Ontem a tarde, enquanto marido estava trabalhando e filhote em uma de suas aulinhas (esta em casa mesmo), resolvi dar uma limpeza na cozinha e pensar em alguma coisa para o jantar. Uma sopa bem gostosa, para espantar o frio. Lavei pratos e panelas, congelei mais uma rodada (das boas) de caldo de carne caseiro e fui ver o que tinha de bom na geladeira para o resto da semana.
Marido e filho ficam fora pelos próximos dias e eu quero deixar minhas refeições ainda mais práticas e rápidas!
Tenho uma porção de granola caseira guardada na geladeira e resolvi preparar alguns potinhos individuais de iogurte, assim fica bem prático na hora de comer – tiro o potinho da geladeira, acrescento um pouco de granola e pronto! Café da manhã perfeito em pouquíssimos minutos!
Pois não é que bem ao ladinho do pote de iogurte encontrei ameixas secas orgânicas (raridade absoluta) e um pote de creme de leite que sozinha eu provavelmente não usaria. E lá fui eu inventar uma novidade!
Ingredientes
3 xícaras de iogurte natural integral
1 xícara de creme de leite fresco batido (nata, que e o creme de leite fresco mais durinho, muito comum em Sta. Catarina)
1 colher de sopa de mel não filtrado orgânico (quando meu fornecedor trouxer mais, eu aviso a vocês, via Twitter)
1 colher de sopa de óleo de coco extra virgem
200 g de ameixas secas sem caroço
Modo de Preparo:
Leve o iogurte, creme de leite, mel e o óleo de coco ao liquidificador com 5 das ameixas e bata muito bem até obter um creme homogêneo.
Pique o restante das ameixas e as divida em 10 potinhos com tampa (eu detesto, mas dessa vez usei potinhos plásticos, que foi o que encontrei no meio da bagunça da falta de armarios…)
As ameixas ocuparão o fundo de cada um dos potinhos.
Complete cada potinho com o creme batido no liquidificador e tampe.
Guarde na geladeira por 24 horas antes de consumir.
Sirva no café da manhã, com ou sem granola, acompanhado ou não de frutas secas. Num pote bem hermético, essa também é uma boa opção para a lancheira da escola ou o lanchinho em casa. Para criancas e adultos!
A propósito… Essa receita, na minha opinião, é mil vezes mais gostosa que a do Danoninho Caseiro tradicional, preparada com morangos.
Oi Pat!
Queria saber se existe alguma opção mais saudável para o creme de leite??
Obrigada!
beijos
Marcela, a melhor opção é o creme de leite fresco, obtido a partir de leite de vacas criadas soltas, leite ordenhado com as melhores condições de saúde e higiene e não pasteurizado – produto raro, eu sei. O creme de leite, quando obedece a esses requisitos, é rico em enzimas que auxiliam na digestão e é rico em ácidos graxos omega 3, como você deve saber, super importantes na nossa alimentação.
Amei essa receita Pat.Se não estivesse tão tarde iria fazer agora mesmo.Ja fui olhar na geladeira e vi que tenho todos os ingredientes,vou fazer amanhã cedinho.Ah acabei de tomar uma sopa deliciosa de legumes(reponho,tomate,batata,cenoura,pimenta calabresa,feijão…)
Meu marido é português e adora sopa,por isso estou sempre aqui a procura de uma nova receita Bjos
Oi!
Adorei a idéia e vou fazer a receita com ajuda das crianças!
Elas adoram se envolver e comer o que preparam!
Obrigada pela idéia genial!
Beijo,
Ingrid
Adorei, adorei!! Gosto muito de ameixas e amo yogurte!! Vou fazer!
Ana
Todo dia de manhã eu bato iogurte caseiro com alguma fruta e óleo de coco para mim e as crianças. Já testei com ameixa e elas não gostaram, talvez com o creme de leite elas gostem mais. Vou testar.
RT @PatFeldman: Danoninho de ameixas http://t.co/tUGfzaQ
quero muito conhecer voce,mas é longe!
adorei esse site!
trabalho numa escola e gostaria de ideias de merendas n utritivas .noto que tem criança lá na escola que sofre com prisão de ventre,quero ajudar.
bjs!
Oi Pat,
Fiz o danoninho de morango mas errei um pouco na quantidade de óleo de coco, então achei um pouco com gosto de sabão… rsrsrs… de qlq forma meu bebê comeu tudo… Vou corrigir a qt na próxima. A questão é que tenho dificuldade em encotrar creme de leite fresco orgânico, por incrível q pareça até a carne vermelha q o bebê come é orgânica mas não consigo o creme de leite fresco com eles. Sou do RJ, vc teria alguma sugestão de onde posso encontrá-lo aqui?
Obrigada,
Andréa
Andrea, se souber de algum fornecedor, te aviso!
Pat,
Quando você fala nata, é a nata que fica em cima do leite depois de ferver?
Porque ela tem muito gosto de manteiga, não é igual ao creme de leite fresco né?
Obrigada
Laura
Laura, creme de leite fresco, levemente batido, que no sul do país é normalmente chamado de nata.
Pat, posso dar para o meu bebê de 1a3m? Pergunto por causa do mel. Será que depois de provar ele irá querer só coisinhas doces? Obrigada!
Quando o bebê é muito pequeno, antes de 2 ou 3 anos, eu prefiro oferecer o iogurte puro, sem adocár com nada nem misturar com fruta!