Eu inspirei essa receita num Boeuf Bourguignon delicioso que comi um dia desses na casa da minha irmã. Hummm, foi um prato inesquecível, eu já tenho uma outra ótima receita em mãos, mas ainda não tive tempo de testá-la. A receita é até bem fácil, mas exige um pouco de tempo e cuidados no preparo e, especialmente quando estou preparando uma receita pela primeira vez, gosto de ter todo o tempo do mundo.
Não foi dessa vez que testei a receita, mas a vontade de degustar os cubos de carne ensopados era tanta, que eu acabei “sem querer querendo”, criando uma versão simplificada do prato.
Eu não me lembro ao certo a carne usada na receita original, mas pelo tempo de cozimento, penso que não precise ser carne das mais macias, como um filé mignon, já que o prato cozinha por horas, mas como dessa vez não tinha muito tempo, foi justamente pelo filé mignon que optei.
Caldo de carne caseiro, legumes e verduras enriquecem o prato em todos os sentidos: sabor incrível, cores vibrantes e um perfume delicioso! Recomendo!
Eu fiz o prato na 6a. feira, com uma peça grande de filé mignon, porque queria que o prato durasse para o fim de semana – sim, eu sou normal e tenho preguiça de cozinhar às vezes, e ter uma comidinha pronta só para ser reaqucida, de vez em quando, não mata ninguém!!!
Ingredientes:
1 colher de sopa cheia de manteiga
8 mini cebolas descascadas (do tipo cebolas-pérola, para conservas)
700g de filé mignon limpo, cortado em cubos de 2cm
1 xícara de vinho tinto seco
3 xícaras de caldo de carne caseiro
300g de cogumelos Paris ou champignons frescos (se você não encontrar cogumelos frescs, use em conserva, porém enxágue-os muito bem para tirar o gosto de vinagre)
250g de cenouras cortadas em fatias bem grossas (dessa vez usei um pacote de mini cenourinhas inteiras – deram um efeito lindo!)
1 maço de arpargos verder frescos cortados em pedaços de 2cm (opcional, se você não encontrar na sua cidade, não de desespere, ou troque por ervilhas frescas – outro gosto, mas “efeito verde” se mantém no prato)
sal e pimenta do reino à gosto – e não tenha medo de temperar!
cebolinhas finamente fatiadas para enfeitar.
Não deixe de participar do sorteio:
Nosso Presente de Natal para os amigos do Twitter: sorteio de 1 exemplar do livro de receitas A DOR DE CABEÇA MORRE PELA BOCA, de Pat e Alexandre Feldman.
Modo de Preparo:
Refogue as mini-cebolas na manteiga até que fiquem macias.
Acrescente os cubos de carne, mexendo sempre, em fogo alto. Quando o fundo da panela começar a secar, acrescente o vinho, e mexa muito bem. Junte um pouco de sal e pimenta.
Quando o vinho começar a secar, acrescente o caldo de carne caseiro. Espere ferver, abaixe o fogo, tampe e cozinhe por pelo menos 20 minutos.
Junte os cogumelos e a cenoura e cozinhe, dessa vez com a panela destampada, até que a cenoura esteja macia. Acerte o tempero com sal e pimenta.
Caso esteja usando, junte o aspargo ou ervilhas e cozinhe rapidamente, o suficiente para que fiquem macios, sem perder o tom verde-vivo. Confira novamente o sal e pimenta e acrescente mais, caso necessário.
Se você achar que passou da conta no sal e pimenta, uma boa pedida é acrescentar algumas mini-batatinhas ao seu rico ensopado. Elas ajudam a deixar o ensopado mais robusto, aliviam os excessos de sal e são uma unanimidade, todo mundo adora!
Na 6a. feira eu servi o prato com arroz integral básico e puê de mandioquinha. Assim meu filho repetiu o prato em duas refeições este final de semana. Agora a pouco, comemos o que sobrou com um simples spaghetti na manteiga.
A foto eu vou ficar devendo…