Ontem eu estava com a fruteira abarrotada de peras muito maduras. Maduras demais para comer puras (eu detesto fruta madura demais, ao contrário do meu marido, que ama), mas não estragadas de tão maduras. Resolvi que faria uma sobremesa com elas, e nada mais gostoso e mais simples do que um bolo.
Olhei diversas receitas, peguei idéias “aqui e ali”, mas a minha fonte de inspiração principal foi essa receita do blog Technicolor Kitchen. Fiz tudo bem parecido mesmo, apenas dispensei a calda, que na minha opinião deixaria o bolo doce demais e com gosto de mel demais, coisas que eu dispenso (eu como mel, mas não amo de paixão, é um sabor que precisa aparecer muito discreto pra mim).
E eu estou falando tudo para mim, tudo como EU queria e como EU gosto, porque meu filho mais velho não dá a menor bola para bolos, afinal não foi acostumado a eles. De vez em nunca dá uma mordida, mas dificilmente passa disso.. Meu marido sempre que tem come, mas também não dá muitos palpites!
A minha receita ficou assim:
Ingredientes:
3 pêras (usei as do tipo William, que é a única que gosto), cortadas ao meio no sentido do comprimento e cada metade em fatias finas, cabinhos e sementes removidos
¾ de xícara de manteiga à temperatura ambiente, molinha
1/2 xícara de rapadura ralada
3 ovos caipiras
1 ½ xícaras de farinha de trigo branca
½ colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de noz moscada moída na hora
1/3 xícara de iogurte natural integral
3/4 de xícara de nozes crocantes picadas
Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°C (temperatura média)
Unte generosamente com manteiga um refratário – eu escolhi um bonitinho o suficiente para ir à mesa, já que suspeitava de que não seria simples desenformar o bolo, e não me arrependi da escolha.
Junte a manteiga e a rapadura na tigela da batedeira e bata até obter um creme claro.
Adicione os ovos caipiras, um a um, e bata bem – raspe as laterais do pote, gruda muito da mistura de manteiga com rapadura lá.
Junte a farinha, o fermento, a canela e a noz moscada sobre a massa e mexa rapidamente com uma colher antes de ligar novamente a batedeira.
Bata em velocidade baixa até incorporar e então junte o iogurte, misturando com uma colher de pau.
Junte as nozes picadas e mexa com uma colher.
Forre o refratário com metade das peras (deixe para fatiá-las enquanto bate a massa, asim elas não escurecem).
Transfira a massa para a forma untada e forrada com as peras e alise a superfície com uma espátula. Arrume as demais fatias de pera sobre a massa e leve ao forno por cerca de 60 minutos ou até dourar – faça o teste do palito.
Sirva morno, puro ou acompanhado de chantilly caseiro ou iogurte; ou espere esfriar (eu não consegui esperar, adoro bolo quente!)
Hum, parece bomm.
Ahhh se fosse sem glutenn e sem lactose…..
A lactose talvez você resolva trocando o iogurte por leite de coco e a manteiga por óleo de coco. O gluten poderia ser resolvido trocando a farinha de trigo por farinha de amêndoas ou farinha de coco, mas não tenho certeza se dará certo. Se testar, venha nos ocntar o resultado!