A comida americana vai além do mundialmente famoso hamburguer com batatas fritas, e nessa minha última temporada lá, durante o congresso e as férias, eu pude matar saudades de uma sopa simplesmente espetacular, que eu provei há alguns anos atrás e nunca esqueci: Clam Chowder. A receita é típica e ocorrem variações na receita de cada estado – existe clam chowder branco e vermelho. Eu gosto mesmo é do branco!
Clam é uma espécie de marisco, que até onde eu sei não são encontrados no Brasil. Mas não fique triste, a receita fica deliciosa também preparada com nossos mariscos nativos – existem algumas variedades na costa brasileira que são facilmente encontradas. Eu ainda não tentei, mas existem receitas onde se sbstitui o “clam” também por peixes brancos ou camarões. Tenho certeza de que o resultado deve ser igualmente divino!
A receita original é ainda da época dos imigrantes. Os primeiros colonos tinham de se contentar com os ingredientes que lhes chegavam às mãos, e, além disso, copiaram dos índios vários truques de preparação e temperos. Foi deste modo que surgiram muitas receitas que hoje constituem a base da culinária tradicional norte-americana. A dona de casa americana põe todo o orgulho em descobrir variantes pessoais para a sopa de marisco e em aperfeiçoá-la.
Ingredientes (para cerca de 8 porções):
2 cebolas finamente picadas
1 pimentão vermelho peqeuno, finamente picado
1/2 xícara de manteiga à temperatura ambiente
1/2 xícara de farinha de trigo (a receita fala sobre farinha não branqueada, que não é exatamente a farinha integral que conhecemos e também não é a nossa farinha branca – eu sugiro usar uma mistura das duas)
1 litro de caldo de peixe caseiro
2 xícaras de batatas cortadas em peqeunos cubos (se estiver usando batatas orgânicas, apenas lave-as muito bem, nm precisa descascar)
2 xícaras de creme de leite fresco
2 xícaras de “clams” (como não são encontrados no Brasil, você pode substituir por qualquer espécie de marisco de sua preferência, algum peixe branco ou camarões)
1/2 xícara de vinho branco seco
sal e pimenta do reino
1 colher de chá de noz moscada ralada ou macis
2 colheres de sopa de salsinha finamente picada
Modo de Preparo:
Refogue o pimentão e as cebolas na manteiga em fogo médio-baixo numa panela bem grande.
Em fogo m’dio misture a farinha na manteiga e cozinhe, mexendo sempre muito bem, por alguns minutos.
Adicione o caldo de peixe caseiro e leve à fervura, mexendo sempre.
Adicione as atatas em cozinhe em fogo baixo até que estejam macias – como elas estão cortadas em cubos, não demora muito.
Acrescente o creme de leite fresco, o vinho e os “clams” (ou qualquer outro marisco, ou peixe cortado em cubos ou caarões) e mantenha o fogo baixo até que estejam cozidos.
Acrescente a noz moscada, acerte o tempero com sal e pimenta do reino.
Desligue o fogo, acrescente a salsinha picada e srva imediatamente.
A seguir algumas imagens mais bonitas de clam chowder, porque a minha foto ali no começo ficou um horror!!
Minha sobrinha fez intercâmbio nos eua e ela amou essa sopa. Vou pegar a receita e assim que der farei e chamarei ela para devorar a sopa.
hummm “@PatFeldman: Clam Chowder (sopa de mariscos, hoje sem mariscos) http://t.co/9Swc8gs será o nosso jantar nesse carnaval friorento!”
Pat,
CLAMS existem sim no Brasil… Eles são conhecidos como vongoles, marisco branco, lambreta, etc dependendo da região do país…
Bom saber, Francisco. Obrigada pela dica!
Em Santa Catarina é conhecido como berbigão e em muitas localidades de fala portuguesa como ameija ou ameijoa… http://comidas.over-blog.com/article-sopa-de-berbig-o-61793954.html