Bebidas Conservas Caseiras DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Ginger Ale – refrigerante caseiro de gengibre

geingeralePreparar ginger ale foi a nossa diversão familiar para esta linda manhã de sábado: fomos nós 3, pai, mãe e filho, para a cozinha preparar uma bebida gostosa, refrescante e extremamente saudável. Meu filho AMOU o cheiro de gengibre, que realmente faz um bem danado, “dá barato”. Se divertiu medindo ingredientes, mexendo e dando palpites. De quebra, começou a incorporar alguns conceitos de pesos e medidas, sem nem ao menos perceber, está aprendendo um pouco do que uma escola ensina de maneira muito mais entediante.

Bebida tradicional

O “ginger ale” é uma bebida bastante tradicional nos Estados Unidos e é bastante refrescante. O ginger ale moderno tem dois antecessores: a cerveja de gengibre, fermentada e envasada em casa, como o “root beer” (que pode ser traduzido como cerveja de raízes, que é uma delícia, mas que eu ainda não consegui preparar em casa). Um bebida fermentada e borbulhante, algumas vezes alcoólica, mas na maioria das vezes não.  Seu outro ancestral é a água de gengibre ou “switchel“, como os habitantes da Nova Inglaterra chamam, uma bebida não alcoólica preparada por fazendeiros durante os longos e quentes dias de poda nos campos de feno.          

Forma de adoçar

Para alguns, o ginger ale é adoçado com açúcar comum, mas a melhor opção serão sempre os adoçantes naturais, como xarope de bordo (maple syrup), mel ou rapadura. O gosto ligeiramente azedo é dado pela lacto-fermentação, o que torna esta bebida um excelente probiótico, perfeito para regularizar o intestino e fortalecer o sistema imunológico.

Esta bebida é extremamente refrescante, ideal para ser tomada em pequenas quantidades acompanhando refeições ou como um isotônico após atividades físicas. Para o verão, sirva bem gelado, puro ou diluído, com ou sem pedras de gelo e eventualmente usando folhas de hortelã fresca e rodelas de limão para enfeitar e perfumar.

A receita do ginger ale

Ingredientes:

3/4 de xícara de gengibre muito fresco, descascado e ralado ou cortado em pedaços muito pequenos;

1/2 xícara de suco de limão fresco

1/2 xícara de rapadura ralada (ou mel, ou melado)

2 colheres de chá de sal marinho

1/4 de xícara de soro de iogurte fermentado

2 litros de água filtrada à temperatura ambiente

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes em um pote alto com tampa e mexa muito bem.

Tampe e deixe à temperatura ambiente por 2 a 3 dias (com o calor que tem feito por aqui, deixaremos apenas 2 dias) e depois transfira para a geladeira.

Coe na hora de servir.

Você também pode servir o ginger ale diluído em água com gás.

Leia mais sobre bebidas e alimentos fermentados no meu livro Fermentação Para Principiantes.

(originalmente publicado em março de 2011)

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

72 comentários

  1. Oi Pat, adorei a idéia, sou fã de gengibre! Tenho ma dúvida: tem algum possível substituto para o soro de iogurte? Estou testando uma possível intolerância a lácteos em minhas filhas. Aliás, aproveitando o embalo – quais seriam alternativas aos probióticos lácteos?

    Um abraço e obrigada!

    Julia

    1. Olá, Júlia.

      Você pode substituir o soro de leite pelo famoso Kombucha. Fica delicioso.

        1. Pat, eu vou ter kombucha para doar acho que até o fim do mês. Vc está querendo?

          1. Eu também gostaria de receber uma muda de kombucha! Você tem para doar? Ou vender? Grata.

  2. Pat, por favor me ajude, como faço para não deixar o brocolis amarelado na hora do cozimento?
    eu queria deixar bem verdinho , eu cozinho no vapor e mesmo assim eles ficam amarelados.
    por favor me ajude, um beijo e parabens pelo site ficou maravilhoso!

    1. Para que seu brocoli continui verdinho depois de cozido é só colocar uma pitada de bicarbonato de sodio na agua do cozimento.
      bjos

  3. Pat, sempre uso o soro do iogurte em várias preparações, mas como faço para ele ficar fermentado?
    Um abraço
    Débora

      1. Olá, Débora.

        Você pode adicionar um pouco de mel, açúcar mascavo ou rapadura ralada, e aguardar a reação bacteriológica.

  4. Olá Pat,

    Um, essa bebida parece ser ótima!!!!!!!!!!!!!
    Pena que minha filha(Àsperger), que adora gengibre, não pode comer nenhum alimento fermentado.
    Ela não pode com fermento biológico, probiótico nenhum.
    Você sabe me dizer porque Pat?
    Se ela comer um biscoito ou pão feito com fermento biológico, já era, a barriga incha e dá dor de cabeça.

    Beijos,
    Cris.

    1. Cristina, não posso afirmar com certeza, mas talvez o problema com sua filha não seja o fermentado em si, mas sim a forma como ocorre a fermentação. Segundo a Dra. Natasha, Aspies e autistas possuem uma flora intestinal inadequada, de certa forma doente, então é de suma importância consumir probióticos que povoem o sistema digestivo deles com “bactérias do bem”. Neste caso eu diria que o que pode causar problemas é a lacto-fermentação, por causa da eventual presença de caseína.

      A fermentação com o fermento biológico, daqueles comprados em supermercados, é completamente diferente daquela feita com iogurte ou soro de iogurte. Vou pesquisar a possibilidade de excluir o soro de iogurte desta receita para o teu caso em especial, porque em outras conservas fermentadas, basta o meio ácido, que pode ser obtido com gotas de limão.

  5. oi pat
    eu tenho o mesmo problema que a julia tenho intolerancia a lactose e dai existe substituto, eu me interessei
    muitissimo pelas receitas de yakult e refrigerantes caseiros
    mas o porém é o soro do iogurte
    bj
    cada dia gosto mais do teu site

  6. Cara Pat ,

    fiz essa receita há um tempo usando fermento biológico para produzir CO2 e quebrar o açúcar. Vou tentar essa hoje. O soro fermentado deixa a bebida gasosa ???

    ps : o cream cheese que “sobra” do iogurte , batido com um pouco de sal e azeite é delicioso!

    grato

    Daniel

  7. Cara Pat ,

    fiz essa receita há um tempo usando fermento biológico para produzir CO2 e quebrar o açúcar. Vou tentar essa hoje. O soro fermentado deixa a bebida gasosa ???

    ps : o cream cheese que “sobra” do iogurte , batido com um pouco de sal e azeite é delicioso!

    grato

    Daniel

  8. hm… será que, ao invés do soro, um kefir de água? não imagino qual seja o sabor desse soro fermentado, mas o na hora em que bati o olho na foto, foi o que me veio à cabeça

    1. Mayra, acho que é possível sim. As conservas eu já fiz com kefir de água e deram super certo Se você fizer, venha nos contar o resultado!

      1. obrigada pela dica. quando o tempo esquentar um pouquinho mais, vou tentar sim! por enquanto meus grãozinhos de água estão congelados. suas receitas de conserva com kefir estão no site? fiz uma busca rápida, mas não achei

        1. Eu gostaria de saber se vc pode passar para mim Kefir gostaria de adiquerir.

  9. Pat, essa receita parece a do Aluá nordestino, você conhece? que se fermenta com o pão e leva quatro dias para fazer. mas gostei da fermentação com o soro de iogurte.

    1. Edna, me manda essa receita!! Eu não conheço!! Gostaria de experimentar e divulgar mais as receitas tradicionais do nosso país!

      1. 4 baguetes ou 10 pães franceses, 2 col. sopa de cravo, 2 pedaços de gengibre lavados e levemente amassados, 6 a 8 rapaduras pretas picadas .
        1º Dia: Num pote coloque os pães e complete com 10 litros de água filtrada. Tampe e deixe fechado até o dia seguinte.
        2º Dia: Numa frigideira, torre 2 col. sopa de cravo, coloque devagar no pote, o cravo torrado e os dois pedaços de gengibre. Tampe novamente até o dia seguinte
        3º Dia: Coloque as rapaduras picadas, dê uma mexida com uma colher grandee tampe novamente.
        4º Dia: Coe o líquido com um pano limpo e fino(vual), e guarde na geladeira.
        eu adoooro essa bebida.
        Pat já te passei dois e-mails pedindo informações para eu comprar o óleo de coco extra-virgem e o extrato de baunilha, mas até agora não recebi resposta.
        Um grande abraço, nem preciso dizer que amei o seu site, estou sempre por aqui.

  10. Pat, eu fiz o ginger ale e ficou delicioso, mas tbém ficou levemente alcóolico, como um champagne. Ficou uma DELICIA, mas porque ficou assim?

    1. Como você conseguiu saber que ficou levemnte alcoólico? Curiosidade mesmo! Bebidas fermentadas, e isso inclui até um simples kefir de leite, podem fermentar a ponto de ganharem algum teor alcoólico, em geral, bastante baixo.

  11. O cheiro e depois o gosto! Abri meu recipiente de ginger ale hoje pois levei pra casa do meu pai, que me perguntou se tinha alcool naquilo que eu levei (!). E depois que eu provei, eu mesma percebi uma certa alegriazinha ao tomar a bebida, já que não tenho o costume de tomar bebidas alcoolicas percebi fácil.
    Agora a noite meu marido provou e disse que tem sim algum teor alcoolico sim, ainda que muito baixo.
    Eu deixei o vidro uma semana fora da geladeira pois estava frio. Tem a ver?

    (PS-te mandei um e-mail semana passada perguntando como comprar e retirar o caldo de carne e a mostarda aqui em sâo Paulo)

    1. Muito interessante Mari!!!

      Quanto ao e-mail, estou vergonhosamente atrasada para responder diversos e-mails!!! Manda de novo, que eu te respondo agorinha mesmo!!

  12. Fiz a bebida e adorei! Ficou levemente gaseificada. Ótima opção para estes dias quentes!

  13. Pat, fico anciosa na espera dos finais de semana para testar suas receitas. Trabalho bastante, mas todo sábado e domingo além de cuidar de casa, ir a Igreja, e outros sempre dedico parte do meu tempo no preparo de suas receitas, que eu adoro,faço por prazer. Essa Receita foi tão simples que fiz na quinta a noite (após chegar do trabalho) e só hoje esperimentei. Aprovadíssima, ficou delícia! Com certeza tenho uma ótima opção para substituir refrigerantes tão prejudiciais a nossa saúde. Obrigada! Graça e Paz a você e sua família!!!

  14. Boa noite Pat. Estava em busca de informações sobre o ginger ale e por curiosidade abri o seu site para obte-las. Eu não tinha a menor idéia do que se tratava esta bebida e fiquei surpreso ao saber que é um refrigerante e até que gostei. Como sou curioso por sabores diferentes, vou experimentá-la e espero que obter sucesso no preparo. Eu a informarei do resultado. Antonio

  15. Oi Pat,

    Sempre leio suas receitas e muitas falam da lacto-fermentação utilizando soro de iogurte fermentado.

    Minha filha tem alergia à proteína de leite, sendo assim, imagino que ela não possa consumir produtos em que são lacto-fermentados dessa forma. Estou correto, né? Você recomenda alguma outra forma de fermentar os alimentos, esse ginger ale por exemplo (que me pareceu ótimo)?

    Outra dúvida: qual o fermento que você usa no preparo dos seus pães? Procurei no seu site a receita de um fermento natural, mas não estou encontrando…

    Obrigado!

    1. Igor, a fermentação natural precisa apenas de água e farinha. O uso do soro de iogurte apenas garante ainda mais a qualidade das “bactérias do bem” que farão a fermentação.

      No caso da sua filha, mesmo o soro de iogurte não é recomendado, então você pode fazer as minhas receitas com água em lugar de soro ou iogurte ou com kefir de água.

  16. Pat. Não conhecia a receita do Ginger Ale. Vou experimentar. De quebra repasso alguma coisa sobre a “cerveja de raízes”. No Brasil, a Cini, indústria do Paraná, produz a Gengibirra ou Cerveja de Gengibre. Prá fazer em casa também é muito fácil. A receita é essa:
    Ingredientes:
    50 gramas de Gengibre de boa qualidade
    10 litros de água (de preferência mineral)
    1,5 kg de açúcar (aproximadamente)
    Modo de fazer:
    Bata no liquidificador o gengibre com um pouco de água. Em uma vasilha grande, misture este gengibre liquidificado com o restante da água e adoçe a gosto (pro meu gosto vai aproximadamente 1,3 kg de açúcar). Deixe descançar por três dias (se você estiver num lugar quente, na geladeira), coberto com um pano limpo. Após este período acrescente um copo de suco de limão e misture bem. Coe e engarrafe tampando muito bem. Deixe descansar por aproximadamente uma semana. Se usar garrafas pet, pode ir testando a partir do quarto dia, verificando o quão dura ela está. Dependendo da qualidade do gengibre, a garrafa pet fica arredondada. Põe prá gelar e, ao abrir, tome cuidado, pois terá muita pressão. Por ser um produto natural, é comum criar uma borra do gengibre.

    1. Essa e A receita do “ginger ale” tradicional, com a fermentação natural- a mistura adquire o fermento ou levedo que está no ambiente (wild yeast) e que não podemos ver mas está “no ar”. Esse processo é ótimo para quem não pode ingerir alimentos com fermentação láctea ou biológica. Com essa mesma receita, no final você obterá uma bebida gaseificada naturalmente por causa da fermentação natural ocorrida durante o período de descanso da mistura que continua ocorrendo mesmo dentro da garrafa “pet”, por isso a garrafa fica “dura”. Algumas pessoas usam o fermento biológico para pão ou mesmo a fermentação láctea para acelerar mais o processo, mas o resultado será semelhante. Porém com o fermento biológico, a bebida ficará deliciosa no primeiro dia mas poderá se tornar amarga e com um teor alcoólico que para alguns poderá ser desagradável. Você pode corar a mistura para não ficar com a borra da gengibre, mas acho deliciosa com aqueles pedacinhos no fundo do copo.

  17. Olá,
    Vou experimentar fazer o ginger com o “rejuvelac”. Um fermentado do trigo. Que tal? Será que funcional?

  18. Olá Pat, sigo essa receita já a algum tempo e amo, tomo toda hora, fica delicioso e substitui, tanto refrigerantes como qualquer drinque em festas! Obrigada pela receita.
    Só que tenho que perguntar uma coisa, as duas ultimas preparações que fiz ficaram mofadas ao terceiro dia que deixei la no armário para fermentar, forma-se um mofo branco fino por cima da preparação….o que fazer pra isso nao acontecer, pois nao quero deixar de fazer o ginger ale caseiro!

    1. Veléria, no calor as altas temperaturas fazem com que a fermentação aconteça mais rápido, então as bactérias boazinhas – lactobacilos – se multiplicam mais em menos tempo. Esse mofo que você vê é o acúmulo de bactérias do bem. Ele é feio demais, mas não deve fazer mal. Aqui em casa quando isso acontece eu retiro a parte feia, e consumo a bebida normalmente.
      Para que o mofo não apareça, uma sugestão é diminuir o tempo de descanso fora da geladeira.

  19. Oi Pat tudo bem? Fiquei com uma dúvida, o ginger ale deve ficar em um pote hermético ou uma vasilha com tampa simples basta? Muito obrigado.

  20. Oi Pat!
    Eu estou gravidinha e ler o Crianças na Cozinha tem me provocado vários desejos!(Tem aaaaanos que eu acompanho o site silenciosamente)
    Estava aqui pensando, o que você acha de fazer um refrigerante cítrico com essa receita? No lugar do gengibre, colocar talvez cascas de tangerina e sumo de tangerina e laranja? Posso experimentar, mas queria saber se você acha que isso tem alguma chance mínima de ser um experimento bem sucedido. Aguardando ansiosamente a resposta!..rs

    1. Natália, nunca fiz, mas é bem capaz de dar certo sim! Se você fizer, depois venha nos contar o resultado! E a propósito, parabéns pela gravidez!

      1. Obrigada Pat! Vou fazer sim em algum momento desse mês (espero) e venho aqui contar! :)))

      2. Oi Pat, passeando por aqui li algumas coisas que me lembra muito coisas que minha madrinha fazia e que estou testando, mas como a lembrança é de mais de 45 anos, resolvi pesquizar aqui na net, e encontrei vc falando disso, eu estou com uma mistura de gengibre, açucar e água numa garrafa tentando lembrar o que era isso que minha madrinha fazia. Quanto ao que a Natalia falou sobre frutas, eu faço com cascas de abacaxi e fica uma delicia parecendo champanhe, com gás e geladinha depois de uns 2 ou 3 dias.

  21. Uma duvida: por quanto tempo o soro pode ficar na geladeira após sua retirada?

  22. Oi pat!! Meu ginger Ale ficou Salgado, será que ainda salva, colocando mais soro, limão e gengibre ????! Sou fã demais! Um beijo

  23. Pat tudo bem? Descobri as maravilhas da lactofermentacao no seu site! Obrigada! Uma dúvida, o soro de iogurte eh calórico? Porque eu gosto de fazer tudo no estilo “liscereja” rs – muuuuito soro nas bebidas! Aí fiquei com esta dúvida e não achei resposta em lugar nenhum…aí decidi bater aqui de novo :) obrigada!!!

    1. Nunca pensei nas calorias do soro, aliás nunca penso em calorias de nada!!!! Eu duvido que seja muito calórico, mas é só um palpite!

  24. Pat, li todos os comentários, mas fiquei com duas dúvidas. Após a fermentação, coloca na geladeira sem coar? E quanto tempo dura o ginger pronto? Agradeço!!!

  25. Oi pat!! Qual a chance do vidro explodir ?? O meu ta f ermentando e soltando verdadeiras borbulhas de amor rsrsrs todo dia eu abro um pouco pra “respirar” pq tenho medo mesmo do vidro explodir neura demais ou ta valendo?

  26. Pat, a gengibirra original que eu tomava na Inglaterra, era feita com uns grãos (scoby) similares aos grãos de Kefir de água (eles chamam isso de GBP, gingerbeer Plant). Você já viu cultura desses scobys disponível em algum lugar no Brasil?

    1. O que vejo no Brasil como Scooby é a cultura para fazer kombucha. Eu não tenho em casa, nem conheço quem tenha, mas não é muito difícil achar em grupos relacionados no Facebook ou via google (a gente acha tudo no google hoje em dia!)

      1. Existem pelo menos 4 tipos de Scoby: o de kombucha, o de Kefir de agua, esse de gengibirra (GBP) e a mãe do vinagre (que parece o do kombucha)….. aqui no Brasil nunca achei GBP

        1. eu nunca conheci os grãos de kefir como scooby, que interessante! Aqui no Brasil a turma da Cia. dos Fermentados mexe com itens mais avançados da fermentação. Vale a pena entrar em contato com eles.

Comentários estão encerrado.