Tanta gente já me pediu, e eu sempre adiando as dicas que eu tenho aqui guardadas para as primeiras papinhas dos pequenos.
Antes de mais nada: se você tem bastante leite, fique sabendo que seu filho até os 6 meses não precisa de mais nada além dele. Você sim é que nessa fase, mais do que nunca, precisa de uma alimentação super completa, balanceada, saudável.
Porcarias nem pensar!!
As primeiríssimas papinhas do meu pequeno foram bem simples, de um legume só, bem cozido no vapor, batidas no processador com um pouquinho de caldo de carne caseiro, fígado cozido e manteiga orgânica.
- cenoura
- beterraba
- batata doce
- abóbora
- mandioquinha
Com o tempo as papinhas de um legume só – ainda sem sal ou qualquer outro tempero – começaram a ganhar ervas frescas, que são ricas em sabor e nutrientes. As combinações são como a sua imaginação mandar!! Só aconselho dar preferência às ervas frescas e orgânicas – já existe uma variedade enorme disponível no mercado!
- salsinha
- cebolinha
- alecrim
- orégano
- tomilho
- sálvia
- hortelã
- estragão
- endro/dill
- erva doce
- coentro
- louro
- menta
Depois de introduzir – gradativamente – cada um dos legumes e depois as ervas, chegou a vez das verduras, condimentos, especiarias e a combinação entre todos eles. A seguir, algumas combinações que deram muito certo aqui em casa – sempre cozidas com caldo de carne caseiro, quantidades variadas de fígado e muita manteiga:
* Mandioquinha, cenoura e chuchu
* Batata-doce, cenoura e chuchu
* Cenoura com chuchu
* Mandioquinha e abobrinha
* Cenoura, chuchu e brócolis
* Abóbora e espinafre
* Beterraba, espinafre e milho verde
* Abóbora, espinafre e abobrinha
* Batata-doce com brócolis
* Batata-doce, alho poró e gengibre
* Mandioquinha com couve manteiga
* Abóbora com molho pesto
* Beterraba com salsinha
* Batata-doce com abobrinha italiana
* Mandioquinha e chuchu
* Mandioquinha com hortelã
* Chuchu, batata-doce, pepino e canela
* Beterraba, abobrinha e ervilha
* Abóbora com gengibre
* Beterraba, ervilha e aspargo
* Batata-doce, chuchu e cebolinha
* Abóbora com mandioquinha
Quando eu conseguia um bom frango caipira para um caldo de frango caseiro, as papinhas também podiam ser cozidas nele – mais um novo sabor – e a carne do frango todo, desfiada, acompanha muito bem os demais ingredientes.
Imagino que essas combinações todas já sejam suficientes para muitas refeições deliciosas e nutritivas para o seu bebê, mas não tenha medo de combinar outros ingredientes, legumes, verduras, ervas, temperos e condimentos.
Invente combinações e venha contar para outras mamães aqui o que deu certo e o que não deu!!
Arroz, feijão e outros grão só foram introduzidos depois de um aninho, mas isso é assunto para uma próxima vez!!
Oi Pat… Já te escrevi no orkut, já comentei aqui, preciso de dicas urgentes, rsrsrsrsrsrs!!!
Meu filho tem 1 ano e 2 meses e gostaria de saber o que já posso dar a ele, pra que continue com uma alimentação saudável… Ele come carne, frango, fpigado, verduras, legumes, frutas, macarrão, feijão e outros grãos… De industrializado, só comeu até hj alguns potinhos Nestlé, cream craker e uns pedacinhos de pão, fora isso, nunca tomou leite artificial (nem derivados), só o leite materno mesmo… Ficou exclusivo no LM até o 7º mês e mama muito ainda!!
Será que eu já poderia dar derivados de leite, ou é melhor continuar evitando??? Sempre tento fazer a comidinha dele muito colorida, sem sal, com alguns temperos e depois de pronta, uma colherzinha de azeite extra virgem em cima… Alguns dias, ele não come muito bem, outros come o prato todo… Não sei se já é hora de variar um pouco…
Ah, e vc falou que colocava pra cozinha com manteiga, sempre achei que manteiga fizesse mal…
Beijos e espero que vc atenta esse apelo de ajuda, rsrsrsr!!!
Aline
Aline, tudo o que eu coloco aqu no blog já vale para o seu filhote, fique tranquila!!
Na minha opinião você poderia apenas evitar o macarrão, bolachas, chocolates e doces. São gostosos, mas nutricionalmente não fazem falta nenhuma!! E a criança tão novinha não sabe ainda o que é melhor ou pior prá ela, então melhor não criar o hábito tão cedo.
O melhor derivado do leite naminha opinião é o iogurte e esse você pode dar sem medo, já poderia ter começado bem mais cedo!! Dê puro, ocm frutas, na mamadeira, de colher, como for – de preferência sem adoçar.
Sobre o sal eu já escrevi aqui uma vez, dá uma procurada. Sobre a manteiga também tem um artigo interessante entitulado “Você tem medo de gorduras??”Vai te esclarecer muitos mitos!!
Manteiga aqu em casa é campeã de audiência e estamos todos com uma taxa de colesterol super saudável.
Pat, vc tem receiya de caldo de legumes?
Gostaria muito.
Liana
Liana, a receita do caldo de legumes eu tenho publicada no meu livro, A DOR DE CABEÇA MORRE PELA BOCA.
Oi Pat!! Obrigado pela atenção, vc me esclareceu várias coisas… Adorei o artigo “vc tem medo das gorduras?”, achei bastante esclarecedor… Até imprimi pra mostrar a outras pessoas, coisa aliás, que tenho feito com vários posts seus!!
Sobre o sal, não consegui achar… Se vc puder me dizer onde está ou o nome do artigo…
Pat, tenho mais algumas dúvidas e se vc pudesse me esclarecer, seria ótimo… Afinal, quero dar o melhor que posso pro meu bebê!! (não tão bebê assim, rsrsrs – 1 ano e 2 meses), que nunca tomou outro leite além do meu (e ainda mama muitoooo).
Vc falou que eu já poderia ter começado a dar iogurte, qual seria?? Aquele integral, puro, né isso?? Sem adoçar!! Ou pode dar aqueles com mel, etc?? Vi que vc tem uma receita de iogurte caseiro, mas Mateus fica com minha mãe e ela não tem muito tempo pra fazer nada na cozinha (e nem habilidade, coisa que eu tb não tenho) e a menina que trabalha lá, não é lá pra essas novidades, será que eu poderia dar o industrializado?? O que vc acha??
E quanto ao queijo, vc acha cedo ele comer ainda?? Se não, qual seria o melhor tipo?? Branco, minas, ricota??
Será que teria problemas eu dar de vez em quando aveia em flocos?? Ou algum outro tipo de cereal?? Qual seria melhor? E quanto a umas rosquinhas integrais? Vc conhece?
De vez em quando, eu poderia dar pão branco a ele?? Ou seria melhor integral? Ou nenhum? E Yacult, vc acha legal?
Ah, vc disse pra evitar bolachas (cream craker ou água e sal de vez em qdo, tb?), e macarrão (já dei algumas vezes, um macarrãozinho com molho de abóbora, será muito ruim pra ele??).
Pat, ficaria muito feliz mesmo se vc pudesse me esclarecer essas dúvidas, como já disse, tô querendo o melhor pro meu filho e gosto bastante de seu blog e de suas dicas!! Ou seja, só vc pode me ajudar!!! rsrsr
Beijos grandes e desculpa pelo trabalho!!
Oi Pat,
Adorei ler este artigo, tinha te pedido lá no orkut, não sei se lembra…
Adorei todas as dicas e já era mais ou menos o que pensava, pois estou grávida de 8 meses, mas já pensando na introdução dos alimentos no 6 mês. Com minha primeira filha, segui a risca o que o pediatra falava, sem questionar. Mas passados quase 5 anos, mudei muita coisa aqui em casa…
Queria esclarecer umas dúvidas:
1) Com relação às frutas, vc introduziu antes ou depois das papinhas salgadas? Ou foi ao mesmo tempo?
2) E como vc oferecia as frutas?
3) E a gema de ovo? Lembro que vc dava pro Arthur desde novinho. Como era? Qtas vezes na semana?
4) E peixe? Deu com menos de 1 ano? Eu moro no Rio e tenho oportunidade de comprar peixe fresco, ainda no barco do pescador.
Acho que por enquanto é isso que me lembro.
Vou ficar esperando seus comentários!
E parabéns pelo blog!
Fernanda,
Adorei tanto as tuas dúvidas – que podem ser as mesmas de muitas outras pessoas a respeito de como introduzi os alimentos para o Arthur – que resolvi fazer mais um artigo do tipo “perguntas e respostas”.
Me aguarde para muito breve!!
Bjs e obrigada!
gostei muito do site, mas para facilitar minha vida, gostaria de saber se vc tem algum livro publicado q fale sobre a introdução de sólidos na alimentação do bebê. Meu filho em 4 meses e como começo a trabalhar dentro de alguns dias, terei de submetê-lo a esse novo costume. Um abraço
Olá Ana!!
Fico contente que você goste do site, obrigada! O meu livro sobre alimentação infantil está sendo preparado,masainda não tem data prevista para o lançamento.
Assim que tiver novidades, aviso a todos, com certeza!
Olá Pat!Observei que na lista de cardápio para as papinhas não á batata comum, Pq???? Se poder me ajudar….tenho interesse no caldo de carne, gostaria de mais informações…Obrigada! Luciana.
Olá Pat, estou um pouco preocupada meu filho de 1 ano e 4 meses esta não esta muito bom de boca.O que posso fazer para contornar isso?
Meu bebê tem 6 meses e o pediatra disse para fazer a papinha com
1 carboidrato, 1 carne, 2 legumes e 1 verdura, só que tenho muita dificuldade para passar a carne na peneira e de fazer combinações também.
Gostaria de saber também
A gema de ovo? como e Qtas vezes na semana?
E peixe? Deu com menos de 1 ano?
Obrigada!
Olá, tenho uma filhiinha de 5 meses e desde os 2 eu não a amamento devido ao secamento do meu leite ocasionado por stress, nervosismo e cansaço. Minha pequena tem refluxo, em um nível baixo porém ela ainda não conseguiu chegar no peso ideal, ela tem hoje 6 kg e 200 g e nasceu com 3,620. Gostaria de saber qual o melhor leite para crianças com refluxo e se ja posso introduzir as papinhas de frutas e de sal, dei umas 2 vezes e ela gostou muito e nao vomitou. Estou em duvidas pq os médicos divergem muito. Se posso dar frutas, quais frutas devo dar? Pergunto por causa do refluxo.
Obrigada!
Pat
Pq vc introduziu arroz e feijao soh apos 1 aninho?
Obrigada
Paty, me lembra de falar isso mais pra frente? Ando querendo escrever à reseito, mas smpre aparece algo mais e eu continuo adiando…
Oi paty…a principio… PARABENS.. pelo site e otimo ter alguem que nos ajude nesse momento dificil..as papinhas, combinações etc….Tenho uma dúvida meu filho tem 5 meses ele já pode comer esses condimentos, esse caldo de carne(seria forte demais para idade?)e outra perguta vc tem mais receitas salgadas???
Obrigada!!!
Obrigada Silmara!
Teu filho já pode e deve consumir o caldo de carne, que é um alimento super completo e super nutritivo, sem contar que confere um sabor todo especial às papinhas. Mais receitas salgadas estão chegando no site, e temos planos para muito em breve lançar um livro de receitas de papinhas. Aguarde!
Tenho um filho de seis meses e faz três dias que comecei a dar papinha para ele, mais ele nao quer aceitar, ele chora e faz cara feia. Gostaria de saber como lidar com essa situaçao.
desde ja agradesço!
Bjs… Elza Lima
olá,sou mãe de primeira viagem e tenho dificuldades com a alimentação do meu bebe,ele tem 7 meses e só mama e está com algus dias q tenho dado mucilon com leite nam,será q estou fazendo certo.gostaria de preparar as sopinhas,na ausencia do caldo de carne o q coloco?me responda por favor.
abraço!
OI PATY TENHO UM FILHO DE 5 MESES E GOSTARIA DE SABER O QUE POSSO DAR PARA ELE COMER,ELE JA COME PAPINHA DE FRUTA E TOMA SUQUINHO,GOSTARIA DE SABER SI JA POSSO DAR PAPINHA DE SAL,E BOLACHA MAIZENA….
OI!!GOSTARIA DE SABER RECEITAS DE PAPINHAS DOCES E SALGADAS PARA O MEU BEBE.QUAIS AS MELHORES FRUTAS DE DA AMASSADAS ELE TEM 5 MESES.ME AJUDA POR FAVOR.
Ana, aqui no site existem vários artigos sobre papinhas e algumas sugestões de receitas.
Interessante esse site…amei!
Tenho um bebê de 05 meses e 20 dias que mama muitoooo no peito, porem quem anda no stress total sou eu,que preciso trabalhar.A medica Gastro indicou um suplemento, porém ele só mama 30ml desse suplemento e pede o complemento do leite materno.Posso iniciar com papinhas de mandioquinha?
Me ajuda, to quase pirando…rsrsr
Abraços,
SSilva
Oi Pat,
meu filho está com 5 meses e como minha licença acabou e preciso retornar ao trabalho ele ficará em um berçário, desta forma o pediatra dele já introduziu as papinhas, estava sofrendo com a idéia de não liquidicar a papinha, já que ele tem apenas 5 meses e não conseguirá comer se não for desta forma, fiquei mais tranquila com o depoimento de um médico dizendo que não perde as fibras e nem os nutrientes, muito obrigada, vc nos ajuda muito. PARABÉNS pelo seu trabalho.
ola gostaria de saber se um bebe de oito meses pode comer pepino?Obrigado
O pepino é mais crocante, então eu só daria se ele já tivesse dentinhos, ou então picado beeeeeem miudinho. Já a conserva de pepinos lactofermentada (https://pat.feldman.com.br/?p=522), macia e super saudável, eu daria normalmente.
Oi Pat,
tenho duas meninas gemeas de quase 9 meses,e desde os 7 meses tento introduzir as papinhas nelas e nao consegui pois elas nao aceitavam, somente a que nasceu primeiro que come mas ainda nao o suficinte para preencher o estomago,hoje dei a papinha de cenoura apenas (conforme sua opiniao, sem nada de outro ingrediente) e comeu umas 20 colheradinhas, fiquei feliz. Mas a outra nao quer saber de jeito nenhum de outro alimento a nao ser o leite (ammamentei as duas ate os 4 1/2meses).Com a minha filha mais velha de 4 1/2anos eu nao tive problemas, ela comia toda a papinha que fazia e ate hoje come de tudo,praticamente e comida saudavel.Estou tendo dificuldades com as gemeas, voce tem algum opiniao ou sugestao para mim? A menor delas chora, fecha a boca e nao tem jeito de nem forcar, enato prefiro respeitar o tempo dela.Cuido delas sozinha pois moro em Praga, na Rep.Tcheca e nao tenho ninguem que me ajude.Abracos e obrigada, Rosa Maria
Rosa, a fome é soberana, um instinto muito forte! Por mais que pareça crueldade, deixá-la pular uma ou duas refeições, sem substitutos, pode ser uma idéia. Mas aos 9 meses ela ainda é novinha, talvez esteja tendo maisdificuldades que a outra gêmea para se adaptar à nova alimentação. Leia algumas outras dicas sobre filhos que não comem aqui: https://pat.feldman.com.br/?p=909
preciso de um socorro tenho dois pequenos um de 2 anos e 4meses e outra de 7 meses
estou meia atrapalhada com alimentação pois o mais velho não gosta de comer quase nada e dorme muito tarde.Tem algum tipo de alimentação que estimule o seu sono,seus horario de comer é fora de hora ou melhor quando não almoça de maneira alguma sou obrigada a dá o mingau para não ficar com fome.por favor me ajude,orinte-me quanto a horarios,comidas,pros dois. espero sinceramente que possa me ajudar,moro em São Luis do Maranhão e gosto muito de suas dicas e receitas,um super beijo
Gilmara, acho que esse artigo pode te ajudar bastante: https://pat.feldman.com.br/?p=909
[…] da Pat foi retirado daqui. Espero que possa ajudá-los. À Pat, nosso muito obrigada!Eu já falei AQUI sobre as primeiras papinhas do meu filho mais velho, e como o bebezinho daqui a pouco começa nas […]
Pat, parabéns pelo site.
Minha filha completou 4 meses ontem, fomos à pediatra e para minha surpresa ela pediu que eu já começasse a introduzir papinhas na alimentação dela. Primeiro, papinha doce e depois de 15 dias, papinhas salgadas.
Seu site e seus artigos são muito esclarecedores. Com certeza vc irá me ajudar muito nesta nova fase da minha filha!!!
Abraços, Vivi
Olá
Fiquei em duvida sobreo fígado?
Êh de boi de galinha êh cru que vc coloca na sopa?
E a manteiga êh essas demercado?
Obrigada ana
Ana, eu uso tanto fígado de boi como de galinha, mas como é difícil encontrar de galinha caipira, acabo usand o de boi na maioria das vezes. Ele é sempre cozido com os demais ingredientes.
A manteiga eu costumo comprar na feira de orgânicos, bem artesanal, mas quando é preciso, uso boas marcas de supermercado mesmo.
Olá Pat, queria muito uma orientação. Minha filha fez um ano, e meu leite está muito pouco…decidi tirar e a pediatra pediu para oferecer o leite ninho. Mas já ouvi mtas coisas ruins sobre o leite em pó. Um outro médico que eu conheço disse pra eu oferecer o leite de saquinho, tipo A. Não sei o que fazer. Li o artigo sobre o leite agora mesmo, e já decidi tirá-lo de minha vida e substituir pelo iogurte, mas pra ela, que ainda é muito pequena, não vejo como substituir na mamada da manhã…antes de dormir, ela já não mama mais, eu sempre ofereço um chazinho e ela aceita. Ela come muito bem durante o dia. Nós que preparamos a papinha, evitamos biscoitos, doces, essas coisas… Aguardo uma resposta, muito obrigada.
Juliana, eu acho perfeitamente viável oferecer iogurte para sua filha! Se você achar que o iogurte é muito grosso para o bico da mamadeira, dilua com um pouco de água ou use um bico de furo mais grosso (a Nuk pelo menos oferece bicos com 2 ou 3 tamanhos de furos)
RT @PatFeldman: As primeiras papinhas… http://t.co/yWdWvISj
Acho que quando eu tiver meus filhos vou ficar viciada nesse site.
Viva Pat :)
Uma pergunta: estou a fazer as papinhas só no vapor para a minha filha (ela tem 8 meses e meio) e depois de desfazer no processador misturo em potinhos de vidro. Posso continuar assim (vapor) ou “tenho de”/”é conveniente” cozinhar no fogão? É que já li que o vapor é o processo que menos destrói nutrientes e vitaminas…
Outra (e última): estou a introduzir os alimentos um a um para ver se ela gosta, para ver possíveis alergias, etc. Não tenho pressa alguma e já tive de retirar alguns ingredientes (alho poró, cebola) para já, por ver que causaram muitas borbulhas pequeninas na zona do queixo e entre o queixo e o peito. Ela já come cenoura, abobrinha, alface, beringela (mas ao descongelar fica esquisito, a água separa-se do resto da papa e fica tudo cheio de grumos, talvez seja alguma reacção química, não sei), abacate e banana. Eu fazia papinha com cenoura + abobrinha + alface e fígado cru ralado ou com frango caipira cozido no vapor também (e desfeito no processador). Ela gosta mas não sei se estou a fazer bem (em colocar 3 legumes e 1 proteína… ou devo colocar só 2 legumes e 1 proteína?).
A banana ela detestava e suspendi. Resolvi experimentar uns 2 meses depois da primeira tentativa falhada e ela aceitou. Ela adora meter os dedos na papa (abacate e banana) e sentir a textura, fica abrindo e fechando a mãozinha e olha para ela (mão) muito espantada. É uma fase tão linda! Resumindo, a dúvida é esta: como não tenho experiência neste campo não tenho muita confiança. Será que estou a fazer bem em ir devagar?
Tenho medo de estar a fazer alguma coisa mal, não tenho experiência e não estou a seguir as dietas convencionais (não dou grãos nem cereais, acho melhor dar só depois de 1 ano e meio – 2 anos) e desde os 4 meses que lhe dou uma gema de ovo com fígado cru ralado por dia. Dou-lhe a fórmula de leite aconselhada pela dieta Weston A. Price.
Provavelmente haverá mais mães com estas dúvidas… faço tudo desde raiz não compro nada feito para lhe dar.
Se você puder responder agradeço imenso Pat :)
Um abraço :)
Maria.
“Arroz, feijão e outros grão só foram introduzidos depois de um aninho, mas isso é assunto para uma próxima vez!!”
Vc já escreveu a respeito?….rsss….meu bebê irá completar um aninho no final do mês e estou insegura quanto a começar a comer a comida de gente grande. Ele ainda só tem cinco dentinhos e não gosta de pedacinhos na papinha (faz vômito…rss) O que eu faço? me ajude! obrigada! bjs
Oi Pat! Parabéns pelo site!
Uma dúvida. Você não usa batata nas suas papinhas?? Moro na Espanha e aqui os pediatras recomendam a introdução das papinhas “salgadas” com batata em maior proporção! E nada de manteiga, caldos ou fígado, só 1 colher de azeite de oliva virgem extra depois de cozidos os alimentos. Qual sua opinião à respeito?
Obrigada!
Tatiana
Tatiana, eu não concordo com os espanhois nesse caso… Não acho que batata seja um alimento lá muito nutritivo…. Prefiro meus caldos e o fígado.