Caldos Básicos COMPRE DA PAT! DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Caldo de Carne Caseiro

Publiquei essa receita de caldo de carne caseiro originalmente bem no início do site , nos primeiros dias do ano de 2007 (nossa, faz muito tempo!) e até hoje continuo fazendo essa receita semanalmente aqui em casa, em algumas épocas, até mais de uma vez por semana.

CLIQUE AQUI para se cadastrar

e receber novidades da minha cozinha

em primeira mão!!!!

No decorrer desses anos muitos leitores do site resolveram comprar o caldo de carne caseiro congelado para consumir em casa. Outros tantos leitores decidiram fazer o caldo de carne em casa – o preparo é muito mais fácil do que parece – e tiveram algumas dúvidas, que eu respondo através de e-mails e em alguns comentários espalhados pelo site.

Resolvi republicar a receita do caldo de carne caseiro, acrescentando alguns comentários importantes, algumas informações que se mostraram importantes e que, por falta de interação com outros cozinheiros, ficaram faltando na descrição.

Mantenho aqui a oferta para os paulistas: se você não tem tempo ou disposição para preparar o seu caldo de carne em casa, é só CLICAR AQUI e fazer a sua encomenda!

SE VOCÊ ESTÁ EM SÃO PAULO

E QUER COMPRAR O CALDO DE CARNE PRONTO,

CONGELADO EM RECIPIENTES INDIVIDUAIS, CLIQUE AQUI.

Ingredientes

1 canela de boi sem a carne, cortada em pedaços pequenos – os açougues pouco aproveitam esses ossos e eventualmente não lhe cobrarão por ele

1 pé de boi (mocotó) cortado em pedaços pequenos – peça ao açougueiro para serrar

1,5 kg de carne de costela ou ossobuco (com osso), ou ainda uma combinação das duas carnes – para variar um pouco o sabor do caldo, você pode alternar o preparo usando algumas vezes a costela, outras vezes o ossobuco. O sabor do caldo com a costela é mais forte (eu enjoei um pouco). Com o ossobuco o sabor sai bem mais suave

4 L, ou mais, de água filtrada, o suficiente para cobrir completamente as carnes e ossos – aqui em casa, como minha panela é enorme e eu uso duas canelas além do mocotó, chego a usar até 12 litros de água

Sumo de 3 limões ou ¼ de xícara de vinagre

3 cebolas médias picadas (algumas vezes eu uso cebolas roxas, que quase não alteram o sabor, mas dão uma coloração mais especial ao caldo)

3 cenouras médias descascadas e picadas

3 talos de salsão ou de alho poró picados

Galhos de tomilho fresco ou uma colher de sopa de tomilho desidratado

1 colher (sopa) de grãos secos de pimenta verde esmagados (opcional)

1 maço de salsinha

Para saber mais sobre os benefí­cios do caldo de carne caseiro, CLIQUE AQUI.

Modo de Preparo

Um bom caldo de carne deve ser feito com diversos ossos diferentes: alguns ossos fornecem consistência mais gelatinosa ao caldo; o tutano presente neles dá um sabor maior e muitos nutrientes; ao passo que a costela e/ou o ossobuco adiciona cor e sabor. Você também pode usar a picanha, com gordura e tudo, mas nesse caso o caldo fica mais caro, ainda que igualmente nutritivo e saboroso.

Os ossos de molho em água e suco de limão
Os ossos de molho em água e suco de limão

Lave muito bem os ossos e o mocotó em água corrente

Coloque os ossos e o pé (mocotó) numa panela bem grande e cubra com a água filtrada misturada com o sumo de limão. Deixe descansar durante uma hora.

Enquanto isso, coloque as costelas/ossobuco em uma assadeira e deixe no forno a 200 graus (médio-alto) até dourarem (cerca de 1 hora, o tempo em que os ossos ficam de molho). Quando estiverem torradas (mas não queimadas!), coloque-as na mesma panela em que estão os ossos, acrescentando as cebolas, cenouras e o salsão. Leve à fervura.

Observação

Quando me lembro, levo ossos e carnes à fervura, escumo o excesso da espuma que normalmente se forma e só então acrescento as cebolas, cenouras, salsão/alho poró e temperos – fica mais fácil de escumar!

Na assadeira onde se assaram as costelas, acrescente um pouco de água, aqueça na boca do fogão até a fervura, mexendo para soltar o fundo da assadeira. Acrescente esta água à panela do caldo – vai dar ainda mais cor ao caldo.

Adicione mais água à panela do caldo, se necessário, o suficiente para cobrir todos os ossos. Cuidado apenas para não encher demais a panela, porque o volume aumenta durante o cozimento.

Uma dica

Se a boca do seu fogão não for fraca o suficiente ou se a panela que você estiver usando não for “gigantesca” como a minha, o líquido do preparo do seu caldo pode secar com o passar das horas. Não deixe isso acontecer!! Se notar que o líquido está secando demais, basta acrescentar mais água durante o processo, tantas vezes quantas forem necessárias.

Assim que começar a ferver, poderá se formar uma camada de espuma na superfície. É importante que ela seja removida com uma escumadeira – esta espuma representa eventuais toxinas contidas na carne e ossos e caso não seja retirada, poderá deixar o caldo menos perfumado e menos saboroso. Depois de removê-la, abaixe o fogo, adicione o tomilho e a pimenta.

Deixe o caldo de carne cozinhar como se estivesse em um fogão a lenha, bem lentamente, por 12 a 72 horas. Quanto maior o tempo de cozimento, mais intensa será a cor do caldo e mais saboroso ele será, porém com cerca de 12 horas de cozimento ele já terá todos os nutrientes liberados e estará perfeito para consumo.

Fogão à lenha

Claro que como hoje pouquíssimas pessoas têm o privilégio de ter um fogão à lenha. Minha sugestão é que se deixe a panela TAMPADA (por isso a escolha de uma panela toda de aço inox, com fundo grosso) dentro do forno ligado no mínimo com a porta entreaberta. A temperatura, desse modo, estará na faixa de 85 graus; não haverá fervura, nem preocupação com evaporação excessiva durante todo o período de cozimento lento. Você também pode deixar numa boca de fogão bem fraca e utilizar um difusor de chama.

O difusor de chama

Lojas especializadas em artigos para a cozinha costumam oferecer até mais de um modelo de difusor e o preço nunca é dos mais camaradas – aqui em São Paulo eu sempre vi custando a partir de R$50,00. Aqui em casa a saída que encontrei foi uma loja de artigos para laboratório químico. Eu compro aquele difusor que se usa no bico de Bulsen (alguém se lembra das aulas de química no colégio?). É um ótimo negócio, você paga cerca de R$5,00 e o difusor dura bastante. Quando estraga, você joga fora sem peso na consciência e compra um novinho. Eu uso dois por vez, um em cima do outro, assim o calor fica beeeeem suave, como o canto de um fogão à lenha.

Um pouco antes de finalizar o cozimento adicione a salsinha e deixe no calor por mais 10 minutos.

A parte escura é o caldo. O amarelado é a crosta de gordura que se forma no topo do caldo resfriado e deve ser separada e desprezada.

Coe em uma peneira fina, assim que terminado o cozimento, de modo a separar apenas o líquido de cor marrom.

Observação

Não precisa ser imediatamente após o término do cozimento, quando a panela, bem pesada, estará excessivamente quente. Deixe a panela descansar por uma hora ou duas antes de coar, assim você não corre o risco de se queimar. E quando for coar, faça-o dentro da pia, diminui as chances de uma grande meleca na sua cozinha!

Deixe esfriar.

Transfira o caldo coado para a geladeira a fim de resfriar o líquido e formar uma camada de gordura endurecida no topo do recipiente. Isso normalmente ocorre de um dia para o outro.

Se você não tem espaço na sua geladeira para resfriar o caldo todo num só recipiente, separe-o em recipientes um pouco menores. É mais louça para lavar depois, mas essa é uma etapa super necessária. A gordura do caldo de carne não faz mal à saúde quando consumida em moderação – você pode até usá-la na sua cozinha regularmente, para refogados e sopas, no lugar do óleo vegetal refinado, é mais barato e mais saudável.

A gordura do caldo de carne

Separe esta gordura – você pode guardá-la para muitos outros usos, como no preparo de sabonetes artesanais, em refogados ,ou desprezá-la – e divida o caldo em pequenas porções.

Transfira para o congelador/freezer e vá retirando conforme a necessidade de uso. Você pode usar o caldo na concentração final do seu preparo, diluído para deixar seu sabor mais suave, ou ainda mais reduzido, em molhos de carnes.

Na geladeira o caldo dura até uma semana (observe que ele deve ser guardado na parte mais fria da geladeira) ou cerca de 3 meses no freezer – na verdade eu tenho certeza de que o caldo dua até 6 meses no freezer, porém meus caldos em casa nunca duraram tudo isso, terminavam antes, então prefiro não dar uma certeza que não tenho.

Este caldo, além de extremamente nutritivo para crianças e adultos, é o verdadeiro segredo para uma infinidade de receitas deliciosas. Um simples arroz integral ganha cor e sabor inigualáveis. As sopas ficarão mais cremosas e nutritivas. Os ensopados mais encorpados.

Leia mais sobre o assunto no meu livro As Melhores Sopas e Caldos, disponível em versão eletrônica ou impressa.

Aqui no site Crianças na Cozinha eu já publiquei uma infinidade de receitas utilizando o caldo de carne caseiro, mas você pode criar a sua receita usando apenas um pouco de criatividade. O caldo de carne caseiro, basicamente, pode substituir a água na enorme maioria das receitas.

Leia mais

Quer conhecer todas as minhas receitas de caldos caseiros? Tem até versões vegetarianas para quem prefere. O meu livro As Melhores Sopas e Caldos está disponível em versão impressa, e-book Kindle (grátis para quem tem Kindle Unlimited) ou em PDF.

Neste livro, além dos deliciosos caldos, que podem ser usados puros ou como base para outros pratos, você encontra inúmeras receitas das mais deliciosas sopas. Não perde!

Conheça também as nossas redes sociais:

Instagram: @pfeldman

Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

372 comentários

  1. Inicio desculpando pela identificação anonima, por não gostar de me expressar muito. Desculpe-me.
    Aprovei esta receita e gostei, como é difícil achar pela internet. Muita obrigada.
    Observação: Porque não reúne com pessoas idosas que tem base nas comidas antigas desde décadas passadas? Garanto se você conseguir reunir uma quantidade, poderia publicar em um site seu.
    Obrigada e espero não ter sido inconveniente pela sugestão.

  2. Adoraria encontrar pessoas com experiência na verdadeira culinária tradicional, mas nem sei mais se essas pessoas existem, confesso que fico desanimada muitas vezes…

    Os livros têm me ajudado muito!!

    Livros antigos, de até 50 ou 60 anos atrás, por mais triste que pareça, já foram contaminados por produtos industrializados, “cubionhos”, e outras porcarias artificiais…

  3. Pat por favor me dá umas dicas…fiz o caldo de Carne exatamente como manda a receita só que não sei como usa-lo.Estou colocando no feijão e refogados.Voçe coloca ele em todos os pratos?Como? Gostaria de ter algumas receitas…
    Desculpe a amolação e obrigada pelas dicas.

  4. Enxaqueca » Blog Archive » Caldo de Carne: Mais Saúde, Menos Dores de Cabeça! says:

    […] Espero que este artigo lhe inspire a provar pratos com caldo de carne ou de frango (desde que os animais tenham sido criados soltos à base de alimentação natural para eles, e não em cativeiro, à base de ração. Para a receita de como fazer um caldo de carne autêntico, preparado do modo tradicional, a partir de ingredientes como ossos, cartilagens e pedaços de carne próximos aos ossos, que são cozidos lentamente em água com verduras e temperos por um período mínimo de 12 horas, , clique aqui. Nesse link, você poderá, também, pesquisar receitas deliciosas à base de caldo de carne e de frango. […]

  5. Oi Pat. Eu costumo fazer o caldo de carne aqui em casa, não tão completo quanto o seu mas fica muito bom.
    O que eu quero saber é o que vc faz com a carne? Eu não tenho coragem de jogar fora e já estou sem criatividade para usá-la. Sempre faço um caldo de mandioca e muitas vezes ela estraga na geladeira. Você tem algumas dicas?

  6. Eu também não tenho coragem de jogar tudo aquilo fora, Melissa!! Seria um desperdício imenso de nutrientes!!!!

    Em geral eu deixo tudo na forma de um “semi-purê” – carnes beeeeeem desfiadinhas e o resto amassado ou processado – e congelo em porções individuais para complementar os pratinhos do Arthur. Tem dias em que eu não fico tão inspirada e acabo almoçando só uma saladinha ou qualquer outra besteirinha, então prá que o pratinho dele não fique incompleto, tenho esse “quebra-galho” sempre à mão. Nas refeições dele nunca falta uma carne, e na preguiça ou falta de tempo, essa é a opção.

    Bem temperadinha com sal, pimenta e o que mais a imaginação mandar, fica uma delícia prá gente comer também!!!!

  7. Pat, quando vc coloca as costelas junto dos ossos e coloca p/ ferver, é usando a mesma água com o sumo do limão em que eles estavam?
    Fiquei com esta duvida.

  8. Melissa, mesma água!!

    O limão entra na “dança”, mas não altera em nada o sabor do caldo.

  9. Ai Pat, eu estou arrasada!!!
    Eu estava tão determinada á fazer o caldo de carne exatamente com vc faz, mas vc acredita que eu não encontrei nenhum açougue que venda pé de boi? E ainda por cima nenhum tinha máquina p/ cortar o osso da canela.
    Nem sei o que fazer mais. Acho que vou continuar á fazer com sempre fiz, com muito tempero e carne de músculo.

  10. Precisa mesmo colocar salsão? Detesto o cheiro e algo me diz q fica o gosto no caldo, não fica?
    Dá pra fazer 1/3 de receita?
    Vou tentar fazer, só preciso achar as partes do boi!..rs

  11. Nicole, eu nãoacho que o sabor do salsão fique muito forte, mas quem não gosta, não tem jeito, sente mesmo!!

    Você pode tentar substituir pelo alho poró, de sabor mais suave. Se fizer, venha nos contar o resultado!!

  12. Olá Pat! gostei muito desta receita do caldo, estou pensando em fazer…mas tenho uma dúvida…qual o requisito que vc usa para o tempo de preparo ser de 12 a 72 horas? Obrigada!

  13. Ola Pat,
    gostaria de saber o valor dos potes de caldo de carne, e se vc entregaria proximo a estacao do metro de sao judas, Sao Paulo.

    Ogrigada,
    Lilian

  14. Oi Pat,
    A algum tempo xereto seu blog, e adoro tudo!
    To bem empolgada para fazer o caldo de carne bem direitinho, e tenho uma pergunta, posso colocar a panela com o caldo que ficou no fogo por umas 8 horas na geladeira pela noite e continuar a fervura no dia seguinte?
    Obrigada pela atencao, VKB

  15. Faz tempo que venho procurando essa receita. Parabéns.
    Gostaria de saber se pode ser confeccionada em tacho de cobre.
    Edson.

  16. Oi Pat, gostaria de saber o valor dos potes de caldo de carne.Gostei muito desta receita do caldo, MAS ESTOU ACHANDO DIFÍCIL.

    Obrigada pela atenção, Valéria……..

  17. Oi Pat… Como saberei se esta cozido? Pois vc disse que o tempo varia de 12 a 72 horas… como saber o tempo certo?

  18. Fabiana, o caldo de carne já está cozido até antes das 12 horas, mas é a partir deste período mínimo que todos os nutrientes ficam mais disponíveis nele. Eu deixo sempre mais que 12 horas – costumo deixar em torno de 36 horas normalmente – porque eu acho que o sabor fica mais apurado, o sabor fica mais perfeito quanto mais tempo o caldo fica no fogo.

  19. pat o meu clado diminuio em vez de aumentar como vc falou.pq??

  20. Olá Pat. Fiz essa receita e gostei. Só que vou usar a dica que trocar o salsão pelo alho poró. O cheiro do salsão impreginou a casa e eu detesto salsão. Eu fiz na panela crock pot e ficou ótima.

  21. pat uma duvida..na hora do alomoço nao consigo preparar a comida entao compro no restaurante aqui perto de casa as verderus e o fejao..tenho pronto em casa sempre arroz integral cozido…para minha filha sempre dou a mistura do arroz integral que fica na geladeira o feijao(do restaurante) e coloco duas ou tres colheres de caldo..as vezes como ovo outras uns pedaços de carne..mas o que eu quero saber é se posso usar o calde de carne assim..colocar na comida ja pronta??

  22. Olá Pat. Quantos litros de caldo rende com essa quantidade de ingredientes?

  23. que pena vc não fornece par ao RIO DE JANEIRO?
    QUEM NÃO TEM FOGÃO A LENHA FICA COMPLICADOESSE TEMPO TODO NO FOGO.

  24. Pat!! Repetindo a pergunta: com essa quantidade de ingredientes na receita qunatos litros de caldo rende? Fiz com quase a mesma quantidade , mas como a panela é pequena deu 2 litros depois de coado. Está muito concentrado?

  25. Olá Pat!!!!

    Estou fascinada pelo teu site!!! Ele é simplismente magnífico!!!
    Eu sou vegetariano, não como nada de nada (nem branca)!

    Gostaria de saber se tem caldo de legumes!!

    Um bj

  26. Artemis, eu não conseguiria ser vegetariana de jeito nenhum, mas obviamente respeito a opção de cada um, por isso memso tenho receitas vegetarianas e acredito que até algumas vegans aqui no site.

    A receita do caldo de legumes está aqui: https://pat.feldman.com.br/?p=25 Caso você prefira, pode encomendá-lo comigo.

  27. Bom dia,
    Uma vez terminada a preparação do caldo de carne, qual o seu prazo de validade se deixado na geladeira, sem congelar.
    Grato.

  28. Olá Pat!
    Como conseguir comprar o seu caldo de carne aqui no RJ?
    Obrigada!
    Diana

  29. Olá Pat!
    Gostaria de saber o valor dos caldos de carne e de frango, e se você os entrega na Vila Olímpia, em SP.
    Obrigada.

  30. Pat, acompanho sempre voce pela net, pena que moro longe, senão compraria o caldo pronto (existe alguma possibilidade de entregar em BH?rs)
    Vou tentar fazer e seguir a algumas dicas pra iniciar a alimentação do meu filho! Teu site é o maximo, parabéns!

  31. Olá Pat,gostaria de saber a partir de qual idade posso oferecer comidas incrementadas com este caldo!
    aguardo resposta!

    1. Wanessa, esse caldo pode e DEVE ser utilizado no preparo de toda a comidinha do bebê, desde as primeiras papinhas. Ele é muito nutritivo e saboroso!

      Nas primeiras papinhas do meu filho, eu cozinhava tudo no vapor e acrescentava pouco caldo no final, para dar sabor, cor e nutrientes. Com o tempo passei a cozinhar as verduras e legumes direto no caldo purinho. Meu filho sempre adorou e tenho certeza de que fez muito bem a ele!

      Dá uma olhada nas sugestões que já dei aqui no site: https://pat.feldman.com.br/?p=459 Todas esss combinações foram preparadas sempre com caldo de carne caseiro e umas poucas vezes com caldo de galinha caipira (que é mais difícil de achar).

  32. Pat,
    Lá na PR você disse que trocou a costela por ossobuco, qual a quantidade? Já que os ossos já estão na receita.

  33. Pat
    Eu tenho uma slow cooker… Vc acha q eh possivel fazer o caldo nela? e outra pergunta, eu faria metade da receita ou menos, sera q vale a pena?
    Obrigada
    Beijos

    1. Xará, a slow cooker é ótima para o caldo, mas se a tua é pequena, faça menos por vez. O único problema é ter que fazer mais vezes…

  34. bom dia,

    Tem algum problema fazer esse caldo na panela de pressão? Se puder, qual o tempo necessario?

    1. Tereza, eu não recomendo o uso das panelas de pressão em hipótese alguma. Bem, você pode usa-la se for a maior quetiver, mas não use a pressão, use-a apenas como uma panela comum.
      O cozimento tão rápido proporcionado pela panela de pressão rouba o sabor e os nutrientes do caldo. Não vale a pena.

  35. Pat,onde posso encontrar mais receitas de papinhas doces e salgadas aqui no site.

  36. OLÁ,
    TUDO DE BOM!
    ESTOU GOSTANDO MUITO DESSE GENEROSO E SÁBIO SITE.
    MUITO OBRIGADO,
    MARLENE.

  37. Pat, finalmente criei coragem e resolvi comprar um panelão e fazer o caldo de carne. Confesso que a primeira vosta achava que ia dar o maior trabalhão e que ia ser um saco, mas pelo contrário, não deu NENHUM trabalho, e minha empregada jura que o caldo ficou exatamente igual ao seu… rsrs
    Acho que eu coloquei muita agua, num sei, pois deu por volta de 10L de caldo! kkkk Mas eu coloquei mais osso do que a sua receita pede, então acredito que não haja problema, né?
    Fiquei assustada com a quantiade de gordura que se forma no topo… acredito que seja normal pelo que vi na foto aqui no site!.
    Enfim, vale muita a pena e eu amei! Tenho ceretza que agora não vai faltar caldo de carne aqui em casa.
    Bjs

    P.S.: Quando vai ter mais aula? Eu quero!!!!

  38. Oi Pat!
    Dúvida sobre o caldo: ele fica gelatinoso? O que comprei era mais liquido… o meu ficou beeeem gelatinoso. É normal?
    bjs

    1. oi Tati, é ótimo queo caldo tenha ficado bem gelatinoso – quanto mais gelatinoso, mais concentrado ele está. A minha panela tem cerca de 14 litros, e de caldo mesmo rende em torno de 10 a 12 litros. Eu tenho usado mocotó (pé) + canela no preparo, porém nem sempre o açougueiro tem a canela disponível, daí fica menos gelatinoso.

      Parabéns por ter preparado em casa! Conte as tuas impressões!

    2. Tati, você pode usar o caldo puro ou diluído, de acordo com o quanto de sabor dele você quer sentir no prato. Eu, por exemplo, no arroz integral, gosto de usar o caldo puro, já que o arroz integral é difícil de pegar gosto de verdade. No feijão eu prefiro usar diluído. O resto vai de acordo com meu paladar do dia!

  39. Vc não acha que esses condimentos (pimenta rosa ou verde) na receita não seriam agressivos para um bebê de 6 meses?

  40. Puxa, eu também sou do Rio e queria tanto comprar seu caldo! Se algum dia for a SP vou encomendar e trazer, e tenho certeza que ficarei com gosto de quero mais quando acabar!
    parabéns pelo blog, seu trabalho é maravilhoso!

    1. Obrigada pelo carinho Lilian!

      Quando vier a São Paulo, me avise com antecedência para que eu reserve o teu caldo! Te espero!!

  41. Oi Pat queria aproveitar que tenho um irma morando em Sao Paulo pra pedir pra ela trazer pra mim! Voce podia me passar os detalhes, preco, como reservar, como pegar..

    Obrigada, Camila

  42. oi Pat! Eu queria comprar o caldo, mas gostaria de saber que carne você usa, é orgânica ou normal?

  43. Oi Pat, Esse espaço é tudo de bom. Vou sair agora pra comprar os ingredientes pra fazer esse caldo. Já conhecia pois tenho o teu livro, mas sempre achei trabalhoso. Depois de ler o comentário da Tatiane me animei. Estou com uma filha de 1 ano e cinco meses que resolveu rejeitar quase tudo que comia, só quer peito. hoje vou fazer o caldo e o crocante de maçã para o lanche. Depois de conto.
    Você é demais! Obrigada por compartilhar com a gente coisas tão maravilhosas.
    beijo grande

  44. Tenho um blog onde dou dicas de bebe..tive que colocar essa receita.. mas te dei o credito.. espero que nao se encomode. é ate uma forma de propaganda! Gostaria de saber o valor , me interessa muito e nao sou muito boa na cozinha

    blog quantomenormelhor.blogspot.com
    e-mail alinemiessa81@gmail.com

    1. Aline, é sempre um prazer tero nosso trabalho divulgado! Obrigada pelos créditos!

      Vou te mandar um e-mail com os detalhes!

  45. Pat, sua panela de 14 litros é de inox? Panela de alumínio seria contra-indicada neste caso?? É que só acho panelão de alumínio para comprar por aqui… Estou esperando sua resposta para poder fazer meu primeiro caldo caseiro. Bjs, adoro o site, suas informações estão mudando minha vida!!

    1. Obrigada pelo carinho, Eliane! O meu panelão de caldo é de inóx. Achei em lojas especializadas em artigos de cozinha. Te indico o site da Doural: http://www.doural.com.br Eles devem ter algo do tipo lá, é uma loja bem completa e cheia de tentações para a cozinha!

  46. Oi, Pat! Como faço de vez em quando, estou aqui há mais de 1 hora “passeando” pelo seu site.
    2009 está marcado em minha vida como um ano de transformação, incluindo a minha relação com os alimentos.
    Busco uma alimentação mais saudável, fugindo do “senso comum”, lutando contra meus terríveis hábitos alimentares e contra minha enorme rejeição por certos tipos de alimentos (incluindo frutas e verduras), que chega ao extremo do vômito – ridículo, para uma mulher de 31 anos. Mas estou me esforçando bastante e fico bem orgulhosa dos meus progressos.
    Quero muito que minha filha (hoje com 2 anos) tenha uma boa relação com os alimentos “de verdade”. É tão difícil manter sua alimentação saudável, com tanta influência, com tanta pressão… sempre tem uma dinda ou o pai pra oferecer uma batata frita ou sorvete. Pra que isso??? Se ela não conhece, não pede. Pergunte pras minhas amigas quem é a “mãe chata” que não deixa a “coitada” da criança comer doces nas festas? Claro que sou eu.
    Bom, mas o motivo desse comentário é o seguinte: me empolguei com a idéia de fazer caldo de carne em casa, já que os de caixinha já foram abolidos há algum tempo aqui de casa. O problema é que, com eles, se foi o sabor que alguns alimentos tinham anteriormente, quando preparados com o caldo.
    Mas o problema é: 12 a 72 horas no fogo??? Isso vai totalmente contra a minha natureza “eco-chata” (sim, sou uma “chata” em todos os sentidos). Panela de pressão já vi nos comentários que não dá certo – o uso de panelas de pressão para o preparo de todos os alimentos é uma das dicas para a economia de energia que vem circulando por aí.
    Pois é… parece que vou continuar sem caldo de carne (snif).

    1. Flor, você gasta mais gás, isso é verdade. Mas pense na enorme economia que se economiza quando se deixa de consumir industrializados! Pode ser que só você ou só eu não façamos grande diferença, mas se todos pensarem assim, não chegaremos a lugar algum. Você gasta de um lado – muitas horas de gás – mas economiza de muitos outros: menos energia para comprar alimentos (pode ocmprar tudo pertinho, na feira ou açougue do bairro), economiza em médicos, remédios e exames, uma grande fonte de energia gasta inutilmente, basta que estejamos mais saudáveis.

      Pense melhor em tudo o que envolve essas horas todas de energia do seu fogão, pese os prós e contras, e tome a sua decisão. A propósito, o caldo de peixe também é super saboroso e só pede umas 4 horas de fogo, no máximo!

  47. Oie Pat =D

    Parabéns pelas receitas e pelo site.Td é maravilhoso!
    Eu não moro em São Paulo, mas gostaria tanto de adquirir os caldos de carne…Não tem jeito mesmo de vc mandar pra Pernambuco? ;)
    BJus e Obrigada.

    1. Adoraria levar os caldos pessoalmente!! Meu marido esteve aí mês passado. Se tivéssemos combinado, ele poderia ter levado para você!

    1. Claaaro Syl!!

      Eu usava muito em papinhas do meu filho, quando ainda era bebê. Depois tive que quebrar a cabeça para saber o que fazer com tanta carne. Os legumes nem são tanto assim, então vão para uma sopa qualquer que eu faça. As carnes, bem temperadinhas, desfiadas e misturadas com azeitonas picadinhas, dão um bom recheio para pastéis assados (para a massa, use a receita de massa multiuso, que já publiquei aqui no site)

      Mas confesso, como faço o caldo tooooooooda semana, não venço usar toda a carne… Muitas vezes a minha ajudante leva um pouco, distribuo para os meus pais e congelo outra parte em porções individuais, para emergências.

  48. Obrigada Pat, poxa acabou que minha cachorrinha foi quem se lambusou com tanta fartura rs. Fica pra próxima. Queria saber quanto esta receita rende aproximadamente. Eu deixei no fogo baixo por dois dias e o líquido reduziu bastante, ficou bem gelatinoso mas rendeu pouco. Obrigada pelas super dicas sempre!

  49. Gostaria de saber 2 coisas:
    1- há como adquirir o caldo pronto na cidade do Rio de Janeiro?
    2- em que tipo de recipiente devo congelar o caldo já que plástico está condenado?

    Antecipadamente grata,

    Angela

  50. Pat, fiz algumas coisas erradas, na próxima vou acertando. Não coei logo após o término, deixei efriar e ví que sobraram algumas crostas gelatinosas que joguei fora…. agora fiquei pensando e devem ser partes importantes, que se solidificaram após o resfriamento….
    Eu cozinhei no fogão, meu forno é muito pequeno, não cabe o panelão… então a água ia evaporando, e eu ia completando com mais água…. fiz certo?
    Bjs!!!

    1. O que se solidifica é a gordura do caldo, que você inclusive pode usar para cozinhar. E o caldo mesmo, por conta da presença do mocotó, tende a ficar gelatinoso depois de resfriado, daí a importância de coá-lo ainda quente.

      Você coa quente, refrigera para formar a crosta de gordura e a separa. Esta gordura pode ser usana no preparo artesanal de sabonetes e pode também ser usada no lugar de óleos refinados para cozinhar e reforgar alimentos. É uma gordura muito nutritiva e saborosa.

      Quando você não tem um forno muito grande ou uma boca de fogão com fogo muuuuuuuito baixo, realmente pode ocorrer a evaporação do líquido. Você pode ir repondo gradativamente para obter um caldo de carne prontíssimo para consumo, ou deixá-lo reduzir muito (ocupa bem menos espaço no freezer) e congelar em porções muito pequenas que serão diluídas no momento do uso.

      Você está fazendo tudo certinho!!!

      A receita do calo de carne caseiro pode parecer um pouco assustadora num primeiro momento – pareceu para mim – mas depois de 2 ou 3 vezes que você prepara, tira de letra!!

  51. Oi Pat,Tudo bem? e se eu cozinhar por 5 ou 6 horas, o que acontece?Ou não acontece? Obrigada.
    bjs
    c.
    estou falando do caldo de carne.

    1. Acontecer, acontece Fica um caldo de carne com mocotó, carnes, ossos e legumes. Fica saboroso. O problema é que depois de uma vez que voc
      6e deixa pelo menos 12 horas, nunca mais vai querer deixar menos que isso. Sempre mais. Com mais tempo de cozimento o caldo ganha uma tonalidade linda, que ajuda a realçar a cor dos alimentos. O sabor, super apurado, nem se fala! É perfeito!

  52. Oi Pat,
    tentei fazer o caldo de carne e não deu certo com mais ou menos umas 20 horas de cozimento o caldo secou totalmente …
    Tenho que ficar repondo a água durante o cozimento?!

    1. Suellen, se o teu fogo não é fraco o suficiente para a água não evaporar, o ideal é ir repondo a água sim! Da próxima vez vai dar super certo, garanto!!

  53. Para mim esta receita foi a redescoberta da polvora ou da roda, sei lá. Estou fazendo ela há 3 meses com muito sucesso e deixando a alimentção aqui de casa mais saborosa e saudável. temos feito tambem o caldo de frango caipira… genial!
    Meu bebê já come 2 potinhos daquelas da nestlé, mas de comida feita em casa (ele serve só de medida) no almoço e 2 no jantar. Temos usado nas receitas dele, cerca de 1 xícara de caldo de carne (incluindo almoço e jantar). Este caldo pode ser usado assim e boas quantidades como venho usando ou devo diminuir?
    Estou perguntando porque usamos a mesma quantidade p/ 1/2 kg de feijão e arroz… será que estou dando muito caldo p/ o bebê?
    Obrigada, Pat.
    Beijos!

    1. Carla, o apetite do teu pequeno é o termômetro: se ele está aceitando bem e adorando a comida, pode continuar dando!

  54. Olá Pat, é uma pena conhecer seu blog só agora!!! Minha filha, quando pequenina (hoje c 19 anos!!!), teve época q só comia arroz e leite (nem bobeiras q crianças gostam comia), resultado: anemia. Comecei a cozinhar músculo bovino apenas c água e usava o caldo p fazer a mamadeira noturna (sim, ela tomava MUUUITA mamadeira durante a noite – p suprir a falta de alimento diurno), isso ajudou a “levantá-la”.
    Uma prima minha vivia de dieta, e teve uma em q o médico a mandava TOMAR um copo de caldo de músculo…
    Se fosse o CALDO de MOCOTÓ acredito q os benefícios seriam maiores!!!
    Beijos
    BEL.

    1. Uma parte eu guardo para usar na cozinha. O que sobra eu dou de presente a quem se interessa em usar para cozinhar ou para fazer sabonetes artesanais.

  55. Ola Pat,

    acabei de fazer meu primeiro caldo de carne!! Estou louca para fazer o feijao amanha. rssss
    Uma perguntinha básica, há algum motivo para nao usar rabada? Eu sempre adorei o sabor.

    um grande abraço
    Malu

  56. ai ai, olha eu de novo.
    Pat, são muitas horas….kakakakaka.
    72 horas? eu teria que dormir e acoradr com o fogo ligado, meu marido é neurótico e me poria pra fora de casa com panela e tudo.
    12 horas já dá e até 20 dá com certeza, mas parece um trabalhão….afe.
    Mas antes de eu me aventurar preciso perguntar.
    Meu marido que ama cozinhar e usa muito caldo de carne (leia-se de caxinhas da knor, confesso são gostosos) tem a medida, tantos tabletes para tanto de carne.
    Com esse clado como seria? Dá para congelar em tabletes, como fazer?
    E outra coisa, se eu congelar como descongelo na hora de usar, ponho direto na panela e mando ver?
    Essa gordura branca seria como a gordura (ou banha) de porco? Usa para temperar feijão e fritar carne?
    Não é muito pesado, calórico? Quem tem colesterol alto pode comer?
    Afe, muitas perguntas mas eu realmente estou pensando em fazer,
    Ah! de qualquer forma me mande o preço do seu caldo, acho que vou comprar para ver se gosto antes de fazer.
    Bjs
    Eva

  57. Eva, fiz uma vez com 13 horas e ficou “saborosinho”. Da segunda vez deixei 21 horas, ficou bem mais saboroso… deixei de madrugada no forno entreaberto, sem problemas… Ah, e só parece trabalhoso, da segunda vez tirei de letra!!

    1. Na minha opinião o único e maior trabalho é lavar a panela depois!!! Sem água quente então, é de chorar, confesso! Mas qual o trabalho da panela ficar no fogo por tantas horas?? Ela só tem uqe ficar no fogo, a gente não precisa fazer nada mais!!!

      Mas eu entendo a preocupação, porque quando descobri essa receita e fui prepará-l nas primeiras vezes, fiquei cheia de medos e desconfianças, achei tudo exagerado e difícil. Hoje, tiro de letra, faço caldo toda semana!!!

  58. Oi Pat,
    tenho acompanhado seu site a algumas semanas e tenho feito uma verdadeira reforma na minha cozinha graças a vc!!
    Estou indo para São Paulo daqui 2 semanas e queria muuuuito comprar o seu caldo de carne!!
    Por favor, espero um contato, pois já mandei varios e-mails e não tive resposta ainda, sei que vc deve estar ocupadissima com a gravidez, gravações etc. Mas por favor, queria muito o caldo de carne e aproveitar que estarei em SP para comprar!!
    Bjos e sucesso!

  59. OI paty…. gostaria de pedir uma opiniao…
    estou tentando seguir Nourishing traditions… a alguns meses. Comecei a introduzir papinhas para meu bebe de 6 meses, comecei com a gema do ovo, ele aceitou por 6 dias mas agora nao quer mais. tentei banana e ele amou mas nao quero dar doces, pois acho muito mais facil a aceitacao. Ja tentei batata doce e ele tb nao comeu. Encomendei um figado organico e uma manteiga fermentada. Vou comecar fazer usando sua receita. Seus ossos vem de uma fonte organic? Estou com duvida para comprar os ossos, pois o fernecedor de carne nao parece feliz em fornecer os ossos. Paty o que vc acha??? Seu figado eh de boi ou de galinha???
    desculpe por tantas perguntas.. obrigada pelo site maravilhoso…
    abracos
    kelly

  60. Pat, voltei e decidi que não vou mesmo fazer o caldo de carne agora, estou com coisas demais e quase enlouquecendo já.
    Então, eu quero comprar o seu, estou pertinho de Higienópolis e posso retirar sem problemas.
    Me manda por e-mail o endereço e o valor e claro, quando eu posso ir buscar.
    Outra coisa, me manda também o preço do óleo de coco, esse eu estou em duvida por que me falaram que o cheiro é terrivel…é?
    Bjs
    Eva

  61. Oi Pat!
    Pela primeira vez deu certo de comprar tudo para fazer o caldo, mas daí quando cheguei em casa vi que o fornecedor (super gentil, por sinal) me deu a canela cortada em apenas 4 pedaços….ou melhor, 4 MEGA pedaços! Minha sensaço é de ter um boi inteiro na geladeira…rsrsrs, daí veio o prblema: sem panela que coubesse! Saí para comprar e comprei uma que ainda assim nao resolveu o problema. O jeito foi fazer 1/4 da receita…a questao é que com toda essa historia de sair pra procurar panela, etc, ficou um pouco tarde e terei que dormir com o forno ligado, ESTOU EM PANICO!!!! rsrsrsrs, estou sozinha em casa e morro de medo de escapar gás. Será uma preocupaçao sensata o pura neurose???
    Bjs!

  62. Oi, Pat. Duas perguntas: eu faço caldo de carne, mas não coloco osso. Você acha que se eu colocar algum osso na minha receita de caldo já ajuda… É que eu sei que não vou conseguir fazer o seu. Estou com um filho muito pequeno e não vou me atrever por agora. A segunda: li no artigo que o caldo não deve ser aquecido no microondas. As receitas preparadas com eles tb não? Se eu fizer uma sopa com o caldo, não poderei aquecê-la no micro? Obrigada. Aline

    1. Aline, a presença de ossos no caldo o torna muito mais rico em cálcio de fácil absorção, então mesmo que não seja na quantidade que eu uso, qualquer osso é melhor do que nenhum.

      Eu sou absolutamente contra o uso de microondas em qualquer situação, nem tenho em casa! O problema não é caldo de carne no microondas. O problema é qualquer comida no microondas!

  63. Fiz o caldo de carne essa semana pela primeira vez, estreando minha panela nova de ferro fundido esmaltada (le creuset) Estou apaixonada pela panela e pelo caldo! Foi a combinacao perfeita. O caldo foi feito no forno a 85 graus, na panela tampada e cozido por aproximadamente 13horas , durante a noite. Ficou maravilhoso, e quase nenhuma evaporacao do liquido, o que e merito da panela excelente! Ontem a noite fiz meu primeiro feijao na mesma panela usando o caldo de carne, seguindo a receita da Pat ao pe da letra. Cozinhei na mesma temperatura no forno por seis horas e acordei para um feijao super macio, com os graos inteiros, mas super cremoso e delicioso. Nunca tinha conseguido esse resultado em todos esses anos morando nos EUA. Tudo de bom! Obrigada Pat

  64. Pat, acabei de escrever uma mensagem no campo de encomendas de caldo de carne porque uma amiga irá pra SP nessa quinta-feira (até sexta) e eu queria saber se vc poderia entregar 1 litro na casa onde ela irá se hospedar. Ela ainda ficou de me passar o endereço, mas já queria saber da sua disponibilidade…
    Bjs!

  65. Oi, Pat! Venho lendo seu blog há dias e estou encantada com tudo, inclusive estou começando a cozinhar por sua causa (antes eu passava longe do fogão, era só miojo e ovo, e olhe lá!). Tenho uma enorme dúvida sobre esse caldo de carne: primeiro, não sou vegetariana, mas parei de comer carnes (fora peixes, camarão, frutos do mar que adoro e ainda como) há uns 3 anos. Nunca fui muito chegada e minha digestão é lenta demais com carnes, além de considerar que as carnes que encontramos no açougue ou mercado hoje são de péssima qualidade, com animais maltratados e submetidos a milhares de antibióticos e outros químicos/hormônios/etc. que prefiro não “ingerir de tabela”. Pois bem, não duvido que seu caldo de carne seja excelente e tenha todas essas propriedades, MAS… que carne é essa? De onde vem, onde você compra, tem alguma garantia que a carne não é toda cheia de “substâncias tóxicas indesejáveis”? Obrigada desde já, me avise por e-mail se puder caso responda. Um beijo e muito sucesso, paz e luz para sua família! =)

    1. Maressa, a boa notícia é que a carne brasileira de modo geral, apesar de não ser perfeita, é imensamente melhor do que a do resto do mundo. Durante boa parte de sua vida o gado é criado solto a pasto, o que aumenta significativamente seu valor nutritivo. Ainda não é o ideal, ainda há muito a melhorar, mas estamos anos luz na frente de países como a Argentina, que cria suas carnes completamente confinadas e à base de hormônios permitidos por lei.
      Isso dito, o açougue: eu compro em um perto de casa, onde vejo chegar carne fresca mais de uma vez por semana e onde já tive a oportunidade de entrar e conhecer as instalações. Fiquei satisfeita com o que vi.

      Agora um aviso: não se iluda com peixes e camarões!!!! Muitos são criados em fazendas marinhas, totalmente à base de rações e remédios e chegam a ser mil vezes pior do que carnes!!!! Salmão é um dos maiores exemplos!!

      1. Obrigada pela resposta tão rápida! Procurarei me informar melhor sobre a procedência das carnes aqui nos mercados/açougues, já que meu filho e meu marido gostam de comer carnes. Confesso que quando leio “ossos, pé, costelas” iiiirgh me dá um negócio hahaha prefiro ovinhos e legumes/verduras/cereais… e você tem toda razão quanto aos peixes! É tudo tão difícil hoje em dia, né? =/
        Aproveitando, posso tirar uma outra dúvida que tenho sempre que leio receitas suas com queijo/leite? Quando você diz “queijo mozzarela” ou qualquer outro queijo, é o queijo comum mesmo que compramos no mercado? Se for, significa que o leite de mercado não é bom, mas o iogurte natural de mercado pode ser “bom” e os queijos também (simplificando… haha deu pra entender?)? Me explica isso um pouco melhor, por favor?

  66. olá Pat, aqui venho eu, de novo a reclamar, ja o fiz uma vez quando uma pessoa falou do “jeito de criação do gado na Argentina”.
    Eu pergunto, você foi lá?
    você percorreu os campos? se não foste eu te convido, você verá lindos campos, sem morros, superficies planas, repletas de vacas, muitas vacas, nada de confinamento, como tanto aqui se fala.
    Eu venho de uma familia de açogueros, meu avó era açoguero, meu pai foi, meus tios, em fim, conheço muito bem.
    Sempre o gado foi criado SOLTO, NO PASTO,apenas se recolhia ele no celeiro em épocas de tempestade o muito frio,agora em épocas mais modernas começou a confinarse as vacas LEITERAS, por uma questão de higiene (não e o ideal)o gado de corte continua solto, não é assim como vocês falam.
    A carne é mais macia, e não por causa de “hormônios” e sim pela raça, que e diferente da criada aqui, e tambem pela qualidade do pasto, e da terra, la a terra e preta, não vermelha, então, minha querida, te peço, por favor , não fala mais da minha querida terra, se você não conhece direito, além disso, você como muitas outras pessoas podem apenas conhecer Buenos Aires, que em muito se parece com São Paulo, mais esta longe de mostrar o que é realmente o pais.
    Venho de familia de campo, e sei muito bem como é que se cria o gado lá.
    O que é exigido pela lei, como em muitos lugares e a aplicação de vacinas, isso sim, quanto a hormônios utilizados, so os grandes criadores fazem uso, que so visam o lucro, do mismo jeito que fazem aqui, bom, foi um desabafo.

    Ja lí, um artigo, onde Michael Pollan, faz alusão as terras argentinas, pela qualidade,e ele diz que se fizessem rotação de culturas e criação de gado em conjunto, seria uma maravilha, pena que a soja destrói tudo, e la, lamentavelmente esta se plantando demais, mais isso no impede que a carne seja de excelente qualidade e muito bem cotada no mundo inteiro.

    Abraços

    1. Chris querida, não pretendi aqui ofender você ou o povo argentino. Relatei apenas muito rapidamente o que ouvi de criadores no Brasil.

      A Argentina é um país lindo, com pessoas maravilhosas. Um país que sonho em conhecer melhor!! Mas suas leis permitem alguns “aditivos” para o gado que não são permitidos no Brasil. Detalhes eu realmente não sei, já que não sou da área.

  67. Ok Pat, como você mesma diz “ouviu de criadores brasileiros”, o seja, eles podem tambem ter só ouvido alguma coisa.

    O que seja permitido pela lei, não significa que seja usado por todos, se vocês lembran ano passado teve uma crise muito grande com o campo, justamente porque lá no inverno o pasto seca, e o pouco que sobra queima com o frio, então o gado morre de fome, isso te da uma pauta de que as vaquinhas estão soltas pastando, e não criadas a ração em confinamento nem a base de aditivos.

    Eu não quis parecer ofendida, só quis esclarecer como é que são as coisas por lá, já que toda hora vejo esses comentários.

    Agradeço a tua resposta
    Abraços

  68. Pat, sou fã do seu site há algum tempo. Adoro suas receitas, elas sempre dão certo! Mas, quando fiz o seu Caldo de carne (de verdade) fiquei com uma dúvida: devo acrescentar mais água, além dos 4 litros, conforme ela for secando? Pois, se não fizer isso não consigo cozinhar por tanto tempo como manda a receita (8 a 12 h). Ou será que precisaria de uma panela com fundo mais grosso para cozinhar mais lentamente? Porque o fogo já estava no mínimo possivel! Agradeço se vc puder me explicar. Bjs e tudo de bom pra vc. Anamaria

  69. Uma duvida, eu faço o caldo usando a agua com limao dos ossos ou tiro essa agua e coloco outra?

  70. Vou entrar na onda e postar minhas 2 dúvidas:

    1ª) Por que usar caldo de limão?

    2ª) Eu comprei na Doural 2 chapas de alumínio redondas como difusores de chama. No início eu improvisava com chapa de ferro mas a ferrugem lambrecava meu fogão. Seria possível você fotografar esse seu difusor?

    1. Maria Christina, o limão torna o meio ácido e faz o cálcio dos ossos se desprender e ir para o caldo, que fica riquíssimo nesse mineral tão importante. Eu conheço esses difusores da Doural, são muito bons! Quanto você pagou por eles? Vou fotografar os meus, que pr sinal andam em péssimo estado… Preciso renovar!

  71. Querida Pat,
    Já tem um ano que eu faço o caldo tanto de carne como de frango aqui em casa e uso eles em todas as receitas…ADORO!!!

    Beijos e obrigada!!!

  72. Bom Dia!

    Limão = OK, de agora em diante ele entra na composição do caldo e adicionarei o ossobuco – até então eu vinha colocando um pedaço de músculo. Aliás aqui no litoral a canela do boi está se tornando artigo em extinção, já que os supermercados e açougues locais estão recebendo a carne já desossada. Em dezembro do ano passado ganhei de uma amiga um presente inusitado – 2 patas de boi mas inteiras. Mandei cortar, embalei e as venho usando. Dúvida: A parte de cima do osso também é rica em nutrientes ou só a canela?

    Quanto ao difusor eu acho que paguei por volta de R$7,00 ou R$7,50 em maio do ano passado. Dei uma olhada no site da loja e agora estão vendendo em inox = R$7,80

  73. Pat! Fiquei encantadíssima com essa receita!!! Parei por acaso aqui, a procura de lanche p/ crianças levar na escola. Meu filho tem 6 anos, e está abaixo do peso, precisa de 3-5kg. E este caldo me parece ter bastante “energia”! Vou procurar por panelas grandes aqui! Você tem alguma outra dica para q ele possa ganhar um pouco de peso, mas com saúde?! não quero ele gordo, quero ele apenas saudável!!! O problema é que ele fica o dia todo na escola, e inclusive almoça lá. Quando acorda, ele come sucrilhos com leite (passei a usar o Sustagem como “achocolatado” sem isso ele nem chega perto). Eles fazem um lanche pela manhã, sempre mando um iogurte, ou yakult e fruta. O almoço, comecei a preparar e mandar, já que ele não quer mais comer a comida de lá. A tarde outro lanchinho, ondem mando pão de queijo, ou biscoito intregal com requeijão ou manteiga, bisnaguinha com dulce de leche (prefiro os argentinos, pois são mais fortes e mais saborosos) ou ainda com nutella. No final da tarde é a hora da fruta. Chegamos em casa às 18:30h e mais um lanchinho, normalmente um copo de leite e pão com alguma coisa. E mais tarde jantamos… Tenho medo de abusar na quantidade de gordura pra ele, mesmo q mais “natural” direto de carnes como Chuleta e Costela (e ele adora osso!) Você teria dicas de receitas mais calóricas e saudáveis????
    Como faço para acompanhar a resposta? recebo notificação q foi postado???
    Bjokas!

    1. Cássia, com tantas bolachinhas, pães e até sustagem, acho que teu filho já tem calorias até demais. O baixo peso dele não será apenas o tipo físico? De qualquer forma, eu trocaria as calorias desses industrializados por queijos, iogurtes naturais, frutas (escolha as mais “pesadas”, tipo abacate, manga e banana), ovos (ovo de codorna é uma delícia para o lanche).

      REceitas não faltam aqui no site! Qualquer dúvida, é só escrever!!

      E a propósito, o caldo de carne é uma opção maravilhosa!

  74. Maravilha Pat! O seu site me deu muitas dicas! Obrigada e deixo aqui mais uma dica para o CALDO: SE POR QUALQUER MOTIVO VC NÃO QUIZER ESPERAR ESFRIAR O CALDO PRA RETIRAR A GORDURA, COLOQUE ALGUMAS FOLHAS DE ALFACE ENQUANTO ELE AINDA ESTIVER BEM QUENTE. DEIXE ALGUNS MINUTOS E RETIRE-AS. ELAS ‘CHUPARÃO’ A GORDURA! SE VC ACHAR NECESSÁRIO,COLOQUE MAIS FOLHAS!

    Abraços
    Meg

  75. pat, me manda os valores dos caldos e tb de entraga em sao paulo(jardim paulista), to indo terca pra sao paulo e agora quero de qualquer jeito esperimentar esse caldo.:)
    obrigada!

  76. Olá patty, tenho um bebê de 5 meses e vou me aventurar no caldo de carne..uma dúvida: para a spainhas dele não tem problema usar limão e pimenta? abraços

  77. Pat! tudo bem?

    estou num dilema danado…. detesto carnes em geral, tenho aversão mesmo… não pelo gosto, que até acho gostoso, mas pela aparencia… preparar então eca… é um sofrimento… como carne quase nunca, uma vez ou duas por ano quando sinto necessidade….

    fiquei imaginando esse caldo de carne, essa panelada com pé, impossível eu preparar isso… embora eu adore fazer as comidinhas da minha filha…

    pra ser sincera estou evitando ao máximo colocar carne na papinha dela, e meu marido me pertuba o tempo todo…

    qual as opções que eu tenho?? além de comprar o caldo de carne pronto? rsss – voc~e manda pra Sorocaba?

    beijos e obrigada!

    1. Gisele, eu acho que a carne é realmente importante. Não precisa ser uma grande quantidade, mas tem que constar no nosso cardápio. Se você não gosta e tem problemas em manusear a carne, peça ajuda a alguém – seu marido, por exemplo!
      Eu não tenho ocmo entregar o caldo de carne em Sorocaba, mas se você um dia desses vier passear em São Paulo, me avise para que eu deixe uma encomenda prontinha pra você!

  78. Pat … há uns dois anos que volta e meio leio essa receita e coço a cabeça … quero muito fazer, mas trabalho, vou pra faculdade, curso final de semana. Não posso sair e abandonar o forno ligado … Enfim … achei num site uma panela de pressão elétrica que diz que tem uma função de cozimento lento (pelo que li, imagino que deva ser alguma coisa tipo “crockpot”. Pensas que esse tipo de panela pode resolver? Será que o caldo funciona cozido assim? Ela não é lá muito barata, mas se valer o investimento … eh uma boa.
    O que pensas à respeito?

    Um beijo

    Cacau

    1. Cacau, se você estiver falando daquelas panelas elétricas “slow cooker”, pode ser uma boa – não são panelas de pressão. Me manda o link pra eu dar uma espiada!

  79. Olá Pat,
    Esse caldo ajuda a levantar os niveis de ferro de uma pessoa anemica ? Voce nao tem como entregar no Rio de Janeiro capital nao ? :)
    bjnhs

    1. Claudia, o caldo de carne tem praticamente os mesmos benefícios de se comer a carne – se você está com deficiência de ferro, pode cozinhar fígado nesse caldo e usá-lo em sopas, ensopados e risotos. Ajudará ainda mais!

      Não tenho como entregar no Rio, mas se você tiver quem venha a SP, o caldo aguenta bem a viagem de carro ou avião, se acondicionado numa boa sacola térmica.

  80. Querida pat, estou com o panelão de caldo no fogo! E fiz um panelão de feijão também deixei as 20 horas de molho e mesmo em fogo baixinho cozinhou em 2 horas. Estou com uma dúvida : Como congelo o caldo se no plástico pode contaminar com Bisfenol? Será que pode ser nas fominhas de silicone? Ou o silicone também é prejudicial? Depois que conhecemos seu site, nossa alimentação mudou muito!
    não precisou nem plástica e estamos até mais bonitos rsrsrs! Acho que é comida de verdade…rsrsrs

    1. Bete, eu tentei muito congelar os caldos em potes de vidro, mas sempre quebrava um monte e eu acabava perdendo muito caldo. Para ter em casa, vale a pena investir em refratários bons com tampa e congelar neles. Como muita gente compra caldo de mim, vendê-los nesses refratários melhores tornaria o preço inviável. O maior problema do plástico e em contato com o calor, quando ele mai solta substências do mal, então para minimizar o problema, eu deixo o caldo resfriar completamente antes de transferir para potes plásticos mesmo… Bem, não se pode ter tudo!

  81. ps Comprei os livros (Enxaqueca só tem quem quer e O futuro roubado) estou de cabelos em pé! Sabe aquela música do Zé Geraldo: “Isto tudo acontecendo e eu aqui na praça dando milho aos pombos”? É assim que estou me sentido! Criança que recebe a noticia que papai noel não existe… E sinto gratidão por você compartilhar tudo isso conosco. Muito obrigada. Bete

    1. Ah, até hoje eu fico de cabelo em pé com as notícias e pesquisas que faço!!! Não consigo mudar absolutamente tudo que gostaria, mas com conhecimento, fazemos escolhas conscinetes de forma a minimizar o máximo possível o que faz mal!

  82. Oi Pat, tudo bem? No final da manhã estava procurando uma receita de lasanha com berinjelas no lugar da massa e acabei chegando no teu site…Olha, desde então estou aqui navegando, navegando, alucinada!!! Que delícia esse site, com muita informação de qualidade e com uma ótima e leve escrita. Parabéns!! Já até tentei comprar o teu livro mas vi que está esgotado né?
    Bom, cá estou eu na receita do Caldo de carne (que, para mim, foi uma das melhores descobertas) e uma dúvida: Em potes de quantos ml posso fracioná-lo? E, normalmente, que quantidades são utilizadas do caldo nas preparações mais comuns?
    Um grande beijo!!

    1. Seja muito bem vinda, Ana!!!!!!

      Meu livro realmente está esgotado, até na editora! Mas estamos providenciando uma reedição, revisada.

      Aqui em casa eu costumo separar o caldo em potes de cerca de 370mL – Eu considero cada 3 potes = 1 litro, aproximadamente. A quantidade de caldo que você vai usar, depende muito do teu gosto. Eu adoro e já estou acostumada com o gosto do caldo, então uso ele quase concentrado. Tem gente que usa umas poucas colheradas diluídas em água. A maioria gosta de usar mei a meio, metade água e metade caldo. você vai ter que testar como mais te agrada!

  83. Tá ótimo! Deve ficar muito bom, vou providenciar os ingredientes logo pra fazer, porque caldo em cubos ninguém merece né!
    A propósito, já fiz a lasanha de berinjelas hoje mesmo e ficou MUITO boa!!! Meu marido olhou e disse: “não vais me dizer que tá cheio de berinjelas!!! Não adianta me forçar, eu não vou gostar de berinjela!” hauhaua e quando ele deu a primeira garfada adorou!! Comeu tudinho e elogiou ainda. Que preconceito, né? Tá certo que a berinjela mesmo não tem muito gosto, mas a combinação dos ingredientes fica muito boa e o “molho branco” com leite de castanhas dá o toque mais do que especial. Um must!!!!!

  84. Olá querida! Como você sempre vem nos trazer alegria, quero dividir a minha com você! Ontem ganhei um panelão de inox para fazer o feijão e o caldo! Foi a melhor maneira de minha família dizer: _Tava muuuuitoooo gostoso! Então já que a água que eu bebi é a da sua fonte eu digo: _Muuuuuiiiittoooo Obrriiigadoooo! bjs

  85. Pat,
    eu tentei ler suas respostas às dúvidas para a receita de caldo de carne, mas continuo sem saber como faço para manter a panela no fogo por vários dias seguidos. Eu tenho assistência de dia, mas à noite eu fico sozinha: o maridão e o baby dormem. Como fazer para deixar o caldo “fazendo” por vários dias?

    1. Roberta, você pode deixar no forno entreaberto, temperatura mínima possível ou numa boca beeeeeem fraquinha do teu fogão, com um difusor de chamas. Vez ou outra dá uma olhada se a água baixou demais. Se for o caso, só acrescentar mais.

  86. Olá querida! Hoje terminei de armazenar o caldo! Ficouuuu lindo! Minhas amigas vieram ver! rsrsr Foi um sucesso! Mais uma vez obrigao por compartilhar! bjs Bete

  87. Olá Pat,
    fiz pela primeira vez o caldo de carne e retirei toda a gordura. Quanto tempo ela dura na geladeira?
    Obrigado pelas dicas.
    Maíra

    1. Maíra, gorduras em geral duram muuuuito tempo, e em muitas culinárias tradicionais ela é inclusive usada para conservar crnes (exemplo: confit de pato). Se você não deixou sobrar nadinha de caldo junto com a gordura, ela pode chegar a durar meses. Aqui em casa, entretanto, sempre fica uns pouquinhos de caldo no meio da gordura e esse caldo, essa umidade faz com que ela se estrague em cerca de 2 ou 3 semanas.

  88. Olá Pat.
    Acho que o mundo precisa de mais pessoas como vocês. Estou gostando muito do seu site ao qual cheguei pela necessidade de me recuperar de uma lesão no joelho e buscando fonte de glucosamina e condroitina, e me deparei com um horizonte bem mais amplo. Grato pelo seu trabalho. Para iniciar uma correspondência, faço uma pergunta e ofereço uma dica. A pergunta é: Não tem sal nos ingredientes. É sem sal mesmo? E a dica é: também faço algumas cocções de várias horas e precisando de fogo baixo giro o controle da chama do gás para o lado de desligar ao invés de deixá-lo no mínimo. Assim consigo uma chama que quase está apagando, bem mais baixa que a chama na posição do mínimo. Saio de manhâ para trabalhar e volto no final da tarde com a receita pronta e sem problemas. Desde já agradeço sua resposta.

    1. Olá Werber, seja bem vindo! O caldo é sem sal mesmo, porque ele será usado como base para inúmeras receitas, que então serão salgadas normalmente durante o seu preparo.

  89. “A gordura do caldo de carne não faz mal à saúde quando consumida em moderação”, porque moderar? por causa de tóxicas (antibiótico, vacina, pesticida, hormônio, etc.) absorvida na gordura? ideal seria carne gorda (costela, por exemplo) orgânica, difícil encontrar.

    1. Alan, qualquer coisa em excesso, até memso o que é saudável, pode não ser muito bom! Muito mais do que orgânica, o ideal é uma carne de animal criado solto, pastando com o mínimo ou nenhuma ração.

  90. Olá Pat, voce pode me informar o porque vc assa as carnes e a galinha , antes de colocar para o preparo, faço sempre mas não asso antes e pesquisando para enviar para minha filha, achei a suia receita. Faço tudo igual só não asso as carnes antes.qual a diferença.
    Obrigada
    Sandra

    1. Dando o meu pitaco sobre o assunto.

      Pq assar as carnes antes de fazer o caldo?

      Este processo promove a caramelizaçao da carne ou frango (quando a carne “pega cor”), e com isso libera todo o sabor da mesma.
      A carne apenas cozida, sem o processo de caramelizaçao (que pode ser feito “fritando-a” tb), nao sera tao saborosa (nutritiva sim, mas nao desenvolve todo o seu sabor).

  91. Oi Pat depois de muito ler sobre o caldo resolvi fazer em casa hoje. Já tinha feito o de legumes e adorei. Mas desta vez estou fazendo num fogão a lenha improvisado que fiz aqui no meu quintal,mas como de inicio não encontrei madeira para o tamanho do meu “fogão”, acabei usando carvão de churrasco mesmo. Será que por conta disso eu vou ter que deixar mais tempo no fogo?

    1. h Sil, não me diga que você transformou sua churrasqueira num forno a lenha??? hehe O problema é que eu acho que o carvão qima mais rápido, entõ talvez você precise alimentar a brasa mais vezes…

  92. Heheh, não não Pat, eu fiz um fogãozinho mesmo, usei uma chapa de ferro e uns tijolos refratários. Ta lá funcionando,mas como não tem a chaminé igual ao fogão original meu quintal está um fumacê… mas o meu marido de vez enquando vai dar uma olhada e diz que ta bem. Não está fervendo e só cozinhando.
    Uma duvida: Pode usar peças de musculos tbm?

  93. Pat, achoq ue fiz alguma coisa errada pois não se formou a tal camada dura de gordura e sim aquele óleo denso acima do caldo. Deixo mais tempo na geladeira?

  94. Ahhhh!!! Entendi. Agora então é só esperar e ver como ficou. Obrigada.

  95. Boa tarde Paty!!
    Meu bb de 9m, estou evitando dar carne pra ele, pq ele fica mto ressecadinho, sofre pra fazer cc qdo come carne…ai o q eu faço é cozinhar a carne junto com a comidinha dele e depois retiro, desse jeito vi q ele ñ teve mais problema…vc acha q esse caldo de carne é uma boa opção pra ele?? eu acho q criança precisa de carne, e ele adora, e esse caldo parece tão saboroso.
    Bj…amooooooooooo seu site
    Andrea

  96. Paty esqueci de colocar na ultima duvida…o meu fogão é aquele eletrico, ñ tem chama de fogo…se eu usar na potencia baixa vai funcionar do mesmo jeito q em um fogão tradicional??? Bjs

    1. Andrea, eu nunca preparei o caldo em fogão elétrico, mas acredito que seja possível sim – a idéia é que o caldo não ferva.

  97. Pat…fiz o caldo no meu fogão de chama eletrica….ficou otimoooooooooo, 24hs de aquecimento, deixei na temperatura baixa….ficou bem gelatinoso, duro com uma gelatina…mas vi nos comentarios q isso é bom né.
    Só a gordura q fica por cima q parece q ñ foi em grande quantidade qto a foto da sua receita…mas fez a capa de gordura e retirei.
    Bj

    1. Andrea, ele tem que ficar gelatinoso mesmo, e a capa de gordura, dependendo da carne, pode ficar mais grossa ou mais fina. Normal.

  98. Oi Pat, tudo bem? Não tenho fogão a lenha e a chama baixa do meu fogão a gás penso ser muito alta ainda para não ferver. Tive pensando numa alternativa e quero pedir sua opinião. Tenho uma caldeira a lenha para calefação, em cima dela a temperatura é bem amena, morna. Pensei em usar uma panela que mantenha o calor de ferro ou de barro, será que daria certo? Posso usar esse tipo de panela? A que temperatura mais ou menos preciso manter o caldo?

  99. Olá,

    Recentemente conheci o trabalho de Sally Fallon, Dr. Cate Shanahan entre outros e acabei achando o seu site! Muito rico o conteúdo, parabéns!

    Estou querendo aprender a usar os ossos para uma melhor nutrição, mas fiquei preocupado com a carga tóxica dos ossos e da medula visto que são partes que as toxinas se acumulam. Já que no Brasil é limitado o acesso a animais orgânicos e alimentados a pasto o que fazer? Gostaria de saber sua opinião sobre isso.

  100. Boa noite”! Não entendi…. a receita do caldo é feito numa panela dentro do forno??? obrigada.

    1. sim, a panela pode ficar dentro do forno entreaberto ou, se voce tiver, numa boca minúscula do seu fogao, em fogo mínimo.

  101. Pat, posso usar panela de ferro para fazer o caldo? Fico co medo pois cria uma espécie de ferrugem se deixamos o alimento muito tempo na panela. Mas é minha maior panela 9L.

    1. se voce conseguir carregar o panelao cheio de ossos, carne, legumes e caldo, pode com certeza. mas a panela fica pesaaaaada/…….

  102. oi, Pat! fiz o caldo de carne pela primeira vez, mas usei também o joelho do boi. depois de 10 horas cozinhando, algumas partes não desmancharam completamente, e fiquei sem saber o que fazer com aqueles pedaços enormes de gordura do joelho! estou pensando em processar e usar como gordura para cozinhar, mas é um montão. se eu fizer isso, por quanto tempo dá pra manter na geladeira? obrigada!

    1. fernanda, boa idéia usar para cozinhar – fica uma gordura pra lá de saborosa e saudável. na geladeira, porque as vezes sobra um pouco de caldo misturado, ela nao dura muito mias de uma semana, mas se voce separar em potes pequenos e congelar, dura meses.

  103. obrigada, Pat! mas, olha só: acabei de usar a “pasta” (que de ontem pra hoje na geladeira ficou bem sólida!) pra fazer ovos mexidos e o resultado foi bem ruim :( acho que, além de gordura, deve ter muita gelatina também, porque foi grudando na panela enquanto derretia. e o sabor final com os ovos ficou péssimo :( não sei se o mesmo vai acontecer com a gordura que mais tarde vou retirar do caldo (estou esperando as 24hs)… você cozinha com essa gordura? se sim, como você usa? obrigada!

    1. eu cozinho só de vez em quando, porque de tanto fazer, enjoei do gosto e do cheiro…. para refogar verduras e legumes costuma ir bem, já para o preparo de ovos eu nunca testei, nao me arece que combinaria…

      1. obrigada, Pat! encomendei gordura de porco lá da roça pra minha sogra… essa eu sei que dá um gostinho bom :)

          1. Pat, descobri o que fiz de errado: processei a gordura junto com o que sobrou dos temperos – bolinhas de pimenta, restos das folhinhas, etc. isso deixou o gosto péssimo! já a gordura que retirei do caldo ficou com um sabor suave e estou usando tranquilamente pra cozinhar, meio a meio com manteiga. fica gostoso! hoje já estou fazendo novo caldeirão de caldo mas dessa vez não coloquei joelho, só ossobuco, costela e rabo. obrigada e beijo!

  104. Oi Pat, finalmente tomei coragem e fiz o caldo. Eu não sou muito fã de carne, por isso usei só um pedaço, pra experimentar. Fui anos demais vegetariana e por varias razões estou voltando a comer carne, mas preciso ir devagar. Comprei um pedaço de carne com 2 ossos de algo que a minha avó usava pra fazer sopas e chamava tutano….uma gelatina dentro do osso redondo. Parece um medalhão e eu já estou há tantos anos morando fora do Brasil e sendo vegetariana tanto tempo, já não sei como se chama essa peça de carne no Br. Fiz o caldo com menos agua (uns 2,5 litros e fui acrescentando mais a medida que secava, mantendo sempre o mesmo volume), eram 370 g de carne, osso, tutano, fibra, membrana que recobre a cartilagem do osso, tudo. So que qdo acabei as 24 h de cozimento lento, depois de filtrado, retirada a carne, os tutanos e verduras, gelei na geladeira por 24h e ficou pura gelatina. Nenhuma gordura por cima, muito pouca. É normal? Fiz alguma coisa errada?Ficou uma delicia, mas não sei se devia ter usado mais carne, se ele fica mesmo liquido…. qdo aquecido ele liquidifica, mas nao ficou uma gota de agua, so gelatina.

    Grata
    Karen

    1. Keren, certíssimo!! O caldo resfriado fica pura gelatina, justamente por causa do tutano do osso. Parabéns pela iniciativa doméstica! É mais fácil do que parece, né?

  105. Oi Pat, não, não foi tão dificil assim, mas deixa eu te contar a minha mais nova frustracao com a carne.

    Então hj fui fazer meu segundo caldo. Ainda nao consegui um acougue aqui perto de casa, e parece que aqui na Bulgaria é meio raro, então continuo comprando no supermercado. La na sessao de boi, tinha uma bandejinha com um monte de ossos, e algumas costelas e eu pensei: “ideal pro caldo”. Peguei tb uma bandejinha igual a anterior que era com ossos redondos com tutano no meio. Mas pra minha inocencia nem reparei que as costelas eram pequenas demais pra ser de boi. Me lembrei de qdo eu comia costela assada no bafo no Br e como era gostoso e gorda a carne. Por causa dessa lembranca decidi assar primeiro e tirar a banha. Saiu um pouco de banha, e qdo esfriou ficou branca, e eu fiquei satisfeita achando um pouco estranho ter tanta banha na carne de vaca.

    Qdo meu marido chegou em casa, eu tava retirando alguns pedacos de carnes que estava nos ossos, pra deixar cozinhando por muitas horas so os osso mesmo, com as cartilagens e gorguras.e aproveitar a carne pra outro dia pra algum refogado. Achei que uma carne (a das peças com tutano) estava muito mais escura que a outra e pensei que afinal aquela carne branca era porco. Mas como eu tenho tao pouca experiencia com a carne ha uns 10 anos que nao cozinho carne, não tive intuição pra perceber, que, como disse meu marido: “imagina o tamanho da costela de uma vaca! Agr olha pro tamanho dessa costelinha!”

    Com certeza nao era de vaca, mas tb nao era de porco…. era de ovelha….eu fiz uma caldo de borrego ou carneiro e ele disse que era obvio que era ovelha, pq cheirava a ovelha por toda a casa. So eu que nao conheço o cheiro e tb estou numa gripe que é dificil sentir cheiros direito. Só que essa bandejinha estava na sessão do boi no supermercado. Ele conferiu a etiqueta em bulgaro, e disse que nao estava identificado mesmo o tipo de carne que era. Estava apenas escrito que era uma mistura pra sopa. affff.

    Entao no fim das contas, tenho a casa toda cheirando a carneiro, e um caldo de carneiro que eh gordurosissimo. Vc tem alguma ideia se devo deixar cozinhando muitas hs ou nao? Prossigo da mesma maneira que se fosse boi? Olha que era por isso que rendeu tanta banha qdo assei. Essa carne eh gorda como porco e nunca vi ninguem fazendo caldo de porco…..deve ser pq nao presta né? MAs o meu marido garantiu que eu fiz uma das sopas mais tradicionais da Bularia, e que se chama Tchorbah!

    Sera que deixo assim com umas 4 hs de cozimento ou sigo em frente pra todas as horas de cozimento necessarias? Eu provei um potinho ao almoco e caiu muitissimo pesado, ainda mais pra uma ex-vegetariana com poucas enzimas pra proteina ou gordura animal ainda ativas no momento.

    Help!
    Bj

    1. Karen, imagino só a confusão!! Mas a carne de ovelha, além de muito saborosa, é também bastante saudável, principalmente se for de animais criados soltos. Não sei se é o caso de deixar mais de 12 horas, mas pelo menos umas 8 horas eu recomendo, para apurar mais o sabor. Hummm, quando meu marido ler “Tchorbah”, vai ficar doidinho!! Era a sopa que a mãe dele romena, e a avó, húngara, sempre faziam!
      Depois conta como ficou!

      Ah, e a gordura você espera endurecer com a refrigeração, separa, e pode até usar para refogar verduras e legumes.

  106. Pois é Pat, hj meu marido me ajudando a retirar a mesa, pedi pra ele por a cabeca da truta que foi o jantar dentro de uma caixa no freezer onde ja tem la 3 cabecas esperando. Depois ele foi guardar outro potinho com algo branco dentro e perguntou o que era aquilo: eu disse, “banha”. E entao ele me saiu com essa perola: “Vc anda muito estranha na cozinha. Recolhe cabeças de peixe, guarda banha, e faz sopa de vaca com cheiro de ovelha.” hahahahahah. Rimos muito os dois. Como as pessoas mudam!

    Acho que as ovelhas aqui em geral sao criadas soltas no verao, pq eu vejo-as pastando sempre pelos campos afora, é uma tradição de pais pequeno europeu, e no inverno são confinadas pq é frio demais (-20 graus nas montanhas). Nao faço ideia de que tipo de ração comem, mas aqui não é permitido GMO ainda. Não sei se é permitido pra ração de animais. Tenho que me informar. Eu sei que muita gente apanha feno seco no outono pra alimentar os animais fechados no inverno.

    Não tenho acesso a ovelhas ou vaca criados “bio” que é a certificação europeia que garante que um produto é organico e no caso de animais é obrigatorio ter ao menos 4-5 hs livres por dia (pelo menos pras galinhas) e uma determinada area quadrada por unidade animal no espaco que vivem. Isso quer dizer que não podem viver em cubiculos. Mas ao porco eu não me arrisco, pq é cheio de ração e criado preso a vida inteira. As galinhas estão em granjas horriveis como aí, e eu vou tentar uma galinha Bio semama que vem. Estava em falta no único lugar que conheço pra comprar. Esses produtos são carissimos e por isso, a gente tem que fazer o que dá o orçamento.

    Depois conto como ficou o caldo de vaca com cheiro de ovelha. rsrs.

      1. Oi Pat, infelizmente pra vc, estou voltando pro Br, agr em dezembro, de mala de cuia. Pois é, a vida dá muitas voltas e eu cansei de morar no exterior, já são quase 13 anos fora. Quem sabe eu é que vou te visitar em São Paulo um dia.
        O meu caldo de Ovelha ficou legal,mas cheirava muito mal, pela casa toda. Só no terceiro aprendi a tirar o cheiro da carne, depois de muito pesquisas, precisa tirar uma glandula externa que fica no joelho/cotovelo da ovelha, precisa tirar a gordura quase toda, e se for fazer caldo, precisa assar antes, e jogar fora a gordura, pq o cheiro nao eh agradavel não. Mesmo assim comemos, pq não somos de jogar comida fora aqui em casa. Se for pra assar, o segredo que me ensinaram foi de entao aferventar primeiro e só depois assar,, jogando fora a água, que é onde ficará a gordura e o cheiro.

        Agr o caldo ficou otimo, fico, mas nao tao gorduroso e nao aproveito a banha, pq entendi qu e cheiro vem da gordura da ovelha.

        Um abraço

        Karen

  107. não sou muito boa de cozinha,mas coloco oleo na hora de levar pro forno as costela/ossobuco e não fica muito gorduroso o caldo ,não?
    duvidas!
    grata,

  108. Aí, amigo, mandou bem…
    Como me nego, esperneio e berro para não comer glutamato, gorduras trans, conservantes, estabilizantes e outros ‘antes’ e ‘itos’, já fiz um caldo de carne em casa, mas faltou muito para chegar ao sabor deste aí.
    Você não põe sal no caldo? Eu pus, creio que ajuda na conservação…
    Gostei principalmente do seu comentário a respeito de usar estas gorduras, com moderação, ao invés dos óleos refinado.
    Você vai gostar de ver um artigo meu, fruto de exaustiva pesquisa: http://guardafogo.blogspot.com/2011/04/manteiga-ou-margarina.html
    Abraço, Ricardo

  109. […] caldo de mocotó, temperado para geléia ou não, tem muitas das excelentes propriedades do caldo de carne caseiro. Para ler mais sobre estas propriedades, CLIQUE AQUI.  Envie para um amigo […]

  110. Olá Pat,
    Cheguei ao seu blog meio por acaso, para depois descobrir que vc é a autora do “A Dor de Cabeça Morre Pela Boca”. Minha filha tem seu livro já há alguns anos!
    Parabéns pelo belo trabalho, já estou te seguindo para não perder mais nada!
    Me tira uma dúvida, estou com td pronto pra fazer o caldo de carne, mas gostaria de saber se a carne da costela ou ossobuco pode ser consumida depois do caldo pronto ou se deve ser descartada com os ossos. Pergunto, porque certa vez fiz um caldo de pato e a ele acrescentei um pouco da carne, além dos ossos, mas aquela carne ficou horrível, tanto em sabor quanto em textura e acabei tendo que descartar, apesar do caldo ter ficado maravilhoso.
    Aguardo sua resposta.
    Um grande abraço!

  111. Pat, olá!
    As carnes são cozidas na água com o suco de limão mesmo?
    Grata,
    Cacilda

    1. Sim, você cozinha o caldo na mesma água em que os ossos ficaram de molho com limão ou vinagre. Pode acrescentar mais água se achar necessário!

  112. Pat,
    Desde que conheci seu site, eu sonhava em fazer esse caldo.
    Vai ser amanhã!!
    Ontem ganhei a panela de inox de 12 litros do meu marido. Hoje ele encomendou a canela para mim.
    Espero que dê tudo certo.
    Por que não vai sal no caldo?
    Um abraço,
    Cacilda

    1. Cacilda, eu não recomendo o sal no caldo porque ele será usado como base para o preparo de inúmeros outros pratos, que serão salgados na hora, ao gosto e necessidade de cada um.

      1. Entendi.
        Achei que pudesse interferir nas propriedades do caldo ou coisa assim.
        Obrigada!

  113. Pat, olá!
    Pode-se usar alho ou você não recomenda?
    Um abraço,
    Cacilda

      1. Pat,
        Que bom saber, assim já evito um teste que não vai dar bom resultado.
        O meu primeiro caldo está no fogo há 5 horas. Fiz exatamente como sua receita.
        Consegui um fogo mínimo regulando o registro do gás. Só não vou poder usar o fogão para mais nada, enquanto não ficar pronto. rs

  114. Pat, olá!
    Deu tudo certo com meu caldo. Ficou excelente!
    Obrigada por compartilhar suas receitas e sua experiência com seus leitores.
    Um abraço,
    Cacilda

  115. Olá Pat.
    Meu filho tem 6 meses e já comecei dar papinhas, salgadas e depois doces.
    Aprendi muito com você, por isso vim aqui agradecer.
    Eu tinha medo de dar gema crua apesar de saber quanta coisa boa meu bebê estava perdendo, mas depois de ler seus artigos sobre o ovo entendi que bastam alguns cuidados e tudo bem, já dei várias vezes (lavando bem a casca do ovo sempre), tenho um produtor de confiança e não tive problemas.
    Mas no meio de tanta coisa legal que aprendi por aqui, o que me chamou mais atenção foram os caldos caseiros (nunca tinha experimentado). Fiz o de frango e achei muito, muito saboroso.
    Cozinhei os legumes da papinha nesse caldo, noooossa, ficou completamente diferente o sabor, totalmente saboroso! Não precisei nem acrescentar uma pitada de flor de sal como eu fazia quando cozinhava apenas na água. Percebi que agora meu filho come com muito mais entusiasmo e vontade, fica pedindo sempre mais. Com certeza o sabor do caldo fez toda diferença.
    Hoje vou ao açougue comprar o que preciso para fazer o de carne, não tenho experiência e nem conheço bem esses ossos, mas vou tentar mesmo assim, tenho certeza que valerá a pena e meu baby agradece.

    Só queria te perguntar uma coisa que faquei em dúvida.
    Será que congelar em potes plásticos não é perigoso? Ou o problema do plástico é só quando aquecido? Estou preocupada.
    Mais uma vez obrigada por todas as dicas!!
    Um beijo!

    1. Lau, a minha preferência é sempre pelo vidro, claro! Mas a verdade é que mesmo resfriando muito bem o caldo antes, mesmo não enchendo potes de vidro até a boca e tomando diversos cuidados, eu andava perdendo metade da minha produção por conta de vidros quebrados… Fora a sujeira…

      Meu cuidado é somente colocar os caldos no pote plástico quando eles já estão completamente frios, gelados na geladeira. E na hora de descongelar, os tiro do plástico também o mais rápido possível. Em temperaturas menores as possíveis contaminações são bem menores (apesar de existirem).

      Aqui em casa, e o que eu sempre sugiro no site, é o que consigo fazer de melhor, minimizar ao máximo qualquer malefício. Minimizar, porque nem sempre dá pra eliminar completamente.

  116. Olá Pat, li um artigo seu dizendo que com a gordura do caldo, que é retirada, pode-se fazer sabonetes, entrei na pagina que vc indica e não achei a receita. Gostaria de pedir a receita e de saber se qualquer tipo de gordura pode ser usada. Obrigada pela atenção. Bjs Cristiane

  117. Viva Pat :)

    Eu e o maridão fizemos o caldo de carne, seguindo a sua receita com bastante entusiasmo! Só temos uma panela de 6 litros portanto foi a que usamos. O caldo ficou em lume brando (temos fogão elétrico) e depois foi transferido para o forno onde ficou umas 27 horas. Não ferveu totalmente mas estava sendo cozinhado – nem precisamos de adicionar água não.
    No final a camada de gordura no topo era tão pouca! A usamos para cozinhar e a carne (frita nessa gordura) fica com um gostinho bom. E o caldo, depois de refrigerado na geladeira, ficou líquido, líquido demais. Cor marrom, linda de se ver, mas líquido, nem ponta de gelatina.

    Fiquei a pensar que fizemos alguma coisa errada… o que vc acha disso Pat?

    Gostaria de dar um pouco à minha filhota [já tem 6 meses :) ] até porque parece que ela se está a dar lindamente com a fórmula à base de leite da Weston Price e adoraria retirar a gelatina em pó para adicionar a gelatina natural do caldo de carne mas assim não sei se posso…

    Obrigada pela sua atenção, pelo seu tempo.
    Vc é um doce :)

    1. Maria, em geral o caldo fica meio gelatinoso, mas olha que engraçado: nas primeiras vezes em que fiz, também não ficou, e até hoje eu não sei porque, porque continuo fazendo sempre igual!

  118. Ainda não preparei o caldo, costumo pesquisar várias receitas diferentes de um prato antes de prepará-lo e achei sua receita bastante informativa, gostei muito. Porém ainda ficaram algumas dúvidas:
    -Sua receita não leva sal, por acaso a receita poderia levar sal para dar mais sabor e fazer o caldo durar um pouco mais?
    -Sei que terei dificuldade em encontrar o alho poró/salsão na minha cidade, haveria algum outro substituto?
    -A gordura que é separada do caldo pode ser utilizada como banha comum para frituras (para fritar ovos, por exemplo)?

    1. Olá Adriano,

      Eu não recomendo o sal no caldo porque você usá-lo como base no preparo de outros pratos, que provavelmente você vai preferir salgar na hora. O sal não o fará durar mais, mas congelar em pequenas porções é sim a melhor idéia!

      O salsão e o alho poró emprestam um sabor todo especial ao caldo, mas se você realmente não encontrar nenhum dos dois, pode tentar substituir por uma quantidade maior de salsinha. Tente e depois venha nos contar o resultado!

      A Gordura separada do caldo de carne pode – e deve – ser usada na cozinha, substituindo óleos refinados, totalmente industrializados e oxidados!

  119. pat, é possível cozinhar um tempo, desligar o fogo e continuar o cozimento no dia seguinte? obrigada, daniela

    1. Eu prefiro o cozimento ininterrupto. Se você prefere não deixar a panela ligada durante a noite, programe-se para começar a preparar o caldo bem cedinho e termine no fim do dia – serão pelo menos 12 horas de cozimento, o que já o deixa bastante saboroso!

  120. Pat, olá!
    Lendo os comentários vi que vc diz que o caldo fica meio gelatinoso.
    Depois de resfriado na geladeira para separar a gordura, o meu ficou totalmente gelatinoso, nada de liquido. Você acha que ficou muito concentrado?
    Um abraço,
    Cacilda

    1. Possivelmente ficou muito concentrado, o que não é nada ruim. A única coisa é que na hora de usar, pegue quantidades um pouco menores do que as que eu indico na receita. Dilua ele meio a a meio com água.

      1. Entendi.
        Obrigada pela dica!
        Pensando bem, gostei do resultado. Assim economizei espaço no meu freezer que é duplex bem grande mas está quase todo tomado de caldo de carne e de frango (que também ficou todo gelatinoso).
        Um abraço,
        Cacilda

  121. Pat, comprei uma Le Creuset especialmente para fazer o seu caldo! Está no fogão elétrico na temperatura 2. A dúvida é: panela tampada ou destampada?? Eu deixei tampada. Está bem quente, mas não está fervendo. Confesso que estou com um pouco de medo de ir dormir e deixar a panela lá. Eu coloquei a tampa pq tenho medo de cair algum bixo, barata, sei lá. O que vc acha? O cheiro está maravilhoso.

  122. Obrigada pela resposta rápida, Pat.
    Nossa, escrevi bicho com “x”, ops!!! haha

    Entao, olha o que me aconteceu… Acordei e corri pra ver a panela e pra minha decepçao, o fogao estava desligado!! Acho que deve ter algum sensor que desliga automático depois de um tempo. Que raiva! O máximo que deve ter ficado desligado foram 6 horas. Vc acha que afeta muito o resultado? Fiquei com medo de ter estragado as carnes, apesar de ainda estar cheirando bem. A panela (ainda bem que é de ferro!) estava bem quente, mas coloquei o dedo no caldo e estava morninho apenas. Ainda bem que deixei tampado, pq conservou mais o calor. Agora está na temperatura 3 e parece ir bem. Por causa do ocorrido vou deixar mais tempo do que as 12 horas que havia planejado.

    1. Ficou divino, Pat! Obrigada! Achava que minha filha (de 1 ano) nao gostava de comer, mas na verdade ela nao gostava era da minha comida sem tempero. Hoje fiz um ensopado com as carnes do caldo + o caldo em si + arroz e a pequena comeu TUDO do pratinho dela! Fato antes inédito. :)

  123. Ola Pati, queria te perguntar uma coisa, vivo temporariamente no Mexico, estou preparando seu caldo de carne (já leva 8h cozinhando) e já tenho vontade de comer, rs de taooooo bom esse cheiro!!! Podemos comer o caldo puro? é demasiado forte?
    Outra duvida dificil aqui é que vivo no Mexico/DF e apesar de ser uma grande metropole as condicoes de higienes dos açougues daqui sao asquerosas (carnes a céu aberto ou dentro de lugares sujos sem refrigeracao, juro!!), sou obrigada a comprar carnes e frango nas grandes redes de supermercados, opto por marcas americanas que sao mais garantidas em relacao a questoes sanitárias, nao tenho ideia onde haja frango caipira por aqui e te digo que é muito perigoso comprar em qualquer lugar (ainda tomando muitos cuidados ja tivemos algumas intoxicacoes e eu cozinho praticamente TUDO que comemos, rarissimas vezes comemos fora). A pergunta é, na falta do frango caipira a receita do caldo de frango fica MUITO prejudicada com frango criado para abate industrial? Obrigada pela resposta!

  124. Oi Pat, gostaria de comprar o caldo de carne. Moro em São Paulo e gostaria de saber o valor. Obrigada Roberta

  125. Oi Pat, minha filha Camila Quedas começou no dia 02/10/12 a fazer tratamento para enxaqueca com o Dr. Alexandre e está naquela dieta dos primeiros 03 meses. Gostaria de comprar o caldo de carne (e também de alguma orientação sua se possível pois como a dieta é restrita e ela não gosta muito de verduras e legumes, estou tendo um pouco de dificuldades com o cardápio). Moro em Guarulhos e gostaria de saber o valor e como faço para comprar. Obrigada por enquanto.

  126. Boa noite Pat, no dia 05 de Junho de 2012, mandei uma mensagem para você, e até a presente data, não houve nenhum comentário seu. Por favor, se puder me dar uma resposta, mesmo que seja ” não sei”, agradeço de coração. Abraços Cristiane

  127. Copiei e colei minha pergunta anterior, data de 05 de junho, postada aqui mesmo………Olá Pat, li um artigo seu dizendo que com a gordura do caldo, que é retirada, pode-se fazer sabonetes, entrei na pagina que vc indica e não achei a receita. Gostaria de pedir a receita e de saber se qualquer tipo de gordura pode ser usada. Obrigada pela atenção. Bjs Cristiane

    1. Cristiane, eu me lembro desse texto, e a dica de usar a gordura do caldo para fazer sabão veio do blog de uma moça com quem perdi o contato faz tempo. Talvez ela tenha pagado o blog, infelizmente….

  128. Olá Pat!
    Por um acaso, encontrei o seu site hoje e achei muito interessantes as suas receitas e dicas! Vou experimentar fazer algumas delas. A respeito de utilizar a gordura do caldo da carne, como é o teor de colesterol neste, já que este está presente preferencialmente nas gorduras animais? Abs!

  129. Oi Pat,
    Acabei de colocar o caldo em uma panela elétrica de cozimento lento, vou deixar cozinhando por 24hs e ver como fica. Acho que vai ficar ótimo, depois passo aqui para contar como ficou.
    Bjs

  130. Oi Pat,

    o meu primeiro Caldo esta’ no fogao, fogo baixo com difusor, panelao de 15litros, tudo novo estreiando sua receita pela primeira vez…

    Duvidas;
    como moro nos EUA, fui num acougue famoso perto de casa, mas dificil foi ter o mocoto e o pe’ de boi… fiquei muito em duvidas das quantidades/ proporcionais em peso, mas no fim com dicas do acougeiro comprei 2 ossobucos (1.5kg) (osso no meio e carne em volta) uns pedacos da canela do boi e uns outros ossos que ele me deu de brinde….que todos esses somaram 1.650kg, qual a quantidade em kilos que vc normalmente poe de ossos, tirando o ossobuco?? sera’ q comprei poucos dos outros ossos, para a quantidade q agua q estou fazendo??

    o caldeirao esta’ em fogo baixo, com difusor, ja’ fazem 1 .1/2hs, como minha panela tem tampa de vidro com um furinho coloquei la’ um termometro digital q esta’ lendo 89″C., e’ isso ne’ a temperatura do caldo entorno de 85″C, estava bem mais quente, mas foi abaixando, vou tentar deixar nessa media…

    depois passo pra contar o resultado….muito obrigada..

    sucesso e bjs

    1. Patty, juntando ossobuco, mocotó e canela eu sinceramente nunca pesei pra saber quanto dá, mas pela tua descrição parece um pouco menos do que uso aqui, só que eu faço uns 15-16 litros por vez. Também nunca medi a temperatura do caldo na panela, mas ele nunca está fervendo, então creio mesmo que essa marca de 89-85 graus esteja de acordo.

      Depois conta como ficou!

      1. ele esta no fogo ainda, completando agora 18hs, o cheiro esta bom, vou deixar mais algumas horas e resfria-lo…

        obrigada pela imediata resposta.

        se der um dia, so’ por curiosidade (sem pressa) passa pra gente a quantidade em kilo, por favor…para uma proxima vez,…:-)
        bjs

  131. Olá Pat, adoro seu site, e sempre vejo as receitas de caldos, queria saber como faço pra fazer o caldo porém com uma quantidade menor de ingredientes, pois não tenho panela grande pra fazer, vc tem alguma sugestão? e como seria o preparo no caso de diminuir a receita. Fico te aguardando.
    Atenciosamente,
    Rosemara

  132. Pat Feldman gostei muito da receita quero muito fazer pois cozinho em uma creche tenho uma grande dúvida posso fazer o caldo em uma panela de pressão de 7 litros
    em fogo baixo por 12:00 horas ?

  133. Oi Pat,
    Adoro ler suas matérias, e estou pensando seriamente em fazer o caldo de carne. Minhas filhas se alimentam super bem, mas a carne vermelha tem baixa aceitação por elas e a mais velha (4 anos) está com anemia leve. O caldo tem ferro?
    Gostaria também que explicasse melhor como é este difusor do bico de bunsen. Você adapta ele ao seu fogão? Tenho certeza que a boca do meu fogão terá um fogo muito alto para o cozimento lento (além de gastar gás desnecessariamente) e tenho receio de deixar a tampa do forno entreaberta por causa das crianças.
    Obrigada!

    1. Izabel, o caldo não é o mesmo que consumir a carne em si, mas com certeza oferece bastante ferro – e no teu caso, com essa necessidade em particular, eu até recomendo que você acrescente alguns bifes de fígado ao preparo do caldo.

  134. Olá Pat, amo seu site, quando começo, não consigo parar de ler, é muita informação importante!!! Não queria lhe dar trabalho, por isso pesquisei se alguém havia feito a minha pergunta, ví até que a Fabiana, que mora temporariamente no México perguntou algo próximo, mas eu não encontrei a resposta, então vai a pergunta: Bem, me mudei recentemente e ainda não encontrei estes tipos de cortes de boi e frango de procedência segura e orgânicos. A pergunta é se na falta do frango caipira e boi orgânico, a receita do caldo fica MUITO prejudicada com frango ou boi criado para abate industrial? Obrigada pela atenção! Abçs

  135. Oi Pat, boa tarde. Seria possivel você repassar o contato de onde compra o difusor de chama? Obrigada, bm final de semana

  136. Olá Pat,

    Por favor, qual é o rendimento desta receita? 4 litros ou mais?
    Sou nova na cozinha e vou tentar fazer!

    Obrigada!

  137. olá, boa tarde!
    Posso utilizar um caldeirai de ferro para cozinhar na lenha???
    Obrigada

      1. Q bom…vai ficar mais em conta…aqui onde vivo acendemos a lareira todos os dias no inverno…será que congelado aguenta uns 3 meses? É que fazia no inverno tb o que iria consumir no verao.
        Obrigada!

  138. Oi Pat,
    Fiz ontem o seu caldo de carne, agora está resfriando. Há tempos que vinha querendo tentar. Espero que fique bom, o cheiro está ótimo. Não achei em lugar nenhum se vc despreza todas as carnes e os legumes após o preparo. Aguardo sua dica. Parabéns pelo site. Sou sua fá há muito tempo! Bjs

    1. Sandra, aqui em casa, como eu faço toda hora, acabo desprezando vez ou outra, mas confesso que morro de dó!! Os legumes você pode bater no liquidificador e fazer uma sopa cremosa. Só os legumes do caldo deixam uma sopa bem forte, mas você pode misturar com outros legumes mais suaves (batata ou abobrinha) cozidos em água, e aí dá a sopa perfeita!
      Com o ossobuco eu faço um ensopado, que fica perfeito com massas ou polenta: https://pat.feldman.com.br/2010/12/08/ossobuco-ensopado/

  139. Olá Pat!
    Adoro seu site e adoro suas receitas!! Tenho colhido muitos elogios, mas não omito a fonte e ainda divulgo no face.
    Comecei a fazer o caldo de carne e adorei!!! Acrescento ele em quase tudo.
    Agora vou começar a vender também. Tenhos boas fontes de alimentos organicos aqui em Goiania. Comprei um súper caldeirão de inox. Estou muito animada em compartilhar vida com as pessoas.
    Vou fazer um folder informativo a respeito dos benefícios do caldo e que saber se posso colocar o endereço do seu site e o artigo do seu marido?
    Uma pergunta, posso utilizar o talo e as folhas da cenoura no caldo?
    Grata!
    Milene

    1. Milene, que legal você estar fazendo o caldo, mas eu só posso autorizar o uso do meu nome relacionado ao preparo do caldo e eu for pessoalmente verificar como ele foi preparado, do início ao fim!

  140. Olá Pat,

    Fiz minha primeira receita de caldo caseiro exatamente como está descrito no site.
    Fiquei com algumas dúvidas, se puder me ajudar, agradeço muito.
    Deixei aproximadamente 40 horas na geladeira e formou uma capa de gordura bem fina em cima do caldo, é normal?
    Eu coei o caldo direitinho, entretanto, no fundo da panela ficou uma parte marrom escura, parecia algum tipo de resíduo, isso pode ser utilizado ou deve ser descartado?

    Obrigada e Parabéns pelo trabalho,
    Paula

    1. Paula, a gordura se forma mesmo e você deve separa-la. Pode usa-la depois para refogar verduras e legumes. É saudável e fica uma delícia!
      Os resíduos no fundo da panela também podem ser usados, faz parte!

  141. Oi,gostaria de saber os preços dos caldos e as variedades,me mande um e-mail por favor.

    Abraço.

  142. Boa Tarde…

    Fiz esse caldo de carne e ficou maravilhoso…obrigado adoro suas receitas.

  143. Olá Pat, criei coragem e fiz o caldo, e não é que deu certo!! Uma dúvida. O que eu congelei eu tenho que descongelar só o que eu for usar imediatamente ou posso descongelar e usar ao longo da semana? Abraços e obrigada pela atenção!

  144. Pat, não encontro nem a pimenta verde e nem a rosa. Por acaso pode ser outra?

    1. Michele, pode não colocar nenhuma ou até colocar da preta ou da branca, mas essas têm um sabor mais notável, apesar de não serem muito ardidas.

  145. você acha que pode-se colocar o rabo da vaca (no caso aonde eu vivo é de vitela) no lugar da pata? Costumo fazer o rabo refogado e ele dá muita consistência ao caldo…não sei se alterará a receita…será que tem mais colageno que a pata?
    Obrigada

    1. Eliane, não tenho essa informação, mas se você prefere fazer com rabo, vá em frente! Mesmo que seja menos bom que o mocotó, ainda será infinitamente melhor do que qualquer industrializado!

  146. Olá Pati, fiz o caldo hj. O que ficou na peneira, ossobuco, cenoura e os temperos eu posso fazer uma papinha para o meu bebê de dez meses? Ficou na dúvida se está com muito tempero…ou muita gordura? Se não, misturar em outra papinha, nesse caso acrescento o caldo normalmente? ou não, é melhor eu mesma consumir? Obrigada!

    1. Pode fazer a papinha sem medo de ser feliz!!! Se achar que ficou forte, misture cada xícara da mistura do caldo com uma abobrinha ou mandioquinha cozida em água.

  147. oi Paty,

    tentei procurar se havia essa pergunta/resposta aqui , mas nao achei…
    posso usar outros ossos para fazer o caldo?
    Moro nos EUA e comecei a comprar carne grass fed de um fazendeiro, mas ele vende pedacos da vaca, entao comprei 1/4 da vaca…. veio varios tipos de cortes ( daqui) e um pacote de ossos ( q eles colocaram como ” para caldo” ) sera q posso usar esses ossos? ( nao faco ideia quais sao…)

    obrigada

    Danielle

    1. Pode sim Danielle, claro!!! Eu normalmente falo dos pés e canela porque são os mais ricos em tutano, mas de todos os ossos se extrai muitos e muitos nutrientes!

  148. Pat, fiz o caldo de carne especialmente para a mamadeira do meu filho de 9m, deu tudo certo. Já fiz o de frango tb e acabo de terminar um aqui. Mas fiquei com uma dúvida quanto ao de carne: no final do processo ele rende exatamente quanto? Depois de coar eu completei ate 4l como no início, é assim mesmo?

    1. É mais ou menos isso sim Silvia. Aqui em casa dá bem mais porque eu uso uma panela IMENSA e uso mais ossos, carnes e legumes.

  149. Pat fiz o caldo, hj fui retirar a capa de gordura após 24 horas na geladeira, fica realmente como gelatina , minha dúvida , como vc faz para armazenar? Corta as gelatinas em pedaços menores e coloca em potes? Obrigada!

  150. Ola Pat
    Eu fiz o caldo e adorei!Muito obrigada por ensinar a fazer o caldo!
    Eu moro no Japao e comprar carne aqui eh bem complicado e caro.No lugar da costela ou ossobuco eu posso usar o rabo de boi?Ou o gosto nao fica muito bom?Desta vez eu fiz com costela,mas como pretendo fazer sempre o preco eh bem salgado.Obrigada,um beijo.

    1. O meu fogão tem um dispositivo que corta o gás caso a chama se apague, o que me deixa completamente segura para deixar o fogo ligado direto!

  151. Olá Pat,
    Por favor, gostaria de saber onde você compra os potes que armazena os caldos. Não consegui encontrar .
    Obrigada
    Cristiane

    1. Cristiane, compro em lojas de embalagens. Tem algumas dessas na Cunha Gago, em Pinheiros, e em frente ao Mercadão da Cantareira também.

      1. E para essas embalagens, eu não preciso me preocupar com o bisfenol?

  152. oi, fiz o caldo de carne aqui, como vc ensinou,
    quando levantou aquela fervura, não espumou, mas, o cheiro do caldo enquanto cozinhava estava meio enjoativo.

    fiquei na dúvida é assim mesmo?

    e quanto ao mocotó, coloquei tudo, com a parte da pata, o pé, tbm, é isso mesmo ou eu não coloco a base do pé?

    ob, amei seu trabalho. temos uma menininha de quase nove meses e ela vai curtir isso, sem dúvida.

    1. Maurício, pelo que você descreveu, está tudo certo. O aroma do caldo, especialmente em dias mais encalorados, pode parecer meio enjoativo mesmo! E quanto à espuma, as vezes ela não ocorre mesmo!

  153. Oi, Pat!

    Nesse caldo, usamos as folhas ou o talo do salsão?
    Na receita constam os talos, mas vi você comentando numa aula sobre colocar as folhas também?
    O que fica melhor?

    Obrigada!

  154. Oi Pat, uma dúvida: que tamanho tem que ter a panela pra uma receita de caldo??? Imagino que deve ser enorme!

    1. A minha panela tem 16 litros, mas uma de 8 ou 10 litros já faz o trabalho. Vale a pena panela grande, assim a gente precisa fazer menos vezes. Faz um montão e congela!

  155. Ola Pat!
    Comprei seu curso na Eduk! Estou amando :) Tenho uma duvida, eu moro no Canada e aqui e muito dificil encontrar Pe de boi! Sera que tem algo que posso substituir? E se houver algo, preciso colocar de molho no limão também?

    Muito obrigada!

    1. Caroline, procure carnes com ossos. Segundo a versão em inglês dessa minha receita, as peças são Veja se ajuda!
      “beef marrow”
      “knuckle bones”
      “calves foot”
      Alguns livros também sugerem ossos e carnes de pescoço, se você encontrar.

  156. Ai desculpe, so mais uma pergunta! Aquela gordura que fica em cima do caldo quando congelamos, como posso armazena-la? Preciso usar imediatamente ou posso congelar?

    Muito obrigada!

  157. Estimada Pat

    Muitos parabéns pelo seu blog! Obrigado pela informação que nos permite aceder!
    Uma questão…adoro tutano…será que posso ingerir numa sandes…ou é para desprezar?
    Um abraço

  158. Oi Pat,
    Gostaria de saber se poderia dar o caldo já nas primeiras papinhas da minha filha de 6 meses…o mocotó Nw eh forte? E o caldo de frango também poderia usar? Obrigada por compartilhar tantas informações e receitas…
    Moro no japao e aqui eh difícil encontrar mocotó, ossobuco…o q eu encontrei eh sem o osso, tb Nw sei se eh orgânico .:(
    O q vc acha?
    Muito Obrigada.:)
    Se eu pudesse faria o curso de papinhas com vc :(
    Mandei um e-mail sobre isso, será q conseguiria fazer a distância?

    1. oi Karin, eu sempre coloquei os caldos nas papinhas dos meus filhos, desde a primeira e foi ótimo!
      Quanto ao curso, me chama no whatsapp: +5511 994-494-543

      1. Oi Pat,
        Muito obrigada pela pronta resposta :)
        Como Nw tinha esse aplicativo, já instalei para podermos nos comunicar.
        Bjs

  159. Pat, pra deixar o caldo mais concentrado eu deixo de colocar agua mesmo que os ossos fiquem descobertos?

  160. No outro dia qdo retiro a gordura, levo ao fogo para liquidificar e melhor acomodá-los. Nessa hora eu deixo para reduzir?

    Outra dúvida, pensando só em nutrientes e não em sabor, posso fazer só com os ossos e mocotó, sem os legumes e sem o ossobuco?

    Muito obrigada por responder.

    1. Michele, não entendi o que você bater no liquidificador. Quanto a usar só carnes e ossos, você perde um pouco no sabor, mas ainda assim produz um caldo muito nutritivo.

  161. Excelente! Suas explicações são muito claras e compreensíveis! Utilidade pública, e sem custo! Obrigada!

  162. Oi Pat
    Adoro seu site! Entro nele quase todo dia, leio e releio várias vezes os textos. Obrigada mesmo por compartilhar seu conhecimento e levar a culinária saudável como uma missão de vida. Desde quando descobri sem querer seu site, há uns 2 anos, minha cozinha sofreu uma verdadeira revolução!
    Bom, tenho um nenê de 7 meses. Posso cozinhar as papinhas dele desde já no caldo?
    (Eu tento sempre usar as orientações de porções /ingredientes da sbp)
    abraços e muito obrigada.

  163. Ai paty, estava toda contente com meu caldo mas bobeei e a agua quase secou.. Alguns pedaços de carne pegaram no fundo da panela. Perdi tudo? :(

  164. Oi Pat, te bom? eu com minhas dúvidas novamente.
    Estou viajando, e onde estou não tenho confiança no açougue para comprar ossos, vamos lá ao que fiz, comprei uma peça da picanha bassi (foi a de melhor qualidade que achei)
    Fiz o caldo, porém não coloquei no forno, foi direto pra panela cozinhou durante 8hr, porém ouve um imprevisto que tive que dps de 8 horas resfriando ir para o congelador, não houve separação de gordura, e agora o que acha de tudo isso em geral? Carne, processo e afins???
    Lembrando que dou pro meu filho de 1 ano
    Beijossss

    1. Pode usar com gordura e tudo!!! Talvez o sabor fique um pouco mais forte, mas aí é só diluir um pouco mais. Ah, os ossos fazem falta, mas uma vez ou outra, não é o fim do mundo!

  165. Oi Pat, quero começar a fazer os caldos caseiros, mas tenho algumas dúvidas:
    1) o cozimento de 12 horas tem que ser sem interrupções?

    2) Pode ser feito em panela de alumínio? Porque minhas panelas de inox são todas “normais” (rsrsrsrsr) , a maior é uma caçarola de 24 cm (uns 5,5 litros)

    3) aquela gordura que se tira depois de frio posso usar para cozinhar? Só guardo na geladeira? quanto tempo dura? Costumo usar óleo de milho, pretendo substituir.

    Vou aguardar tua resposta pra fazer bem certinho, tenho muito interesse, tenho uma filha de 8 anos muito magrela e que não come e não experimenta nada, passo um sufoco com ela (na verdade tenho 2 meninas, mas a mais velha come de tudo ). Passo um sufoco de verdade, pra ti ter uma ideia feijão e arroz é uma luta , não come molho de tomate , então vou substituir e incluir os caldos onde puder. Ela não come nada de legumes , e frutas somente maçã e pera.
    Depois te conto o resultado de tudo, muito obrigado e boa semana!
    Andreia

  166. Boa tarde Pat Feldman. Sou fã e seguidora de seu trabalho. Já tem um tempão que faço o caldo caseiro. Sigo tudo certinho, mas não estou conseguindo deixá-lo gelatinoso, mesmo o deixando quase 48 h em geladeira após finalizado. Ele fica apenas grosso. Por que será?

  167. Oi Pat!

    Que delícia, estou animada para fazer para minhas filhas!
    Preciso comprar uma panela, você poderia me dizer quantos litros seriam suficientes?

    Obrigada!!
    Fabi

  168. Olá Pat! Gostaria de saber se posso usar panela de alumínio??Pois sempre vejo vc indicando panela de inox.Qual a diferença??

  169. Olá Pat, o caldo depois de aberto e utilizado uma certa quantidade pode voltar a congelar, caso você não o utilize frequentemente?

  170. Oi Pat! Adorei a receita. Obrigada por compartilhar. Tenho uma empresa de papinhas caseiras (papinha bacana) e estou cursando nutricao agora. Então minha pergunta é se o caldo não acaba “descendo” e deixando uma separação água e caldo sabe? E sobre esse resfriamento, acho que poderia ser repensado, pois dessa forma corre risco de contaminação e tem muita proliferacao de microorganismos. Talvez um banho maria gelado e congelamento imediato. Mas ai sou eu me intrometendo kkkkk… A dúvida era mesmo sobre o caldo descer e separar da água. Parabéns, sucesso e novamente obrigada!!! Beijos, Fabi

    1. O caldo é água, portanto a única separação que ocorre depois de resfriado é a da gordura, que eu separo mesmo e guardo para outros preparados.

  171. Obrigada por partilhar tantas informações válidas!!!
    Dúvida: a água com limão q deixamos os ossos de molho, vai para o cozimento? Ou troco a água?

  172. Olá. Onde vc compra esse difusor por 5 reais? Procurei na net e só encontro super caro…

    1. Faz muitos anos que comprei, e foi numa loja de produtos para laboratório. Certamente o preço não se manteve depois de tantos anos.

  173. Oi Pat!
    A cartilagem do mocotó derrete no caldo depois das horas de cozimento??
    Estava a pensar fazer um caldo de osso! Canela e mocotó e talvez bife de fígado, ainda assim tenho todos os nutrientes importantes, certo? sei que não fica com o sabor, mas neste caso faço o caldo pelas propriedades que tem..
    Na minha cidade encontro o tutano sem osso, fica mais fácil não acha?
    Beijo e obrigada por ser tão generosa!

    1. Sofia, essa minha receita de caldo já é extremamente nutritiva, e muito saborosa! Se quiser acrescentar fígado, melhor ainda!

  174. Cara Pat, gostei muito do seu site/blog. Aqui me identifiquei com muitos assuntos e o seu tipo de lifestyle.
    Recentemente fiz o caldo de ossos seguindo sua receita, apenas não coloquei os ossos no forno pq não usei a costela, além disso adicinei brócolis no preparo. Meu caldo cozinhou na slowcooker por 40 horas, porém mesmo depois de coado e refrigerado(10h) ele não ficou gelatinoso, o que pode ter acontecido? Será que o meu caldo manteve ou atingiu os níveis nutricionais que almejamos quando fazemos esse preparo?

    Como meu caldo ficou bem líquido, congelei ele em formas de gelo.

    Obrigado por compartilhar seu conhecimentos.

    Eduardo

  175. Pat,
    Como você usa o bico de Bunsen? Não entendi… Meu marido surtou quando viu que tinha que deixar por 12 horas…. Falou que ia acabar o gás! kkkk!
    Bjo e obrigada por todas as dicas maravilhosas!

  176. Boa noite, Pat!

    Querida, obrigada por compartilhar conosco seus dons culinários. Minha mãe perguntou se esse caldo pode ser feito na panela de pressão, é complicado a gente conseguir deixar todo esse tempo e infelizmente moro em MT, não tenho como comprar seu caldo!
    abraços

    1. O caldo pode ser deixado menos tempo no fogo – 6 horas são suficientes -, mas jamais deve ser preparado na panela de pressão!

  177. Oi!tudo bem? Achei o seu post na procura de alguma informação que pudesse me ajudar, há um mês tenho feito caldo de osso, porém percebo que tenho dor de cabeça, leve, mas percebi que foi depois que comecei a ingerir o caldo. O que será que estou fazendo errado?já que tenho visto apenas benefícios do caldo, você já ouviu algum comentário a este respeito?
    Acompanho você através de e-mail. Gostaria muito de uma resposta sua.

  178. Oi Pat, já tentei fazer outras receitas e no deram muito certo, vou tentar a sua rs. Mas eu tenho duas questões, o mocotó não é muito fedido? Eu acho fedorentissimo rs o sabor dele deve influenciar bastante né? Se tirar você acha que perderia muito sabor?

    Outra coisa, a carne que sobra na panela é pura proteína, porque a carne não tem fibra em sua composição. Eu eu pensei que talvez ela não disolva pelo caldo já estar saturado (igual quando você coloca muito sal em um copo de água, vai chegar uma hora que satura e não disolva mais) então você já tentou retirar o caldo pronto e por mais água nos ossos e na carne e ver o que acontece depois de mais 12 horas? :)

    Obrigado por tudo!

    1. O mocotó só é fedido antes de ir pra panela, depois suaviza tremendamente, e o caldo puro mesmo, só com os ossos, não tem gosto nem cheiro de nada. A carne não desmancha, e depois do caldo pronto eu a reaproveito para outros fins – o melhor ragu de ossobuco, por exemplo!

Comentários estão encerrado.