Esta pode ser uma das melhores introduções ao mundo dos legumes e verduras lactofermentados. O sabor dessa conserva é simplesmente delicioso! A doçura das cenouras neutraliza o azedo que em geral desagrada a muitos iniciantes no mundo da lactofermentação.
Esta conserva acompanha muito bem pratos robustos e carnes bem temperadas.
Eu recomendo inclusive adicionar pequenas porções desta e de outras conservas às papinhas do seu bebê – probióticos na dieta nunca são demais!
Ingredientes:
4 xícaras cheias de cenoura ralada
1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
1 colher de sopa de sal não refinado
4 colheres de sopa de kefir de água ou soro de iogurte (caso você não o tenha disponível, aumente o sal em mais uma colher de sopa)
Modo de Preparo:
Em um recipiente fundo misture todos os ingredientes e bata muito bem com a colher de pau, a fim de liberar os sucos da cenoura e gengibre.
Transfira tudo para um pote de vidro grande com tampa hermética e pressione o conteúdo no fundo do pote, até que os sucos cubram completamente as cenouras raladas.
Tampe bem e deixe à temperatura ambiente por 3 dias.
Transfira para a geladeira e guarde por até 6 meses, consumindo pequenas quantidades ocasionalmente – o sabor tente a amadurecer com o passar das semanas.
Oi, Pat, tudo bem???
me parece muito bom…me diga porque nao da para usar o soro do iogurte ao inves do kefir?
nao caso, eu nao tenho kefir aqui e quero fazer hoje, aproveitar um gengibre organico que tenho em casa…
preciso te dizer que fiz o pao da massa multiuso de iogurte, nao é esse post, mas quero te dizer que ficou delicioso com farinha de arroz e ghee…quando fui fotografar para te mandar surpresa, minha maquina pifou!
que pena! ficou lindo, delicioso, e na proxima receita arrumo um jeito de tirar uma foto para vc ver! valeu!
espero sua resposta. beijos
Syl, na verdade eu havia escrito essa receita para uma cliente/amiga que segue a dieta kosher, portanto era necessário evitar qualquer leite ou derivado na receita, para que ela pudesse servi-la com carnes – par perfeito! Mas você pode sim usar o soro de iogurte, na verdade a receita original e como eu faço aqui em casa é assim, eu só me esqueci de acrescentar. Vou fazer a alteração agora mesmo!
Oi Pat!
Ei, sal não refinado é sal grosso?Ou melhor, pode ser?
Vc me disse q a flor de sal foi proibida exportação né…que sugeres?obrigada querida!bj grande
Olá Pat.
Estou querendo fazer esta receita, mas fiquei em dúvida em relação ao gengibre. Ele é ralado no ralo grosso ou bem miudinho? Porque na foto parece que o gengibre foi ralado bem grosso.
Aguardo resposta. Pretendo fazer esta receita logo, pois tenho todos os ingredientes em casa.
Beijos
Obrigada!
Silvana, pode ser no ralo grosso ou fino. Faça como preferir!
Oi, Pat! Gostaria de saber como se faz o kefir de água. Eu estou fazendo um probiótico com água de coco, fica gostoso e acho que pode substituir o kefir ou soro de iogurte, né. Mas estou fazendo a partir de umas cápsulas de probióticos que meu marido adquiriu num curso e elas estão acabando, então quero ver se consigo arrumar o kefir. Obrigada!
anna, voce provavelmente pode usar um pouco do probiótico pronto para preparar mais – costuma funcionar assim com a maioria.
Pat, é a agua do kefir de agua ou os granulos do kefir? Obrigada!
A água.
Oi!
Será que posso fazer com pequenas cenouras inteiras? Comprei orgânicas, e são pequeninhas mesmo!