Este chá mais do que delicioso e perfumado saiu meio sem querer da minha cozinha. Voltávamos da agradável festa junina do clube e meu marido começou a reclamar de dor de garganta. Como sempre acontece nesses casos, eu corro para a cozinha preparar um chá de gengibre bem forte.
Junto com isso vem meu filho pedir maçãs, que ele sempre comer com casca, quando orgânicas, mas que hoje eu resolvi descascas, mesmo as orgânicas. Lata de lixo lá longe, e lá foram as cascas para o chá, que acabou ganhando também uma flor de cravo, um pedacinho de canela, macis (a casca da noz moscada) e uma colher de mel depois que saiu do fogo.
Não é uma delícia de remédio para dor de garganta?
Eu não estou sentindo nada, mas vou tomar a minha xícara também, com certeza!
A receita exata (desta vez prestei atenção às quantidades):
1 litro de água filtrada
3 colheres de sopa de gengibre fresco ralado ou picado
casca de duas maçãs
1 flor de cravo
1 colher de chá de canela em pó (ou um pedaço peqeuno de canela em pau, que eu estou sem)
1 colher de chá de macis
1 colher de sopa de mel orgânico
Coloque tudo numa panela tampada, fogo alto e deixe ferver. Abaixe o fogo e deixe aquecer por cerca de 10 minutos. Coloque apenas o mel no final, depois de tirar o chá do fogo, para que ele não perca suas propriedades.
O mel na verdade, para o meu paladar, é totalmente dispensável. Nunca adoço meus chás. Neste caso usei mais para fins terapêuticos. Vo falar mais sobre mel e suas propriedades muito em breve, aguardem!
Hummm… sounds de.li.ci.ous!
Eu adoro chá! Aqui em casa, principalmente no inverno, é todo dia. Acho que vou dar umas maçãs descascadas para os dogs e fazer o chá.
Chá de torta de maçã: https://pat.feldman.com.br/?p=6431 Invenção minha!