Café da Manhã Pães RECEITAS

Pão Sueco da Angela

A Angela, que eu conheci no orkut, me passou essa receita um vez e desde então faço sempre!! É fací­lima e fica deliciosa!!!!

Para vocês, o pão sueco!!!!

Ingredientes:

2 1/4 xí­caras de farinha de trigo integral
1 xí­cara de Kefir ou iogurte natural integral
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 de xí­cara de manteiga ou óleo de coco derretido

Modo de Preparo:

Coloque 1 1/2 xí­caras de farinha numa vasilha e adicione o leite de kefir, o sal, o bicarbonato e a manteiga derretida. Mexa até obter uma massa lisa. Vá adicionando o restante da farinha em quantidade suficiente para obter uma massa firme (e que desgrude das mãos). Coloque a massa numa superfí­cie polvilhada com farinha e amasse por alguns minutos. Abra a massa com um rolo até ficar bem fininha. Corte em retângulos e coloque em assadeiras (não precisa untar). Asse em forno médio por 15-20 minutos ou até ficar dourado.
Para quem deseja uma versão sem trigo, é possí­vel substituir, em parte ou totalmente, por farinha de centeio. Essa dica é especialmente útil para quem sofre de sí­ndrome do intestino irritável.

Para obter benefí­cios máximos, compre centeio e/ou trigo em grãos e moa na hora. Moedores manuais não são caros e o processo de moagem manual pode ser uma diversão e um útimo exercí­cio. Uma vez moí­dos em farinha, os óleos das sementes vão se oxidando, perdendo benefí­cios e se tornando prejudiciais.

O kefir pode ser substituí­do por iogurte natural integral. O importante são os lactobacilos que possibilitam a fermentação natural.

É possí­vel substituir a manteiga por gordura de coco. A vantagem gastronômica é que esta última possui uma temperatura de derretimento mais alta que a manteiga, podendo deixar mais “sequinho” o produto final.

De qualquer modo, seja manteiga ou gordura de coco, sugiro utilizar a mí­nima temperatura possí­vel para derretê-la, para que não mate as bactérias do iogurte/kefir, ao serem misturadas a ele.

Angela, a sua receita leva kefir, mas não dá margem para que ocorra a fermentação natural dos cereais. É importante que, uma vez preparada a massa, ela seja deixada em repouso, coberta, à temperatura ambiente, durante 12 a 24 horas,

O processo de fermentação natural dispensa o uso de bicarbonato.

Sugere-se fazer furinhos com o garfo na massa aberta e pronta para ir ao forno.

Um aumento em 3 vezes na proporção da manteiga, além de um pouco mais de sal, nesta mesma receita, pode resultar em uma deliciosa crosta para torta. Mas se fizer uma torta, cuidado com sua escolha para o recheio!

Conheça também as nossas redes sociais:

Instagram: @pfeldman

Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman

Periscope: PatFeldman


Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

14 comentários

  1. Pat o leite de Kefir pode ser substituido por outra coisa?O Dr.Feldman me aconselhou a não de comer o pão sueco nos 3 primeiros meses…estou contando nos dedos os dias pra fazer essa receita…então tem como substituir o leite de Kefir?Desde já obrigada

  2. Luciana, o kefir pode ser tranquilamente substituído pelo iogurte natural integral – tem a receita dele aqui no blog.

    Realmente, melhor esperar pelo menos os 3 meses até para este pão tão saudável!

  3. Estou procurando o pão sueco que a massa é colocada em um saquinho plastico para facilitar a abertura.A massa estando dentro do saquinho é facil deixá-la foninha com a ajuda da mão. E aí como faz para tirá-la do saquinho para que não se desmanche, será que posso levá-la ao frizer para que o saquinho desgrude mais fácil?

  4. OLA PAT,MEUS CALDOS ESTAO NA GELADEIRA,SEPAREI O FRANGO PARA O PASTEL DE FORNO,QUE A MASSA JA ESTA NO FORNO CRESCENDO,O PAO DE QUEIJO TERMINEI AGORA ,E IREI ASSAR AMANHA PELA MANHA.E VOU COLOCAR BICARBONATO DE SODIO,AMANHA NA MASSA DO PASTEL E FAZER PAO,NA METADE DELA. ESTOU COZINHANDO 1K DO SEU FEIJAO MARAVILHOSO E VOU CONGELAR.ESTA VENDO VC ENSINA DIREITINHO.DA GOSTO COZINHAR ASSIM ,SUPER SAUDAVEL E NUTRITIVO.AH!HJ NO ALMOCO ,FOI A SUA CARNE DE PANELA COM BATATAS YACON.MILHO COZIDO DA FEIRA DA AGUA BRANCA,QUE MARAVILHOSO!O OLEO DE COCO QUE COMPREI DE VC,JA USEI HJ.MUITO OBRIGADA.ENTAO PAT ESTA VENDO O QUE VC FAZ COM ESSE SITE MARAVILHOSO,MAMAES FAZENDO COMIDINHAS SAUDAVEIS AOS FILHINHOS,E MEU MARIDO AGRADECE.HAHAHA BJS.OBRIGADA NOVAMENTE.

  5. Oi Pat,
    Fiz a receita de pão sueco, mas acho que cometi algum erro, pois não ficou nada parecido com o pão sueco que vejo nos upermercados nem mesmo com as fotos postadas em sites de receitas.
    Prepari da seguinte maneira: Coloque 1 1/2 xí­caras de farinha, o kefir de leite, o oleo de coco, o sal e misturei, em seguida fui acrescentando o restate da farinha até que desgrudou das mãos. Amassei por alguns minutos e coloquei em uma vasilha coberta e deixei repousar por 24 horas. Passado esse tempo, a massa havia crescido bastante, mas não havia dobrado de volume, amassei um pouco a massa, e com a ajuda de um rolo abri até ficar bem fininha, cortei em retângulos, coloquei em assadeira e dei uma pausa de 30 minutos (nesta pausa eles não cresceram nada). Depois assei em temperatura de 180 graus por 15 minutos.
    Entretanto eles ficaram finos, duros e com bastante acidez.
    Por que não cresceram nada quando foram para o forno? A consistência dele é realmente dura, ou ficou assim por que não cresceram? Será que o bicarbonato fez falta? Por que ficaram tão acidos?
    Sou persitente e vou tentar outras vezes, mas será que poderia me ajudar a descobrir o que fiz de errado?
    Abraços.

    1. Free, acho que você não fez absolutamnete nada de errado!! O pão sueco é mesmo uma bolachinha crocante e fininha. Eu adoro usá-lo para servor como aperitivo, acompanhado de patês.

    2. Não vai fermento neste pão e ele não precisa levedar, no máximo 1 hora dentro de um saco plastico. Ele é feito com iogurte farinha integral e germem de trigo, uma pitada de sal e 1 colher de sopa de açucar mascavo.No máximo 1 colher de sopa de óleo que não seja soja. Amasse como se fosse fazer massa de pastel, dai tire pedaços a massa tipo bolinhas do tomanho de um limão taiti. Passe na maquina de fazer massa ou no rolo de massa e pode colocar no micoondas. 1,30 minutos, virando nos primeiros 20 segundos e depois nos 45 segundos.Elçe ficara realmente uma lâmina que vc pode antes de cozer colocar semente de papoulas, girassol, linhaça previamente deixada de molho em agua quente, por uns 30 minutos. Fica muito bom. se colocar mel, uma colher de sopa em cheia ao inves do açucar mascavo o pão é armênio.

      1. Elisa, agradeço a tua colaboração, porém aqui no site evito completamente receitas com adição de açucar refinado e preparo em microondas. A fermentação do trio por 12 a 24 horas é importante par melhorar a digestibilidade do alimento e livrá-lo dos anti-nutrientes.
        Se você quiser adapatar a sua receita seguindo a filosofia do site, seria ótimo! Melado, mel ou rapadura ralada no lugar do açúcar refinado e forno convencional em lugar do microondas!

  6. Oi Pat,
    Achei muito interessante o seu processo de produção de pães. Vou tentar fazer suas receitas. Porém, gostaria de te fazer uma pergunta: Queria saber se a utilização de fermentação prolongada (12-24hs) da massa de pão com fermento biológico comercial ou, uma fermentação à base de fermento natural (levain), promovem os mesmos benefícios do seu processo de fermentação, como a pré-digestão do glúten, por exemplo. Muito Obrigado,
    Flávio

    1. Flávio, o levain sim, porque é uma outra forma de fermentação natural. Já o fermento biológicoeu não tenho certeza, não tenho experiência com ele.

  7. Sei que é maravilhoso você curtir uma cozinhas. Mas acho também que muitas coisas são dispensaveis. O Pão Sueco já tem pronta para a venda nos supermercados. Tem um da “Via Delicia” . Ele é integral e é uma delicia. aliado com uma dieta e habitos saudaveis , ele proporciona muitos beneficios. Controle de peso, do colesterol e dos níveis de açucar na sangue. Alem de muito saboroso.

    1. Vanessa, quando a gente gosta de verdade e descobre o quanto pequenos detalhes fazem muuuuita diferença, a gente faz em casa sim. Inclusive é muito divertido!!

  8. Quero perguntar para a Patricia Song, sobre colocar bicabornato de sodio na massa de pastel?
    O que voce quis dizer? Fiquei curiosa, mas nem sei como procurar se for uma receita
    Se puder me responder eu agradeço
    MiisaSerena

  9. Olá, Pat!
    Procurei algumas receitas de pão sueco e a sua foi a que mais me agradou.
    Vou tentar fazer; mas como estou sem a gordura de coco, vou substituir por ghee (manteiga clarificada), imagino que nã haverá problrma. Mas gostaria ainda de saber as calorias que uma fatiazinha de mais ou menos 6×6 cm (o tamanho que comprei na padaria, e com que pensei em cortar) tem. Tal informações na internet são poucas e dispares, talvez pelas diferentes formas de elaboração. Da forma que você sugere como fica a quantidade de clorias? Obrigada pela atenção e obrigada.

Comentários estão encerrado.