RECEITAS Risotos

Risoto de Camarões com Limão Siciliano

Picture 13Acabei de chegar na praia e lá vem meu pai com um pacotão de camarões fresquinhos esperando para virar um prato mais do que delicioso. Do outro lado apareceu minha mãe, me lembrando que está com um bom estoque de limões sicilianos na geladeira e que não sabe mais o que fazer com eles.

Risoto é um prato quente, que normalmente me remete a dias mais frescos, mas ainda assim resolvi arriscar uma receita que veio aparecendo aos poucos na minha cabeça, enquanto “registrava” tudo o que tinha disponível por aqui.

Caldo de carne estava fora de questão, primeiro porque o risoto era de camarão e um caldo de carne, ainda que muito bem diluído, não combinaria muito, e depois porque eu simplesmente não tinha caldo de carne nenhum por aqui. Não trouxe e não tive tempo de fazer (e nem sei se terei…).

Eis que meu pai atira do armário, com a maior cara de alegria, um cubinho de caldo de legumes!!! Ah,mas comigo não dá!! Uma vez caldo caseiro, sempre caldo caseiro, e eu não abriria excessões!! Fui bisbilhotar nos armários para ver o que encontrava de temperos, ervas e especiarias, assim acharia uma misturinha natural e que desse um sabor especial ao prato. Juntei numa caneca um pouco de gengibre em pó, açafrão, curry, salsão em pó, louro em pó, sal e pimenta do reino, alho fresco, tomilho desidratado e acho que dessa vez foi tudo. Um pouquinho de cada coisa, água filtrada e tudo no fogo, a fim de obter uma espécie de chá, um caldo de especiarias que seria usado no preparo do risoto.
Enquanto isso, numa panela a parte fervíamos água com sal para cozinhar rapidamente os camarões (rapidamente mesmo, para não ficar “borrachudo”). O camarão chegou “no ponto” (decidido pelo meu pai) e escorremos. Reguei com o suco de meio limão siciliano e reservei. Usamoa 1 kg de camarão rosa, já descascado, para quase 2 xícaras de arroz arbóreo.

O risoto eu preparei como expliquei AQUI, usando manteiga fresca no lugar do azeite extra virgem. Quando o arroz estava praticamente pronto, juntei os camarões e mais caldo, e fui mexendo sempre até obter o ponto correto – al dente. Desliguei o fogo, juntei raspas da casca demeio limão siciliano, 1/2 xícara de queijo parmesão ralado, 3 colheres de sopa de manteiga e 3 colheres de sopa de cebolinha. Acertei o sal e pimenta e deixei descansar por 2 minutos antes de servir.

Se ficou bom?? Ficou divino, espetacular!!! E até a minha avó, que é enjoadíssima para comer, AMOU e não pára mais de falar no prato!!

* * * * * * * * * *

Algumas considerações sobre camarões e crianças…

Os camarões são bichinhos do mar deliciosos, mas que se deterioram rapido demais depois de serem pescados. O barco que os transporta do alto mar para a terra firme contém uma câmera frigorífica que deveria preservá-los, mas na dúvida, para não correrem risocos, os pescadores adicionam ao camarão, ainda no barco, um pó químico conservante (não me lembro do nome agora, depois conformo e coloco aqui). Este conservante, artificial, não faz nada bem à nossa saúde e em muitos casos é a causa de alergias gravíssimas (que muitas vezes é confundida com alergia ao próprio camarão).

Existe no mercado um camarão orgânico, mas não tenho certeza se a criação está dando certo, já que não vi mais o produto nas prateleiras em que costumava vê-lo e perdi o contado com o representante da empresa. Seria minha preferência, se eu pudesse encontrar, o que não foi o caso aqui.

Muitos médicos que conheço não costumam recomendar camarões e outros frutos do mar para crianças antes dos 3 anos. Não custa obedecer tal recomendação… Mas eu já ofereci camarão ao meu pequeno e não tive problemas. Foi pouca quantidade e uma vez só (ontem na hora deste risoto ele já estava jantado e dormindo).

Eu gosto, como em tudo na vida, de usar o bom senso. Meu filho nunca apresentou alergias ou outro tipo de reações a nenhum tipo de comida, o que me leva a crer que ele não tenha uma tendência a sofrer com alergias, então não tenho medo de oferecer novidades. Mas quando o faço é sempre em pouca quantidade e observando possíveis efeitos adversos. Bom senso e observação de mãe devem prevalecer, sempre! Se o seu filho costuma apresentar alergias em geral, duplique a atenção. Se exitem casos de alergias a frutos do mar em sua família, toda a atenção é pouca!!

Bom apetite!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

2 comentários

Comentários estão encerrado.