo de coco… Mas no final de semana, fui no mercadão para comprar arroz integral, e achei o óleo de coco com um preço ótimo (um frasco pequeno, mas como eu nunca tinha usado, pensei em comprar para experimentar, e ver se o pequeno aceitava bem). Como ele torceu o nariz para o arroz integral, que não está acostumado, encontrei essa receita numa revista e resolvi adaptar, já que ele adora abobrinha. Deu certo, ele adorou, tanto o arroz quanto o óleo de coco foram aprovados, e resolvi mandar a receita p/ concorrer!

    ABOBRINHA COM ARROZ INTEGRAL

    4 abobrinhas italianas
    1 cenoura ralada
    1 xícara de arroz integral
    1 1/2 xícara de caldo de galinha caseiro
    1 colher de óleo de coco
    1 cebola pequena
    1 colher de chá de curry
    1/2 maço de cheiro verde picado

    Corte cada abobrinha em 03 pedaços, e retire as sementes. Coloque em uma panela de pressão o arroz, o caldo de legumes, a cenoura ralada e as sementes da abobrinha. Leve ao fogo e, quando começar a ferver, tampe a panela e deixe cozinhar por 10 a 12 minutos. Retire do fogo, despeje o arroz numa peneira, e reserve um pouco do caldo do cozimento. Numa panela, coloque o óleo de coco, a cebola e o curry, e refogue até a cebola ficar transparente. Junte o arroz e o caldo, o cheiro verde bem picadinho, e coloque sal a gosto. Coloque este recheio dentro dos pedaços de abobrinha e leve ao forno baixo pré aquecido por 15 minutos. Na hora de servir, regue com um pouco de azeite de oliva, e se quiser, um pouco de pimenta do reino.

  20. Essa receita eu tb adaptei usando o óleo de coco, e ficou muito boa. A casca da manga é rica em fibras e vitaminas, assim como os talos do recheio. O baby comeu no lanchinho de ontem, acompanhada do suco da manga!

    TORTA SALDGADA DE CASCA DE MANGA

    1 xícara de casca de manga (bem lavada)
    1 xícara de farinha de trigo
    3 colheres de queijo ralado
    1 copo de leite
    1 cenoura ralada
    05 colheres de óleo de coco
    1 colher rasa de manteiga
    1 colher de fermento em pó
    1 cebola pequena bem picada
    1 dente de alho bem picado
    3 ovos (claras em neve e gemas separadas)
    1 xícara de talos de couve e salsa, picados bem fininhos

    Para o recheio: refogue a cebola, o alho, os talos e a cenoura na manteiga. Para a massa: bata as gemas, a casca de manga, o óleo de coco, o queijo ralado, o leite e sal a gosto no liquidificador. Despeje essa massa numa vasilha e misture o trigo, o fermento e por último as claras em neve, bem devagar. Coloque a massa em uma assadeira untada e enfarinhada e coloque o recheio por cima, apertando um pouco com uma colher. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos.

  21. Tambem quero participar!He he
    “Salmao em Cartoccio”
    2 files de salmao de 200g cada
    1/2 x de vinho branco
    4 colheres de oleo de coco
    100g de manteiga(temperatura ambiente)*ambiente no verao…rs
    1 colher de suco de limao e raspas
    dill picado e sal a gosto

    Regue o peixe com o vinho, tempere com sal e pimenta e deixe por algum tempo.
    Prepare a manteiga misturando o oleo de coco,o dill, o limao sal e pimenta.
    Corte 2 pedaços de papel aluminio de 30 x 30cm, faça um barquinho(se e’ q me entende…rs)coloque uma parte da mistura com a manteiga e deite o salmao por cima, depois coloque mais uma parte da manteiga e feche o papel.
    Leve ao forno por 20 min aproximadamente.
    Sirva com batatas cozidas e regue com o molhinho q soltar do peixe

    hummmm to sentindo o cheirinho daqui.
    Obs Nao experimentei fazer com outro tipo de peixe, tentarei com atum em breve!

  22. Frango Thai

    6 dentes de alho picado
    6 colheres (sopa) de óleo de coco extravirgem
    4 sobrecoxas de frango caipira com pele (ou outra parte do frango que gostar)
    1 colher de chá (ou sobremesa, se gostar do tempero mais apimentado) de curry
    1 folha de louro
    1 xícara de leite de coco caseiro (bater o coco com água e coar)
    1 colher de chá de gengibre fresco ralado
    sal a gosto

    Em uma panela que caiba todos os pedaços do frango, doure o alho no óleo de coco; em seguida sele as sobrecoxas dos dois lados.
    Acrescente o restante dos ingredientes e deixe cozinhar por 20 minutos em fogo brando, ou até que a carne fique macia – manter a panela semi-tampada.

    Para acompanhar: Arroz de jasmim

    1 xícara de arroz de jasmim/arroz tailandês
    1 1/2 xícara de leite de coco caseiro
    1/2 xícara de água
    2 colheres de óleo de coco extravirgem
    2 dentes de alho picados
    sal a gosto

    Doure o alho no óleo de coco, acrescente o arroz, mexa e adicione o leite de coco e água.
    Cozinhe.

    Decore os pratos com ramos de melissa ou manjericão (serve duas pessoas) e flores de capuchinha.

    Esta receita eu inventei por acaso, pois queria um prato com curry e só tinha frango no momento.
    Antes utilizava banha de porco, mas depois que descobri o óleo de coco, ficou muito melhor!

    Particularmente, gosto de prepará-lo em dias frios e com bastante curry e gengibre.

    Dica: o arroz de jasmim ajuda a eliminar a ardência excessiva da boca

  23. IOGURTE
    1 LITRO DE LEITE
    2 COLHERES DE OLEO DE COCO(no lugar da nata como vc da a dica)
    pra fazer o iogurte e so seguir as intruçoes da pat que fica uma delicia…

    MUSSE DE IOGURTE DE COCO COM PAPAYA
    iogurte,papay,mel e gelatina sem sabor..
    É so bater os ingrdientes no liquidificador acrecentar a gelatina e levar a geladeira..uma delicia!!!
    estou viciada em oleo de coco..quando tem pao quentinho..passou um pouquinho como se fosse manteiga..hehe

  24. Eu quero esse livro!!!!!

    torta interal de legumes

    Massa: 10 colheres de spa de farinha de trigo integral
    1 xícara de óleo de coco extra virgem
    2 colhreses de sopa de quijo ralado
    2 copos de leite
    2 colheres de fermento
    1 pitada de sal e 4 ovos. ata tudo no liquificador.

    Colocar uma parte da massa em uma forma untada com o [oleo ou manteiga e depois colocar o recheiro( pode ser refogado de carne moída ou frnago picadinho, cebola, vagem, alho poró, cenoura salsinha, cebolinha, milho verde…) Por cima acrescente o restante da massa e asse em fogo médio até dourar.
    Delícia

  25. Pessoal,
    Para mim que sou recem casada, sempre trabalhei fora e nunca tive tempo de ficar na cozinha, ate que estou me saindo mto bem no preparo da dieta de desintoxicacao. Brinco com meu marido que estou aprendendo a cozinhar na marra. E nao e que ele entrou comigo na dieta?? Chega a repetir os pratos, logo, tenho que me empenhar..

    Bom, minha receita com oleo de coco e mto simples, mas ficou deliciosa!!

    Frango desfiado com oleo de coco

    Refogei o peito de frango organico na manteiga e no oleo de coco com um mix de ervas frescas tbem organicas.
    Depois de cozido na panela de pressao, dourei uma boa porcao de cebola na manteiga e adicionei o frango ja desfiado. Adicionei tbem tomates organicos picados, manjericao e para finalizar um punhado de castanhas picadinhas.

    Ficou maravilhoso e meu marido ja pediu para repetir a receita agora no aniversario dele para fazer lanchinhos no pao frances.

    Pat: crie um topico no seu blog com dicas para a dieta! Com sua experiencia maravilhosa tenho certeza que ficara mais facil inovar!
    Um beijo

Comentários estão encerrado.