.
O Natal não está tão perto assim, mas quem gosta de planejar tudo antes e quem quer achar o que fazer com as crianças nessa época, já está de olho nas primeiras opções. Na minha casa, o presente que meus filhos sempre pedem no dia das crianças é montar a árvore de Natal – esse ano eu consegui enrolar um pouco, mas acho que não passaremos do início de novembro!
Olha que ideia divertida que eu pensei para enfeitar a árvore de Natal deste ano: deliciosos biscoitos caseiros que as crianças ajudam a preparar, penduram na árvore e comem de sobremesa no dia de Natal!! Com cortadores das mais variadas formas, é diversão garantida e muita gostosura saudável!
Escolha o formato, e não se esqueça de fazer um furinho em cada biscoito, para depois passar a fita que vai pendurá-los na árvore.
Ontem tiramos o domingo para testar a receita, pensar em formatos, fitas e ver se fica gostoso. Todo mundo aprovou e eu resolvi vir contar o resultado aqui para vocês!
Eu não entendo muito de glacês, e na verdade os evito porque são irremediavelmente lotados de açúcar, então prefiro escolher formas mai simples, como estrela ou pinheiro, que dispensam a decoração do glacê (economiza no açúcar e no trabalho!!).
Se você pretende fazer os biscoitos com farinha de trigo integral, como eu sugiro, programe-se para permitir a fermentação da farinha por algumas horas antes de completar a receita. Se não tiver esse tempo na programação, opte por farinha de trigo branca.
Ingredientes:
1 xícara de rapadura ralada (ou açúcar mascavo de qualidade)
1 xícara de manteiga ou gordura de coco (a gordura de coco faz com que o biscoito de mantenha crocante por mais tempo, recomendo)
1/2 xícara de cream cheese caseiro (ou ricota)
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de extrato natural de baunilha
1 ovo
2 e 1/2 de xícara de farinha de trigo integral (ou um pouco mais, até a massa atingir o ponto ideal para abrir)
1 colher de sopa de canela em pó
Modo de Preparo:
Em uma travessa funda misture a manteiga (ou gordura de coco), o cream cheese (ou ricota) e a farinha de trigo integral. Cubra com um pano limpo e deixe repousar por 8 a 24 horas. Se você não quiser esperar pelo tempo de repouso e fazer tudo na hora, use farinha de trigo branca.
Passado o período de repouso, junte os demais ingredientes e trabalhe a massa até que ela esteja completamente uniforme.
Embrulhe a massa em plástico filme e deixe repousar na geladeira por meia hora. (isso facilita abrir a massa, mas não é absolutamente fundamental)
Pré aqueça o forno a 190 graus (médio-alto).
Numa superfície lisa e limpa, espalhe uma quantidade generosa de farinha branca e com o auxílio de um rolo de abrir massa, estique essa massa até que ela fique com cerca de 0,5cm de espessura.
Corte os biscoitos nos formatos desejados e coloque-os lado a lado numa assadeira. Não se esqueça de deixar um furo em cada um deles para passar a fita que irá pendurá-los na árvore.
Leve ao forno por cerca de 10 minutos ou até que estejam dourados.
Espere esfriar, passe a fita, fazendo um laço bem bonito, e pendure-os na sua árvore de Natal.
Olá Pat, tenho uma dúvida, o repouso desses biscoitos de 8 a 24 hrs., tem que ser fora ou dentro da geladeira? Obrigada e abs
Fora da geladeira! Mas se usar farinha branca, não precisa repouso, usa direto!
Paty, você conhece a espelta? Tenho feito pão com farinha orgânica germinada de espelta. Gostaria de saber se posso usar essa farinha para bolos e biscoitos também.
Marcia, já ouvi falar, mas nunca usei!
Pat, boa tarde!
Descobri seu site ontem e estou extasiada! Sofro de enxaqueca e parece que encontrei a solução para os meus problemas…
Gostaria de saber sua opinião sobre a maisena.
Tenho uma receita de um biscoitinho (basicamente uma mistura de manteiga, açúcar e maisena) que adoro, mas não sei se faz bem… Poderia sugerir ingredientes substitutos para torná-la mais saudável?
Gratidão!
Não recomendo Bianca, até porque praticamente toda maizena do mercado hoje é transgenica…