Acabo de ler no site da Folha de São Paulo uma matéria informando que a OMS (Organização Mundial da Saúde) está lançando uma campanha para produzir remédios sob medida para crianças.
Nobre campanha, nobre iniciativa, mas que na minha opinião deveria vir acompanhada de uma campanha massiva pela boa alimentação dessas crianças – sejam elas pobres ou ricas.
Em países ricos e desenvolvidos como os Estados Unidos, a alimentação infantil vem piorando a passos largos e é praticamente toda baseada em produtos industrializados e altamente processados. As crianças têm acesso à muuuuuuuita comida, mas à comida errada, comida desnaturada, sem nutriente algum. Resultado: crianças cada dia mais obesas e ainda assim desnutridas.
Em países pobres não há a abundância, mas ainda assim se insiste nos alimentos errados. Temos então crianças magras e mal nutridas.
Nos dois quadros a desnutrição prevalece e uma criança desnutrida adoece com muito mais frequência, precisa de muito mais remédio, que podem ter efeitos colaterais bastante desagradáveis, que acabam requerendo outros tratamentos e a coisa vai piorando como uma grande bola de neve…
A campanha da OMS é nobre e eu apoio plenamente que se tenham produtos específicos para cada faixa de idade da população mundial.